Nokia apresenta forte crescimento no último trimestre de 2017

18 Comentários

Embora bastante conhecida pelo seu historial no mercado dos smartphones, a Nokia foi das últimas marcas a chegar ao mundo Android.

No entanto, segundo as últimas informações, o seu desempenho surpreendeu, tendo vendido mais dispositivos que algumas grandes marcas no último trimestre de 2017.




A Nokia é, certamente, uma marca que não deixa ninguém indiferente, sendo desde cedo sinónimo de qualidade e resistência. Embora muito tenha mudado desde o auge da marca finlandesa, a verdade é que essa imagem ainda se mantém na memória de muitos utilizadores.

Após um período na posse da Microsoft, a marca Nokia voltou para o seu país de origem, a Finlândia, onde agora é explorada e detida pela HMD Global, que a introduziu no mercado Android. Esta era uma ingressão há muito esperada por vários fãs da marca, que sempre consideraram que deveria ter sido a decisão da Nokia, em vez da venda à Microsoft.

Nokia 8 - quadrada

Embora a Nokia fosse uma marca bastante reconhecida, a verdade é que não se esperavam grandes surpresas nos resultados do primeiro ano no mercado Android. A HMD Global apostou forte nas gamas médias e baixas, de forma a conquistar um largo número de clientes, mas os seus smartphones não pareciam ainda estar a conquistar um grande número de utilizadores.

No entanto, os resultados da Nokia foram surpreendetemente positivos, especialmente no último trimestre do ano, onde a marca finlandesa bateu algumas concorrentes bastante conhecidas. Segundo partilhou Neil Shah, da empresa Counter Point Research, a Nokia bateu-se bastante bem no último trimestre do ano onde vendeu 4,4 milhões de unidades. No total, em 2017, a marca finlandesa enviou para o mercado 8,7 milhões de dispositivos.

Este valor permitiu então à Nokia posicionar-se acima de marcas como HTC, Sony, Google, Alcatel, Lenovo, OnePlus, Gionee, Meizu, Coolpad e Asus, ocupando a 11ª primeira posição de vendas de smartphones.

Este é uma boa notícia para a marca finlandesa, que irá atacar agora 2018 com maior confiança e com cada vez mais visibilidade no mercado.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vejo com bons olhos esta nova nokia. Tlms interessantes a preços interessantes.
    Mas mais do que isso, precisam de apostar forte na qualidade para reconquistar mercado.

    1. Avatar de polo
      polo

      Infelizmente não encontro nada de muito interessante

  2. Avatar de Altamente
    Altamente

    Comprei um Nokia 6, e até à data tem sido fantástico.

  3. Avatar de ifernando
    ifernando

    Num mundo de Asiáticos e Americanos, é bom ter um Europeu importante como a Nokia.

  4. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Por muito que as empresas tentem enfiar ROMS atulhadas de lixo pela goela abaixo do pessoal, tal como o tweet apagado da Xiaomi comprovou, a maioria das pessoas preferem ter um android simples e atualizado e os resultados da Nokia comprovam isso!

    Força Nokia!! É bom ver que esta grande marca icónica fez a escolha certa

    1. Avatar de ze
      ze

      Eu prefiro a rom MIUI da Xiaomi!
      Já reparaste que a Xiaomi não aparece na tabela? =)

  5. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    A Nokia (a outra) sempre foi uma referência na qualidade dos produtos que fabricava, e não era apenas telefones, quem não se lembra, dos famosos recetores satélite S8000, sempre ligados, nem sequer aqueciam….
    Depois vieram aqueles duendes da Microsoft e foi o que viu…
    Ainda bem que os chinocas não seguiram da MS.
    Mas dizer a Nokia é uma empresa europeia!….

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      Finlandia é um pais europeu. Se te informares vais ter a agradável surpresa em saber que HMD Global Oy é uma empresa finlandesa. Em funcionamento desde dezembro de 2016, a empresa desenvolve os smartphones e feature phones sob o nome “Nokia”.
      Fundação: 1 de dezembro de 2016, Helsínquia, Finlândia
      Sede: Espoo, Finlândia
      CEO: Alemão Florian Seiche

  6. Avatar de Costa
    Costa

    Toda a gente anda atrás de Samsungs, mas com um Nokia de 200 euros recebi o update para Oreo hoje!
    Surpreendeu-me e continua a surpreender..
    Recomendo..

  7. Avatar de joaobarra
    joaobarra

    Só tenho a dizer o seguinte, aqui em casa há 3 smartphones, eu um asus zenfone 3, a mulher um Samsung A5 2016, o filho um Nokia 5. Acreditem, hoje o puto recebeu o android 8, 5*****. O telefone é o mais fluído dos 3. Bolas, como eu adoro android limpo.

  8. Avatar de Xiko Bil
    Xiko Bil

    Embora tenha os topo de gama da Samsung, há um tlm de que eu nunca me desfiz: o 5800 Express Music da Nókia. E estou a pensar comprar o Nókia 7. A Nókia foi sempre uma marca de confiança. Estúpida Microsoft que não reconheceu isso.

  9. Avatar de Elkido
    Elkido

    A Nokia só falhou por não ter posto logo Android…. por isso faliu e foi comprada pela Microsoft e mais tarde pela HMB Global que tem capitais Chineses….o Android é o sistema operativo mais usado em todo o mundo em todas as plataformas

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    A Nokia apostou bem, equipamentos com boa relação características e essencialmente android puro e atualizações. Claro que ainda falta melhorar em topos de gama, qualidade fotográfica, mas para primeiro ano não foi nada mau. Este ano vai ser um ano importante para percebermos se a nokia vai realmente tornar-se numa marca relevante ou não.

  11. Avatar de bom senso
    bom senso

    a Nokia foi-se abaixo depois de adquirida pela Microsoft foi o fiasco que foi, agora sim vai pelo caminho que deveria ter seguido e está a começar a ganhar força no mercado, e aprender com os erros agora tem tudo para ser um sucesso, estou á espera para ver o que eles vão lançar este ano…

  12. Avatar de Mad Makz
    Mad Makz

    Nokia é qualidade, de materiais, construção, android limpo, actualizações para toda a gama antes das outras marcas. Julgo que para o primeiro ano no android o trabalho da HMD é muito bom. Um SO limpo e actualizavel dá confiança extra aos consumidores e a prova é o recente inquérito da Xiaomi, esta a Samsung e outras podiam começar a perceber isso, ou a Nokia vai-lhes mostrar como se deve fazer um bom Telemovel.

    1. Avatar de ze
      ze

      Não dei o meu voto no recente inquérito da Xiaomi! Prefiro MIUI ao Android puro! Qualidade de materiais, construção, e sempre com actualizações ate nos modelos mais antigos! Nokia ja ensinou, agora está na hora de aprender!

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        Xiaomi actualizações só da casca porque versão de Android continua antiga e com falhas de segurança por corrigir

  13. Avatar de Edexote
    Edexote

    Ofereci um Nokia 5 à esposa e gostei bastante. Era gajo de comprar um para mim também.