A Motorola deu a conhecer o futuro Android O

70 Comentários

Todos os anos a Google cria uma nova versão do Android, com melhorias e com novidades que desenvolve de forma incansável. Seguindo uma política de nomes bem definida, está agora a criar a versão N.

Se o nome da próxima versão é mais do que lógico, a Motorola acabou por confirmá-lo, ao mostrar pela primeira vez o Android O.

android_o_1

Desde que a versão 1.5 do Android, a Cupcake, saiu em 2009 que a Google segue uma nomenclatura fixa no que toca aos nomes das versões do seu sistema operativo móvel. Usando sempre a ordem do alfabeto, sabe-se quase sempre de forma antecipada qual vai ser a próxima letra usada e qual o princípio do nome a ser usado.

Neste momento a Google tem na rua o Android N e que ainda não tem um nome final conhecido, mesmo tendo a Google pedido aos utilizadores que a ajudem a definir o nome desta nova versão.

A Motorola fez agora algo que ainda não tinha sido iniciado e trouxe-nos as primeiras referências sobre a nova versão. E sim, como sempre se esperou, o próximo Android será o O, mas ainda terá de muito trabalho pela frente.

android_o_2

Depois de ter lançado os novos Moto G4, a Motorola apressou-se a reforçar que estes novos dispositivos vão ser lançados com o Android Marshmallow, mas que vão manter a política de actualizações da empresa e têm já garantidas as novas versões N e O do Android.

Ainda é muito cedo para se poder falar do que a Google tem para colocar no Android O. Há todo o caminho do Android N pra percorrer e a Google tem ainda terminar as novas funcionalidades e as melhorias inerentes. Mas a certeza do Android O é grande, mesmo sem esta nova suposta confirmação da Motorola.

O que gostavam que a Google colocasse no Android O?

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alisson
    Alisson

    Não conseguem nem ter 65% dos aparelhos novos com android 6, imagina com O…ohhhh BOS…

    Google acha que sabe tudo….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      #care

      O que interessa são os que têm. Só faltava ter que se parar o desenvolvimento porque os meninos não têm todos a última versão.

    2. Avatar de Nelson Estevão
      Nelson Estevão

      As marcas é que não conseguem. Mas aqui está a prova que por exemplo a Motorola irá atualizar os seus dispositivos pelo menos duas versões. Algo muito positivo a favor da motorola e desses modelos em particular.

    3. Avatar de Limbus
      Limbus

      É como a francesinha com natas a murro…

      1. Avatar de J.Jesus
        J.Jesus

        …em cama de grelos!

    4. Avatar de JSP
      JSP

      Por acaso ate sabe tudo xD

      1. Avatar de Ricardo Pinto Saraiva dos Campos
        Ricardo Pinto Saraiva dos Campos

        o iphone 5 continua a bater snapdragons 810, finamente o 820 consegue um bom desempenho e iguala o A8 de 2014

        1. Avatar de Dedo Maroto
          Dedo Maroto

          XDXDXDXDXD XDXDXDXDXD.
          Não dá mesmo para mais que isto…

    5. Avatar de joao
      joao

      Não é so culpa das marcas, pois a Sony ja lançou em Portugal o M para o Z3 compact dia 26-04 e a Meo como ja nao o vende tambem ja não actualiza. Foi a ultima compra minha na Meo

      1. Avatar de SSilva
        SSilva

        Consegues obter a rom oficial do android 6 no blog oficial da sony 😉 Foi assim que consegui atualizar o meu Z com 2 meses de antecedência em comparação com a MEO.

  2. Avatar de Ezequiel56
    Ezequiel56

    O Android é melhor sistema mobile.

    1. Avatar de RuiO
      RuiO

      Atrás do Windows Phone 8.1 e do Windows 10 Moblie.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        É preciso ter lata ou ser burro para vir defender o Windows Phone, quando a própria Microsoft já deu sinais que vai descontinuar e deixar de perder dinheiro com um sistema que mal chega aos 4%.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Onde leste que a Microsoft vai descontinuar o Windows 10 Mobile? O Windows Phone sim porque apareceu o Windows 10 Mobile.
          Isto de falar sem dizer onde vão buscar as coisas…..

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            É uma questão de tempo!

