Microsoft matou de vez o projecto de migração de apps do Android

61 Comentários

Os planos da Microsoft quando mostrou ao mundo o Windows 10 Mobile eram grandes e abrangiam muitas áreas. As mais importantes revelaram a intenção de criar formas para importar aplicações desde outros sistemas de forma transparente e com o mínimo trabalho.

Depois de vários passos no sentido certo, até com algumas ferramentas lançadas, eis que a Microsoft matou de vez o projecto Astoria, que ia trazer as apps Android para o Windows 10 Mobile.

Astoria

A aposta da Microsoft para o projecto Astoria era forte. Esta seria a forma simples de transpor as aplicações Android para o Windows 10 Mobile de forma quase directa, removendo aos programadores a penosa tarefa de apresentar uma nova linguagem de programação.

Todos os trabalhos desenvolvidos seguiram essa filosofia. A Microsoft tinha o seu modelo e as ferramentas prontas para deixarem a zona de testes, começando a aventura no mundo real.

Mas a Microsoft resolveu dar alguns passos atrás e anunciou agora o fim deste projecto, focando-se de forma única no projecto Islandwood, que faz o mesmo, mas para o iOS.

Astoria

A justificação da Microsoft

O anúncio do fim do projecto Astoria e da portabilidade de aplicações Android para o Windows 10 Mobile, foi feito através de email para os que estavam a aguardar para testar esta novidade.

Segundo a Microsoft os programadores mostraram a sua preferência pela versão para iOS e a abordagem seguida, isso levou à escolha óbvia pelo Islandwood e a sua filosofia.

You told us that the iOS Bridge architecture, using a middleware SDK-based approach rather than the Android Bridge’s emulation-based approach, provides a significantly better mechanism for integrating code with Windows and enhancing it for each device.

Consequently, as we have carefully considered this feedback, we have decided that we would focus on the Windows Bridge for iOS and make it the single Bridge option for bringing mobile code to all Windows 10 devices, including Xbox and PCs.

Resta agora aos programadores focarem-se no iOS e na forma que a Microsoft vai encontrar para transpor as aplicações deste sistema com o mínimo de trabalho.

Será simples criar as aplicações universais e assim alimentar a loja de aplicações do Windows, que bem precisa de ser reforçada para cativar ainda mais utilizadores.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu acho que isso tem mais a ver com a compra da Xamarin do que com o que eles dizem.

    1. Avatar de Lino Lisboa
      Lino Lisboa

      Xamarin não é para fazer o contrário? Construir apps multi plataforma a partir de apps windows c# ? O inverso é possível?

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Resposta da Microsoft:

        “We received a lot of feedback that having two Bridge technologies to bring code from mobile operating systems to Windows was unnecessary, and the choice between them could be confusing. We have carefully considered this feedback and decided that we would focus our efforts on the Windows Bridge for iOS and make it the single Bridge option for bringing mobile code to all Windows 10 devices, including Xbox and PCs. For those developers who spent time investigating the Android Bridge, we strongly encourage you to take a look at the iOS Bridge and Xamarin as great solutions.”

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O Android até consegue por lento um Windows Phone…

          1. Avatar de Silencio dos Inocentes
            Silencio dos Inocentes

            Tem tudo a ver com lentidão tem sempre né ? Isto é estupido para devs que queiram ter multi plataforma, inclusive WP não é uma guerra de plataformas

          2. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            O WP é uma lástima na multitarefa, deve ser por isso que querem Apple, pois ela mantêm os apps nas rédeas para manter a qualidade de uso dos iDispositivos. A multitarefa da Apple é bem melhor do que do WP, que está sempre “retomando….”, “demorando…”.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Isso é pela qualidade do sdcard. Já tive esses “retomando” quando tinha um sdcard de classe 4… Mudei para um classe 10 e melhorou de que maneira 🙂

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Sim sim.. Com a Xamarin a ideia é outra. Pelo que percebi vai permitir programar em C (acho) e exportar para a plataforma universal Windows e ainda para iOS e Android. Programas uma vez e alcanças TODO o mercado.
        É uma situação em que todos ficam a ganhar e em que é preciso ser muito burro ou muito preconceituoso para não aproveitar.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Xamarin funciona com a linguagem C#, se bem que não deve ser difícil expandir para qualquer uma .Net.
          Xamarin não é só para Windows, iOS e Android, é também para Mac OS e Linux, porque embora houvesse o mono, convenhamos que não era grande substituto ao .Net. E essa ideia de programar uma vez e exportar para todo o lado é a ideia do Java por defeito. O Java e o C# sempre foram 2 linguagens muito iguais, sendo que o Java ganhava na portabilidade e o C# ganhava em algumas funcionalidades. Acabando com a ponte que traria aplicações em Java para o mundo do Windows Phone faz com que programadores possam preferir usar C# em vez de Java, pois estão a obter maior possibilidade de mercado.

