Next Lock Screen: Um presente da Microsoft para o Android

41 Comentários

O desenvolvimento de aplicações para sistemas operativos concorrentes por norma apenas existe quando estão serviços associados. É assim que a Google tem feito e a Microsoft tem seguido o mesmo caminho.

Mas felizmente existem excepções que mostram que os gigantes do software conseguem, quando querem, criar aplicações que se ajustam e adequam perfeitamente aos outros sistemas.

Hoje trazemos um excelente exemplo, o Next Lock Screen, uma aplicação da Microsoft desenhada e criada para o Android, numa área onde ainda não tinha ido, os ecrãs de bloqueio.

NextLockScreen_0

O Next Lock Screen segue a linha de várias aplicações já antes apresentadas, dedicadas a criar um ecrã de bloqueio rico em informações, garantindo que o utilizador tem acesso a todos os alertas que recebe e que pode interagir de imediato com eles.

Presentes no ecrã de bloqueio estão as principais notificações, tais como o calendário, as chamadas perdidas e todas as mensagens recebidas. E claro que tendo a informação acessível aí basta que faça swipe nela para que realize a chamada perdida, responda ao email ou simplesmente aceda ao calendário.

Mas o Next Lock Screen dá ainda acesso à principais aplicações que interessam ao utilizador, evitando que este tenha de estar a aceder à lista de aplicações, à procura da que pretende.

anterior próxima

Todas estas aplicações podem ser ajustadas e removidas ou adicionadas novas, sempre de acordo com o que o utilizador pretende.

Mas o Next Lock Screen é uma aplicação dinâmica e ajusta-se à localização do utilizador. isto significa que para cada um dos 3 possíveis locais (trabalho, rua ou casa) é possível tê-lo adaptado.

São diferentes aplicações ou diferentes imagens de fundo que o utilizador pode ajustar e assim ter o seu telefone sempre adaptado à hora e ao local onde está.

Um extra que o Next Lock Screen dá é ter também acesso rápido a um conjunto de definições da própria aplicação ou do Android.

A Nokia já se tinha aventurado neste campo com o ZLauncher e agora é a vez da Microsoft com o Next Lock Screen.

Com o Next Lock Screen têm sempre a informação útil e importante na ponta do dedo e com a interação sempre disponível.

É uma aventura muito interessante da Microsoft e que poderá dar frutos no futuro. Junta-se à lista reduzida de aplicações criadas por este gigante para o Android, mas mostra que quando quer consegue criar aplicações úteis e com muito boa imagem.

Download: Next Lock Screen

Preço: Gratuito

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    Isto levanta a questão: O que terá a Microsoft em mente?

    Será uma tentativa de motivar a Google a começar a fazer apps para o seus SO’s?

    1. Avatar de Joana
      Joana

      Google maps, gmail, gdrive e hangouts eram bemvindos ao WP, mas se tivesse que escolher uma sem duvida o hangouts, o resto n e preciso

    2. Avatar de MM
      MM

      O caminho traçado pelo Satya Nadella é ter produtos e serviços em todas as plataformas.
      O que ganha com isso? Tudo! Mais clientes, maior facilidade de utilização para qualquer pessoa independentemente da plataforma que está a usar e simplicidade.
      Isto tudo transforma-se em mais eficiência.

      Acerca do WP e algumas apps andarem como Beta meses e meses. A minha opinião é que como o WP ainda está em fase de amadurecimento e não estável no que toca ao caminho para onde seguir, a MS vai testando e isso nem sempre resulta no melhor produto disponível.

      Eu uso WP e não penso em mudar, mesmo sabendo que algumas apps da MS estão mais avançadas na concorrência.

  2. Avatar de Roman
    Roman

    Isso já acontecia no antigo nokia e71, será que é fruto da ‘junção’ da nokia com a microsoft?

  3. Avatar de Ace Young
    Ace Young

    Corrigir os bugs da app lockscreen beta WP tá quieto -.-

    Why Microsoft, Why?

    1. Avatar de JJ

      Essa aplicação ainda nem tem 6 meses e ainda esta em beta (desenvolvimento).

      Depois não será a mesma equipa que fez esta aplicação que esta a trabalhar no LockScreen.

      1. Avatar de Ace Young
        Ace Young

        Mas eles sabem bem que aquilo ta cheio de bugs. Ate o próprio joe belfiore reconheceu isso mesmo.

        Antes de lançar coisas para outros sistemas que reparem e arranjem no s.o e respectivas apps.

        Não é muito difícil.

        Dou lhes até ao fim do ano para mexerem-se senão considero comprar outro s.o.

        1. Avatar de Lock
          Lock

          Comprar outro SO ? Mas tu compraste o windows phone ?

          Mas quem é que se queixa de uma aplicação beta ? omg…

          1. Avatar de Ace Young
            Ace Young

            Comprar s.o. = comprar outro smartphone com outro s.o.

