Milhares de Androids enviam dados dos utilizadores para a China

74 Comentários

São conhecidos vários casos de fabricantes que recolhem informação dos utilizadores e que, de forma encapotada, a enviam para si. Este sempre foi um procedimento reprovável e que depressa acaba por ser descoberto.

Mas se esta situações por norma estão contidas ou são casos de malware, um novo surgiu, em larga escala, e que é culpa de uma empresa de software.

Android Adups

Segundo está a ser reportado, são mais de 700 milhões os smartphones que, periodicamente, recolhem informações sobre os utilizadores e os enviam para a China. Segundo a Kryptowire, a empresa que descobriu esta aplicação, a cada 72 horas o histórico localizações, de chamadas, de contactos, mensagens enviadas e muitas outras informações são silenciosamente enviadas para a empresa Shangai Adups Technology.

Isto resulta de um backdoor, criado pela Adups, que está instalado em smartphones de entrada de gama de várias marcas chinesas e que tem como objectivo a recolha desta informação. O problema está a escapar aos fabricantes que não tinham até agora conhecimento deste software instalado nativamente nos seus equipamentos.

Não é ainda possível descortinar se esta recolha de informação tem os normais propósitos de recolha de informação para fins publicitários, como várias marcas fazem, ou se faz parte de um plano mais alargado do próprio governo chinês para recolher informações de forma generalizada.

Android Adups

Segundo a Adups, que já reconheceu a existência deste software instalado de forma escondida nestes equipamentos Android, este não deveria estar a ser colocado nesses smartphones. A sua existência faz parte de um projecto que teve com um fabricante chinês, que tinha pedido para conseguir controlar o comportamento dos seus utilizadores de forma remota.

A BLU, uma das marcas que têm equipamentos que apresentam este problema já veio a público reconhecer que os seus smartphones estão “infectados” e apresentou também uma actualização que remove a aplicação da Adups. No caso desta marca, são 120 mil os equipamentos afectados.

Esta nova situação volta a colocar em causa a segurança dos dados e a da privacidade dos utilizadores, que confiam nos fabricantes para que os seus equipamentos estejam livres de firmware com recolha de informação ou que, pelo menos, alertem os utilizadores sempre que o fizerem.

Via: New York Times

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJCS
    AJCS

    Sou um simples utilizador, o mais comum dos mortais, mas por estas e outras uso um telemóvel, não um smartphone. E uma utilização minimalista, mas as minhas necessidades de comunicação são essas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não te preocupes que se alguém te liga/recebe chamadas/sms tuas essa informação vai parar ao servidor sem que tenhas sequer um smartphone…

    2. Avatar de Paulinho
      Paulinho

      Mas alguem ainda vompra android em 2016? O povo e burro mesmo

      1. Avatar de Jonithu
        Jonithu

        Antão Paulinho? Somos assim tão burritos ao termos android?
        Tens um iphode? 😉

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Se alguém compra? Talvez, cerca de 87.6% do que vendido é Android

      3. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        se tens um iphone, os teus dados não são enviados para ninguém, podes apostar isso;)

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Nada melhor que deixar de usar essas modernices, deixar de usar internet, e colocar papel de alumínio na cabeça.

    1. Avatar de rui
      rui

      É automático, sempre que há notícias destas vem alguém com o discurso do papel de alumínio, do desligar a internet e outros do género. Como se a preocupação com a privacidade fosse coisa de malucos.
      Sim, eu sei que a privacidade total é mito mas daí a deixar que uma empresa qualquer tenha acesso a demasiada informação a meu respeito vai uma grande diferença.

      1. Avatar de bakdoor
        bakdoor

        Mas o alumínio na cabeça resulta e é barato.

        1. Avatar de Toni
          Toni

          Dizem que papel vegetal é ainda melhor!

          1. Avatar de jonas92
            jonas92

            estamos a falar de cozinha certo?

      2. Avatar de Tony
        Tony

        Acho que ele está com ironia, não?

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Só ligo o cabo de rede porque não tenho nada a esconder. Mas uso sempre o papel de alumínio na cabeça, não quero que nada de obsceno saia para fora. 😉

      3. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        O alumínio na cabeça ajuda a identificar, já que provoca interferência nos sinais rádio… logo não só não ajuda na privacidade como ainda aumenta a vigilância. Mas algo sem capacidade de reflexão de sinais rádio, pode ser boa ideia para os paranóicos claro.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Depois vem-te queixar que o teu seguro é caro ou que não consegues arranjar seguro em lado nenhum ou que o teu empréstimo de habitação é caro ou que não consegues arranjar em lado nenhum…

  3. Avatar de LG
    LG

    Daí nunca confiei em marcas baratas chinesas… Mas não quero dizer que estou safo…

    1. Avatar de PauloM
      PauloM

      Okay, esta errado e tem que se tentar inverter essa situacao, ja estou a basculhar o meu android para minimizar o impacto, antivirus com firewall, provavelmente nao resolve o problema completamente mas sempre deve ajudar.
      A apple nao faz isso, o Facebook tb nao, a microsoft muito menos,… and on,… and on.
      Deixemo-nos the ser hipocritas ou melhor tretas “chinesas???!!!”, todos fazem isso cabe ao utilizador tentar precaver-se.

