Nokia 9 PureView: o que esperar deste smartphone Android com 5 câmaras?

53 Comentários

Será um novo smartphone Android de gama alta. O coroar dos últimos dois anos de esforço e trabalho liderado pela também finlandesa HMD Global.

Certamente sabe que esta é a empresa que atualmente detém os direitos exclusivos para a utilização da marca “Nokia” em dispositivos móveis. Agora, será esta mesma empresa a lançar o irreverente Nokia 9 PureView.

Imagem do Android Nokia 9 PureView


Há vários meses que a Internet tem fervilhado com rumores alusivos a este smartphone Android. Pequenos sussurros que se foram acumulando até que já não pudessem ser contidos e, inevitavelmente, começaram as fugas de informação.

 

Será este o próximo smartphone Android da Nokia?

Temos agora uma fonte habitual, credível e com um imaculado histórico de fiabilidade. O senhor Evan Blass, responsável pela conta de Twitter @evleaks. É esta a entidade que agora nos agracia com uma imagem de corpo inteiro do Nokia 9 Pureview.

Existe também um pequeno vídeo de cariz promocional / introdutório que chega até nós através da publicação MySmartPrice. Aí podemos ver o smartphone em questão bem como a referência à plataforma Android One da Google que eventualmente fornecerá o software.

https://twitter.com/evleaks/status/1079552711081816064

Com base nas imagens de imprensa recentemente divulgadas bem como o supracitado vídeo, pouco resta para a imaginação. Nesse sentido, teremos aqui um smartphone Android caracteristicamente elegante, com uma construção em vidro e estrutura metálica.

 

Dos rumores à realidade? O que esperar do Nokia 9 PureView?

O seu ecrã, alto e estreito, deverá apresentar um rácio / formato / padrão 18.5:9, adotando um display AMOLED de 5,9 polegadas segundo as fontes. A sua resolução deverá ascender aos 1440 x 2960 pixéis, preenchendo portanto o padrão QuadHD+.

Já no seu interior contamos com o SoC Snapdragon 845 da Qualcomm. Trata-se de um processador octa-core com uma frequência máxima de 2.8Ghz numa litografia de 10nm (nanómetros). Aqui, salvo se a Nokia decidir utilizar o mais recente e poderoso Snapdragon 855.

Igualmente importante será a sua configuração de memória RAM e armazenamento interno. Nesse sentido, as fontes citadas sugerem um total de 6 a 8GB de RAM bem como 128GB a 256GB de armazenamento interno expansível via cartão de memória microSD.

 

Uma câmara com 5 sensores adornará a sua traseira

Contudo, o seu aspeto mais marcante será sem dúvida a câmara fotográfica principal localizada na sua traseira. Com uma miríade de sensores e lentes, teremos um total de 5 módulos fotográficos bem como o selo de aprovação da ZEISS.

Sim, tem um aspeto estranho, mas deixa-nos extremamente curiosos quanto às suas aplicações práticas. Infelizmente, para já não temos nenhuma fonte credível que nos dê alguma luz sobre a resolução, configurações de lente e capacidades da câmara.

Tal como podemos ver pelas imagens e vídeo, teremos um hexágono na traseira deste smartphone Android. Aí estarão localizados os 5 módulos fotográficos bem como o flash dual-LED, bem como aquilo que aparenta ser um módulo de infravermelhos para medição e cálculo da distância focal.

 

O Nokia 9 PureView utilizará a plataforma Android One da Google

Igualmente importante é a sugestão da presença do leitor de impressões digitais já embutido no ecrã do Nokia 9 PureView. Por conseguinte, caso tal se venha a materializar, teremos aqui o primeiro smartphone Android da marca a adotar esta tecnologia de autenticação e reconhecimento do utilizador.

Entretanto, podemos também salientar a referência ao carregamento sem fios neste smartphone Android, tal como é sugerido no vídeo. Já a capacidade da sua bateria, temos apenas um rumor algo dúbio, sugerindo um total de 4150mAh.

Em suma, temos aqui um leque de características técnicas de luxo para o suposto Nokia 9 PureView. Por outro lado, o seu software será fornecido pela própria Google através do programa Android One.

