Nokia vai voltar aos smartphones e aos tablets com Android

41 Comentários

O mercado dos dispositivos móveis está hoje ao rubro. Depois do anúncio da venda da Nokia à Foxconn, é a Nokia a anunciar finalmente que está de volta ao mercado dos smartphones e dos tablets, com o Android a servir de base.

Nokia Android

Há já muito tempo que se esperavam notícias sobre o tão falado regresso da Nokia ao mercado dos smartphones, um terreno que conhece bem e onde tem provas dadas. Impedida pelo contrato que tinha com a Microsoft, tudo parece agora resolvido com a venda à Foxconn.

Para além da empresa chinesa, a venda da Nokia foi também feita à HMD Global Oy, que passou a ter os direitos de utilização da marca em smartphones e em tablets.

É esta empresa finlandesa, a HMD Global Oy, que agora vai explorar esta marca e trazer para o mercado novos dispositivos, sempre baseados em Android.

Nokia Android

Tendo controlo total sobre a marca Nokia, a HMD Global Oy terá na sua direcção dois ex elementos da empresa finlandesa, e que agora abandonam a Microsoft. Será apenas a este nível que a Nokia poderá controlar os novos produtos e a utilização que a HMD Global Oy dará à marca.

Também como parte do negócio da venda da Nokia a estas duas empresas, será a Foxconn a produzir estes novos equipamentos no futuro.

Não é a primeira vez que a Nokia se apresenta com smartphones baseados em Android, tendo estes sido descontinuados quando a Microsoft entrou na empresa. Os novos equipamentos vão de certeza continuar estes desenvolvimentos, elevando-os a um patamar ainda mais elevado.

Nokia

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Nokia e Android juntos, igual sucesso!

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      ou não…

      1. Avatar de Bruno Miranda
        Bruno Miranda

        Se for mais uma a lançar carcaças com android sem upgrades, não creio que vá alcançar o sucesso que teve.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque o Nokia XL que está na foto (que deve ter sido colocada propositadamente) não tinha instalado o Android…

      LEL

    3. Avatar de Narco
      Narco

      Não esquecer o maior fabricantes de componentes Foxconn

    4. Avatar de Rui Paulo
      Rui Paulo

      O wp nos lumias foi a melhor coisa que ja vi. O problema e o windowsphone ser da microsoft uma empresa que n respeita nada nem ninguem. Se a apple fosse dona do WP provavelmente estariamos aqui a dizer bem do melhor SO…

    5. Avatar de ricardo
      ricardo

      Uma das caracteristicas fundamentais num smart phone e que seja seguro. S a Nokia quer de facto fazer sucesso nos smartphones , tera que de alguma forma voltar aos WP pois como sabemos android e seguranca nao sao propriamente sinonimos

  2. Avatar de Jan. Martins
    Jan. Martins

    Finalmente!!
    Vamos lá ver se recupera do “tempos negros”, e que desta vez não desista de inovar.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Design Lumia + Android era perfeito!!

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Lamento, as patentes de design estão na Microsoft. Nunca vais ver design Lumia com Android.

      e já agora corrijo: Design Lumia + Windows Phone É perfeito. 😉

      1. Avatar de Rui Paulo
        Rui Paulo

        A microsoft so estraga tudo ao nao lancar updates apos prometer, n ha apps e as proprias apps da ms sao melhores na concorrencia…deviam era vender o wp a alguem que respeite as pessoas tipo a BlackBerry

  4. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    Nokia morreu ponto final parágrafo

    1. Avatar de Rui Paulo
      Rui Paulo

      O meu 925 ainda esta impecavel…pena n ter update e faltar apps. Apenas por esse motivo vou comprar iphone mas adorei a experiência do lumia

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        eu tenho dois lumia 925 e ambos a correr windows 10. Nao sei a que te referes ao dizer que nao tem updates

    2. Avatar de John Costa
      John Costa

      Pura ignorancia por estes lados.
      A Nokia é só uma das maiores empresa de redes de telecomunicações, a par da huawei e ericsson. Só porque não tem apresentado produtos para o consumidor final, não significa que tenha morrido.

