Não deixe que o Messenger do Facebook o espie no Android

28 Comentários

Não têm sido fáceis os últimos dias do Facebook. Para além do problema que rebentou com a Cambridge Analytica, muitos começaram a abandonar a rede social, o que se refletiu na sua cotação em bolsa.

Há, no entanto, para quem fica na rede social, uma consciencialização dos dados que são partilhados, muitas vezes de forma inconsciente. Depois de vermos o que o Messenger do Android recolhe, é hora de explicarmos como se podem desligar e parar de partilhar essa informação.

Messenger

Ao instalar o Messenger no Android somos brindados com um conjunto de pedidos de permissões de acesso ao Android, que muitos não entendem, mas que acabam por concordar dar acesso.

É com base nessas permissões que o Facebook recolhe muita da sua informação e que, na verdade, nem necessita para poder prestar o serviço do Messenger. Vamos ver como podem controlar essas permissões e remover as que não precisam.

Como aceder às permissões do Messenger no Android

No Android as permissões estão nas Definições, junto das informações de cada uma das aplicações. Devem por isso, e em primeiro lugar, aceder às Definições do Android.

Messenger

De seguida, e para continuarem este processo, devem procurar e abrir a opção Aplicações e notificações.

Uma vez ai dentro, devem procurar o acesso à lista de todas as aplicações. Isso é feito na opção Informação da aplicação.

Messenger

Por fim devem percorrer a lista de aplicações até que encontrem o Messenger. Para acederem aos seus dados devem carregar na app.

Como alterar as permissões do Messenger do Android

Agora que têm acesso às informações da app Messenger, é hora de verificar que permissões esta tem associada. Procurem por Permissões e abram essa zona.

Messenger

Ao abrirem vão ver a lista das permissões possíveis e aquelas a que já têm acesso. Pare removerem qualquer permissão só precisam de a desligar.

Mas as permissões não fazem falta ao Messenger?

Claro que estas permissões, para além de serem (supostamente) usadas para recolher dados, são necessárias em algumas das funcionalidades nativas do Messenger. É por isso importante que ponderem e vejam as que querem remover. No caso dos SMS serve para confirmar a vossa conta e para ler e enviar mensagens, se ativarem esta opção.

Messenger

Há ainda o armazenamento e a câmara, que serve para a partilha e captura de fotografias, o microfone para gravar e enviar mensagens de voz e a localização para a partilha da mesma.

Mesmo que removam todas as permissões, o Messenger irá voltar a pedi-las sempre que precisar. Devem nessa altura ponderar se querem mesmo abrir essa porta do vosso Android ao Facebook.

O grande problema do Messenger do Facebook

Facebook rouba secretamente informações de utilizadores Android

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    entao quando descobrirem que o facebook ate guarda os vossos sms e as vossas chamadas…..

    android… a explorar users desde 2008

    1. Avatar de Lumia 640 XL

      Contactos, localização – mesmo que desliguem a localização e gps -, o que pesquisam, a quem ligam e quantas vezes, etc..
      Ha tanto tempo que fazem isto e ninguém reparou nisto?
      Deviam era ter começado pela Google e so depois o Facebook.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        A Google é muito pior que o Facebook…

      2. Avatar de Enfim
        Enfim

        Exacto…
        Entao pega e paga bem e aproveita para seres espionado na mesma… ou a tua memoria e curta e ja te esqueceste que apple rastreava os users mesmo com a opcao desativada?
        A Google sabes isso leite te dizem e pagas a eles assim, mas e empresas como a Apple? Já não pagas o suficiente no equipamento+acessorios+itunes+apple music, etc? Deviam era comecar por esses…

    2. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      O Facebook… Partilhar em tempo real a nossa localização com fotos e tudo, com quem estamos e o que estamos a fazer, está tudo bem, guardar dados para caracterizar os utilizadores… É o pânico! A falta de privacidade! #deleteFacebook

  2. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Eu já algum tempo desinstalei o Messenger e passei a usar o Disa.
    Claro que perco algumas funcionalidades, para para o que necessito dele, serve perfeitamente.

  3. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    O pessoal deu autorização ao Facebook para aceder aos seu dados pessoais é óbvio que o Facebook tem os dados. Foi-lhe dada autorização para poder fazer isso.

    Um dia vai-se a descobrir que o True Caller tem acesso a toda a tua lista telefónica e registo de chamadas telefónicas

    1. Avatar de pedro
      pedro

      este opina mas nao acerta uma….

      aconselho ires pesquisar antes de opinar!

  4. Avatar de José Canastro
    José Canastro

    Até me admira vocês ainda não terem escrito nada sobre a Xiaomi estar prestes a entrar oficialmente em Portugal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque “ainda” não é verdade. Pode vir a ser, mas para já, e temos informações de “dentro da empresa”, ainda não é verdade. Além disso, quem trouxe a Xiaomi para Portugal foi o Pplware, lá atrás há muitos anos, quando ainda ninguém conhecia a Xiaomi, como tal, toda essa informação só é relevante quando foi oficialmente confirmada a veracidade, isto porque conhecemos o caminho feito pela empresa e a forma como normalmente trata certos assuntos 😉 . A par disso, tudo o que se fala dos registos no INPI não são mais que a tentativa da marca para acabar com certos abusos (poderemos ver em breve até ações da marca ao nível judicial por aproveitamento ilícito de marca ou imagem). A empresa já fez o mesmo em vários outros países e isso à altura não significou em nada a entrada da marca nesses mercados.

