Novas imagens mostram como será o Android 4.4 KitKat

56 Comentários

Estamos a poucos dias da apresentação do novo topo de gama da Google e da nova versão do Android 4.4 KitKat, anteriormente chamado de Key Lime Pie.

Ainda não se sabe muitas coisas sobre a nova versão do Android, e as novidades que têm aparecido têm suscitando bastantes dúvidas quanto a sua veracidade. Mas essas duvidas podem ter acabado com o recente leak de imagens do Android 4.4 KitKat.

android_thumb.jpg

UPDATE #1

Apareceram hoje novos dados relativamente a esta nova interface.

De acordo com o AndroidPolice, o launcher do Android 4.4 irá se chamar Google Experience Launcher (GEL) estando associada à aplicação GoogleHome.apk.

<package name=”com.google.android.gel” codePath=”/system/app/GoogleHome.apk”>

  • Tanto a barra de navegação como a barra de estado são transparentes como disse em cima, mas parece que será só apenas enquanto estiver no homescreen. Assim que abrir qualquer aplicação, a barra de navegação voltará a ter fundo preto não transparente. É bastante improvável que a Google tenha em atenção as transparências por aplicação, uma vez que as aplicações para Android nem todas seguem a mesma linha de design (Holo), mas isto pode mudar.
  • Agora as pastas no homescreen já não estão limitadas a 16 aplicações, passando a suportar quantas aplicações o utilizador quiser.
  • A barra de pesquisa da Google é permanente no homescreen o que dará acesso rápido ao Google Now.
  • Da mesma forma quando instalamos um custom launcher no Android (Nova Launcher, Apex Launcher, etc), o novo launcher do Android vai agora mostrar um popup a dizer que ao adicionar widgets, o Google Experience pode recolher dados mostrados neles.

Devido à protecção de fontes, o AndroidPolice não pôde revelar imagens verdadeiras disponibilizadas pela fonte, no entanto criou algumas maquetes.

Android44_new_imgs_thumb8  Android44_new_imgs_thumb9
UPDATE #2

Apareceu outro leak, mas desta vez trata-se de um video de pouco mais de 7 minutos onde mostra o Android 4.4 a correr no Nexus 5. O leak foi lançado pelo site Club SFR Smartphones.

O vídeo mostra algumas inconsistências com as recentes imagens disponibilizadas, o que se desconfia que a versão que é mostrada no vídeo seja alguma build mais antiga e não aquela que será anunciada. O  Nexus 5 que é mostrado também não é o modelo final e trata-se de um equipamento de testes não comercial, o que é bem possível o sistema também não ser a versão final.

Desde os primeiros rumores que se deu conta que a Google iria apresentar algumas alterações a nível de design, mas até agora a ideia passava por serem alterações simples, diga-se não tão radicais.

As primeiras alterações que se deram conta é que a gigante das pesquisas iria deixar cair o uso do azul na cor das letras no statusbar e algumas aplicações nativas iriam passar a ter fundo branco em vez do preto azulado. O Android 3.0 Honeycomb introduziu a interface Holo Dark que se estendeu até ao Android 4.3, tendo sofrido várias alterações desde o seu aparecimento, a nova versão irá introduzir o Holo Light.

O Holo Light traduz-se no uso de ícones mais simples (estilo flat), letras em cor branca onde antes eram em azul, fundo branco ou cores mais claras nas aplicações nativas. Desta forma a interface seria a mesma que a usada nas versões anteriores mas com alterações nas cores. Mas pode não ser bem assim e as alterações irem significativamente mais além.

Podemos ver na imagem abaixo o Holo Light no gestor de downloads do Android.

download_thumb.jpg

De acordo com o recente leak apresentado por um blog italiano chamado de TuttoAndroid, a Google pode ter ido mais longe e poderá apresentar alterações mais radicais na interface da nova versão do Android.