    3. Avatar de MJSantosLx
      MJSantosLx

      O meu 920 ainda está excelente e qd trocar, será por outra da gama 900

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Se não tivessem sido tão teimosos e tivessem ingressado no mercado de Android há uns anos, se calhar hoje não teríamos a Samsung em 1º lugar. Foram teimosos, pagaram caro, e agora no final acabam por fazer o que não queriam.

  6. Avatar de Sérgio Garcia
    Sérgio Garcia

    Venha de lá essa junção! passei de um nokia lumia 800 e 920 para um microsoft lumia 950.. e a saudade por um hardware resistente bateu logo!
    Espero é que haja a capacidade de fazer um produto equilibrado sem arrastamentos, se assim for nao me importo de mudar para android.
    Carrega nokia!

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      estava a ficar preocupado a pensar que so eu e que nao estava satisfeito com o lumia 950. Eu venho do 925 .Como o contrato com o meu operador estava a terminar , decidi-me pelo 950. Pura desilusao, e hoje passadas 3 semanas do meu upgrade , encostei o 950 na gaveta e fui buscar de volta um dos 2 925 que tenho que sao sem sombra de duvida muito mais telefones que este engano do 950

  7. Avatar de Márcio
    Márcio

    Nokia ja nao é Nokia, Motorola já não é Motorola.
    Foxconn
    Lenovo

  8. Avatar de Hugo Palma Rosa
    Hugo Palma Rosa

    Vamos ver se é desta. Esta história quase que me faz lembrar o Pedro e o Lobo, tanto alarido durante tantos anos, que quando chegar os primeiros smartphones android com marca nokia não vai corresponder às expectativas. Eu falo por mim, sempre gostei da Nokia, mas acho que se calhar já vão tarde, a ver vamos se a montanha não pare um rato.

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      para quem nao sabe ha mercados internacionais onde nunca deixaram realmente de estar presentes . Veja-se o nokia N1 lancado nos mercados asiaticos no ano passado. excelente tablet

  9. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Telemóveis e tablets chineses da foxconn com o logo da nokia apenas… Pra isso prefiro os Xiaomi

    1. Avatar de Sérgio Garcia
      Sérgio Garcia

      Concordo, mas segundo estava descrito noutra noticia, há uma empresa finlandesa de ex funcionários da nokia a participar neste negocio.

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Fui pesquisar um bocadinho da Foxconn, e na wikipedia:
      A Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computadores no mundo. Sua produção é baseado em contratos com outras empresas de tecnologia. Entre seus produtos mais famosos ele fabrica o Mac mini, iMac, iPod, iPad e o iPhone da Apple Inc.; Placas mãe baseada nos chips da Intel para Intel Corp.; vários outros componentes para empresas internacionais como Dell e Hewlett-Packard (HP); PlayStation 2, PlayStation 3 e PlayStation 4 da Sony; o Wii da Nintendo; o Xbox 360 da Microsoft, telefones celulares da Motorola.
      in https://pt.wikipedia.org/wiki/Foxconn

      1. Avatar de Robert Soares
        Robert Soares

        Sim, eu sei disso perfeitamente. Mas se o people ta espera dos telemóveis Nokia qualidade e reboutez que todos conheciam… …esquece.

        1. Avatar de maxim
          maxim

          o que dizes não tem sentido nenhum! só se fores bruxo, mas eu não acredito nessas coisas.

  10. Avatar de Jan. Martins
    Jan. Martins

    Telemóveis e tablets chineses da foxconn com o logo da apple apenas… Pra isso prefiro os Xiaom

  11. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Volta NOKIA, estás perdoada! Embora com Android é que é pena, mas vamos a ver que tal

  12. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Meio confuso estes negócios… A Microsoft vende a Nokia à Foxconn, mas a Nokia é independente e não pode produzir smartphones, a marca Nokia pertence à Foxconn, a Nokia vai ter smartphones Nokia fabricados pela Foxconn…

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      A Nokia em parceria com a Siemens ainda tem o ramo das telecomunicações a nível de centrais telefónicas e redes cabladas. Apenas a divisória de telemóveis vai passar à Foxconn.

      Outra Motorola que passou a Lenovo com a brand moto? Talvez não será a melhor comparação….

