Melhore o desempenho do LG Optimus One P500

85 Comentários

Por Francisco Franco para o PPLWARE.COM

Para todos os que já compraram um smartphone com Android,  certamente que se identificarão com a seguinte “história”. Abrimos a caixa, ligamo-lo, configuramo-lo e para nossa surpresa inicial o Sistema Operativo voa quando comparado com o nosso telemóvel antigo. Alguns dias mais tarde começamo-nos a aperceber que afinal não era assim tão rápido como nos pareceu, e o Android novo do vizinho que custou 500 euros é realmente um Ferrari e o nosso não passa de um simples Renault ou Fiat.

Para ter o seu telemóvel a um nível de performance superior, apresento-vos um pacote de tweaks.

lg_00

Este pacote foi inicialmente criado para o LG Optimus One P500, mas a sua utilização pode ser alargada a qualquer aparelho Android, e por isso mesmo adaptei um pouco o script original para que o pudesse disponibilizar aqui no Pplware.

O objectivo destes tweaks é retirar carga ao processador e à kernel para que tenham mais tempo, e poder de processamento, para realizar todas as outras tarefas inerentes ao sistema. Claro que ao mesmo tempo irá melhorar a vida da bateria.

Instruções:

  • 1 – Fazer download do pacote acima exposto
  • 2 – Passar para o sdcard
  • 3 – Reboot para a recovery
  • 4 – Flash do tweaks.zip
  • 5 – Reboot

Não aconselho a a utilizar este pequeno mod se o utilizador não estiver habituado a este tipo de procedimentos.

Há também a possibilidade de editar o ficheiro /system/build.prop com as seguintes opções:

wifi.supplicant_scan_interval=300
windowsmgr.max_events_per_sec=260
ro.lge.proximity.delay=25
mot.proximity.delay=25
net.tcp.buffersize.default=4096,87380,256960,4096,16384,256960
net.tcp.buffersize.wifi=4096,87380,256960,4096,16384,256960
net.tcp.buffersize.umts=4096,87380,256960,4096,16384,256960
net.tcp.buffersize.gprs=4096,87380,256960,4096,16384,256960
net.tcp.buffersize.edge=4096,87380,256960,4096,16384,256960
ro.HOME_APP_ADJ=1
ro.mot.eri.losalert.delay=1000
video.accelerate.hw=1

Podem usar um explorer do género do Root Explorer para editar o ficheiro, acrescentar estas opções no fim do ficheiro e depois com um reboot fica tudo activo.

Basicamente são definições do sistema Android para melhorar a fluidez do scrolling, a sensibilidade do sensor de proximidade, aumentar os buffers das redes, deixar o Launcher em memória etc.

Para terminal quero realçar que não sou responsável por qualquer dano que possa acontecer pela má utilização do que foi mencionado acima, ficando isso, a cargo do utilizador.

Utilizadores do LG Optimus One P500 fiquem atentos pois na sequência deste artigo irá sair outro sobre uma Rom e uma Kernel especiais para que o vosso telemóvel não fique apenas um Ferrari, mas um autêntico foguetão.

“Este mod só funciona se o utilizador tiver uma rom com root e com suporte para “init.d”. Para verificar se tem suporte para “init.d” navega-se com um explorer até /system/etc e se lá estiver uma pasta com o nome “init.d” então está tudo ok.”

Desde já o meu agradecimento à equipa do Pplware pela oportunidade que me deram de escrever estes artigos, e já agora ao meu colega e grande amigo Christian por me ter aturado e testado os “productos” durante todo o seu processo de concepção.

Download: tweaks.zip

Partilhar:
Tags:

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor Andrade

    Muito Bom!!

    Isso é possível mesmo só para o LP P500?

    cumps

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Também tenho um lg kg500 dual sim. (de touch) não
      e Android mas já ouvi dizer que dá para meter o android no telemovel. é verdade?

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    «Todos nós já comprámos um telemóvel com Android.»

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quem não comprou, tem certamente nos planos comprar um :).

      1. Avatar de RicardoResende
        RicardoResende

        Oi? Lol..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Olha o Ricardinho, há quanto tempo 🙂 Tens andado desparecido.

          Um abraço
          PP

      2. Avatar de João Ramiro
        João Ramiro

        Errr, nop 🙂

      3. Avatar de toni antonio
        toni antonio

        nem todos…. hehehe

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa Tarde..

    Comigo não resultou 🙁
    Diz que não consegue encontrar o ficheiro system/etc/init.d/00tweaks, será por possuir a ROM Javali 8 ?

    Cumprimentos..