É seguro dizer que o Nokia 9 PureView chegará às mãos dos consumidores já com o mais recente Android Pie, a versão 9.0 deste sistema operativo. Mais ainda, utilizará uma versão pura / “stock” desta plataforma.

Poderá este ser o próximo topo de gama da Nokia? E se sim, quanto estariam dispostos a pagar por um terminal com estas características?

Via

 

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Manel 3000
    Zé Manel 3000

    Qual é a vantagem de ter 5 cameras?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Cores, monocromático, zoom, desfoque, wide.

    2. Avatar de Tiago Abreu
      Tiago Abreu

      Melhor qualidade de fotografia

  2. Avatar de JonyK
    JonyK

    O que significa, selo de aprovação da Zeiss?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Significa que eles pagaram royalties para usar o nome zeiss que traz maior credibilidade mas a qualidade e chinoca

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Primeiro informa-te, antes de dizeres barbaridades…. As Zeiss não são chinocas e sim alemanha

        1. Avatar de Joao
          Joao

          é como a Huawei usar Leica, são feitas na china mas a Leica aprova a publicidade.

          1. Avatar de João Terra
            João Terra

            Mas a Huawei é chinesa, por isso é logico fabricarem na china. Tudo bem que hoje em dia muita coisa é feita na china, mas existe a qualidade dos que pagam mais e os que pagam menos.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Claro que é na china, mas também não é a Leica que produz. apenas dá nome.

  3. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    5 módulos fotográficos ?? Ora,ora,o que é demais também peca por exagero.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    5? Só compro se vier com pelo menos 6 😀

    1. Avatar de alguem por ai
      alguem por ai

      entao podes comprar porque tras 1 À frente.lolol

      1. Avatar de Marco
        Marco

        lol vou comprar às caixas

  5. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Começas 2019 com umas piadas giras. Vamos lá dizer aos fotógrafos profissionais para venderem as máquinas e irem para os casamentos e safaris com o iPhone… LOL

  6. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Dou €400 mais não…

  7. Avatar de João Terra
    João Terra

    É uma pena que ainda existe muita malta a comprar outros smartphones sem ser nokia. A nokia voltou pela HMD global e tem feito bons smartphones, tanto a nivel de design e a nivel de hardware. Existe muita gente que julga que nokia ainda é microsoft, alias tem ganho muitos premios a nivel do Nokia 7 plus e nolia 8.

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      “É uma pena que ainda existe muita malta a comprar outros smartphones sem ser nokia.” Como ?? Então não podemos comprar o que nos apetecer ?? Olhe,se tivesse sido eu a dizer o que o senhor disse já me tinham crucificado por aqui.Ui,o que eu tinha que ouvir,nem me diga nada. 🙂

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Poder podes, ninguém te impede, agora existem aqueles que preferem qualidade, desempenho e atualizações definitivas de software e patche´s de segurança prometidos, do que outros que compram outras marcas, em que as mesmas nem querem saber do consumidor final e no fim deixam para traz os smartphones sem atualizar….. A nokia com o programa Android one, como compromisso de atualizar todos os smartphones deles é a grande diferença. Nokia 7 plus, muito melhor que Xiaomi, nem se compara.

        1. Avatar de Toupeirinha
          Toupeirinha

          Até comprava, mas vem com Android. Não é opção.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Para mim Nokia também não é opção enquanto vier com o sistema operativo errado…

          2. Avatar de GM
            GM

            Para mim idem. Mas, quando o meu Lumia 950XL “morrer”, será a minha opção se não existir alternativa na mesma linha do que possuo actualmente. Os restantes fabricantes dentro do mundo ANDROID, não obrigado. O outro SO, também não.

          3. Avatar de João Terra
            João Terra

            O windowsPhone morreu e porque será? porque será que os programadores desistiram do WindowsPhone? Fiquem pressos ao windows e não abram a pestana para o mundo Android, onde é um sistema aberto e de costumização…. Existem até programadores que usam o seu proprio OS android. Com o windoesphone onde se pode mudar de sistema operativo e navegar na raiz do sistema e modificar tudo?

