Não vai haver Mi A4? Xiaomi pode abandonar o Android One e estes smartphones

46 Comentários

Há alguns anos que a Xiaomi abraçou o Android One para uma linha de smartphones. Estes são o que de mais Android mais puro podemos ter, vindo deste fabricante, libertando os utilizadores de toda a lista de software que a marca adiciona.

Os últimos tempos não têm sido simpáticos para estes equipamentos, com muitos problemas nas atualizações. Agora, numa decisão ainda por confirmar, veio a informação que a Xiaomi vai abandonar o Android One e provavelmente nem lançará o Mi A4.

Xiaomi Mi A Android One smartphones atualizações

Xiaomi não vai usar o Android One?

Os smartphones da linha Mi A sempre foram especiais para os utilizadores. Num hardware de gama média, a Xiaomi tinha um desempenho acima da média e com toda a honestidade que é possível. A somar a isto, o preço destes smartphones era o ideal para o oferecido.

Na base destas máquinas estava uma das ofertas no campo do Android. A versão One deste sistema era dedicada a sistemas com menos recursos, mas principalmente livre de qualquer software adicional. Assim, e com o Android One, esta era uma experiência pura para os utilizadores.

Xiaomi Mi A Android One smartphones atualizações

E o Mi A4? Não vai ser lançado?

A informação que agora circula refere que a Xiaomi poderá estar a ponderar terminar a utilização do Android One. Este sistema tem sido a causa dos maiores e recentes problemas que a marca teve nas atualizações lançadas para os modelos.

A decisão vai ter outro impacto que muitos não esperavam e decerto nem queriam. Isto significa também que o esperado e até já falado Mi A4 possa não chegar ao mercado, pelo menos nos moldes atuais e que os modelos anteriores seguiram.

Xiaomi Mi A Android One smartphones atualizações

Problemas nas atualizações podem ser a razão

Não se sabe a razão para esta tomada de decisão da Xiaomi e nem porque terá resolvido abandonar o Android One. Há quem indique que terá a ver com os problemas recentes nas atualizações, mas poderá também estar relacionado com a utilização do próprio Android sem software adicional.

Com cada vez menos marcas a abraçarem o Android One, a escolha tem recaído por usar uma versão do sistema da Google sem alterações. Esta continua a dar aos utilizadores a mesma experiência pura, enquanto usa um sistema mais robusto.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    É pena… Foi um bom projecto em papel, o go live tambem correu bem.. as actualizacoes… puff

  2. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    A xiaomi com o android One estava a matar a miui…
    Depois de usar o mi a1 deixei de conseguir ficar com o 5x… Mais tarde, entre o x6 e o a2 a escola foi óbvia também…
    O a3 não experimentei porque o a2 ainda está para as curvas com updates ainda a semana passada!

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Na minha opinião acho que muita gente fugiu ao A3 por causa do ecrã. Eu continuo com o meu A1 que continua para as curvas, mas mais 1-2 aninhos e se calhar vai para a reforma.
      Espero sinceramente que não matem a linha A, porque realmente eram os Androids One com melhor custo/beneficio.

      1. Avatar de King Baniram
        King Baniram

        Cheguei a ter um MiA3 e… foi como disseste, aquele ecra matava o telemovel todo.

        Vendi e fui buscar um Mi9t pro. Apesar de ser bootleg do IOS, o hardware em sí é bom.

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Por um lado não falta escolha mas por outro lado tudo o que seja do mundo Android é confusão, ora fazem uma coisa ora fazem outra

  4. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Más notícias. Desde que mudei para o Xiaomi Mi A3, que vem com o Android One, nunca senti que estivesse a perder alguma coisa. Bem pelo contrário, quanto menos bloatware, melhor.
    É pena a Xiaomi deixar de produzir novos produtos para a Android One, pois, para além de fazerem telemóveis com grande qualidade/preço, é menos escolha para o consumidor.

  5. Avatar de João
    João

    Quais são as melhores alternativas neste momento para ter Android One?