    1. Avatar de Wilson Mendes
      Wilson Mendes

      Boas, tenho o javali 8, assim que chegar a casa vou testar… se bem que se calhar vou fazer pelo método do ficheiro de texto que é mais seguro(penso eu do que tar a flashar.

      Pedro, Já agora, não há perigo em flashar? Caso as alterações já existam, ele vai duplica-las? Cumps []

      1. Avatar de PTGamer
        PTGamer

        javali? oi? isso é 2.2 ou 2.3?

        1. Avatar de Francisco Franco
          Francisco Franco

          Estas optimizações não existem na Javali, portanto não há problema 😉

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      Não encontrar como assim? Onde aparece essa mensagem de erro?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Ao Flash o tweaks!! O caminho de acesso é que não está correcto, porque o ficheiro que está no .zip tem o nome de 40tweaks e não 00tweaks. Mas mesmo alterando não funciona…

  4. Avatar de kombo
    kombo

    3 – Reboot para a recovery
    4 – Flash do tweaks.zip
    5 – Reboot

    quando fizer o reboot para recovery vai logo carregar o respectivo ficheiro?

    1. Avatar de kodiak
      kodiak

      Nops.

      Tens, na recovery, a opção de flashar. Entras aí e depois escolhes o ficheiro que está no cartão.

      kodiak

  5. Avatar de rsantos
    rsantos

    só fica mesmo a faltar a possibilidade de colocar o flash player =D

    1. Avatar de CMTuga
      CMTuga

      Isso simplesmente é impossível…

      1. Avatar de fserve
        fserve

        Não é impossível, existe sim o flash player 10.1 para o P500

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1155538

  6. Avatar de Litlehouse
    Litlehouse

    Por acaso não está, nem nunca esteve, nos meus planos comprar um Telemóvel/PDA com sistema Android, exactamente pelos motivos apresentados neste artigo, isto é, este sistema permite que cada utilizador, isto levado ao exagero, tenha o seu sistema próprio, o que faz com que as aplicações rodem nuns e não rodem noutros.
    Eu tive essa má experiência com os anteriores Windows e fiquei “vacinado”. Agora só quero WP7.
    Abraços

    1. Avatar de blind
      blind

      “vacinado” .. e só queres WP7 … quer-me parecer que ficaste foi infectado …
      tenho o sony x10 mini pro, que vinha com a versão 1.6, que entretanto foi actualizada para a 2.1 e todo o software que tinha antes do update, continua a funcionar …
      Ter por referência as más experiências em windows e generalizar para android (que a base é linux) … não me parece muito coerente… bem como não é NADA coerente a tua ultima afirmação “Agora só quero WP7” … valente tiro no pé!!!

      Best Regards
      Blind

    2. Avatar de BiteZero
      BiteZero

      @Litlehouse
      então preferes um OS no qual sejas obrigado a utilizar o mesmo conforme o fabricante “manda” ao invés de poderes personalizar um conforme a tua utilização e preferencias?!
      Ok..cada um tem uma opinião..

      1. Avatar de Igorov
        Igorov

        @Litlehouse

        Então compras um carro e se ele puder ter melhor desempenho consumos menores e melhor fiabilidade com meia dúzia de click´s.. vais dizer que não??
        O facto de podermos adaptar o que quer que seja a nós próprios é uma mais valia e não um problema!

        WP7?? …get real dude.. Android rulez!! LOL

  7. Avatar de kombo
    kombo

    Qual é a parte do ficheiro que posso editar? é que o ficheiro tem muito mais texto do que referido acima.

    Agradeço ajuda
    Obrigado

    1. Avatar de PTGamer
      PTGamer

      podes adicionar no fim.

      xxxx.xxx
      x.xxx
      xxxx.xxx
      xxxxxx.xxxx
      xxxx.xxxxx
      xxxxxx
      xxxx
      xxx
      aqui ficam as linhas acima referidasx

  8. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    “productos”?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quando o Francisco Franco me enviou o artigo tb li essa frase algumas vezes. Mas depois percebi que certamente o amigo do Francisco, o Christian, não será português…talvez Espanhol ou Italiano…daí o “productos” 🙂

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Foi um pequeno trocadilho porque o meu amigo é Alemão, foi para dar um ar de graça eheh

        1. Avatar de Dogzilla
          Dogzilla

          Eu sou um pouco picuinhas com os erros de Português, daí o reparo. Não foi com má intenção. 😀

  9. Avatar de Tiago Moreira
    Tiago Moreira

    Obrigado pela dica…
    Mas eu sou proprietário de um Boston…Será que posso aplicar as alterações no ficheiro build.prop?
    Alguém se atreve a testar? 🙂

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      Podes sim, sem problema 😉

  10. Avatar de Luís Salvador

    Muito obrigado. Tenho este telemóvel e precisava de um artigo assim ;D

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é um artigo que precisavas…era mesmo o “producto” ou seja, nesta caso do tweaks 🙂

  11. Avatar de Pedro Mariz
    Pedro Mariz

    BOAS !!

