Milhares de smartphones Android deixam hoje de usar o Google Maps, Gmail, YouTube e outros

17 Comentários

Mesmo sem as esperadas atualizações do Android, a Google continua a manter os seus sistemas acessíveis e interligados com os seus serviços. Aplica alguma segurança nesta comunicação e assim estes não ficam tão vulneráveis.

Essa união não é, infelizmente, eterna e chega hoje um momento que pode ser complicado para muitos. A partir de agora, e para milhares de smartphones Android, o acesso a serviços como o Google Maps, o Gmail, o YouTube e outros deixará de ser possível.

Android Google smartphones Gmail YouTube

O fim iminente do acesso a serviços da Google

Foi há alguns meses que a Google estabeleceu um limite para o suporte às versões mais antigas do Android. Marcada para acontecer no dia 27 de setembro, esta mudança vem deixar de fora muitos milhares de smartphones Android, com a versão Jelly Bean (2.3.7) ou anterior.

A razão apresentada pela Google prende-se com padrões de segurança que quer implementar e que com as versões identificadas torna-se impossível. Estas versões têm, pelo menos, 10 anos e tornam-se assim alvos ataques e fontes de problemas de segurança.

Tem um Android mais antigo? É provável que fique sem serviços Google em breve

Problemas ao aceder ao Gmail, YouTube e outros

Do que a Google revelou em julho, a partir de dia 27 de setembro, os utilizadores vão começar a ter problemas a aceder aos serviços da Google. Ao tentar ler o e-mail no Gmail, ao aceder ao YouTube ou tentar usar a conta no Google Maps vai ser mostrada uma mensagem de erro. Esta estará associada ao nome de utilizador ou à palavra-passe.

Esta mesma situação poderá acontecer se o utilizador tentar fazer uma reposição de fábrica do seu smartphone Android. No processo de configuração vão surgir mensagens de erros de autenticação e este processo não será possível de terminar.

Android Google smartphones Gmail YouTube

Smartphone Android devem ser atualizados urgentemente

As recomendações da Google são iguais às de muitos outros fabricantes e em situações similares. Deverá ser realizada a atualização do smartphone se for possível, para a versão 3 ou superior do Android. Caso não seja possível, o telefone deverá ser substituído.

Este é, infelizmente, mais um caso em que os utilizadores acabam por perder funcionalidades dos seus smartphones como passar do tempo. Estas são mudanças necessárias e que limitam assim problemas de segurança. Com mais de 10 anos, estas versões do Android já não deveriam estar a uso, mas todos sabemos como isso nem sempre é possível.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A Google e a Microsoft são farinha do mesmo saco!!

    1. Avatar de Trumpetas
      Trumpetas

      fds querias andar ainda com telemóveis de 2012?

      1. Avatar de Ops
        Ops

        +1
        Nem ele dura toda a vida.. Lol

      2. Avatar de donkeykid
        donkeykid

        Bom dia,
        Eu sou exemplo de utilizador com telefone talvez com 10anos.
        SIM, 10 anos! Android 4.3
        E ainda funciona muito bem.
        Nem todas as pessoas podem trocar de telefone de 3 em 3 anos…
        Sabes que mais, curiosamente ás vezes até dá jeito! Assim não tenho que estar a receber ou ler mails do patrão, ou receber comunicações pelo whatsapp…

        Desculpa a minha resposta com ironia, mas nem todos pensam da mesma forma, e ainda por cima com esse avatar que usas… pioraste a minha opinião…

        1 abraço
        Com pimentos

        1. Avatar de Onesolo
          Onesolo

          O problema até nem está em se andar com um tlm de 10 anos, mas sim que telemovel. Eu até tenho la um tlmv que tem 8 anos, mas ainda consigo ter de forma nao oficial, Lineage OS, o android 11 e assim asseguro que consigo tar mais ou menos actual e em segurança, ao passo q tu com esse tlmv com 4.3, beu beu…

      3. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu até tenho um que compei 2010 (telemóvel) e a funcionar o mesmo não posso dizer daqueles que comprei em 2015/2016 e 2018/2019 (smartphones).
        Nem todos podem comprar smartphones todos os anos ou de 3 em 3 anos!! Eu comprei um este ano porque o meu avariou e não esta já na garantia.

