Nova versão da aplicação Play Store, agora mais moderna

42 Comentários

A Google, desde o último evento Google I/O que aconteceu em meados de Maio passado, tem andado a actualizar todas as suas aplicações de acordo com os guidelines apresentados nessa data. Praticamente todas as aplicações foram alteradas mas estava uma em falta e que todos usam: Google Play Store.

A Play Store foi agora actualizada e cumpre mais de perto as “boas maneiras” sugeridas pela própria empresa. Como as actualizações desta aplicação são feitas faseadamente, cujos critérios desconheço, ao invés de esperar eventualmente vários dias para aceder a esta versão pode instalá-la já!

playstore_4421_0_560


Na verdade não são muitas as novidades que podemos encontrar nesta nova versão. Curiosamente o número da versão é 4.4.21… Que soa a algo interessante, certo? 🙂

Muito provavelmente será esta a versão a integrar a próxima versão do sistema operativo Android, apelidada de KitKat com o número 4.4, que está com o lançamento iminente prevendo-se que aconteça ainda este mês.

A alteração mais notória na nova Play Store é o menu lateral, chamado oficialmente de Navigation Drawer, onde inclui opções para saltar logo para a Página Inicial da loja, abrir As minhas aplicações, abrir A minha lista de desejos e aceder imediatamente à opção Resgatar, que permite creditar um vale de oferta da Play Store na conta em utilização.

A aplicação aparenta estar mais rápida e já não tem um bug que eu próprio notava na lista de resultados de pesquisa onde, após fazer uma pesquisa, se premisse nos 3 pontos verticais de um qualquer resultado e depois premisse num outro resultado para o abrir, simplesmente não abria e começava a seleccionar os resultados da pesquisa em vez de os abrir.







anterior próxima

Foi ainda encontrado no .apk desta aplicação um novo ícone relacionado com notícias. Não se sabe ainda ao que diz respeito mas poderá ser uma nova secção ou funcionalidade a lançar em breve, a ser posteriormente activado do lado dos servidores da Google.

Se ainda não tem esta versão, poderá já instalá-la a partir do link abaixo, na secção de download. Se optar por não instalar agora poderá ter que esperar vários dias, ou mesmo semanas, até que “algo” decida actualizar a versão da Play Store no seu equipamento Android.

Este é o .apk oficial, assinado pela Google e, por isso, reconhecido pelo sistema como fidedigno. Sendo a Play Store uma aplicação do sistema, é assim substituída por esta nova versão sem qualquer impedimento ou transtorno. A instalação deste .apk não invalida posteriores actualizações automáticas.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já instalei e só está a dar problemas no meu nexus.

    Não consigo aceder ás definições.

    Além disso, nota-se que está mais lenta, e não vejo melhorias nenhumas

    1. Avatar de Hugo Cura

      Ai sim Nelson? que estranho…

      Diz-me quantas e quais opções surgem quando carregas no botão menu no canto sup. dir. do teu Nexus sff.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Já fiz reboot, e já não lagga.

        Mas não vejo novidade nenhuma…

    2. Avatar de Miguel

      eu já desisti de experimentar apps antes de chegarem por vias naturais

      dá sempre barraca
      e já me chegam as que o Android arranja sozinho

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        “ficheiro de pacote inválido”.

        hoje de manhã, eram uns poucos…

        sempre na mesma, quase que se pode considerar já o Android um abandonware

  2. Avatar de 1berto
    1berto

    Obrigado pela app. Tb instalei no meu Note 2 e aparentemente está tudo a funcionar normalmente. Tenho uma dúvida que tem a ver com a última opção da aba e que diz resgatar. Alguém sabe o que é isso?

    Cumps

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Se comprares (numa loja) um “vale” para a Google Play Store, ou se alguém te der um, podes ir aí introduzir o código e ficar com o crédito.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    SIII mini… A bombar!! Acabei de instalar. Testei e sem problemas.

  4. Avatar de José
    José

    Já tinha instalado, mas vi a opção de RESGATAR, que codigo é esse ?

    1. Avatar de Evandro
      Evandro

      Também queria saber que código é esse?

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Penso que mudou para ficar (quase) na mesma!
    A única mudança é a existência de uma barra lateral com o menu que já existia no sitio convencional. Mas seria mesmo necessária???

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tanto alarido em redor desta actualização e a “montanha pariu um rato” …

  7. Avatar de Hugo Cura

    Para quem não leu o artigo:
    opção Resgatar, que permite creditar um vale de oferta da Play Store na conta em utilização.

    1. Avatar de José
      José

      Eu li… mas não li…
      Obrigado 😉

  8. Avatar de Rafael João
    Rafael João

    Não será melhor esperar que atualize automaticamente?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      É o que faço sempre. E por vezes volto á versão anterior guardada no Titanium Backup.

  9. Avatar de DJMartins
    DJMartins

    O pplware esta mesmo a ficar parcial, 5 artigos seguidos e nenhum é sobre a apple ….