    Eu quero mesmo fazer isto ao meu, mas não sei como fazer …

    “Não aconselho a a utilizar este pequeno mod se o utilizador não estiver habituado a este tipo de procedimentos.”

    Eu queria mesmo melhorar o meu …

    Alguém pode colocar um vídeo a demonstrar sff …

    1. Avatar de J. João Cunha
      J. João Cunha

      +1

      1. Avatar de eu
        eu

        +1
        não peço um video, mas um tutorial dava jeito, passo a passo 🙂

        1. Avatar de Francisco Franco
          Francisco Franco

          Foi um pequeno lapso da minha parte e já pedi ao Pedro para me modificar o artigo para informar que este mod só funciona em roms com Root com suporte para init.d.

          Se esse for o vosso caso então é tão simples como descrevi. Fazer download to tweaks.zip, transferi-lo para o sdcard, fazer reboot para a recovery, fazer Flash do .zip e quando estiver terminado fazer reboot e já está.
          Se não souberem seguir este pequeno guia então não aconselhava a tentarem 😉

  12. Avatar de Kombo
    Kombo

    Boa tarde

    Será possivel alguem explicar os passos, pk a informação assim não é nd explicita e passo a explicar porque:
    Eu tenho a versão 2.2.2; tento editar o ficheiro não consigo atraves do root explorer ou a outra forma? tento tento atraves do pacote e reboot tb não da.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Kombo,

      Vamos esperar pelo Francisco. Ele é que é o autor do excelente artigo e dos tweaks. A ver se ele aparece entretanto.

      PP

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Passo a citar o que escrevi acima:

        “Foi um pequeno lapso da minha parte e já pedi ao Pedro para me modificar o artigo para informar que este mod só funciona em roms com Root com suporte para init.d.

        Se esse for o vosso caso então é tão simples como descrevi. Fazer download to tweaks.zip, transferi-lo para o sdcard, fazer reboot para a recovery, fazer Flash do .zip e quando estiver terminado fazer reboot e já está.
        Se não souberem seguir este pequeno guia então não aconselhava a tentarem ;)”

  13. Avatar de kombo
    kombo

    Já descobri a forma mais fácil… depois de instalar o root explorer vamos a paste system e copiamos o ficheiro build.prop para o SDcard mas sempre atraves do root explorer.
    Depois ligamos o telemovel ao pc acedemos ao SDcard e editamos o ficheiro build.prop atraves do word por exemplo e colamos a informação acima no ficheiro fazemos save.
    Depois fazemos o copy do ficheiro do SDcard para o system mas sempre atraves do root explorer.
    E por último basta reiniciar e voilá.

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      Ora bem, assim também serve 🙂

    2. Avatar de Gusmão
      Gusmão

      como vc conseguiu copiar build.prop para o SDcard usando o root explorer?

  14. Avatar de K
    K

    Há uma coisa que não foi dita no artigo (ou eu não reparei).

    Alterações ao build.prop (ou a qualquer outro ficheiro no /system) exigem privilégios root. Consequentemente, o root explorer, para além de pago (2.85€), só funciona, como é obvio, se tiver privilégios root.

    Confiar num build.prop trabalhado por outra pessoa para não dar bronca, tudo bem. Mas andar a mexer sem saber não resulta muito bem. Um bocado semelhante ao registo do windows.

    Para flashar o .zip geralmente é necessário colocar na raíz do cartão sd, reiniciar o telemovel em modo recovery e depois utilizar o zip a partir daí com uma opcção estilho “flash from zip”.
    Mas essa opção está disponível na recovery de origem? Não tenho a certeza até porque eu nunca vi a desse telemovel (nem o tenho, só outros android) mas eu tinha ideia que era necessário substituir primeiro a recovery por uma custom (tipo clockwork) para ter essa opção. Nesse caso, seria necessário primeiro explicar como fazer isso (fastboot flash, p ex)

    O trabalho de quem escreveu o artigo é de louvar, até porque há muito android que é um nojo de trabalhar mesmo porque os operadores não se dão ao trabalho de as melhorar, MAS acho que este artigo foi escrito com algumas considerações prévias que não foram ditas. Quando nada é dito, assume-se que partimos da rom default de origem, e tal não me parece ter sido o caso.