        2. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          A monopolista Microsoft, que não têm expressividade no mundo mobile e que têm que correr atrás de público fica com essas estratégias ridículas. Os fanboys não dizem que é uma maravilha o sistema… Então, para que ficar emulando outras plataformas????

          Isso é ridículo. Espero que a iniciativa fracasse. Não precisamos de mais empresas monopolistas na área. A Microsoft têm 90% do desktop, então que fique por lá. Rei morto, rei posto.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        E desta que compro um lumia sem apps e sem updates. Para isso android faz melhor ou iphone. Pensando bem vou de iphone

        1. Avatar de rudua
          rudua

          Tas a brincar certo? Sem updates? Todos mas todos os aparelhos vendidos com wm10 recebem updates regularmente e directamente da Microsoft. Não queiras comparar com andróide

        2. Avatar de flavio
          flavio

          Existem lumias com 3 anos a receber updates. E já pensas te que nem toda a gente precisa de ter 1001 apps instaladas e apenas precisa das mais básicas?

        3. Avatar de Rui Barbosa
          Rui Barbosa

          E vai bem servido, não restam duvidas!
          Mas vá sentado, assim o mais confortável que conseguir no ponto do i…

        4. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Se te dá mais jeito compra o IPhone…

      4. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Sim, faz o contrário. Mas se tiveres a hipótese de programares em Java para Android, iOS e Windows Phone, ou programares em C# para os mesmos 3, a maior parte escolhe Java. Com isto a Microsoft consegue atrair mais devs para a sua linguagem e consegue que criem mais apps nativas para Windows Phone, garantindo compatibilidade com iOS e Android

  2. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    O Windows 10 existe

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas alguma vez esteve vivo?
    Os números dizem o contrario é o OS que menos se vende… Cheguei a usar 2 semanas um equipamento(lumia 520) que a empresa nos cedeu pensei que tinha voltado a idade da pedra.
    Ao fim de 2 semanas convenci o patrão a trocar para um xiaomi, foi logo outra vida, já lá vão 6 meses e nada a apontar bom equipamento para trabalho 🙂

    1. Avatar de kekes
      kekes

      À 6 meses compraram um aparelho que já tem 3 anos para a empresa? Grande compra.
      Deviam ter comprado ZTE blades para toda a empresa para manter a coerencia.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Há 6 meses, e não à!!!!!!!!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O H em 6 meses fartou-se de esperar e foi embora.

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Como é que um ZTE blade é comparação para o lumia 520? O ZTE foi lançado em 2010 e o lumia em 2013…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Lê lá com atenção o que o kekes escreveu a ver se percebes. E que já estás lá quase.

    2. Avatar de José
      José

      Experimenta um telefone, se é que experimentou, vejo aqui imensos comentário falsos, notem-se logo. Como dizia, um equipamento de base e teve logo o azar de ter um experiência tão má! Olhe, que eu tenho todos os sistemas em vários equipamentos distribuídos cá em casa e já ninguém prescinde do WP! Nem provou por que voltou à idade da pedra, sendo o S.O., WP 8.1 tão fluido e recente, comparado com o omnipresente Andriod 4.1 ou para os mais sortudos 4.4! Costuma o povo dizer: Quem desdenha, quer comprar!

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Eu volta e meia faço comentários, sempre tentando serem construtivos e sem entrar em guerras…
      Perco algum tempo a escrever em bom Português, pelo menos tento usar acentuação e nada de abreviaturas.
      Neste artigo dei uma opinião a este comentário e nunca foi publicado, já me acontece algumas vezes, não me sinto bem com isso, pois vejo comentários mesmo inúteis e mesquinhos apenas para picar utilizadores desta ou daquela plataforma e quando tento ser diferente e buscar algo mais construtivo o comentário desaparece…
      Claro que não o escrevo mais..
      O que peço é apenas mais atenção aos moderadores, porque se querem cortar cortem nos comentários inúteis (IPhone e os ISheep, WP é uma merda, Android é lag), caso contrário nem usem moderação.
      Peço desculpa pelo desabafo, chateou-me perder alguns comentários que fiz ao longo de alguns dias..

      1. Avatar de Vítor M.

        Atenção que os teus comentário estão cá. Podem é por vezes demorar um pouco, mas estão cá.