      Por isso, vamos ver como se desenrola o processo, mas as informações que temos 😉 ainda não são de que a marca entrará oficialmente e por conta própria em Portugal.

      1. Avatar de Gouveia
        Gouveia

        Mas abriu na Polónia, com preços do outro mundo para os primeiros visitantes… Fogo, que sorte eles lá na Polónia

        1. Avatar de Vaas
          Vaas

          Sorte ? Secalhar ainda pensas que PT é mais avançado que a PL xD
          Portugal é país de 2a ao lado da Polónia

          1. Avatar de eu
            eu

            foste de erasmus e achas que sabes tudo de lá nao? desnecessário esse comentariozinho…

  5. Avatar de carlos p
    carlos p

    tanto filme por causa do facebook. tanto ódio por causa do facebook…. desliguem a internet se não sentem seguros. e fica assunto arraumado

    1. Avatar de carlos p
      carlos p

      arrumado*

  6. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Eu acho uma piada a alguns comentários que por aqui se lêem.
    Primeiro o Messenger não é exclusivo para Android por isso o IOS provavelmente também sofre do mesmo problema.
    Segundo se as pessoas simplesmente aceitam tudo sem ler e nem pretendem saber o que determinada aplicação faz, por isso a é culpa delas(as pessoas).
    Terceiro Google, Facebook, Twitter, etc disponibilizam serviços gratuitamente a generalidade dos seus utilizadores sendo que esses serviços têm de ser suportados por hardware, electricidade, etc que têm custos. Sendo que o utilizador comum não paga por esses serviços as empresas têm de ir buscar rendimento a algum lado o que faz da publicidade a fonte de rendimento. A publicidade tem de ser dirigida e objectiva para que cative o utilizador e para isso é necessário saber do que este gosta.
    Se não querem ser “espiados” não usem os serviços ou paguem por eles.
    Quarto problemas de segurança existem em todas as plataformas a diferença é que para algumas é um problema para outras a maquina de lavagem cerebral (marketing) fazem os iGnorantes acreditarem que a falha é na realidade uma “feature”.
    Quinto, toda a gente sabe que, por exemplo, é possível ao nosso governo cruzar informação e saber a marca de preservativos que usam, de que tamanho, sabor etc e entretanto não vejo ninguém a preocupar-se com isso.

    Se não querem que se saiba nada sobre vocês se calhar é melhor matarem-se. Afinal se mandarem uma sms nem que seja de um velhinho nokia a mesma vai ficar armazenada nos servidores do vosso operador móvel.
    Se enviaram uma carta é possível que a mesma até possa ser aberta.
    Se calhar é melhor usarem sinais de fumo (mesmo assim toda a gente vai ver)
    Um encontro com o destinatário, se calhar há alguém por perto a ouvir ou algum aparelho apontado a vocês a ouvir/ver.

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Só há uma maneira segura e meter um fio ligado ao fundo dos dois copos de iogurte

      1. Avatar de Bruno Martins
        Bruno Martins

        Olha que mesmo assim é possível. A vibração provocada pelas ondas sonoras é transmitida pelo fio, pelo que se atares uma corda a essa corda vais conseguir ouvir a conversa. :-p

  7. Avatar de Márcio Mendonça
    Márcio Mendonça

    E com outros apps? Por exemplo, uso atualmente o Friendly para acessar o facebook. Será que ele me “rouba” tanto quanto o messenger do facebook?

  8. Avatar de Arkan
    Arkan

    quando usava ele so tinha permissao a microfone…só! ja vi casos no xda de usarem a camera pelo messenger sem permissao

  9. Avatar de Flavio
    Flavio

    Isso so funciona em Android 6 ou superior, correto?
    Com o 5.1 não tem como desligar…

    E mesmo no 6, temos que dar a permissão ao instalar, correto? Pelo que podem logo fazer coleta.

  10. Avatar de Luciano
    Luciano

    Nada é seguro mesmo a propria segurança não é segura.

  11. Avatar de Tiago Amaral
    Tiago Amaral

    Não entendo o porquê de tanto escândalo. notícia seria descobrir que o Facebook armazena os dados só temporariamente é que o Facebook sendo uma empresa privada não procura lucros e que quer contribuir para a acção social. Eu sempre tive noção disso. E vou continuar a usar o Facebook.

  12. Avatar de José Tapadinhas
    José Tapadinhas

    Temos de ter cada dia mais cuidado

  13. Avatar de Marco
    Marco

    andam todos preocupados com o Facebook ter acesso à lista de chamadas e sms, mas depois usam o fb messenger, instagram (mensagens) e whatsApp que pertencem ao facebook.
    Se estão assim tão preocupados com o FB então apaguem a vossa conta do FB, do Instagram e deixem de usar o WhatsApp. E o vosso problema fica resolvido.

    Mais uma vez se vcs não pagam por um serviço, então vocês são o produto e qd se diz vcs diz-se as vossas informações. Não há almoços de borla.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Na verdade não aparenta existir nenhuma rede social, aplicação de mensagens/ chamas/ video-chamadas realmente segura e privada, têm todas defeitos/ limitações em algum nível. No final do dia: não há almoços grátis… simplesmente a legislação não o permitem na maior parte dos casos, e mesmo que o permitisse prestar um serviço a potencialmente milhares de milhões têm custos e ou são o comprador ou o produto… na maior parte das vezes ambos! É por isto que tenho sempre receio de serviços de Internet e similares demasiado baratos… porque se não tiverem muito lucro através da vossa carteira vão tentar arranjar através de um qualquer outro esquema menos leal/ correcto… quando não mesmo ilegal.