O Nougat foi o que mais cresceu dentro do ecossistema Android

20 Comentários

A profusão de diferentes versões do Android traz a este sistema operativo móvel alguma confusão e muitos problemas. Esta situação é bem conhecida por todos e dificilmente a Google a conseguirá mudar.

Os números da utilização do Android para o mês de junho vieram confirmar esta situação, mostrando que apenas agora o Android Nougat começa a ter expressão, ao ter ultrapassado a barreira dos 9%.

Android Nougat

Com dados recolhidos nos últimos dias, a Google tem agora de forma clara o panorama referente ao mês de junho. A distribuição mantém o que os meses anteriores já mostravam, mas agora a diferença é que o Android Nougat começa finalmente a ter uma expressão relevante. Este mês foi o que mais cresceu, tendo subido 2,3%.

O Android Nougat reclama para si já 9,5% do universo Android, somando os 8,9% dos dispositivos que têm instalada a versão 7.0 e os 0,6% dos que já estão na versão 7.1.

O grande dominador do Android é ainda o Marshmallow, que tem uma taxa de utilização de 31,2%. Imediatamente abaixo temos o Android Lollipop, que baixou para os 30,8%. Esta descida é fruto de atualizações e de trocas de equipamentos, que trazem versões mais recentes do Android.

Android

O Android 4.4 KikKat é a versão que está antes do Nougat, tendo agora uma utilização de 18,1%. Abaixo encontramos ainda o Android Jelly Bean, que baixou dos 9,1% para os 8,8%.

Importa referir que o Android Nougat, que agora se aproxima dos 10% de utilização, foi lançado em agosto do ano passado. Por esta altura esperar-se-ia que tivesse uma implantação muito maior, estando em muitos mais equipamentos, fruto das atualizações que os fabricantes insistem em não lançar.

O mês de junho volta a revelar uma dispersão muito grande no universo Android, o que não beneficia este sistema e nem os seus utilizadores.

Fonte: Android Developers

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Empatatek
    Empatatek

    6.0 e o que esta com mais percentagem so podia.

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      O Nougat ainda e muito recente, espera uns meses e veras a diferenca.
      Sempre foi e sempre sera assim.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Foi lançado publicamente há 10 meses e já há um nova versão em testes, logo não é propriamente muito recente. A adopção está a ser mais lenta que o que aconteceu com as versões anteriores.

        1. Avatar de Helio
          Helio

          BQ UPlus com Nougat Oficial desde 3 de Janeiro de 2017

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não sei para que é que o teu comentário serve.

      2. Avatar de André
        André

        Ainda é muito recente?! Já tem 9 meses! As marcas já deviam ter atualizado os seus equipamentos há tanto tempo…

      3. Avatar de Toder
        Toder

        Novo nao é mas sempre foi assim isso sim. Esperemos que algum dia as coisas mudem

  2. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    o que a google podia fazer para reduzir fragmentação é lançar menos versões versões androids e a intervalos mais longos, e não só, como também optimizar o sistema e drivers para ser o mais simples possível para todas as outras marcas conseguirem fazer UI para vários modelos, livre de bugs, em poucas semanas.

    há marcas querem muito mesmo lançar o nougat nos modelos topo de gama e já se percebe porque é que ainda não chegaram.

    vê aquela fragmentação toda, e é assim que prejudica ao android a todo o nível.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Isso não iria resolver. O problema da dispersão e mesmo devido ao capitalismo dos fabricantes. Se lançam um equipamento este deveria ser atualizado rapidamente, e muitos deles nem atualizações de segurança recebem. Existem grandes melhorias implementadas que só existem no marshmallow e no nougat. E ainda há muito equipamentos no lollipop, não é por haverem muitas atualizações que prejudica se não, não haveriam dispositivos em versões anteriores ao marshmallow que está quase a completar DOIS anos desde que foi lançado

  3. Avatar de Empatatek
    Empatatek

    Como e que ha equipamentos com a versao 2.0 e 4.0.e recente mas tb mostra que a malta nao anda a trocar sempre de smartphone

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Ainda vejo pessoas a comprar novos com 4

      1. Avatar de Helio
        Helio

        A MEO ainda à pouco tempo tinha o Samsung Galaxy Mini com v2.2 à venda por perto de 100€.
        Desvalorizou 40 € em relação ao que paguei novo em Abril de 2011

    2. Avatar de Leites
      Leites

      Ainda tenho o meu Galaxy Ace de reserva… ainda a pouco tempo utilizei para uma emergência…

  4. Avatar de Theboice
    Theboice

    Já que falam no nogaut, tenho um samnsuga s6 e, peço menos para mim, tenho que efectuar duas operações em algumas circunstâncias que no 6.0 bastaria um, por exemplo para activar os dados móveis e etc, e mesmo os contatos estão estranhíssimos, o chrome demora a abrir 4 vezes mais, enfim estaria aqui a tarde toda , adiante, haverá algum modo de regressar ao 6.0? Obrigado

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      Faz um restauro de sistema

  5. Avatar de MacacOS
    MacacOS

    “traz a este sistema operativo móvel alguma confusão e muitos problemas”
    Quais são esses “muitos problemas”?

    1. Avatar de MacacOS
      MacacOS

      Se não sabem responder, basta corrigirem o texto.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    isto porque não são clientes Vodafone com Huawei P9 Lite, porque senão ainda estavam à espera da atualização. Dizem que já foi aprovada a atualização e que temos de esperar, mas em Espanha já anda a ser distribuída aos clientes.
    Vão fazer com que instale uma aplicação de terceiros, para poder usar uma atualização aprovada por eles.

  7. Avatar de André
    André

    Xiaomi Redmi Note 4 com android 6.0, mas já vai sair o 7.0

    1. Avatar de MacacOS