O blog revelou algumas fotografias supostamente tiradas a um Nexus 5. Nas imagens podemos ver as seguintes alterações:

  • Barra de estado transparente com ícones brancos.
  • Barra de navegação, conhecidas também por soft keys, transparentes.
  • Alguns novos ícones, como o do dialer, em principio a aplicação também terá novo design.
  • Possibilidade de adicionar mais do que 5 homescreens.
  • Novos wallpapers.
  • Possibilidade de dizer “OK, Google” a partir do homescreen para activar o Google Now.
Android 4.4 KitKat à esquerda e Android 4.2.2 à direita
Android 4.4 KitKat à esquerda e Android 4.2.2 à direita
  • Lista de aplicações (App Drawer) transparente.
  • Os widgets deixaram de estar presentes na lista de aplicações, vão voltar a estar disponíveis via long press no homescreen.
  • Indicador de posição deixou de ser uma linha azul a passa ser pontos brancos meios transparentes.
  • O browser nativo que tem vindo até hoje vai desistir e dar lugar ao Google Chrome.
  • As aplicações Galeria e SMS também deixaram de existir e vão dar lugar ao Google Photos e ao Hangouts.
Android 4.4 à esquerda e Android 4.2.2 à direita
Android 4.4 à esquerda e Android 4.2.2 à direita
  • O lockscreen é semelhante ao do Android 4.2 e 4.3, mas com algumas melhorias de acessibilidade.

Android44_new_imgs_thumb3

  • A imagem animada do boot também será diferente, pelo que parece será a mesma presente nas versões Google Play Edition do Galaxy S4 e do HTC One.
  • Entre outras novidades que só ficaremos a conhecer na apresentação desta nova versão.

A interface continuará semelhante à das versões anteriores do Android, mas mais bonita e limpa como se pode ver pelas imagens.

Um dos contras do Android, apontado por várias utilizadores, tem sido a interface, apesar de ser leve e funcional, é bastante escura e sem cores agradáveis. A falta da possibilidade de personalizar o sistema sem ser necessário ROOT, também é um dos pontos negativos do Android.

Apareceu há umas semanas umas supostas imagens do dialer e da aplicação mensagens. Na altura foram dadas como falsas.

No entanto, face a este novo leak, essas imagens já parecem ter algumas semelhanças. Ora vejam:

Android44_new_imgs_thumb4  Android44_new_imgs_thumb5
Como a barra de estado é transparente, irá assumir a cor de cada aplicação, mantendo sempre os ícones e o texto na cor branca.

Pode-se ver também que na segunda imagem a barra de navegação é transparente assumindo assim a cor cinzenta em fundo branco. Na primeira imagem a barra de navegação fica a preto possivelmente para não se confundir com a barra do fundo em azul da aplicação telefone.

Apesar das evidências, estas informações não passam de rumores até que haja confirmações oficiais ou serem confirmadas na apresentação. Mas ao serem verdadeiras, vemos uma grande lufada de ar fresco no Android que deverá ser colmatada com grandes novidades e melhorias internas (a nível do código).

Muitos utilizadores deverão ficar reticentes quanto à ideia da Google juntar a aplicação SMS / MMS ao Hangouts, visto que esta aplicação tem dado imensos problemas aos utilizadores por consumir imensos recursos e por não ter uma interface devidamente User-Friendly.

Mas uma vez que esta junção é mais do que certa perante recentes informações, a gigante das pesquisas deve ter efectuado imensas melhorias na aplicação Hangouts. Caso contrário a aplicação deixará de ser utilizável para ser ridícula e dar lugar a outras como à Handcent SMS ou Go SMS.

Para além destas novidades, a Google vai introduzir um sistema de localização para equipamentos perdidos melhorado com opção para localização de grande precisão através do funcionamento conjunto do GPS, WiFi e internet móvel.

Este sistema de localização também irá funcionar mesmo que o equipamento tenha pouca bateria.

Android44_new_imgs_thumb7

Nas definições também foi adicionada uma opção chamada de Tap & Pay para pagamentos pelo Google Wallet via NFC.

Android44_new_imgs_thumb6

Já não faltam muitos dias para ficarmos a se estas informações, imagens e todos os outros rumores que mostramos até agora, se são verdadeiros ou falsos. O evento de apresentação do novo Nexus 5 e do Android 4.4 KitKat terá lugar no dia 14 ou 15, em principio, e a disponibilização para o mercado será feita na última semana deste mês.

Fonte: Tutto Android Via: AndroidAndMe

Acham que estas imagens podem ser da nova versão do Android?

O que acham da ideia da Google juntar as SMS / MMS à aplicação Hangouts?

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D
    D

    Gosto muito da barra superior transparente, e da de navegação inferior. Vai dar muito jeito no Nexus 7

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Tinha isso no Sense da HTC.
      Em geral para mim é a melhor customização para o Android.