            Para bom entendedor, meia palavra basta.

            Muita gente queixa se. Não sou o único. Basta ver pelos fórums e o rating & comentários da app.

            Enfim…

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pode não ser a mesma equipa, mas nada impede que metam 50 macacos (engenheiros de software 🙂 ) a fazer as cenas como deve ser na plataforma deles e 2 ou 3 para os outros. É ridículo mais uma vez

  4. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    No meu não funciona. Desbloqueio e aparece de seguida o lockscreen do android. Já desinstalei e voltei a instalar mas acontece o mesmo.

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Amigo, configurações-segurança-bloqueio de tela- nenhum.

      1. Avatar de Paulo Pires
        Paulo Pires

        Obrigado Anderson. Sou novo no Android. 😉

  5. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Não percebo porque se dedica tanto a microsoft a outras plataformas quando não o faz tão afincadamente nas suas.
    Ha exemplos até onde as suas aplicações são melhores ou chegam mais cedo a outras plataformas que propriamente ás suas, como por exemplo o Skype.
    Se fosse utilizador de Windows Phone ficaria bastante apreensivo com o futuro desta plataforma…

    1. Avatar de JJ

      Mas o WP tem Skype!

      Alias são poucas as aplicações da Microsoft que existentes em outras plataformas, que não existiam para o WP.

      Esta é uma delas.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        O que disse é que chegam primeiro a outras plataformas e não, que não chegam ao windows phone. Mas olha mesmo a propósito encontrei isto. Parece-me bem o resumo do momento da Microsoft.

        http://www.theverge.com/2014/11/13/7213489/microsoft-leaves-windows-users-in-the-cold

    2. Avatar de tekMan
      tekMan

      A verdadeira preocupação por detrás do teu comentário é veres a Microsoft a abrir caminho no Android e no iOS.
      Sou user Windows Phone e se há alguém que se tem esforçado para promover o WP é a Microsoft claro, que até paga a outras empresas para produzirem apps oficiais.
      Quanto ao Skype, o que é que podes fazer no teu que eu não possa no meu no Windows Phone, diz-me lá?

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Apenas questionei a estratégia da Microsoft. Porque raio é que devia estar preocupado se a Microsoft abre ou não caminho? Até gosto bastante de WP! Enfim…

        Mas já agora lê este artigo na mesma linha de raciocínio:
        http://www.theverge.com/2014/11/13/7213489/microsoft-leaves-windows-users-in-the-cold

    3. Avatar de Joana
      Joana

      plataforma com suporte, sem lag ao contrario do android? Apreensivo ficam os utilizadores de android sem updates em tlms de 600euros

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Tu e que já tas a ficar com muito lag.

        1. Avatar de Alexandre Badalo
          Alexandre Badalo

          +1 … serio, os androids quando deixam de ter updates oficiais começam a ter updates nao oficiais da comunidade (por exemplo o xda)!

    4. Avatar de Tavares
      Tavares

      Eu penso ao contrário…acho que a Microsoft está de tal maneira convencida que o WP é superior ao Android que se da ao “luxo” de tentar “melhorar” o SO da google.E vai “mostrando” isso mesmo dentro do Android,com as apps que desenvolve para “eles”!É o mesmo que dizer…olhem para a qualidade e não levem tanto em conta a quantidade.kkkkkkkkkk

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não tenhas tanta piada pf.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    mas quem tem codigo de bloqueio do telemovel? estão a comparar um com codigo e outro sem codigo!!

  7. Avatar de tekMan
    tekMan

    Boa review, mas ao ler o comentário final sobre a «lista reduzida de aplicações criadas por este gigante para o Android», não resisto a perguntar ao Pedro Simões, como adjetivaria o nº de apps Google para Windows Phone? 😉

    Apps Microsoft para Android: 39
    https://play.google.com/store/apps/developer?id=Microsoft%20Corporation&hl=pt-PT

    Apps Google para Windows Phone: 1
    http://www.windowsphone.com/pt-PT/store/publishers?publisherId=Google%2BInc.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      tekMan…a google além de não criar aplicações para o WP (e não sinto falta delas)ainda por cima não aceita as que a Microsoft cria para os seus produtos(da google) como aconteceu com a app para o Youtube.E apenas pela razão de a app da Microsoft ser MUITO melhor do que a que eles(google)têm para o seu próprio serviço no seu próprio SO…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Se a google não tivesse nada a temer não faria tanto esforço para impedir que WP tivesse um app para youtube espetacular como a que a MS fez 😀

    2. Avatar de djizus
      djizus

      Porque a google ainda tem de comer muita sopinha para conseguirem fazer uma aplicação sem a comprarem a alguém.
      Já tentaram, mas sai sempre barracada.

