m.Faturas – O seu arquivo e gestor de facturas no Android

52 Comentários

Hoje em dia, são desgastantes os dias para nós trabalhadores. Temos de pensar em N coisas ao mesmo tempo, dentro e fora do trabalho. Por vezes, esquecemo-nos de pagar esta e aqueloutra factura. E lá está a EDP, a Galp ou outra companhia à nossa perna. Para evitar esse problema, Miguel Marques decidiu criar esta pequena jóia que tem por objectivo relembrar-nos daquilo que não convém esquecer de pagar.

faturas_000

Com o m.Faturas, vai ser possível gerirmos as nossas facturas domésticas (água, luz, gás, Internet, telemóveis, etc.). A aplicação permite-nos ver as facturas que estão por pagar, o respectivo montante e a data limite de pagamento da respectiva. Conforme vamos pagando as nossas facturas vamos assinalando-as como “pagas”.

faturas_00

Podemos introduzir nesta aplicação dados de pagamento das:

  • Facturas relativas a pagamento de serviços;
  • Facturas relativas a pagamentos ao Estado;
  • Facturas pagas via Débito Directo.

É-nos dada a possibilidade de criarmos alertas para esses pagamentos (que podem ser configurados com dias e horas de antecedência), enviar SMS e Email com informação da factura, o que é excelente, pois assim, podemos partilhar esses dados com alguém. Imaginemos que Pedro está no trabalho e tem uma determinada factura a pagar e hoje é o último dia do prazo. Recebe um aviso do seu telemóvel. Reencaminha os dados à esposa, que está em casa, e esta vai então proceder ao pagamento. São situações como esta nas quais o programador pensou e que fazem muito jeito.

Prosseguindo com a nossa maravilhosa pérola, isto não pára por aqui. Temos ainda a possibilidade de ter no ecrã principal do nosso smartphone/tablet um widget com o montante e a data limite da próxima factura que está por pagar. Mais uma das vantagens desta aplicação que nos permite estarmos sempre a par, não nos deixa esquecer pagar a próxima factura.

faturas_01

No ecrã seguinte, podemos ver então a entidade (com o logótipo, neste caso), a entidade, referência, montante e data limite. Também podemos atribuir um nome especial à factura, neste caso, “Casa Aveiro”, para diferenciar das outras facturas da mesma companhia.

faturas_02

Na barra de notificações junto do relógio, poderemos também visualizar o aviso (a notificação) de que existe uma próxima factura a pagar. Esta(s) notificação(ões) poderá(ão) ser apagada(s) premindo CLEAR, no canto superior do ecrã, depois de termos arrastado a barra de notificações para baixo.

faturas_03

Agora que já sabemos o que esta aplicação nos oferece, vamos ver como os dados são processados.

Para começarmos, temos de carregar no botão do nosso telemóvel “Menu” para activar o rodapé composto por 3 comandos: Nova fatura, Opções e Sair. E devemos escolher Nova fatura.

Aqui é-nos perguntado se queremos criar uma factura de “Pagamentos de Serviços”, Débito Directo ou Pagamentos ao Estado.

faturas_04

Vamos escolher, por exemplo, Pagamento de Serviços.

Por defeito, ao abrir o próximo formulário, aparece na entidade “Outros“. Vamos carregar na seta verde e escolher Vodafone:

faturas_05

Nesta fase, só temos de preencher os campos mostrados, e depois activar o alarme. Neste mesmo ecrã, puxando para baixo, poderemos colocar um visto quando o pagamento for feito.

Tal como vimos, também podemos ter contas a pagar ao Estado. Aparecem assim:

faturas_06

Como conclusão, depois de ter instalado esta aplicação no meu telemóvel, depois de a ter testada, recomendo mesmo que o façam, usem e abusem. Vale mesmo a pena. É um bom lembrete. Trata-se de uma aplicação super pequena, leve e rápida, contando com poucos ou nenhuns bugs. Além de tudo isso, é gratuita!

O que é que acha da aplicação? Faz jeito? O que é que suger como melhorias?

A pedido do Sr. Miguel Marques, aqui fica uma pequena sugestão. Se quiserem contribuir para o desenvolvimento desta aplicação, poderão fazê-lo ao enviar por email mais logótipos que desejam ver a aparecer na aplicação. O email é m.faturas@gmail.com.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.6 +
Download: m.Faturas [866 KB]

qr_faturas

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dfvc
    dfvc

    Boas!
    A aplicação está bem pensada e a ideia ainda melhor.
    Como melhoria, só mesmo se aplicação lesse dados das faturas de forma automática. Isso seria ideal … talvez no futuro as faturas venham com códigos QR 🙂

    1. Avatar de O Silva
      O Silva

      No código de barras está lá tudo…se serve para o payshop, poderia servir para esta app.

  2. Avatar de André Mendes
    André Mendes

    Aplicação muito útil!
    Já tinha pensado que fazia falta uma aplicação deste tipo…

  3. Avatar de ze
    ze

    Fantástico! Parabéns Miguel Marques pela iniciativa!

  4. Avatar de Vasco Teixeira
    Vasco Teixeira

    Boas,

    Por acaso já uso esta aplicação à cerca de 2/3 dias e acho-a muito útil.