      Cumprimentos

  2. Avatar de TGameiro
    TGameiro

    Bom dia,
    O Hangouts tem muito potencial, uso regularmente, mas espero que este update dos SMS’s chegue depressa. Continuo a usar muitas aplicações diferentes para comunicar, e torna-se chato.
    O resto dos updates parecem me interessantes, menos o da Galeria. As fotos é sempre algo pessoal. Ver tudo o que se faz na cloud, não me agrada muito. Mas como tudo, é o passo esperado na tecnologia, e vamos ter de nos habituar.
    Como tenho o Nexus 4, mal posso esperar… 🙂

  3. Avatar de DiogoC.
    DiogoC.

    Tudo ótimas notícias (principalmente a nível gráfico) exceto a ridícula ideia de juntarem as SMS ao Hangouts… Só se for como vocês dizem e o Hangouts vai ser extremamente melhorado.

    Mas um dos maiores defeitos do Android continua a existir e esse não tem nada a ver com a Google: o enorme atraso entre o lançamento de uma versão pela Google e o lançamento de updates oficias pelas grandes empresas para os seus telemóveis. Quem ganha com isso tudo são as ROMS baseadas em AOSP

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Gosto mais do interface da versão 4.1 mas pronto gostos são gostos 😀

  5. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    A ideia da junção da app de SMS/MMS no Hangouts parece-me uma boa opção, afinal é algo que teve sucesso no iOS. Se utilizar um mecanismo transparente para o utilizador para decidir se envia a mensagem por gtalk ou por sms, à semelhança do iMessage, penso que será do agrado da maioria dos utilizadores de Android. Quanto aos problemas que a app Hangouts tem apresentado já não me posso manifestar…

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      No WP8 o messenger/facebook messenger/sms também estão todos numa única aplicação e tudo muito user friendly.

      1. Avatar de Lino Oliveira
        Lino Oliveira

        Isto já é possível desde a primeira versão do WP

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Só me iniciei em Windows Phone nesta versão 8, por isso não sabia 😉

  6. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Eu até gostei! Tem um ar mais limpo e siples.
    Mas é nestes momentos que “desespero” por não ter comprado um Nexus 🙁

  7. Avatar de golias17
    golias17

    Acho que a google faz bem em juntar quanto menos apps melhor.

    Gostei também das novas imagens que mostram a suposta nova interface, já falta pouco é esperar para confirmar, mas normalmente não falha!

    Venha ele e que traga bastantes melhorias!

  8. Avatar de Rafael
    Rafael

    Bom, posso estar errado,
    Mas o IOS7 foi muito “inspirado” no Android.
    E parece que desta vez foi o android 4.4 a continuar a sequência.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ai o iOS foi inspirado no android? Não sabia… se fores a perguntar a um utilizado Windows Phone, jura que foi uma cópio do WP no 7… enfim…

      Fundo branco por default? Tal como no iOS7

      Barra de estado transperente? WOW Tipo, como no IOS 7?

      Juntar IM’s com SMS? Tipo… agora é como no iMessages?

      Lista de Aplicações com fundo? Finalmente! Tipo, no iOS isso é da altura do 3GS!

      LOL! Não podia compiar mais e pôr a fonte e tudo do iOS? Até os ícones estão mais claros e com cores mais “eléctricas”… como no iOS… muito bom!

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Juntar IM’s com SMS já existe no Windows phone desde a primeira edição e funciona maravilhosamente bem.

        Nem tudo é copia do IOS 😉

        1. Avatar de Marco Pinheiro

          +1, mas apple fanboys são cegos, não vale a pena teimar com eles.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          A diferença é que no iOS, ele seleccionava o caminho automaticamente, entre SMS tradicionais ou iMessages.

          No WP, não fazia isso…

          Mas sim, tens razão…

      2. Avatar de João Terra
        João Terra

        Não me admira que queiram fazer copia do Android, alias a dor de cotovelo deve ser muita

  9. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu concordo que a google faz bem e gostei das novas imagens do android 4.4. Cada vez mais é um sistema operativo que me supreende a cada dia e com melhorias a cada versão que passa. Acho também que a ideia que o android seja OpenSource traz cada vez mais adeptos apostarem na inovação e também na criação de melhorias ao sistema, tanto como aplicações que sejam muito uteis no dia a dia

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O Android não é Open Source.