          2. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            “É uma questão de tempo!” aparecer a razão da resposta? É que convinha que as coisas não fossem atiradas para o ar. Um dia ainda nos cai na cara e pode não ser nada bom 🙂

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            @Alvaro Costa

            Tenho dificuldade em perceber o que escreves

        2. Avatar de Vito Ku
          Vito Ku

          Windows Phone e Windows 10 Mobile sao dois sistemas diferentes. Informa-te. Eu tambem ja pensei quase da mesma maneira como tu, mas antes de criticar temos de saber o que estamos a criticar e faze-lo com conhecimento de causa. Eu adquiri ha poucos dias o meu primeiro telemovel com Windows 10 Mobile, e agora sim, posso criticar, e as minhas criticas sao bem positivas, para um SO ainda em fase embrionaria esta mesmo muito muito bom, tem um potencial enorme e sem duvida bate ja o iOS e esta a um curto passo de er tudo para arrasar o Android. Estou farto de ter de comprar um telefone novo so porque foi lancado um Android mais seguro e que o meu telefone nao suporta, e quanto ao iOS… acho quem precisamos falar muito, so a liberdade de poder transferir conteudo sem ter de instalar aplicacoes no PC, e posso transferir todo o tipo de ficheiros (nisso o Android tambem é bem porreiro).
          Agora sera so uma questao de tempo para que os Developers se ambientem as novas tecnologias da Microsoft e se dediquem ao desenvolvimento para esta plataforma, alem de que é para eles a mais rentável também.
          Testa um telemovel com Windows 10, testa o Continuum, o reconhecimento da Iris, os variadissimos sensores que o Windows 10 consegue reconhecer e gerir na perfeicao, a espantosa eficacia e rapidez do GPS, etc, etc. E como digo, isto ainda está no inicio… mas não quero mais largar, pois o Windows 10 Mobile tem tudo para vencer.

          1. Avatar de David
            David

            “Vito Ku” esse nome é meio estranho…mas pronto…

            O problema do WM10 é que andam sempre a experimentar tanta coisa e ainda nada… ora 8, 8.1, 10, e ainda nao se vê a MS a trabalhar nisso com vontade, e acaba de vender a sua parte de telemoveis…A nokia vai comecar com Android, desfizeram-se dos mapas que era muito bons…e nao sei se irá continuar a ser o mesmo…nao sei actualmente o rumo da MS…

            Pode ser muito bom, e já experimentei o 8.1 com o 930, mas era aquilo, pouco se fazia, pode ser muito fixe, por ser fluido, e tal, mas falta o resto…
            Pisa papeis tenho já…
            Tb queria ver se havia mudanças, queria experimentar o WM10 mas comprar mais algum telemovel para depois dizerem que com a nova versao nao é suportado???

            veremos o que a MS nos proporciona lá para 2020, ou 2025…

  3. Avatar de Ezequiel56
    Ezequiel56

    O Android é o melhor sistema mobile.

    1. Avatar de Vito Ku
      Vito Ku

      Testa um telemovel com Windows 10, explora o potencial e vais mudar de discurso. Eu mudei e nao quero outra coisa.

      1. Avatar de Ed
        Ed

        Pois eu mudei e já me deu vontade de o atirar contra a parede, para quem estava habituado a um bom android aquilo deixa muito a desejar

  4. Avatar de sergio
    sergio

    Cada actualizacao do android sao dispositivos deixados pra tras. E android, em vez de produtivo e serio, torna-se cada vez mais enterteniment.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Quando se repetem sempre as mesmas coisas, tipo papagaio…
      “têm já garantidas as novas versões N e O do Android.”

    2. Avatar de Mayombe
      Mayombe

      Xii se eu compreendo o que queres dizer com isso… O Android é um SO sério, que tem como mais valia ser muito personalizável. Como tal, pode ter um interface muito limpo e directo, tendo disponível centenas de fantásticas apps de produtividade. Agora se o puseres todo colorido e só conheceres a secção “Jogos” da store, aí a escolha passa a ser tua.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não se passa assim com tudo?
      Tenho aqui um PC com CP 8084 e a MS não disponibiliza a ultima versão do Windows para este PC acho isto muito mal.

      Tenho também um Mac II e também não tenho as ultimas versões do SO, não me parece bem!

      A cegueira é tramada!

    4. Avatar de Vito Ku
      Vito Ku

      Compreendo o que dizes, o Android seria quase o SO perfeito se pelo menos essa lacuna fosse preenchida, mas infelizmente as coisas continuam na mesma, compramos hoje um Android com a ultima versao, sao descobertas falhas graves que sao resolvidas numa versao futura que geralmente o nosso telemovel ja nao suporta amanha. Foi por este motivo que decidi dar um pouco de credito ao Windows 10 e estou muito satisfeito mesmo.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Esta malta parece os putos da escola a medir as pili****.

    Olha, olha. A minha é maior que a tua. Toma, Toma.

    Cresçam!!!!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Post errado….

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Nada de errado no que escreveste!

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Por acaso também concordo xD

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      É isso mesmo!