    Peço desculpa, no entanto, se tal não for assim, mas pelo menos deveria ter sido dito a partir de que roms isto foi testado para evitar comentários do estilo:

    “Comigo não resultou
    Diz que não consegue encontrar o ficheiro system/etc/init.d/00tweaks, será por possuir a ROM Javali 8 ?”

    De resto, força nisso, isto é um dos pontos fortes do android, afinal, personalização. 🙂

    1. Avatar de eu
      eu

      inteiramente de acordo. tenho umm P500, li o artigo todo, e fiquei sem perceber como se fazia, se era preciso “root”.

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Exacto, peço imensa desculpa, foi um lapso da minha parte. Parto sempre do principio que as pessoas têm root, portanto nem me lembrei.

        Como disse acima este procedimento só funciona com uma rom com Root e com suporte para init.d.

  15. Avatar de Spark
    Spark

    Este desempenho também pode ser aplicado no Samsung Galaxy Mini?

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      Provavelmente sim, mas como eu não possuo esse terminal não posso dizer se funciona ou não.

      1. Avatar de Spark
        Spark

        Pois, então é melhor nem tentar para evitar estragar o aparelho, vou esperar por futuras dicas, obrigado.

  16. Avatar de Ghost_Rider
    Ghost_Rider

    Um Dual Core de 1Ghz a embalar num simples fórum da internet… Enquanto que um Single Core de 600Mhz não embala…

    Em conteúdos flash, a história é obviamente ao contrário, mas o Flash não é tudo na web.

    Ainda acho um exagero as especificações dos Androids…Ponto de vista hardware é tudo bem potente, chega-se ao produto final e não é nada especial.

    1. Avatar de Ghost_Rider
      Ghost_Rider

      Não me levem a mal, eu não estou a tirar mérito ao artigo.

      É o Android em si…

  17. Avatar de Paulo Pedrosa
    Paulo Pedrosa

    Boas, tenho este modelo e estou a pensar fazer root, embora não saiba muito bem como isso é feito. alguém sabe de algum tutorial na web?!

  18. Avatar de Migueel
    Migueel

    A ROM Javali já vem com isto?

  19. Avatar de WJustice
    WJustice

    “..o Android novo do vizinho que custou 500 euros é realmente um Ferrari e o nosso não passa de um simples Renault ou Fiat…”

    Vocês têm alguma coisa contra os Renault? Ou vamos ter problemas? 🙂

    1. Avatar de Igorov
      Igorov

      Hahahah
      E assim se passa de Android para renault 😉
      Se tivesse aqui um botão “like”… LOL

  20. Avatar de Jean Santos
    Jean Santos

    Tenho este mesmo telefone com Android 2.2.2 mas nao tenho acesso root. Podem publicar um post com um tutorial para desbloquear este acesso?

    1. Avatar de Igorov
      Igorov

      Ja alguem neste conjunto de comentários fez “copy” “paste” do que já por aqui (pplware) existe sobre os acessos a root…
      Contudo acho melhor ainda a malta aprender a safar-se tal como eu e muitos mais, ajuda? sim claro.. toca a ler!

      Até tem tópicos sobre cada um dos modelos que vêm saindo.. Tudo o que precisam de saber!
      Boas Leituras 😉

      1. Avatar de Igorov
        Igorov

        Pois.. era isso a que me referia 😉

      2. Avatar de kombo
        kombo

        Z4root não da para a versão 2.2.2

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Para a versão 2.2.2 só consegui fazer root através do GingerBreak ( http://www.mediafire.com/?adwhja9t8r3qdbj ). Copias para o sdcard e instalas. No Fim o tlm é reiniciado.

          1. Avatar de Kombo
            Kombo

            Yap com o GingerBreak é na boa tens de activar a depuração. depois instalas o no-frills CPU e o super-user para dar permissão e vais ser ele a voar =)

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Não conhecia o No-Frills CPU Control.. Boa Aplicação, obrigado pela dica Kombo 😀

  21. Avatar de Ricardo Borges
    Ricardo Borges

    Alguem tem noção de quando sai o update oficial 2.3 da LG ?
    Já agora, alguem tem experiência com este terminal e um iphone4 ? Sei que é uma comparação diferenciada, mas tenho oportunidade de adquirir um iphone4 acessível e estou na dúvida…

    1. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Entre este e um iPhone 4 eu não teria qualquer tipo de dúvida e apostava no iPhone 4. Se estivesses a comparar o iPhone com um Nexus S, ou um Galaxy S (especialmente agora que vai sair o S2) ainda se compreendia a dúvida (:P), mas com um Optimus One a resposta é só iPhone.