      Ou melhor, é cada vez menos Open Source. Olha o browser, era Open Source… tiraram…

      1. Avatar de Hélder Ferreira

        Não é Open Source?
        Algumas partes podem não ser o que é normal se forem proprietárias, mas o Android é Open Source, que eu saiba todos têm acesso ao código fonte através dos repositórios do AOSP.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          “Ou melhor, é cada vez menos Open Source.”

          Disse isto.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Em contrario a comunidade esta cada vez mais forte, de certeza que o que dizes esta directamente ligado, ops não espera a comunidade android odeia sistemas fechados!

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            A comunidade pode estar forte, mas cada vez mais a comunidade está a ser cerrada.

            Por exmeplo, no note 3, qualquer coisa mínima, como root, ativa uma flag do knox, e ficas logo sem garantia.

            Logo!

            Ao contrário dos anteriores, onde havia um hack, “triangle away”, nestes… resta saber se existe alguém a conseguir esconder isso da Samsung.

          3. Avatar de Hélder Ferreira

            Estás-te a esquecer de programadores como o Chainfire que têm conhecimentos acima da média de um programador convencional.
            Já existe root para 3 variantes do Note 3 sem activar o flag do Knox, chama-se Root de la Vega.
            Root de la Vega porque inicialmente foi desenvolvido só para a versão do AT&T e deram o nome do CEO, Ralph de la Vega.

            Andas desactualizado Nelson.

          4. Avatar de golias17
            golias17

            Estas a falar de defesas da samsung e não sei até que ponto é legal tal como o lock region, que por acaso já existe maneira de contornar, quer dizer que acabar com ele de fez 😀

            O bom do android é que tens sempre a comunidade a por as empresas na ordem ou a fazer o seu melhor!

            O Knox trás grande vantagens, mas também problemas para quem quer mandar no seu device, o que não quer dizer que não resolvam como têm feito sempre até agora, digamos a comunidade.

      2. Avatar de João Terra
        João Terra

        não sabia que tinham tirado o browser do android, mas também não faz falta. Utilizo mais o opera classic ou outro, mas pelo que sei o android é baseado nas licensas de codigo aberto. Agora se a google está a limitar isso, eu não sabia

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          O teclado onscreen, também passou de OSS para a Google…

          Se a plataforma continuar não lucrativa, a Google fecha as Gapps, e vai tudo por água abaixo, já que ninguém vai querer abdicar da Play, e, sobretudo, das Apps da Google…

      3. Avatar de Nuno Simões
        Nuno Simões

        O que é que o browser tem a ver com o SO? O browser é uma aplicação que vem incluída na versão AOSP, não é um SO.

        Android sempre foi e ainda é Open Source.

        Dessa boca sai asneira em toda a notícia deste site.

        1. Avatar de sergio
          sergio

          Eu percebi o que ele quis dizer, eu também prefiro o browser padrão que vem p,ex em ROMs cozinhadas.

          No entanto o chrome também tem código aberto mas não precisas de ser tão agressivo

          1. Avatar de Nuno Simões
            Nuno Simões

            Quando vires que eles está presente em tudo o que é notícia e sempre a espalhar mentiras ‘for the lulz’ percebes a agressividade.

  10. Avatar de João C.
    João C.

    Atenção! O esquema de cores Holo Light já existe desde o Android 4.0, embora o Holo Dark seja usado por defeito.
    Sei que quem faz aplicações pode escolher entre os temas, agora se o Holo Light não estava disponível para a interface do sistema fora das aplicações, isso já não sei.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Sim tens razão João C., existe o Holo Dark, Holo Light e Holo Dark / Light.
      No entanto o Android só tem vindo a usar o Holo Dark. O Android 4.4 vem trazer o Holo Light de forma nativa. Mas há certas partes que continuarão a usar o Dark, como nas definições.

  11. Avatar de Mike
    Mike

    Algumas das imagens apresentadas fazem que com que fique com a sensação que o Android e o iOS estão a convergir para um look bastante semelhante.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      É por isso que gosto cada vez mais do WP8. É uma lufada de ar fresco!

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Sim, continuo a dizer que o Windows Phone foi das melhores coisas que a MS fez nos últimos anos. É distinto e visualmente funciona muitíssimo bem.

  12. Avatar de RavenEffect
    RavenEffect

    Aquela barra transparente vai dar um uso extensivo ao meu stylus pen.