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Eu por exemplo não compro um telefone para alterar o SO, se compro quero que ja venha pronto e não uso Windowsphone porque nunca gostei do aspeto do sistema e inicialmente existiam poucas aplicações. Pior de tudo nunca vamso ter a possibilidade de instalar um apk por exemplo. (caso nao exista para a nossa versao de telefone/soft)

          5. Avatar de Rikardo
            Rikardo

            “abram a pestana para o mundo Android, onde é um sistema aberto e de costumização”

            Abram a pestana que há muita gente que não quer customização para nada. Há pessoas que querem sistemas estáveis, funcionais e seguros, e para isso há iOS.

          6. Avatar de João Terra
            João Terra

            Joao. Se só vés futebol ou algo do genero, então não vale a pena. A realidade do que escrevi acontece, e outros submundos em que nem deves conhecer, mas não interessa, porque não chegas lá. Claro que tudo o que é informatico, é montado na china, mas existem aqueles que preferem ter algo de qualidade e pagam mais caro pela mão de obra, do que ter coisas chinesas…. Toda a informatica está na china, porque nenhum pais a aceitou e agora vais dizer que é invenção minha??? A xiaomi foi a marca que mais smartphones disponiblizou em 1 mês. Tudo isso para derrubar a concorrencia…. Diz-me uma coisa, para que quero um Smartphone que faz 320.044 ? Para ir a playstore gabar-me que faz essa pontuação? Eu aposto contigo que essas pessoas que compram esses smartphones não fazem mais nada do que o basico e jogar… Até um processador media gama dá para jogar e bem. Terminei os meus comentarios

          7. Avatar de Joao
            Joao

            Estas completamente errado. Tu és daquelas pessoas anti-xinas. Não aceitas o facto de que a Xiaomi e outras marcas chinesas sejam capazes de produzir a mesma merda que os outros produzem mas mais barato. Como gostas de pagar, não conheces o que é realmente bom a bom preço. Para alem da huawei e da xiaomi existem aos montes de outras marcas que ainda produzem mais barato do que a Xiaomi, são faladas? claro que não, quem nao tem qualidade nao é falado. É como comprar um portatil acer e asus com as mesma caracteristicas.
            Em relação aos numeros nao servem para gabar, pelo menos para mim servem para ajudar a perceber que telefone comprar. E realmente deverias parar os comentarios a este post, logo do inicio começou a barbaridade total a descampar para teorias da conspiração. Se a CMTV ver este POST logo será noticia.

          8. Avatar de João Terra
            João Terra

            Joao Para fim de conversa dá um olho aqui https://pplware.sitedev.pt/gadgets/nokia-7-plus-smartphone-resistente-2018/
            O Xiaomi pode ter um Hardware bastante melhor, mas em termos de construção é duvidoso…. ah e eles eliminaram o jack para phones de ouvido…. Outro assunto, eu paguei pelo nokia 7 plus 200€ e não gosto de pagar caro como dizes…. Mas mais uns aninhos e vais ver o teu querido Xiaomi a dar problemas!!!!

        2. Avatar de Joao
          Joao

          Ve-se logo que só quer 3310 e não percebe de mais marca nenhuma. Caso não saiba essa marca chinesa que deu exemplo, também oferece updates durante muito tempo e mais , oferece um ferramente para report e resolução de erros de sistema, o que há 4 anos quando comprei o primeiro Xiaomi nunca tinha visto em qualquer outra marca. A Nokia perdeu muito na sua fiabilidade quando aposto no Windows Phone, quem gosta de Android aposto na Huawei, xiaomi, wiko na altura, etc. Agora voltou e muitos como eu estão satisfeitos com a marca que escolheram e não trocam. E mais se quer mesmo a fiabilidade e longas atualizações, se esse fosse o principal interesse, ia para o google pixel, quem mais pode ser fiavel do que a propria google. kkkkk

          1. Avatar de João Terra
            João Terra

            A Nokia também tem uma aplicação para relatar avarias e chat. Se fores a internet ver a Nokia tem melhor desempenho que Xiaomi e o 7 plus ganhou prêmio!!! Onde está o prêmio de melhor smartphone na Xiaomi? Eu fui para o Android One por já estar farto das fabricantes não atualizaram os seus equipamentos. Mas uma coisa é certa , Nokia é Nokia e voltou com telemóveis indestrutíveis…