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Novo Google Pixel 4a, relação qualidade preço imbatível

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Pixel 4a.
      Também ando a ver o OnePlus Nord, nao é Android One mas muito próximo e tem garantido atualizações noutros telemoveis.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Ainda a pouco tempo a ONEPLUS confirmou que a APPGOOGLE é melhor do q aquela q eles utilizam.
        No caso da Xiaomi já tens APPGOOGLE. Acho o Nord muito caro para aquilo q oferece

  6. Avatar de ze
    ze

    Atenção os novos modelos para europa MIUI já traz APPSGoogle (telefone,msg..)
    Pesquisando no caso da marca Xiaomi, quem tem MIUI recebe mais rápido as atualizações que o Android one.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      O redmi note 8 não usa a app de mensagens do google. E em relação aos updates não tenho a certeza mas fico na dúvida se o A2 não anda à frente do 6X…

      1. Avatar de Gato por Lebre
        Gato por Lebre

        Permite-me descordar. Tenho o Redmi Note 8 e a App de Chamadas e Mensagens é da google (com muito pena minha que no meu antigo Redmi Note 4x gostava bem mais)

        E pelo que sei o Redmi Note 9 também “sofre” do mesmo problema. Apps google em vez da algumas apps da MIUI.

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          No da minha mãe (4, 64) e no da mulher (6, 128) vinha a app a xiaomi. Instalei a app da google e só aparecem as sms apps yet instalado a app.
          As mais antigas só aparecem abrindo a app da xiaomi…

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Eu estou a falar das versões europeias:
            Por exemplo o Mi9 traz Miui e apartir do Mi9TPro, Mi Note10, Mi10.. etc vem com Android

          2. Avatar de Ze
            Ze

            Infelizmente, também acho MIUI muito superior e intuitiva q o Android One. Sinto a falta da MIUI. Eles tiveram que tirar por causa do gravador de chamadas q a MIUI trazia de raiz..

          3. Avatar de Ze
            Ze

            Algu conhece algum gravador de chamadas que funcione?? Até agora não conheço nenhum.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Quer dizer, são péssimos programadores e depois a culpa é do Android One? A Nokia tem todos os smartphones no projeto Android One e não tem nada dessas palhaçadas da Xiaomi. Para fazerem as figuras tristes que têm feito até agora, é melhor mesmo que acabem com isso.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Por acaso a NOKIA é um bom exemplo que às outras marcas deviam seguir! Estão a fazer um excelente trabalho com Android One.
      Telefones baratos e com actualizações +2anos

  8. Avatar de José lopes
    José lopes

    O David Guerreiro disse tudo…concordo na íntegra.
    Eu até aprecio a Xiaomi,mas ultimamente vomitam telefones todos os dias e depois não tem mãos a medir e só dá borrada

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Existe XIAOMI, REDMI, Pocophone, blackshark.
      Na realidade este ano Xiaomi só saiu 5modelos +-
      Existe é submarcas, como existe noutras marcas e modelos para mercados diferentes

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    É pena, estava à espera do que ai vinha para trocar o meu mi a1 todo amassado. Nunca me deu qq problema. Assim tenho que esperar uns dois meses e tentar comprar o pixel 4a.

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Miui basta carregar uma vez por cima da SMS q faz zoom. Miui grava todas as chamada e coloca por contacto e por data. No caso do Android Puro isso não acontece.
    Experimentem MIUI oficial EU e vão ver q vão gostar

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Gravar chamadas é algo que para 99% da população não serve de muito…
      Além disso, quem quiser pode instalar uma app e faz o mesmo.
      Zoom nas sms para quê?

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Qual é a APP que grava chamadas que funcione?? Experimenta durante 2 dias e vais ter a resposta. Não existe nenhuma APP.

