O Microsoft Edge está prestes a chegar ao Android e iOS

43 Comentários

O Microsoft Edge está a chegar ao Android e ao iOS. Depois do fiasco do Windows Mobile, a Microsoft está a apostar numa nova abordagem: fazer com que o Android e o iOS trabalhem melhor juntamente com o Windows 10. A versão mobile do Edge ficou disponível hoje como versão Beta para quem é Insider do Windows.

No núcleo do Microsoft Edge para o Android e iOS, encontra-se a funcionalidade “Continue on Pc”. De facto, ela será utilizada sincronizar as suas pesquisas na Web entre o seu Smartphone e o computador, de modo a poder continuar onde ficou.

Microsoft Edge

Além disso, será possível sincronizar as suas palavras-passe e os seus marcadores favoritos, de modo a ter sempre consigo tudo aquilo que precisa.

Em termos de design, a Microsoft tentou igualar a versão para Desktop do Microsoft Edge, mas em termos de funcionalidades ainda há algumas que estão a faltar. Por exemplo, para já os separadores que temos abertos e o histórico de pesquisa ainda não estão a ser partilhados com a versão para Desktop do Edge.

Neste momento, a Microsoft está a tentar alcançar os utilizadores de Smartphones iOS e Android, portanto suporte para tablet vai ter que esperar. Isso significa que todas as funcionalidades que poderíamos ter com a ajuda da Apple Pencil no iOS ainda vão ter que esperar. Por outro lado, o suporte da Cortana também ainda não foi incluído.

Microsoft Edge

Mas em termos de motor de busca, a Microsoft não se limitou apenas ao Bing e optou por incluir o motor de busca da Google e o Yahoo. No entanto, as definições ainda são um pouco limitadas. Nestes primeiros tempos será possível bloquear pop-ups e cookies e limpar o histórico de pesquisa. No entanto, a Microsoft ainda não incluiu suporte para bloqueio de anúncios.

Se já é um Windows Insider, só precisa de aceder a esta página e confirmar que é um Insider. De seguida a Microsoft enviará uma mensagem com as instruções para instalar a primeira versão Beta do Edge para Android ou iOS.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Macarrão
    Macarrão

    Tendo em conta que a grande utilidade do edge e para instalar outros browsers, e tendo chrome no android e safari no iOS não entendo quem o irá instalar. Utilidade e performance e do pior que há neste browser

    1. Avatar de Balearic Soul
      Balearic Soul

      Tenho de concordar. Eu que sou fã da Microsoft não o utilizo. É pesado, encrava sempre no Facebook ao fim de 5 minutos de scrool e faltam tantos extras para o tornar produtivo… um lixo de browser, a bem da verdade. :/

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Em android, uso e conheço muita gente a usar o Opera… Mais rápido, menos problemático, melhores funcionalidades que o Chrome…

      Melhor browser que já usei para smartphone, OPERA.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Eu também uso opera porque está disponível em tudo o que uso:
        Smartphone Windows; Tablets Android; PC Linux e PC Windows…

    3. Avatar de Catarina Leal
      Catarina Leal

      O Chrome é uma porcaria no desktop, fará no Android mesmo.
      Acorda
      Safari, Edge, Opera e Vivaldi encostam o chrome a um canto.

      1. Avatar de Logic
        Logic

        Ana melhores funcionalidades que o chrome? tendo a duvidar fortemente disso. Podes explicar?
        Catarina porcaria porque?

        Vocês falam bastante a toa, e difamam bom software sem nenhuma explicação, é bastante díficil encontrar 1 browser tão completo como o Chrome.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Diz lá as funcionalidades do Chrome…

          Tem picture in picture como o Safari?

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Por acaso até tem

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Não, não tem!

          3. Avatar de Toni da adega
            Toni da adega

            Talvez Demasiado técnico para perceberes mas serve de informação
            https://developers.google.com/web/updates/2017/09/picture-in-picture

        2. Avatar de Migael
          Migael

          Chrome: Tem suporte para Windows 10 Mobile? Não.
          Opera: Tem suporte para Windows 10 Mobile? Sim.

          Caso encerrado.

      2. Avatar de Goto
        Goto

        Sempre usei o Chrome para desktop e nunca tive problemas com lentidão ou outros bugs. Isso deve ser derivado a sites estranhos que visitas. Tens de ter mais atenção por onde andas.

    4. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      2005 ligou… quer a piada sobre o IE de volta.

    5. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Atualiza o Windows no PC (só podes estar a falar de Windows para PC quando escreves “Tendo em conta que a grande utilidade do edge e para instalar outros browsers”) a ver se encontras melhorias.
      O Edge evoluiu muito desde o primeiro lançamento.