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Não disse que não tem, disse que a Xiaomi já tinha antes de muitas.
            Em relação a esse smartphone, para a altura que foi lançado não é nada de especial, tem o que os telefones daquele segmento tinham. Em relação de ganhar premios, de que? Cada pessoa compra de acordo com a utilidade que lhe vai dar. pode ganhar um premio de melhor camera (nao sei o que ganho, apenas exemplo) e a mim nao itneressa porque uso uma reflex. Para mim o que importa é performence, saber que onde quer que esteja consigo realizar uma tarefa sem problemas nem contratempos. Nao sei se conehce sites de comparaçao de telefones mas doulhe o exempo do Antutu, onde da Nokia apenas existem 2 em 50 e quase no fim da lista, enquanto que outras marcas como a Xiaomi que estavamos a discutir tem 12. Esse telefonesico que falas que está a venda por 450€ na worten fica nas lonas ao pe de outros bem mais baratos. Por esse preço preferia um MI8 que está em 8º lugar n oranking de performence ou um POCOPHONE que está em 12º e só custa 314 euros (foi quanto paguei na worten).

          3. Avatar de Joao
            Joao

            Até saiu o resultado aqui no ppl com os resultados finais, mais uma vez a nokia a dormir:

            https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/smartphones-android-antutu-poderosos/

          4. Avatar de Joao
            Joao

            Faltou referir que a Xiaomi também engloba a parceria com a google em AndroidOne. cumps

          5. Avatar de João Terra
            João Terra

            Joao… verdade o Xiaomi Mi A1 e Mi A2 estam no programa Android One, mas o problema é que mesmo sendo Android Puro, a Xiaomi modificou ou inseriu coisas novas, o que faz com que o sistema não seja tão fluido e isso nota-se no Antutu….

          6. Avatar de João Terra
            João Terra

            “A Nokia perdeu muito na sua fiabilidade quando aposto no Windows Phone” Vou esclarecer uma coisa. A nokia na altura foi comprada pela Microsoft e foi ai que nasceram os “lumia” A nokia estava à beira da falencia, o que poderia fazer?? Claro que quando a Microsoft a comprou é obvio que iria fazer o que queria e sabendo o que é a Microsoft, deu asneira. Agora a Nokia renasce de novo pela HMD Global e está a tentar levantar-se e tentar apagar a asneira que a Microsoft fez… Claro que a Nokia já fez parcerias com a Xiaomi e outros, para poder ir mais além… Mas atenção a Nokia é finlandesa, “Europeia” mas tem departamentos na america e na China,

          7. Avatar de João Terra
            João Terra

            Joao – São baratos devido ao mercado negro que a China tem e pela mão de obra infantil escrava em que trabalham ao dia por 1 dolar ou menos e nem vêm a luz do dia. Este nokia 7 plus esteve barato o ano passado e se aproveitares as promoções, vez que esses telemoveis andam baratos e deixem o preço Daqui a uns aninhos falamos quando esses Xiaomi ficarem inuteis. O problema vai ser quando os xineses vieram dominar o mundo e depois quero ver onde vais trabalhar. Infelizmente já temos Shoping´s chineses , mas o problema é das pessoas que vão lá comprar, mas no final disto tudo não se queixem

          8. Avatar de Joao
            Joao

            João Terra, pôs-me a rir às gargalhadas com a teoria da conspiração kkkkkk.
            Mercado negro? sabe o que é?
            Mão de obra escrava, em que Mundo vives, já ouviste esclandalos da Xiaomi ? Sabes que todas as marcas fabricam na china e que o preço da mão de obra é igual para todas? Se não porque haveriam de lá ir? E nem venha com o telefone português porque também é todo “escravisado” na china e só montão os legos aqui para dizer que é portuga. O chines vêm dominar o Mundo ? ou já dominam? 😉 Do que tem medo?
            Em relação ao que disse do Android puro no A2 por exemplo: “Este é o Android na sua forma mais pura, onde se nota muito pouco da influência da marca chinesa. Tal como já explicámos, o Android One garante ao utilizador as grandes atualizações do sistema operativo num período de pelo menos 2 anos. “- referencia:https://pplware.sitedev.pt/analises-2/analise-xiaomi-mi-a2-android-one/
            Andamos a ser enganados pelo proprio forum que comentamos ou voce é que sabe?
            Outro assunto é a fiabilidade desse compromisso de 2 anos, só 2 anos? a Xiaomi normalmente atualiza telefones durante 3 a 4 anos pelo menos.

