Nokia 6 foi atualizado e é agora um smartphone mais potente

24 Comentários

O ressurgimento da Nokia nos mercados tem sido feito de forma muito cuidada, com smartphones de gamas bem definidas e com especificações que se enquadram de forma correta nestas áreas.

Depois de surgirem as primeiras especificações sobre a versão de 2018 do Nokia 6, a marca resolveu anunciá-lo, de forma muito discreta. Este é um smartphone que evoluiu e que subiu agora a fasquia, procurando impor-se num novo escalão, onde ainda não tinha estado.



Para 2018 a HMD Global resolveu melhorar o seu Nokia 6 e dar-lhe especificações melhores e mais robustas. Com esta melhoria visível, este deixa de ser um smartphone de entrada de gama e tenta conquistar o seu espaço na gama média.

A melhoria mais importante, ainda que não tendo visibilidade direta, é a chegada do SoC Snapdragon 630, que lhe consegue dar maior poder de processamento e assim estar num novo escalão.

Também no campo da memoria RAM há melhorias, passando o Nokia 6 a contar com 4GB, o que aliado ao novo processador lhe confere uma melhor performance. O armazenamento interno é de 32 ou 64GB.

No resto das especificações houve uma propositada colagem ao que é mais tradicional e por isso este modelo não conta ainda com câmara dupla ou com um ecrã de 18:9.

Especificações

  • Ecrã: IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: Snapdragon 630 octa-core de 2,2 GHz
  • GPU: Adreno 508
  • Memória RAM: 4 GB LDDR4
  • Armazenamento interno: 32 GB ou 64 GB (expansível via micro SD de até 128 GB)
  • Câmara traseira: 16 megapixels (f/2.0)
  • Câmara frontal: 8 megapixels (f/2.0)
  • Sistema operativo: Android 7.1.1 Nougat
  • Ligações: USB-C 1.0, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 5.0, GPS/A-GPS/GLONASS, Rádio FM, leitor de impressões digitais
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Dimensões: 148,8 x 75,8 x 8,2 milímetros
  • Peso: 172 gramas

https://videos.sapo.pt/EiiD51Ce9lTIFDjYDi5I

Algo que deixará muitos desiludidos é a presença do Android 7.1.1 Nougat. Com a Nokia a atualizar os seus modelos mais antigos, seria esperado que este modelo viesse de origem com o Android Oreo. Claro que esta atualização está pensada, mas os utilizadores vão ter de aguardar.

Sem grandes alterações estéticas, o Nokia 6 mantém a sua linha. Há no entanto uma mudança visível e que acaba por alterar ligeiramente a sua imagem. O sensor de impressões digitais foi mudado para a traseira, conseguindo assim ganhar algum espaço na parte frontal e no próprio ecrã.

 

Este Nokia 6 (2018) tem um preço de venda entre 190 e 215 euros, dependendo da versão. A sua chegada à Europa irá aumentar o preço, sendo previsto que passe a custar entre os 250 e os 300 euros, o preço normal para um smartphone de gama média. Não existe ainda datas previstas para esta chegada, devendo em breve iniciar as vendas na China e depois, progressivamente, irá ser levado a outros países.

Este novo smartphone da HMD chega numa altura de muita atividade no mercado, com muitas e boas propostas nesta gama média. Só o tempo dirá se o novo Nokia 6 conseguirá impor-se ou se será apenas mais um a estar disponível, com uma boa relação preço qualidade.

Nokia 6 2018

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    O facto de ser Android 7 significa que este smartphone ainda não vai suportar o “project treble”, certo?

    É uma pena, para um equipamento que vai sair em 2018…

    1. Avatar de Guenade Silva
      Guenade Silva

      +1000

  2. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    Desilude-me mais a capacidade da bateria (3000 mAh) do que vir com o Android 7.1.1 Nougat;. O SO sempre se pode actualizar agora a bateria não.

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Estão a fazer o mesmo que todas as outras marcas, lancar versões e versões do mesmo, no mínimo 1 por ano.
    É estúpido, lancem um topo de gama e mantenham-no durante 2 anos com pelo menos 4 de suporte, os clientes agradecem…

    1. Avatar de Phs
      Phs

      Mt bom comentário. Era mesmo assim. Não é necessario lançar um top todos os anos. Basta de 2 em 2 anos com atualizações de 4 anos garantidas. Garantiam milhões de clientes e se possivel com android stock.