      Eu já nem me lembro que versão de Android tenho no meu HTC. Até agora não sento nenhuma limitação fruto da versão do SO.

      Enfim.

    3. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      A mim parece-me mais a comparar a pila do pai enquanto se atiram bolas ao poste. “A minha mãe diz que a do meu pai é maior que a do teu, portanto!”

  6. Avatar de ze
    ze

    Tenho o Nexus 7 com android 4.4 original, que teve um upgrade para o 5.1 Lollipop e desde ai deixou de trabalhar práticamente…!
    Já o formatei apaguei todas as apps.. e népias!
    Só para entrar no meu email demoro 5 minutos…
    O meu WindowsPhone abre o gmail em 1 segundo…
    Depois os androis é que são bons…!
    Nunca formatei o WP
    Bela m*rda nunca mais quero andoids

    1. Avatar de LG
      LG

      Tenho um Nexus 2012 com 5.1… Fluído… Quando começa a laggar apago a cache no recovery e está outra vez fluído como sempre… Mas prontos quando o problem persiste normalmente a culpa reside no utilizador…

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        Ai está a vantagem do Windows Phone. Para o Android funcionar bem é preciso ter conhecimento avançado (acredita, limpar cache é avançado para a maioria dos consumidores).

        1. Avatar de LG
          LG

          Concordo mas eu estou a falar de um Tablet com mais de 4 anos de idade…

    2. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Não me parece que tenhas um nexus… Esse mesmo modelo funciona muito bem com a versão 5.1

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        E mesmo se tivesse acontecido o que ele disse, há garantia e suporte ao telemóvel :s

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Garantia? Num Nexus de 2012? Onde é que é a tua terra que dá 4 anos de garantia?

    3. Avatar de JSP
      JSP

      Se calhar nao é do Android e sim do dispositivo que nao esta bom…

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      Olhó pai natal!

    5. Avatar de Jorge
      Jorge

      Tenho nexus 7 2013, 3 anos depois tenho a ultima versão android 6 até a data e continua fluido, uso-o diariamente….

  7. Avatar de Roberto IT
    Roberto IT

    Apesar de ter tudo da apple e achar o android uma banhada devo dizer que o galaxy s7 é provavelmente o melhor smartphone do momento..tem lag e provavelment e n tera updates mas é fluido q.b (iphone é bem mais rapido) mas permite fazer tudo e tem o melhor ecra e camera que ja vi (em modo pro, o auto é fraco). O que falta ao android para ser de topo? Updates nao dependentes da marca garantidos por 3-4anos, acabar com os low cost que sao uma palhacada (quem n tem dinheiro n tem vicios) , criar apps para tablets como o ipad.

    1. Avatar de JSP
      JSP

      Wtf? Olhem me este que nacheu rico é ainda continua rico e entao acha que quem nao tem dinheiro nao pode ter smartphone. Vejam a logica dele. “se nao fosse os pobres a quererem smartphones mais baratos nao havia lag. Os pobres nao deviam ter smartphones porque o problema sao eles.”
      MEU TU PENSA NO QUE ACABASTE DE ESCREVER.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Um pobre na carteira não o tem de ser na inteligência,ainda outro dia vi na Wortren um Lumia 735 em promoção por menos de 100€,só quem não gosta mesmo do Windows ou quer algumas apps específicas é que pode deixar passar isto.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Com todo o respeito o teu comentário foi a coisa mais imbecil que li aqui hoje.
      Devias ser obrigado a andar de Maseratti, caso contrário andavas a pé, se é que me faço entender.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O dinheiro que gastas em produtos apple se gastasses em um professor de português escrevias bem melhor e já agora hoje es rico amanha podes ser pobre por isso nunca mandes pedras para telhados de vidro

    4. Avatar de David
      David

      É por isto que a malta compra Apple, para se acharem mais que os outros. Vejo malta, que mal dinheiro tem para pagar a renda da casa e comprou o ultimo modelo da Apple. Eu que felizmente não vivo mal, seria muito fácil para mim comprar um iPhone (ou Android da mesma game), mas era simplesmente estupido. Eu dei (salvo erro) 200€ por um Asus e estou SUPER contente com ele, faz tudo o que eu quero, utilizo-o todos os dias, a toda a hora, carregado de Apps, a bateria dura entre 2 a 3 dias com utilização normal, porque raio haveria de gastar dinheiro com um que custa quase 4x mais? Seria simplesmente estupido… Mas a malta da Apple é mesmo assim, podem não ter para comer, mas se tiverem um Apple sentem-se mais respeitados na rua.