  4. Avatar de manuel
    manuel

    Acho piada que não há uma única notícia sobre o release do concorrente do directx o vulkan e a rápida adoção da indústria de videojogos a este novo paradigma….

    Ja agora umas notícias sobre o Linux vinham a calhar não?

    1. Avatar de anonimo informado
      anonimo informado

      Em Fevereiro ainda não se sabia, não era oficial, entretanto em Maio a Microsoft anunciou uma novidade que até já se sabia, mas ficou oficial.. procura a frase “Microsoft loves Linux”

  5. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Tanta imbecilidade junta

  6. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    Finalmente foco numa só coisa para ver se anda para a frente. Apps de iOS são sempre melhores que Android por isso até pode ser uma vantagem.
    Para alem do mais já existem provas dadas que funcionam de forma fluida como por exemplo candy crush e o Figure

  7. Avatar de Mark
    Mark

    Podiam ter falado de todos os projectos. M$ não é só coisas más
    Microsoft stated:

    The Web Bridge (Hosted Web Apps) helps bring HTML and JavaScript web-based apps to the Windows Store and takes advantage of the rich capabilities of the Windows platform, such as Live Tiles, Cortana integration, in-app purchase capabilities and more. This shipped as part of the standard Windows 10 SDK in July and we’ve already seen adoption from companies such as Shazam and Yahoo.

    Project “Centennial” helps bring existing Win32 and .NET-based apps to the Windows Store and is in testing with a set of developers now. We’ll have an early iteration of the tools soon, and then we’ll expand the program and support a broader range of developers.

    The Windows Bridge for iOS (project “Islandwood”), enables developers to bring Objective-C iOS apps to the Windows Store, was released to GitHub as an open source project in August and we’ve been releasing updates to it frequently. Just last week, we released an update which included the first ARM32 preview compiler drop.

  8. Avatar de Mark
    Mark

    Já está disponível novo firmware para o 830 e mais modelos viram. Esta é a primeira fase da actualização para o W10 Mobile.

    “As we have previously reported, carrier approval will be needed before older Windows Phone 8.1 products can receive an over-the-air Windows 10 Mobile software update. However, once that is completed, Microsoft looks like it can then push out software updates to the OS without carrier approval.”

    Mas com um grande senão, é preciso ter o WP 8.1 instalado 🙁

    “Windows Insiders that would like this firmware immediately will need to recover to 8.1 using the Windows Device Recovery Tool, install the new firmware, and then update to Windows 10 Mobile once again”

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Isso já foi resolvido. Agora tens updates de firmware através do programa insiders. Já não precisas de fazer rollback para 8.1 e deixas de estar dependente da operadora.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Se foi resolvido já não sei, isto foi algo que li numa noticia ontem.

        http://www.windowscentral.com/new-lumia-950-and-950-xl-firmware-rolling-out-along-lumia-830-and-lg-lancet

        Mas depois da actualização do firmware não deverá muito para começarem a aparecer as primeiras actualizações para W10 Mobile.

        Para já fico como insider que está bastante estável.

  9. Avatar de Toderici
  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    So um maluco compra um lumia sem apps. Quem o fez arrependeu se mas claro que aqui dizem que nao para esconder frustracao

    1. Avatar de Rudua
      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Excelente demonstração!

    2. Avatar de Rui Barbosa
      Rui Barbosa

      A vida é isto, é como se fossemos maiores do que o que somos, quando damos por isso passamos o dia a instalar apps no smarphone só para não sermos frustrados…

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Só espero que me digam como viver sem o Snapchat.

    4. Avatar de Rui Barbosa
      Rui Barbosa

      A vida é isto, é como se fossemos maiores do que o que somos, quando damos por isso passamos o dia a instalar apps no smarphone só para não sermos frustrados…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    O raimundo e o celso tb trolavam a dizer que lumia era bom e afinal usam os 2 android. So rir

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Mas conheces-me de algum lado para estares a dizer isso com tantas certeza?
      ..ou estás a falar de outro Raimundo?

  12. Avatar de Pedro Pedrosa
    Pedro Pedrosa

    Muita comichão vos faz o Windows 10 Mobile.
    Não gostam, usem outro. Fácil…
    Não percebo essa necessidade de se afirmarem do género “O meu é melhor que o teu porque eu não uso nem nunca usei esse”.
    Parecem miúdos da primária…

    1. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Já vi que percebi o comentário ao contrário.
      My Bad

  13. Avatar de Luis Felix
    Luis Felix

    Se tivesse saido uma “Ai” Coisa seria diferente..