            Cumps

        3. Avatar de João Terra
          João Terra

          Rikardo . Todos os sistemas operativos são instaveis, podem é estar bem optimizados ou mal optimizados. Em relação ao IOS ser o mais seguro, foi relatado o ano passado que alguem que possuia IOS conseguiu ter acesso ás contas do facebook dos amigos, ás contas das finanças e outras informações… Onde o IOS é seguro??

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Dou razão ao João Terra nesta questao de sgurança. Os IOS tambem sao vulneraveis como todos os dispositivos que se conectam em rede. Podem é ser menos notorios porque tambem existem menos sistemas IOS do que de outros.

            Cada um escolhe o sitema que se adque a si, eu por experiencia já utilizei tanto IOS como Android em varias versões. Notão grande diferença na altura do Android 4.4 eu usava o iphone 4S se não me engano e na altura troquei para um xiaomi com aquele receio mas quando vi pela primeira vez a MIUI nunca mais larguei. Quem gosta de IOS é garantido que gosta da MIUI pelo menos aquela versão mais antiga em que ainda nao existiam os menus semelhantes ao android puro.

    2. Avatar de Tiago Abreu
      Tiago Abreu

      Muita verdade concordo ctg

  8. Avatar de GM
    GM

    Vê este video. Não deixa de ser um concept, mas o Nokia 9 Pureview também o era durante meses e saiu práticamente igual:
    https://www.youtube.com/watch?v=CZcFiC94m9E
    Bom Ano!

  9. Avatar de JJ_
    JJ_

    E é assim que se banaliza uma arte… a Fotografia.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É por todos conduzirem que banaliza a arte dos rally…
      É por todos jogarem à bola que banalizam a arte de futebol…
      É por todos escreverem que banalizam a escrita…

  10. Avatar de Carlos Conceição
    Carlos Conceição

    Continuo a aguardar pelo D. Sebastião da fotografia móvel de modo a substituir o meu Lumia 1020. Pode ser que seja desta…..

  11. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O engraçado é que tanto o Pixel 3 como o iPhone XR com apenas 1 câmara tiram fotos de qualidade superior a muitos com duas ou até mesmo três câmaras! Mais câmaras não quer dizer melhor qualidade… se estas não estiverem acompanhadas de software como deve de ser… e nisso a Google com o Pixel 3 e a Apple com o iPhone… são muito boas!!

    1. Avatar de Miguel Silva
      Miguel Silva

      Tiram fotos de qualidade superior a muitos telemóveis de duas ou três câmaras? Ora vamos lá ver os únicos com três câmaras é o Huawei P20 Pro, o Huawei Mate 20 Pro e o Samsung A7, a qual deles é q se referia?

  12. Avatar de art
    art

    É pouco…estou à espera dum com 50 …..

  13. Avatar de rub3n
    rub3n

    a serio? só 5 câmaras?
    Enquanto não tiverem pelo menos 30 câmaras não contem cmg!
    Que estupidez….

  14. Avatar de gigbola
    gigbola

    Estava a espera de um que viesse com um olho bionico incorporado, mesmo assim vou considerar!!!!!

  15. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Isso não é verdade. O próprio IPhone XS tem 2 camerás e são melhores que a única do XR juntamente com outros telemóveis.

    O que tu queres dizer que é que o XR é juntamente com o Pixel 3 a melhor camera única no mercado

    1. Avatar de AndLop
      AndLop

      Miguel lololol melhor que uma full frame??? Por favor! Por acaso sabes o que é fotografia? Vou já vender a minha camera e objectivas e comprar 5 iPhones…

  16. Avatar de McGoms
    McGoms

    Vai ter o botão do obturador dedicado a fotos?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Duvido, mas é possivel. De qualquer forma quem fizer questão pode utilizar os botoes de volume.