    2. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Com as actualizações concordo agora telemóvel dois em dois anos é impraticável ao ritmo que a tecnologia avança. Deviam era manter o suporte mais prolongado ao equipamento e um flagship por ano

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Lancem outro modelo nem que seja, mas vê por exemplo o primeiro One Plus, foi tudo topo e aguentou-se bem 2 anos.
        Prefiro esperar e ter as coisas bem feitas.
        O novo One Plus não tem de longe o mediatismo e aceitação que o primeiro teve…

      2. Avatar de 25abril
        25abril

        telemovel 2 em 2 anos é impraticavel porque??? nao consegues ir a net? nao consegues telefonar? nao consegues ouvir musica? wtf? o telemovel da minha colega ainda tem o android 4.4 e tem 3 anos….continua a fazer o mesmo que o meu…para o uso que ela lhe da.
        se queres ter sempre as ultimas novidades pagas…como em qualquer ramo..dai aos smartphones com 2 anos se tornarem obsoletos ao ponto de nao servirem para nada vai uma grande diferença.

        1. Avatar de AqueleGajo
          AqueleGajo

          Por causa da concorrencia. Se ficam um ano sem lançar um modelo é terreno que a concorrencia ganha. Mas estão a pensar bem em “costumer-point-of-view”.

    3. Avatar de Nocode
      Nocode

      É tão estupido como os Audi’s são A1,A2,A3…os BMW são série 1,2,3,4,5,6,7…, os Citroen são C1,2,3,4,5… os Renault’s Sao meganes,twingos,clio ou os fords sao focus,fiestas e mondeos e por aí a fora e fazerem restiles dos modelos a cada 2/3 anos…podia continuar a fazer o mesmo paralelismo com aviões, batatas fritas e até sanitas mas para quem chama estupido a centenas ou milhares de empresas que o fazem e que não é isso que define o sucesso do produto…deve ter um império de sucesso na sua vida profissional feito à base de 1000 produtos lançadas por ano com nomes originais.pode partilhar a sua TED talk?

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Vê o exemplo do IPhone, criou o seu império com 1 modelo de smartphone.
        Hoje em dia passam vergonhas (tal como outras marcas) ao apressar tudo para lançar no ano seguinte e vem algo que mais valia esperar 2 anos e ter em condições e mais inovador.
        Falo da Apple, mas podia ter falado de
        Samsung ou qualquer qualquer outra marca

    4. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Concordo contigo Miguel, no entanto as marcas estão atrasar ao máximo aderir ao project treble para poderem limitar a longevidade dos modelos. E quando o fizerem, vão meter código para abrandar a performance.

    5. Avatar de 25abril
      25abril

      as marcas lançam os modelos que quiserem quantas vezes quiserem,….olha pra samsung que lança mais de 200 modelos por ano….e nao vejo ninguem a chorar…
      estúpido é as pessoras irem atras das “novidades” todos os anos….se achas que um aparelho deve durar 2/3 anos porque nao o fazes? se queres ter suporte durante esse tempo, é so fazeres um pouco trabalho de casa e saberes quais sao as que fazem isso e quais os modelos….da trabalho eu sei…chama-se vida real e poupar umas croas….ou isso ou compra um iphone e nao te preocupes com isso…

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        O meu dura 5 anos no mínimo..

  4. Avatar de Moto G5 Plus
    Moto G5 Plus

    Para ser um média gama perfeito só falta o NFC. portanto não têm interesse. vou esperar pelo próximo…

    1. Avatar de 25abril
      25abril

      só uma pergunta, quantas vezes usaste o NFC na tua vida? é que todos os meus telemoveis tem NFC e nunca usei…se penso em usar? penso..quando nao sei..provalmente daqui a 2 ou 3 telemoveis novos 🙂

      1. Avatar de Moto G5 Plus
        Moto G5 Plus

        Por acaso tenho usado com a aplicação MB Way.
        E pelo geito que me têm dado é o que faz influciar a minha próxima compra, que gostava que fosse a Nokia devido á mais valia das atualizações.

    2. Avatar de Luis Miguel Barbosa Nunes Rocha
      Luis Miguel Barbosa Nunes Rocha

      Tem NFC

  5. Avatar de McGoms
    McGoms

    E ainda falta nos Nokia o mítico botão dedicado a fotos, com 2 cliques (Focar+Disparo)

  6. Avatar de Bruce
    Bruce

    Já está aí o update para o Oreo!
    Compra-se com a versão 7.1 e mal o ligamos temos o update! https://www.gsmarena.com/nokia_6_2018_units_getting_oreo_update_out_of_the_box-news-29031.php

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Boa tarde, eu tenho o Nokia 6 2018 Modelo TA-1054 com a versão 7.1.1, para quando está prevista a atualização para 8.0 Oreo?
    Cumprimentos

  8. Avatar de Nivas
    Nivas

    Queria saber se vale apena comprar Nokia 6 (2018) ou um samsung A5 (2017)

  9. Avatar de Luis Miguel Barbosa Nunes Rocha
    Luis Miguel Barbosa Nunes Rocha

    Esqueça Samsung A5, recomendo vivamente Nokia 6.1 2018 tendo SO Android One puro, incorporado Carl Zeiss Câmara. Samsung usa SO Samsung Experience 9.0 (Android não puro/skin). Cumprimentos