      1. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        O EDGE pode ter evoluído mas continua a crashar por tudo e por nada… então no Facebook… 5 minutos de scrool e aparece logo; Microsoft EDGE não está a responder. e isto nos meus dois PCs, um deles com 16GB de RAM. :/

        1. Avatar de gentleman
          gentleman

          Não me parece que o Edge esteja num estado decente se faz isso no seu pc. No meu portatil com 4 anos funciona perfeitamente e tem um i5 3210m

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo porque ainda se dão ao trabalho A utilidade, pelo que percebi, do Edge no Windows é para instalar outros browsers, nomeadamente o Chrome, logo duvido muito que utilizadores do iOS substituam o Safari pelo Edge ou os do Android pelo Chrome.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      “Não percebo porque ainda se dão ao trabalho A utilidade, pelo que percebi, do Edge no Windows é para instalar outros browsers”
      Já o usaste para poder dizer isso?
      É fácil dizer mal quando não se conhece (“pelo que percebi”….). O Edge evoluiu muito desde o seu lançamento.

  3. Avatar de rgj
    rgj

    Firefox com ublock origin sempre a bombar! Pode até ser um pouco mais lento, que é, mas não há publicidade e há mais privacidade! Além disso também sincroniza com PC como o Chrome, embora não tão eficaz, mas funciona…

  4. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    Há pessoas que usam porque confundem o simbolo com o do IE, pensam que estao a usar o IE…

  5. Avatar de poiou
    poiou

    Se sair versão final para android, e se funcionar decentemente com sincronização e addons mudo do firefox para o edge.
    Já agora para nós, tugas da tugalândia, para que queremos a integração com a cortana se não há cortana pt-pt (e não venham dizer que é a mesma coisa que a cortana pt-br)?

    1. Avatar de AiOGajo
  6. Avatar de Ed
    Ed

    Se funcionar tão mal como no Windows mobile é para esquecer

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Não tenho razões de queixa.
      Que problemas encontras?
      Que atualização tens no Mobile?

    2. Avatar de Ed
      Ed

      Um exemplo retroceder sem querer, certas páginas é como se o touch não funcionasse, entretanto o smartphone avariou a semana passada

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Avariou na semana passada? Já pensaste que se calhar o problema era hardware e não software?

        1. Avatar de ed
          ed

          Avariou porque sofreu uma queda e não ligou mais.
          Alguém com os mesmos problemas que eu? Também vos acontece a página recarregar do nada? Chega a ser incómodo pois às vezes estou no youtube e o vídeo começa de novo..
          Era um lumia 640 ds

      2. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Não seriam problemas de hardware, já que avariou na semana passada?
        Estou a escrever num Windows Mobile e não tenho qualquer problema…. (e é uma versão insider já que é um Lumia 930)

  7. Avatar de NS
    NS

    Tanto especialista especializado em especialidades, nomeadamente em Browsers….. Livra!

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Não percebem nada, mas explicam tudo?!

  8. Avatar de Rui RM
    Rui RM

    “Depois do fiasco do Windows Mobile” .. LOL

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      É para rir mesmo…

  9. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    Para quê? Não faz nada que o Firefox não faça melhor e de forma mais segura e privada para o utilizador.

  10. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Aprovava mais a decisão de adicionar outros browsers no WM..

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Isso não cabe a Microsoft. Cabe sim a outras empresas, nomeadamente Google, fazer isso.

  11. Avatar de Ricardo Martins
    Ricardo Martins

    No projecto em que trabalho, o último “bug” que “corrigi” (por assim dizer), foi um work around para um bug do Edge… e agora dizem que se está a reproduzir!

  12. Avatar de Pjs
    Pjs

    Nexus 6P Chrome
    Ipad Pro Safari
    Windows 10 Edge

    1. Avatar de Migael
      Migael

      Que mistela, olha para mim:

      Lumia: Opera
      LenovoTablet: Opera
      PC: Opera

      E posso aceder ao histórico e favoritos de um ou a dados que deixei no outro a qualquer momento….

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        iOS firefox (futuro Edge)
        Laptop firefox dev edition & edge
        Desktop edge & firefox

        Depois do acima estar a correr em boas condições, bye firefox (menos o dev edition por razoes obvias)

      2. Avatar de Pjs
        Pjs

        Uso sempre o browser nativo de cada sistema operativo.
        Os favoritos que possa ter no smartphone são diferentes quer no ipad quer no pc.
        São opções…

  13. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Boa…mais um, se vier forte, ajuda a que os outros se aperfeiçoem e isso só pode ser bom para nós utilizadores.

  14. Avatar de Ivan Moreira
    Ivan Moreira

    Não percebo o porque de tanta critica quanto mais escolha houver melhor para nós utilizadores…mas pronto

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    No Android, para que? Temos o Google Chrome que é muito mais leve (Ainda mais do que no PC) Temos muitas mais alternativas como o Mozilla Firefox, Opera, Entre outros. Por mim, minha opinião é não ter nada da concorrência, no caso da Microsoft, o Navegador edge.