      A única coisa que concordo com este sujeito é os Updates, as marcas têm de começar a disponibilizar mais rapidamente as novas versões Android. Mas a Google também deverá em alguma forma colaborar com as marcas para esse sentido ou criar regras mais apertadas às marcas.

    5. Avatar de J
      J

      Os low cost são o nicho de mercado que a Microsoft/Nokia deveria liderar há muito tempo. Claramente o seu sistema porta-se muito melhor nestes aparelhos. As pessoas acabam por preferir comprar um android alta gama mais antigo ou até mesmo um iphone mais antigo do que um telemóvel novo a baixo preço porque já sabe que esse novo telemóvel terá com sorte uma atualização ou até nenhuma.
      Android nas altas gamas com roms limpas otimizadas e atualizações garantidas. O utilizador deveria preocupar-se em explorar as app que utiliza e não em andar a afinar o sistema. É este o objetivo dos smartphones, sermos smarts, produtivos e eficientes e não o contrario.

      1. Avatar de Ricardo Pinto Saraiva dos Campos
        Ricardo Pinto Saraiva dos Campos

        os low cost em android nao deveriam existir porque tem demasiado lag. o WP em low cost seria o ideal apesar da falta de apps mas é fluido. Android abaixo dos 300euros é penoso.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          300€?
          Omg..alguém acorde este moço.
          Se me disseres que nenhum modelo abaixo dos 300€ supera um S7..tudo bem…é verdade, mas daí a penoso :S

    6. Avatar de luislelis
      luislelis

      Concordo contigo, os pobres deviam ser todos eliminados em praça pública.

  8. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    O que a Motorola fez é o que todas podiam fazer, apenas não dizem nomes.

    Android N e O = 2 anos upgrade… Ria-me era se não houvesse “O”

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu tenho um Moto G2 2014 e após 2 anos apesar das modestas especificações já rola Android 6 oficial e super fluído. 2 anos de updates grandes não são como muitos telemóveis de marcas fracas que não saem da mesma versão com que vieram e fazem apegado um par de updates pequenos.

      2 anos como os que a Motorola promete e para o preço do aparelho é muito bom: o hardware na prática é idêntico ou melhor ao de um iPhone, o preço suficientemente baixo para depois de 2 ou 3 anos se trocar por outro. Se se quiser.

      A Motorola deixa-me bastante satisfeito com a qualidade de construção vs preço e não descura no software.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        É pena serem feios que doi.
        Essa de ter o hardware idêntico ao do iPhone é de morrer a rir durante o resto da noite.

  9. Avatar de Daniel
    Daniel

    Deu a conhecer? Colocou lá um ‘O’ que basicamente é o mesmo que dizer que o telemóvel terá pelo menos dois anos de updates, nada de novo, apenas segue a nomenclatura.

    Se a Apple disser que o próximo iPhone irá correr iOS 10 também se faz um artigo a dizer que foi dado a conhecer o futuro iOS 10?

    1. Avatar de JSP
      JSP

      Deixa te de criancices. Tas ai a falar mas ja vi noticias menos signicantes da apple do que esta.
      Se nao interessa não abras e nao comentes.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Criancices? Limitei-me a comentar o pouco interesse que tem o artigo, um título apenas para cickbait com muito pouco conteúdo. O facto da discussão nos comentários se focar sobretudo na fragmentação do mercado no Android prova isso mesmo.

        1. Avatar de JSP
          JSP

          Dix lá que ja nao viste noticias da apple aqui com interesse igual ou menos que este da motorola! Eu ja vi. Mas tens rasao na mesma

          1. Avatar de Portimão
            Portimão

            Desculpa, não respondo a pessoas que escrevem “Dix” desta forma.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Para quem dá tanta importância ao “interesse” dos posts que aqui aparecem os vossos comentários são muito maus 😛

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ó meu… o Daniel estava a falar do título da notícia ser enganoso.

        A palavra Apple parece que desliga o cérebro âs pessoas. Caramba.

        1. Avatar de JSP
          JSP

          Sim ja percebi ja lhe dei razão.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Mas uma letra no Android significa um salto grande, uma versão no iOS só um par de funções mais. Basta ver o pouco que evoluiu o iOS vs Android. Daí que Android O pode até significar o fim de versões grandes e o começo de Updates contínuos estilo Windows 10.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      +1

      Pensei exactamente o mesmo… Se dissessem N, O e P, basicamente são 3 anos. E não quer dizer que estejam a revelar que vai existir um P. Só estão a seguir a lógica actual da nomenclatura.
      Existem muitas formas de dizer a mesma coisa.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Android Oreo??

  11. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    click bait…
    deu a conhecer o quê? que começa por O????