    Just Kidding xD

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Obrigado, sim aparentemente so muda mesmo a barra lateral. a funcional 5* no meu htc one

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nexus 7 FHD, Nexus 4, tudo a rolar as mil maravilhas….

  12. Avatar de David Graça
    David Graça

    Por falar em aplicações da Google…ninguém sabe como instalar o Photosphere do Nexus?

    Estou a tentar e não consigo…

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Basta instalares o APK da aplicação…

      1. Avatar de David Graça
        David Graça

        Já tentei instalar uns 4 apk que encontrei pela net e todos falham

        Tenho Android 4.2.1 será esse o problema?

        1. Avatar de See Mee
          See Mee

          Eu tenho uma em casa que de certeza resolve o teu problema…

          1. Avatar de David Graça
            David Graça

            Bem então se me poderes ajudar agradecia

      1. Avatar de David Graça
        David Graça

        Eu não tenho um Nexus…tenho um Telemóvel chinês bastante fixe mas gostava de ter essa camera

  13. Avatar de sdfsdf
    sdfsdf

    e q tal a google por a play store em portugal. isso é q era. em x de estar a actualiar a loja.

    1. Avatar de See Mee
      See Mee

      Para isso ainda um longo caminho a percorrer… 🙁

  14. Avatar de Straider
    Straider

    Boas gente, alguem por acaso ja teve algum erro RPC:S-5:AEC-0]- se apagar o chace e fazer rebbot dapara fazer 1 download mas depois nao consgo novamente….

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Impecável trabalho por parte da Google. Agora a única coisa que está em falta, a meu ver, é mesmo a possibilidade de se visualizar/descarregar filmes e séries através do Google Play Movies e a utilização do Google Wallet para pagamentos via NFC fora dos EUA. Sabem quando isto poderá sair em PT?

    Grazie

  16. Avatar de Anacleto
    Anacleto

    Eu agredecia que o tamanho da Play Store fosse reduzido, isso é que dava jeito, já que para além de não poder ser desinstalada (sem fazer root e essas porcarias todas), ela actualiza-se sozinha e ocupa uma boa quantidade de espaço na escassa memória interna do meu smartphone. Faz algum sentido ter uma loja grande e pesada, se depois não podemos instalar as aplicações que lá estão por falta de espaço? E, pessoalmente, considero a Play Store uma app completamente inútil, já que podemos aceder ao Google Play por meio de qualquer browser.

  17. Avatar de Luis Pinto
    Luis Pinto

    instalado e sem problemas à vista no smart mini875 na versão 4.1.1.

  18. Avatar de Rebeca Caroline

    O que é esse código de resgatar que eles pede ?

  19. Avatar de Brenda Azevedo
    Brenda Azevedo

    Quando clico na Play Store, aparece Erro de Servidor
    Código de Resgate, mas que código é esse?

  20. Avatar de Fatima Duarte
    Fatima Duarte

    Alguém pode me dizer o que é código de resgate e onde encontro? Se alguém tiver e puder me ceder, agradeço.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Fátima, deve estar a fazer alguma confusão.

      O código de resgate serve para resgatar um cupão que lhe é oferecido por alguém. Vamos supor que lhe ofereço um cupão de compras na Play Store no valor de 20€. Esse cartão terá um código que pode submeter na Play Store, exactamente a partir dessa opção. Após submetido, poderá gastar esse valor em compras.

      1. Avatar de Fatima Duarte
        Fatima Duarte

        Obrigada Hugo pelo esclarecimento. Só que meu Play store não funciona. Já desinstalei, reinstalei e nada. Dá erro. E agora por último, só tem as opções, rsgate, configurações e ajuda. Por isso perguntei. Já fiz todo o procedimento, criei até um novo e-mail, mas de nada adiantou. Se puderem me ajudar, agradeço.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não sei qual é o smartphone. Supondo que tem os Google Play Services instalados de origem, o melhor é fazer um restauro das definições de fábrica.

          1. Avatar de Elio
            Elio

            Hugo, tenho o mesmo problema e pelo que vi pela internet, muita gente passa a mesma situação. Reiniciar, reinstalar, limpar dados ou criar nova conta google, nada disse resolve o problema. Meu Google Play apresentou esse problema nesta manhã de 21 de setembro.

            Acho que a versão foi atualizada mas nada pode ser feito. É exigido um tal código de resgate, como se fosse o resgate de um cartão de presente mesmo, mas não se sabe de onde conseguir ou onde comprar esse código.

          2. Avatar de Hugo Cura

            Élio, tens acesso root?
            Talvez o apk fonte da Play Store (o que existe na região para restauro, tenha sido afectado por algum conteúdo malicioso.

            Posso arranjar-te um .apk da Play Store garantidamente limpo para experimentares, mas é preciso acesso root.

  21. Avatar de ana eugenio chauque
    ana eugenio chauque

    Gosto muito dessa aplicasao e d mx

  22. Avatar de maria goreti da silva batista
    maria goreti da silva batista

    Por favor poderia informar porque da sempre erro do servidor sempre que quero instalar algo.