Microsoft afinal acabou por não investir dinheiro na Cyanogen

10 Comentários

O interesse da Microsoft na Cyanogen tem sido falado há já algum tempo. Nunca se materializou e nunca se confirmou do real interesse, mas a necessidade de conseguir investimento por parte da Cyanogen abriu portas que até agora não existiam.

Mas do que se sabe agora, a Cyanogen conseguiu garantir grande parte das verbas que queria, sem que a Microsoft tivesse entrado na ronda de investidores e assim tendo ficado de fora.

Cyanogen_1

Fontes ligadas à Cyanogen informaram alguns meios de comunicação de que estará para muito breve o fecho de um negócio que permitira à empresa conseguir recolher cerca de 110 milhões de dólares, valor que fará parte e engrossará as necessidades de 500 mil dólares que se dispôs a conseguir.

Este valor será fornecido pela PremjiInvest, um fundo de investidores, que dará forma à necessidade de capital da Cyanogen.

Com a entrada deste novo investidor e com o aproximar do atingir da meta proposta fica claro que a Microsoft irá ficar de fora da Cyanogen e da capacidade de influenciar os desenvolvimentos desta empresa que mantém a sua versão própria do Android.

Mas ao não entrar no financiamento da Cyanogen a Microsoft não deverá ficar de fora deste ecossistema e do que a sua versão de Android disponibiliza.

Outras fonte relacionadas com este processo dão como certos contactos entre a Microsoft e a Cyanogen, com a intenção da colocação das aplicações da empresa de Redmond directamente no Android da Cyanogen, de forma nativa e pré-instalada.

Cyanogen_2

A presença destas aplicações da Microsoft dentro do Cyanogen irá abrir uma porta que a Microsoft hoje tem fechada e a que quereria aceder. Ao ter pré-instaladas as suas aplicações o acesso dos utilizadores seria invariavelmente acedido.

Com o crescimento que a Cyanogen quer dar ao seu sistema operativo, com a presença em muitos mais dispositivos e em outros fabricantes, a presença da Microsoft estaria ainda mais alargada e atingindo muitos mais (potenciais) utilizadores.

Este pode ser a forma mais barata e mais útil para que a Microsoft alargasse a base de utilização das suas aplicações, garantindo a presença na Cyanogen, uma das maiores alternativas ao Android da Google e aos dispositivos que a usam.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Alves
    André Alves

    A microsoft não vai ganhar muito, eles já têm as suas aplicações no google play, por isso nao muda muito

    1. Avatar de rogerio
      rogerio

      provavelmente ela quer ( ou queria ) algo equivalente ao que houve no windows 95/98 ao embutir o navegador no sistema operacional.

      1. Avatar de Rafael

        Você quer dizer praticamente o exatamente o que a Google faz com o Android hoje…

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    Ainda bem que não investiu e espero que a Cyanogem não aceite a parceria da Microsoft e não queira nada com essa empreza. A MS parece uma samsuga que se aproveita de todos hoje em dia.

  3. Avatar de SF
    SF

    Como deves imaginar para uma empresa da dimensão da Microsoft isso não basta.
    O investimento na cyanogem podia oferecer a possibilidade das aplicações da Microsoft virem nativas com as ROMs e consequentemente iria forçar varias pessoas a utilizar essas soluções.
    Sinceramente não sei o que seria melhor para o desenvolvimento da cyanogem, continuar sozinha ou encontrar um grande aliado. É certo que com a Microsoft por trás tenho em mente que a implementacao da marca seria mais rápida.

  4. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Android com um bonequinho azul e a correr com a kernel do Windows… Que tal?

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Fonix. É melhor que não

  5. Avatar de transcendez
    transcendez

    Não tenho nada contra a Microsoft, mas até é bom que a CyanogenMod se mantenha “independente” isso também contribui para o charme da mesma.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Concordo contigo em que a Cyanogem continuar independente e continuar com o seu trabalho.

      Até nem quero imaginar o que seria ter uma mistura entre Android e WP, seria mesmo uma desgraça.

  6. Avatar de Luís Antunes
    Luís Antunes

    A compatibilidade/interoperabilidade de apps de várias empresas é interessante do ponto de vita da flexibilidade do utilizador. Agora, a cyanogen “corromper-se” ao permitir apps microsoft nativas vai contra a ideologia que a originou. Tudo o que seja imposto é desprezável.