      1. Avatar de PauloM
        PauloM

        ha esqueci-me da GOOGLE esta de certeza absoluta que nao recolhe dados dos utilizadores.

      2. Avatar de LG
        LG

        Sim daí disse que não estou safo…

        De qualquer forma, a china bate recordes em rumores/histórias destas e na minha opinião prefiro manter o pé afastado…

        Porquê achas que muitos smartphones chineses baratos não entram no mercado europeu? Não cumprem certas requerimentos. Um deles é de não serem fabricantes com qualquer certificado de segurança e outros termos…

        1. Avatar de PauloM
          PauloM

          Ok so for US ta-se bem, se for chines people we have a problem,…. a serio.

          1. Avatar de LG
            LG

            Mas tu leste sequer meu comentário? Só acho que os da marca barata chinesa sejam piores pelo que li na net… Onde é que eu disse que o resto é seguro?

    2. Avatar de PauloM
      PauloM

      Tenho um Xiaomi MI5 e estou satizfeitissimo e so ainda noa comprei o smartwatch XIAOMI AMAZFIT pq infeizmente ainda so tem a versao chinesa no momento que sair a versao inglesa compro.

      1. Avatar de P
        P

        Isso não quer dizer que não tenha problemas semelhantes a este, e falo com conhecimento de causa.

        1. Avatar de PauloM
          PauloM

          Eu nao disse que nao tinha, pelo contario de certeza que devem recolher informacao como os outros, nao sou tao ingenuo e hipocrita a esse ponto.
          Eu so quero referir de que da China vem muito boa coisa, agora na questao de obter dados sao como os outros.

  4. Avatar de gigbola
    gigbola

    Estava pensando em comprar um xinoco, ja tou a ficar com o pé atraz

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      não é só chinocas que têm isso, os windows e apples recolhem como se não houvesse amanhã.

    2. Avatar de Joao 2348
      Joao 2348

      O melhor é comprar TugaLink i7 que é do melhor… ups não existe!

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Apesar da BLU ser pelo que penso americana, o que li foi que esses Android são chineses ou de empresas estrangeiras clones de modelos chineses, encomendados a essas empresas hardware e software e muitos deles (as empresas que encomendaram o fabrico) nem sabiam o que continha o software.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Agora de maneira a que se perceba.

      1. Avatar de IT Consultant
        IT Consultant

        ” o que li foi que esses Android são chineses ou de empresas estrangeiras”

        muito bom pedaço de comédia!

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Este é o verdadeiro perigo, hoje em dia quase todos os fabricantes, senão mesmo todos, terão componentes no smartphone fabricados na China e não controlam o processo de fabrico na totalidade e em que pode ser embebido este tipo de software sem que a empresa que encomendou saiba.

      Quer dizer que não há nenhum fabricante livre desta situação…

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu envio todos os dias fotos e videos de gatos a brincar para a china!

    1. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      É as tuas corrdenadas GPS, cartão de crédito, número de telemóvel, chamadas, etc.

  7. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Ultima hora: Milhares de Androids, Iphones e Windows Phone enviam dados de utilizadores para os States…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Milhões queres tu dizer…

    2. Avatar de Nitro
      Nitro

      Big Brother (não o tal dos reality -shows) is watching you!

    3. Avatar de Paulo Salsinha
      Paulo Salsinha

      N compares..na china n ha democracia calas e comes, nos estados unidos protegem o teu rabo gordo quando estas aflito com alemaes ou russos

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Em quanto lhes for conveniente. E não penses que é de borla.

        1. Avatar de Pedro Apple
          Pedro Apple

          Ninguem disse que era de borla mas agradece lhes o facto de n seres nazi ou comunista neste momento

          1. Avatar de João MS
            João MS

            Não percebo a relação.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Paulinho continua a não haver relação loool

      2. Avatar de neapo
        neapo

        LOL right vai estudar.

        1. Avatar de chicosoft
          chicosoft

          Exacto, ia responder exactamente o mesmo… 🙂

    4. Avatar de Raposao
      Raposao

      Androids enviam para a Google, iPhone para a Apple e WP para a Microsoft. Quem usa aceita os termos.

      O caso da matéria é sobre malwares, software que rodam e enviam informações a terceiros sem o consentimento do usuário.

      Existe um abismo entre essas duas situações.

  8. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Meus caros,
    Não há almoços grátis!…

    1. Avatar de P
      P

      E eu a pensar que o meu telemóvel era mesmo de borla /s

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Existe algum inocente que ainda acredita que existe empresas que não enviam informações seja por software ou hardware seja na china ou na lua???

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Mas uma coisa é o teu iphone enviar para apple ou wp enviar para a microsoft, outra é ter este tipo de malware a enviar para uma qualquer empresa que ninguém sabe…. Tens é que perceber a differença

      1. Avatar de Eu
        Eu

        E qual a diferença de mandar o teu iphone enviar para apple ou wp enviar para a microsoft das outras??? Não é tudo pela mesma finalidade?