  14. Avatar de Tony
    Tony

    Só para corrigir, em W10M as apps Android seria para emular e apps do iOS seria para portar o código

  15. Avatar de Tony
    Tony

    O pior para uma tecnologia plataforma é achar que é a melhor, é o começo do declínio. Normalmente as tecnologias mais promissoras são as que se batem. Também ouvi o mesmo do Google em 1998, “para quê, nunca vai dar em nada, ja temos o Yahoo e o Altavista”

  16. Avatar de Carlos Ribeiro
    Carlos Ribeiro

    É por estas e por outras que vou ter que voltar outra vez para o android que até nem gosto , pois o dinheiro não chega para um IOS decente, com muita penha minha a Microsoft conseguiu acabar com a Nokia ( 1020) excelente hardware , software morto….
    Não percebo, tanta merda da parte da Microsoft , é datas adiadas, é updates que afinal já não vão ser, etc,etc para um sistema que é insignificante comparado com os outros dois, nem as empresas lhe ligam pois quando criam apps é como se a microsoft não existisse.
    Se eu fosse CEO da microsoft agia mais e prometia menos, parece-me que de facto a microsoft quer acabar com a divisão dos telemóveis pois todo o seu comportamento aponta nesse sentido( venda das apps próprias).
    Como disse tenho pena mas vou partir para outra que esta está morta…..

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Faz sentido, tendo em conta a oferta que a Microsoft tem.

    A ideia da Microsoft é convencer o pessoal a usar as ferramentas da Microsoft para desenvolver apps para Android e já que estão com a mão na massa, ao mesmo tempo façam apps para a UWP. A ideia nem é completamente estúpida porque o emuladore de Android do Visual Studio dá 10 a zero ao da Google.

    A longo prazo desconfio que a ideia é estender a UWP tanto ao Android como ao iOS.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Exacto! Uma plataforma para desenvolver uma vez e publicar para todas as plataformas.
      Temos que admitir que é pensar muito à frente.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Isso não é possível, pois requer que cada sistema operativo dê suporte para o runtime da UWP, o que nunca sucederá no iOS pelo menos.
      Podes é dizer que querem criar uma ferramenta de programação em que se pode escrever código uma única vez e sai uma versão para cada plataforma, mas isso já existe de alguma forma.

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    A build 107 já saiu (no inicio de fevereiro) para os Lumias 950 e nem uma palavra do PPLware. Saiu ontem uma firmware nova para os Lumias 950 e nem uma palavra do PPLware….

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Se não falam do smartphone mais completo e avançado que alguma vez foi apresentado iam falar disso?

  19. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    Felizmente. A pior insider build que saiu foi a que tinha o subsistema Android

  20. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – São empresas, fazem o que querem e lhes apetece, é só marketing e estratégias (E desde que não “matem” ninguém, têm todo o direito a isso).
    – Agora ficar chocado…. Só para fanáticos e maluquinhos por “marcas” (seitas SA). Os utilizadores nunca foram prioridade para empresa nenhuma! O dinheiro deles, sim. Agora os slogans “funções”, “flexibilidade”, “compatibilidade”, “assistência”, “personalização”, etc… Desde que não dê lucro… Querem eles lá saber!…
    – Por mim, quanto à MS (e a todas as outras devs de software), até podem colocar o Windows a 5000 euros, e com obrigatoriedade de renovação da licença semanal…. Que, por mim, é-me indiferente. Melhor ou pior… O “opensource”, até hoje, nunca me faltou com nada.
    – Só mesmo o programa de contabilidade é para o Windows OS, graças à imposição das nossas finanças (uma ditadura que gostamos e deixamos), que assim também querem contribuir para ajudar a “coitadinha” da MS, amigos e “afins”…

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    É a Verge portuguesa.

  22. Avatar de Mark
    Mark

    Já que andam a apagar comentários só por birra, ao menos apagavam todas as respostas.
    E se querem ser rigorosos, deviam apagar os comentários ofensivos que coisas como: “pagaste-o a fazer broxes!” não ficam lá muito bem.

    Já agora uma sugestão: fechem o website assim não são incomodados pelos chatos dos leitores e ficavam todos mais felizes.

    1. Avatar de Rui Barbosa
      Rui Barbosa

      Isto de incomodar a redoma do rentável não pode ser…
      Obrigado Pplware.
      Viva a censura!

  23. Avatar de sakura
    sakura

    a MS. tem todo o .net em open S. já o java não se saber o que vai aconteçer com a google e o android……

  24. Avatar de Xerono
    Xerono

    Querem ser ELITISTAS como os gajos da APPLE, isso é que é da moda, agora os ANDROID…. Eu só compro android.