    3. Avatar de João Terra
      João Terra

      Eu já experimentei APP´s da MS e aquilo é sempre a mesma interface e toca ao mesmo, muitas vezes são incompletas e tornam-se complicadas ao utilizador.
      Um bom exemplo é o Office 365, aquilo é um design simples e nem ferramentas avançadas tem. Prefiro muito mais o Kingsoft Office, ou seja, o novo dele. Muito mais apelativo, as ferramentas necessárias a tudo.

  8. Avatar de D3POD
    D3POD

    A situação é simples…
    A Microsoft quer com isto mostrar que sabe fazer coisas em condições e de grande qualidade.
    Assim os utilizadores destas aplicações vão poder comprovar isso e ter o “bixinho” de experimentar o WP, pois se fazem coisas assim para as plataformas dos outros, como será para a deles 🙂

  9. Avatar de Raul
    Raul

    Uso o GoLocker com o WP9 Theme. É muito mais bonito, bastante funcional, com acesso direto a várias apps através do locker e ainda dá para colocar um pin de segurança.

  10. Avatar de João Terra
    João Terra

    Nós não precisamos da Microsoft para nada, O Android é uma invenção muito superior a um windows phone, que aquilo, meu Deus, Aquilo é mesmo uma invenção mesmo pobre.
    Prefiro mil vezes o Android, mas a MS quer o monopólio todo e por isso faz APP´s para Android. Por isso é que a google para microsoft não faz nada, porque já sabe da intenção da gigante MS

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Será que acreitas mesmo no que escreves…ou é para o pessoal sorrir um pouquinho??

      1. Avatar de Tavares
        Tavares

        …@ acreditas…

      2. Avatar de João Terra
        João Terra

        Eu dei a minha opinião, acho que estamos num país onde ainda se pode expressar de livre vontade.
        Olha nós não precisamos duma Microsoft para nada e queres que te diga mais, a MS está a derrubar todo e todos, como a Apple, Nokia, esses 2 exemplos já chegam.
        A MS Grupo Intel nem para gráficas presta.
        Apple, AMD e google no mercado chega e sobra.
        Tenho um AMD puro e estou satisfeito.
        Esta é a minha opinião, agora se defendes uma gigante que quer deitar todos abaixo é lá contigo

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          A cada um a sua opinião obviamente, mas não posso deixar de corrigir com alguns factos (não opiniões):
          – a Microsoft pode “querer o monopólio”, tal como toda e qualquer empresa existente, mas isso não quer dizer que o seja nem que esta acção sirva para esse intento. A google estaria neste momento numa posição monopolística se a Apple não tivesse tanto peso nos US. À medida que tablets e smartphones forem ganhando cada vez mais peso, a google irá provavelmente enfrentar os mesmos processos por parte da UE que a MS sofreu (e ainda sofre) com o windows.
          – se a Microsoft desaparecesse a maioria das empresas do mundo deixaria de funcionar, quer por usarem windows, quer por usarem todo o software empresarial que a Microsoft oferece, pelo que dizer que “não precisamos de uma MS para nada” é um pouco insensato
          – quanto a “gigante que quer deitar todos abaixo”, não é suportando todos as plataformas que se consegue isso, infelizmente. Provavelmente a abordagem da google de fechar todas as portas ao seu ecossistema é muito mais eficaz.

          Finalmente, desde que o pessoal esteja satisfeito com o seu ecossistema acho que não vejo motivos para tantos extremos

    2. Avatar de tekMan
      tekMan

      Num mercado detido em 80% pelo OS da Google, detentora de 90% das pesquisas, e ainda ontem apelidada por Julian Assange de ser “o maior serviço de informações do mundo”… a tua preocupação é o “monopólio” da “gigante MS”.

      Parabéns pelo excelente exemplo do que é uma lavagem ao cérebro. Didático, mesmo.

  11. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Estarão eles a pensar em “alimentar” os users Androids com as suas apps, para mais tarde ao lançar os seus novos smartphones eles mudarem?

  12. Avatar de lo
    lo

    Mas a ideia do lock screen é evitar que outras pessoas possam por acaso pegar no teu smartphone e mexer nas tuas coisas pessoais. Está bem que o ‘next lock screen’ é organizado e tem bom visual, mas é basicamente a mesma coisa que eu agora não usar mais a função de bloqueio do meu smartphone android.

    Pelo que vi no vídeo, outras pessoas que não eu podem pegar no meu tele e ver/enviar sms, fazer chamadas, ver a programação do meu dia/semana no calendário…

    1. Avatar de MM
      MM

      Não sei como funciona no Android, mas os lockscreens no WP dão informação mas para aceder ao tlm tem a password (se estiver activada, claro).
      No WP temos 3 screens antes de entrar no sistema: Glance screen (que é muito bom para poupar energia) -> lockscreen -> password para acesso.
      Não sei como esta app funciona no Android, mas pela lógica deveria de aparecer antes do screen da password.