        1. Avatar de dumitru
          dumitru

          Nao, eles nao fabricam o android para meter la a tal aplicação. E qual a diferença entre os teus contactos e fotos serem entregues para appe,ms ou google ou serem entregues para mim?! Este é que é a grande diferença

  10. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Cuscoid… Graboid…
    Tanto faz.

  11. Avatar de Str
    Str

    Não nos vamos enganar e pensar que só a empresa A o faz. Quase todas, sejam de software ou hardware,o fazem e quem não o faz está desertinho para o fazer. Elas tem consciência que a informação é um filão e que eles estão em posição privilegiada, seja para uso deles ou para vender a terceiros. Veja-se o caso da Microsoft que sempre vendeu o Windows, de repente e do nada passa a oferecer o mesmo!! Sente-se ameaçada pelo SO da Apple ou pelo Linux? O que mudou? Nós agradecemos claro, mas ficamos com a pulga atrás da orelha.Olha a google e o facebook, de onde tiram tantos milhões? A vender publicidade direccionada e não só. Eles recolhem muito mais do que admitem. De certa forma têm a faca e o queijo na mão.

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Mais um, mas vou dizer mais uma vez, uma coisa é usar equipamentos ou software official e aceitas que este envia i formação desde o dia que o compraste, outra coisa é ter este tipo de malware a enviar para empresas de terceiros.

  12. Avatar de O Rei Roto
    O Rei Roto

    Ao ler o título pensei que iam falar do KingRoot e do KingoRoot, que têm todas as permissões no smartphone e que a cada 15 minutos enviam dados para IP chineses. :]

  13. Avatar de Alvim
    Alvim

    Porque razão a foto é de um HTC 10? Apagaram o meu anterior comentário…

    1. Avatar de jonas92
      jonas92

      porque as imagens tem direitos de autor e custam dinheiro…deve ter sido a foi a primeira grátis que encontraram…

      1. Avatar de Vítor M.

        Exatamente. Meramente ilustrativa.

    2. Avatar de Vítor M.

      Atenção às palavras, não faz sentido comentar para ofender quem comenta… moderação sff.

      A foto é meramente ilustrativa.

  14. Avatar de Paulo Salsinha
    Paulo Salsinha

    Iphone o mais seguro, android o mais inseguro, lumia os o mais indiferente

    1. Avatar de P
      P

      Porque a Apple controla toda a cadeia de fornecimento na china…

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Software não é na china.

        Abc

    2. Avatar de DarkMode
      DarkMode

      E o Pai Natal existe…

  15. Avatar de Luis Araujo
    Luis Araujo

    Adoro este preconceito, montes de empresas americanas fazem esta recolha em menor ou maior escala, mas sendo uma chinesa ou russa quase de certeza esta a recolher dados para o governo.
    Estão bem formatados pelos média e governo a americano.

    Snowden deste cabo da tua vida para nada, este povo continua com os olhos tapados.

    1. Avatar de dumitru
      dumitru

      Tu é que estas com os olhos tapados. Hoje em dia todos recolhem informação. Mas uma coisa é a ms ou apple vender o equipamento e software deles e recolher a informação, outra é ter aplicações ou malware de terceiros e a informação ir para sei la qual empresa. Acho que tu é que estas mal formatado, muitas vezes nao concordo com pplware mas aqui nao houve nada de errado com a noticia

  16. Avatar de iSad
    iSad

    who cares, desde que nao venham ao me bolso.

  17. Avatar de li70
    li70

    Podem sempre usar a app noroot firewall bloqueias o que queres.
    Mas certas apps que provavelmente usas vais dar acesso entao logo la estas de novo comprometido ;p

  18. Avatar de Jogão
    Jogão

    Os Telemóveis da DECO também têm um malwate instalado na Rom “search service”. A soluçao definitivs passa por colocar outra rom.

  19. Avatar de bola
    bola

    Todos os SOs e outras aplicações enviam dados de telemetria, notícia tendenciosa mas enfim não é mentira é um facto.

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tive um alcatel que tinha uma rota estática para um ip chinês. Reiniciei o telefone para parâmetros de fábrica e a rota manteve-se. Contactei o importador… deviam pensar que estava a falar chinês! A razão para esta rota? Não tenho ideia nem investiguei. Mas penso que uma grande quantidade de marcas têm backdoors nos equipamentos que vendem.

  21. Avatar de No Iphone
    No Iphone

    Concordo com o LG. É do meu clube. No china phones. LG Classe e design. Ver o V10

  22. Avatar de AlexX
    AlexX

    Não foi Napoleão que disse: “Deixem a China dormir. Que quando ela acordar o mundo tremerá”? Pois já acordou e muito em breve será com grande avanço a primeira potencia mundial. Eles não têm o mínimo interesse na vida das pessoas comuns, têm sim interesse na espionagem industrial e roubo de invenções ainda não patenteadas e esta é apenas mais uma forma de alcançar os seus intentos.