  2. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    e qual é o problema dos telemóveis de 2012?? são tão mal feitos em hardware e software como agora !! essa coisa da engenharia com degenerescência programa só agrava as montanhas de lixo não reciclável que devia ser tratada por horas de trabalho voluntárias dos consumistas. Já que dizem que evoluem e evoluímos quem é que vai responsabilizar os produtores por receberem e reciclarem o que produziram e já não serve para nada, (nem sempre é assim), os lucrosteram de diminuir e os fabricadores funcionarem em economia cirsular !!!! o que é pior continuar a explorar minas tipo as litio ou reciclar o que vai para o lixo e não acredito que seja assim tão caro se tiver uma taxa de poluição, (apear de ser contras taxas), tal como a bolsa de carbono. se demora-se mais a produzir devia de durar mais anos!!!! de vderdade o 5g e o 6g não fazem assim tanta falta.

    1. Avatar de donkeykid
      donkeykid

      Estou capaz de concordar contigo.
      Deveríamos comprar os productos quando realmente precisamos… e não quando sai novo modelo mais “fashion”.

      1. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        É necessário que os meios públicos e as escolas formem a cabecinha das pessoas em vez de legislar a torto e a direito mas se já não houver remédio… as coisas evoluem mas como um frigorifico, um carro, um avião dantes duravam mais não dava tanto lucro a quem os vendia sim vendia e não a quem o produzia mas agora é comprar usar, (e mal), e deitar fora mas com muito mais humanos em cima do planeta. o consumismo via marketing também foi invenção dos nazis.
        Agradecido pela simpatia

    2. Avatar de Ricardo Silva
  3. Avatar de andre
    andre

    Notícia tendenciosa! Em 2021 duvido que alguém ande com um telemóvel tão antigo!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Na verdade esta semana cruzei-me com alguém que mesmo tendo smartphone apenas o utiliza para tarefas simples de comunicação. Era um Lumia 520. Some people will recognize it.

    2. Avatar de donkeykid
      donkeykid

      Eu ando!
      Android 4.3

    3. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Duvidas mas não queres var nem saber os factos, eu ‘investigo’ quando vejo 80% do utentes de transportes publicos agarrados ao telele a viagem toda e reparo que cada vez mais pessoas resiste aos ‘telemoveis burros’ ou então alem dos jogos para nada mais serve. eu já tive Andrades e IOIOs mas agora tenho um Nokia novo mas a moda antiga. farteime de os rootear, e instalar Andrade e IOIOs sem minhocas os melhor que conseguia.
      E a maioria das aplicações uteis, (a das trotinetes eletricas). podiam e deviam poder usar telemoveis ‘tradicionais’ já que até dão para ter MB e seguir o estafeta mas não querem programar para tais bichos preferem os que lhes dão muito guito sem se esforçarem muito até porque o mais caro, (debuh de hardware e software), deixam para os palpavos compradores e assim.

  4. Avatar de Philippe Marques
    Philippe Marques

    The real problem is that there’s a problem on openssl before 1.0.2 and CA certificates after 20211001
    What is said, is the services from google will be affected, not really, others services will be for those versions.
    And not only Android, other “old” operating systems will be affected too.

  5. Avatar de David
    David

    Penso que a noticia não está muito correcta, versões android desde a 4 há bastante tempo, mais de 1 ano, que já não têm actualizações atraves do Google Play. Ou seja, muitas aplicações já não funcionam desde essa altura !

    1. Avatar de Vítor M.

      E milhares deles agora vão deixar de funcionar com aqueles serviços agora. Uns pararam há um ano, outros agora.