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Cube ACR. Não uso há dois dias. Uso há mais de 1 ano…

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Já experimentei e garanto que não funciona! Só grava uma das vozes ou simplesmente não grava. Se dizes que utilizas durante 1 ano :—) afinal fazes parte de 1% da população, 99% não utiliza 🙂

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Acabei de me dar ao trabalho de ouvir umas 10 chamadas e tenho ambas as partes da conversa.em alto e bom som!
            Portanto, diz o que quiseres que por mim é igual.
            Quanto a percentagens, tenho as chamadas gravadas mas honestamente não sei qual possa ser a utilidade…

          3. Avatar de Ze
            Ze

            Garanto q neste telefone MI 9T Pro não funciona em condições.
            Infelizmente já vem com AndroidApp em vez de MIUI :/

  11. Avatar de eachtime
    eachtime

    Bom assim passo a recomendar Nokia a toda a gente

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Se quiseres um smartphone com um processador modesto (poucas apps) mas com actualizações recorrentes é uma boa escolha!

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Por exemplo na altura do Mi A2 existia o Redmi Note 5 que era superior e com actualizações da marca durante os mesmos anos. (Bateria)
    Existiam outros modelos Mi8 SE já com amoled, processador melhor, carregamento rápido, etc… Até o Pocophone por + uns trocos e saiam mais bem servidos.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Na altura do Mi A2… Que custava 106€ na versão 4/64…
      Pocophone por mais uns trocos? Tipo mais do dobro…

  13. Avatar de Ze
    Ze

    O problema da Xiaomi neste momento não é Android One é mesmo Mediatek em vez do snapdragon.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      O problema é mesmo a miui.
      Afinal foram os fãs da Xiaomi que deram preferência ao android puro em vez da miui…
      Não foi à toa que eliminaram a sondagem e nunca mais fizeram perguntas a esse respeito…

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Olha que já tenho Xiaomi desde o Mi 4 / Redmi note 3 / Mi5 / Mi9 /aspirador / câmaras / trotinete … e não respondi a essa sondagem 😉
        O maior mercado China que só tem acesso MIUI tbem não deve ter respondido. Existe várias pessoas que nunca esperimentaram MIUI mas dizem que Google puro é melhor. Quando compraste os teus Xiaomi Redmi note 8 vinham com caixa selada?

        1. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Sim, vinham com caixa selada.
          Mas até estou curioso para saber se estavas para sugerir que a pcdiga tinha alterado a rom…

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Então não compraste num revendedor oficial Xiaomi!
            Se calhar não é a versão Global, para não trazer Googleapps de raiz.

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não sei onde está a lista de revendedores oficial nem onde a pcdiga os compra…
            Mas se.puderes deixa aí o link.

          3. Avatar de Ze
            Ze

            Posso deixar a lista de revendedores oficiais de Espanha por exemplo..
            http://www.mi.com/es/service/wheretobuy/

          4. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            A pcdiga não é espanhola…

          5. Avatar de Ze
            Ze

            “Pedro F.” Eu sei q a PcDiga é portuguesa. Mas não é revendedor oficial da marcar! Tens um revendedor “PCcomponentes” que é oficial da Xiaomi em Espanha mas tbem tens esse mesmo revendedor com site em Português.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Já agora uma dica para quem quer comprar Redmi, comprem sempre as versões com número ímpar.
    Redmi note 3
    = 5
    = 7
    = 9 pro (snapdragon)

    1. Avatar de Só pares!
      Só pares!

      Qual o problema dos pares?

      1. Avatar de Só ímpares!
        Só ímpares!

        São esquecidos…

  15. Avatar de Ze
    Ze

    Em Portugal JP Sa Couto é o representante da marca. Se reparares para Portugal não existe o site oficial http://www.mi.com/pt como em Espanha nem twiter ou fórum oficial da marca.
    Posso dizer que já comprei umas manetes para a trotinete e dizia “Xiaomi” não “Mi” (não é oficial da marca e com qualidade duvidosa) e vedem no site “mistoreportugal”.
    Infelizmente é isto q temos. Mas tens mais revendedores em Portugal, mediamarkt por exemplo..