  13. Avatar de Modem
    Modem

    Não entendi este negócio. A MS vendeu a unidade de feature phones que tinha comprado à Nokia à Foxconn. A HMD licenciou junto da Nokia o direito de utilização da marca para usar em smartphones e tablets. A HMD comprou os direitos do negócio de feature phones à MS. Como é que a MS vende o negócio e licencia o mesmo à HMD??

    1. Avatar de MMM
      MMM

      Eu escrevi um comentário onde explicava tudo, mas ficou retido na moderação.

  14. Avatar de João
    João

    Era bom era fazerem atualizações para quem ainda tem Nokia x e o x2 é pena que um telefone com uma bateria tão boa e um hardware tão resistente não tenha um SO à altura a rom Android da Nokia ainda não era grande pistola

  15. Avatar de RedM
    RedM

    Isto é que são boas notícias.

  16. Avatar de Nokiamos
    Nokiamos

    Só tenho saudades do meu nokia e71

  17. Avatar de MMM
    MMM

    Para ajudar a compreender:
    2013
    O grupo Nokia detém 4 áreas: Devices & Services (Nokia phones), Mobile Networks (Nokia Siemens Networks, JV em 50-50), Geolocation (Here), Patents and IP (Nokia Tech). O peso de cada área no grupo é aproximadamente 40, 45, 10 e 5%, respectivamente.
    – Nokia compra a parte da Siemens na NSN e fica com 100% da operação. Desinveste em todo o portfólio ex-Siemens (Optical, Microwave, BSS) e foca-se apenas em Mobile Broadband.
    – Nokia anuncia a venda da Devices & Services para a Microsoft, com direito de utilização da marca por ~2 anos em smartphones e 10 anos em feature phones, bem como o licenciamento (não a posse) de patentes essenciais.

    2014
    Grupo Nokia com 3 áreas, após fecho da aquisição da D&S pela MS: Mobile Networks (que passa a ser o principal), Here e Tech.
    – Reorganização do grupo, com formação de novo executive board (85% NSN)

    2015
    Ainda com os mesmos 3 grupos.
    – Nokia anuncia a aquisição da Alcatel-Lucent (toda o grupo, incluindo Bell Labs)
    – Venda da Here ao consórcio automotivo alemão
    – Nokia Tech lança 2 produtos no mercado: N1 (tablet android) e OZO (camara 360º VR, de uso profissional)
    – Várias aquisições de pequenas empresas para expansão de portfólio
    – Microsoft termina a utilização da marca Nokia em Smartphones antes do fim do tempo acordado

    2016
    Nokia com 2 grupos: Networks (dividido em 4 Business groups) e Technologies.
    – Nokia anuncia a volta ao mercado de consumo ao adquirir a Withings, empresa francesa de health gadgets
    #########
    – MS anuncia a venda do negócio de feature phones adquirido à Nokia: vende a produção a uma filial da Foxconn e os direitos de utilização da marca a uma empresa criada para o efeito, HMD Global.
    – Nokia readquire o direito de uitlização da marca em smartphones e licencia à HMD, que fica com direito de utilização da marca em feature e smartphones, bem como em tablets. HMD anuncia que entrará no mercado em parceria com a Foxconn, que se encarrega da produção. Nokia afirma não investir financeiramente na HMD, mas terá lugar no conselho executivo da empresa, bem como direito de intervenção na forma como essa utiliza a marca Nokia. HMD é gerida por 2 ex-executivos da Nokia e o único investidor conhecido é um fundo de investimentos, gerido também por um ex-executivo Nokia.

  18. Avatar de JP
    JP

    Até que enfim que acordaram, finalmente.
    Não hesitarei em ter um NOKIA com android.
    Se há smartphones ou telemóveis que me inspiram confiança certamente é a NOKIA.
    Todos os NOKIA que tive nunca nenhum deles me deixou ficar mal.
    Bem haja para esta notícia.

  19. Avatar de Flin
    Flin

    Tem tudo para se tornar um sucesso… ou não! Tem de fornecer hardware com qualidade de construção ao nível que a Nokia nos habituou no passado e uma costumização do Android que crie um nicho grande de seguidores 🙂 A ver vamos…