      1. Avatar de Ricardo Borges
        Ricardo Borges

        Em relação ao hardware claramente que é superior, o que me referia era em relação ao OS de um e outro. Sei que o Ios é mais estável e simplificado, mas mais limitado que o android certo ?

        1. Avatar de Dogzilla
          Dogzilla

          Mais limitado é, não tem a elasticidade do Android, em parte porque Android é open-source. Quanto à estabilidade e simplicidade, tens razão, não há muitos ao nível de iOS. Eu gosto muito dos produtos da Apple (excepto o iPad, eu e os tablets não nos damos bem) incluindo os sistemas operativos que eles têm: Mac OS e iOS. Se fosse para mim, não tinha a mínima dúvida que o iPhone já estaria a caminho.

          É claro que no ramo da personalização peca, pois não está ao nível do Android, não tem toda uma comunidade por trás, … mas no geral é muito, muito bom.

          E tendo em conta que a outra opção é um LG… hmmm…

    2. Avatar de Fernando Ramalho
      Fernando Ramalho

      Entrei em contacto com a LG por causa do update… e fui informado que este virá no final de Junho.

      Sei que a versão do P500 para a Vodafone já vai na 2.2.2 mas a da Optimus (que é a que me interessa) ainda vai na 2.2.1 por isso não sei se será update para a 2.2.2 ou 2.3

      A ver vamos…

      1. Avatar de K
        K

        A diferença entre 2.2.1 e 2.2.2 não é por aí além. Agora para a 2.3, aí sim, já há muita coisa nova. Se vais esperar por updates, espera pelo 2.3 que começa a ficar mais vulgarizado a cada dia que passa 🙂

        1. Avatar de Dogzilla
          Dogzilla

          Não há nada como a CyanogenMOD para quem quer 2.3. Ou 2.3.4 no meu caso, é o que estou a usar. Maravilha. 😀

          1. Avatar de Pedro Marques
            Pedro Marques

            mas tas a usar essa ROM no P500? podes partilhar como fizeste pra mudar? tenho a 2.2.2 vodafne..

  22. Avatar de rui Duarte
    rui Duarte

    Por Favor Façam Um Tutorial!!! queria mesmo fazer isso, mas não percebo nada disso!!!

  23. Avatar de Vipauer
    Vipauer

    Boas pessoa,

    Só para informar que depois de instalar este “tweak” algumas das minhas aplicações deixaram de abrir dando a mensagem que ocorreu um erro no arranque da aplicação.
    Deixei de poder usar muitas das minhas aplicações.

    Fiz tudo direito e correu bem. Notei mais rapidez e mais autonomia mas…aplicações nicles.

    Cumprs

    1. Avatar de kombo
      kombo

      Boas Vipauer não sei como fizeste mas da forma como explico penso que seja mais facil e sem stress o meu esta a funcionar muito bem.

      “Já descobri a forma mais fácil… depois de instalar o root explorer vamos a paste system e copiamos o ficheiro build.prop para o SDcard mas sempre atraves do root explorer.
      Depois ligamos o telemovel ao pc acedemos ao SDcard e editamos o ficheiro build.prop atraves do word por exemplo e colamos a informação acima no ficheiro fazemos save.
      Depois fazemos o copy do ficheiro do SDcard para o system mas sempre atraves do root explorer.
      E por último basta reiniciar e voilá.”

      1. Avatar de Vipauer
        Vipauer

        Esqueci-me de referir que tenho um Sapo A5!!!

        Cumprs

  24. Avatar de Leandro Machado
    Leandro Machado

    Podiam era fazer um video a explicar como isto se faz

  25. Avatar de Luis Veiga
    Luis Veiga

    Tem como postar um tutorial mais detalhado a respeito dessa atualização? e se caso der algum erro tem algum modo de restaurar?

    Obrigado

    1. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      No caso do meu HTC Magic (Cyanogen 6) deu problemas e agora reinicia constantemente.

      Como posso restaurar?

      Obrigado.

  26. Avatar de rui
    rui

    Encontrei este tutorial – Atualize o LG Optimus One P500 para Android 2.3.3 Gingerbread –
    https://sites.google.com/site/lgp500maximoone/

  27. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas!

    A garantia não é perdida ao fazer isso?

  28. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    faz a actualizacao oficial para a 2.3 q assim nao perdes..

  29. Avatar de Tiago Botelho
    Tiago Botelho

    Boas.
    Vou exprimentar no LG Gt540 da minha mulher (que tem o Eclair 2.1).
    Será que também funciona no Sapo A5 ???