  13. Avatar de jota
    jota

    Esta versao deveria dar para instalar no S3

  14. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tinham era de corrigir a lentidão do Hangouts a iniciar, ainda é muito é pesado, e permitir ver quem está online ou não, como sucede no PC. Tenho vários amigos adicionados no Hangouts e nunca sei se estão online ou não, porque o programa não indica.

    1. Avatar de point
      point

      A ultima actualização ja tem o indicador de estado.

      Quanto a lentidao a arrancar, nao noto nada disso no meu. Mas tb não o uso mto.. mudei para o whasapp .

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Eu uso muito, e não é lento a arrancar.

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Podes ver quem está online pela fotografia. Se estiver bem nitida, está online. Se estiver com efeito “marca de água”, está offline…

      Mas agora concordo com a google – funcionando como o imessage, se tudo se confirmar, não interessa ver se está online ou não pois o sistema escolhe como envia.

  15. Avatar de Maro
    Maro

    Pelos comentários anteriores devo ser o único a não gostar da nova imagem. Se eu não soubesse e alguém me mostra-se estas imagens, eu diria que as da direita é que eram da nova versão e as da esquerda as mais antigas.
    Quanto ao resto, tirar as apps de sms e navegador para empurrar o pessoal para as coisas da própria Google acho que diz muito acerca daquilo em que a Google se tem vindo a tornar. “Don’t be evil” dizem eles LOL LOL LOL.
    Se tivesse a comprador nesta altura, provavelmente ia mas é experimentar o Windows!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então e a app de SMS actual não é da Google? Lol O que está a ocorrer é uma integração de serviços, concentrando vários serviços numa única app.
      Tens sempre possibilidade de utilizar apps de terceiros.

      1. Avatar de Maro
        Maro

        Ok, posso não ter sido claro, a app de sms actual também é da google mas é genérica e não faz publicidade à google. Com um bocadinho de esforço tinhas lá chegado! lol
        Claro que posso sempre utilizar apps de terceiros… e a google também “pode sempre” deixar la a app genérica e quem quiser usa o Hamgouts e o Chrome, certo?

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Para que? Qual o sentido disso? Querias quantos broswers, galerias, contactos? Para que apps a duplicar? No caso das de comunicação a google tinha umas 4, ou mais , só faz bem em juntar.

          Evolução e progresso

  16. Avatar de sergio
    sergio

    Vou manter a PAC ROM no meu nexus 4 e esperar que ela própria avance para o 4.4

    1. Avatar de sergio
      sergio

      porreiro era funcionar em dispositos com low specs como foi dito mas nao creio que vá acontecer

    2. Avatar de Marco Pinheiro

      e dois, mas sou capaz de ir experimentando algumas builds não oficiais do 4.4 para o meu (não é um nexus)

  17. Avatar de Tavares
    Tavares

    Esperava algo de significativo a nivel de estetica, espero que o que não tenha de estética tenha de funcionalidades e muitos features e que corra melhor que os ultimos OS.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      A nível de estética há imensas alterações e várias outras não são conhecidas ainda, as que foram ditas no artigo, pelo que parece, são só parte das novidades.
      A interface continua a ser Holo, portanto tem de continuar a ter semelhanças com a interface anterior.

      Vamos esperar pela apresentação e ver as novidades todas.

  18. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    A propósito, descarreguei a versão JB 4.3.1 para o S2 via CyanogenMod. Quem estiver interessado…

  19. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Gosto muito do hangouts, apesar de o usar no iOS. Penso que tem imenso potencial, se for devidamente tratado pela google – moderno, simples, eficaz, rápido e popular.

  20. Avatar de Hélder Ferreira

    Novas actualizações adicionadas ao artigo.

  21. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    Adorei a nova interface so achei mal que as definições sejam em holo dark (e que com esta estejam outras) devia estar tudo em holo light para dar mais coerência ao design do SO.

  22. Avatar de And

    Gostei muito do aspecto transparente das barras do sistema, dão um sensação de que a tela do smartphone é maior, ou melhor, dão a real sensação da real tamanho da tela (…). Sempre achei um desperdício uma tela 4.7 pol (no caso do meu Nexus 4). com barras pretas diminuindo a sensação do tamanho.
    Estou confiante quanto a estes rumores e torço para que se confirmem no próximo evento da Google.