    Parabéns ao criador e que venham mais projectos assim.

    Cumprimentos

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boa aplicação, funcional e completa… mas tem um bug no meu xperia s, quando estou a introduzir os dados das facturas se rodar o tel os dados não salvados desaparecem e lá tenho de escrever outra vez tudo 🙁

  6. Avatar de Almeno Rocha

    Não dá para instalar em TABLET (tf201)… 🙁

  7. Avatar de Arthgrafic

    Não da para nenhum dos meus telemóveis Galaxy SII(ICS 4.0.3) Galaxy 3(Gingerbread 2.3.7) 🙁

  8. Avatar de Octávio
    Octávio

    Não consigo encontrar no market. Ja usei o market enabler mas mesmo assim nao consigo. Se for possivel alguem partilhar o apk eu agradeço

    1. Avatar de mOrLoCcO
      mOrLoCcO

      Fico grato se alguém disponibilizar a aplicação!

      Penso que dá para “converter para aplicação do sistema” com o Titanium Bacup e assim correr sem problemas no ICS ou outras versões… 😉

    2. Avatar de mOrLoCcO
      mOrLoCcO

      Fico grato se alguém disponibilizar a aplicação!

      Penso que dá para “converter para aplicação do sistema” com o Tittanium Backup e assim correr sem problemas no ICS ou outras versões… 😉

  9. Avatar de Marco Martins
    Marco Martins

    Só é pena a aplicação não ser compativel com o Sapo A5

    1. Avatar de Bruno Vieira
      Bruno Vieira

      Marco, tenho 1 A5 e uso a aplicação sem qualquer erro.

  10. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Parabéns ! Pensar à Eng. é outra coisa 🙂

  11. Avatar de Elias
    Elias

    Não dá para instalar em SGSII…

  12. Avatar de joaoesteves
    joaoesteves

    Parabéns Sr. Miguel Marques, muito útil esta aplicação não seria possível editar uma factura a pagar no caso de nos enganarmos? sem ter de apagar os dados do programa?
    Um abraço

  13. Avatar de noosphere
    noosphere

    Nem no Galaxy S com a MIUI ….. :/
    Já enviei um email ao developer.. vamos aguardar!

  14. Avatar de Taneco
    Taneco

    Eu tenho tudo por transferência bancária.

  15. Avatar de Ricardo Felizardo
    Ricardo Felizardo

    Só tenho uma palavra a dizer, fenomenal

  16. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    A aplicação está muito boa e original!

    Porém, com tantos problemas eu penso de maneira contrária.

    Pagamentos é um assunto que quero esquecer e, com os roubos a que todos os dias enquanto trabalhadores somos sujeitos, quer no que nos obrigam a pagar quer nos direitos que nos tiram, é mesmo para esquecer, pois, se pensarmos muito nisso temos mesmo de, como diz o Otelo, fazer um outro 25 de Abril.

    Assim, há muito que tenho um dia fixo para pagamentos. Faço tipo empresa, pago naquele dia, se não me enviarem as facturas não pago, em vez de 30 pago a 60 dias. Se os fornecedores quiserem muito bem, se não, mudo de empresa!

    Depois, esqueço-me disso até 30 dias depois.

    Podia, ter por Débito directo e como se diz hoje em dia, “Poder, podia mas não era a mesma coisa…”. E, neste caso, não é a mesma coisa porque, quando existe qualquer engano das empresas – já me aconteceu – foram à continha e, por ser débito directo ficaram com o que não era deles e, depois, para recuperar o meu dinheiro foi uma chatice!

    Quanto à aplicação, como já disse, é útil e muito bem esgalhada. Está de parabéns o seu autor. É certamente útil a quem, não é tão irreverente como eu! 🙂

    Bem hajam!

  17. Avatar de Marco Martins
    Marco Martins

    Só é pena que não funciona para o Sapo A5

  18. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Boas!

    Obrigado desde já pelos comentários da comunidade e obrigado ao PPLWARE pelo artigo!

    Vou tentar responder às questões aqui colocadas:

  19. Avatar de PGR
    PGR

    Pena n dar no Nexus :((

  20. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    Boas!

    Obrigado desde já pelos comentários da comunidade e obrigado ao PPLWARE pelo artigo!

    Vou tentar responder às questões aqui colocadas:

    – dfvc/O Silva: Em relação à leitura do código de barras, já explorei a questão mas não está la toda a informação necessário, e o formato varia de empresa para empresa. 🙁

    – Sérgio: Já tinha detetado essa “feature nao prevista” 🙂 e tem a ver com a forma como o SO notifica a minha App que a orientação do tlm mudou (a App é suspensa e depois reiniciada). Mas nada de complicado, vou corrigir isso em breve.

    – joaoesteves: Existe a opção de editar uma fatura, tanto por paga como já paga. Basta clicar de forma prolongada sobre uma fatura e escolher “Editar”.

    – Versões de SO 4.x (ICS): Não publiquei a APP para essas versões porque a mesma foi desenvolvida sobre a versão 2.3.3 de Android e não tinha certeza que ela se fosse “comportar como deve ser” nessa versão. Mas se ninguém reportar problemas vou publicar também para o ICS.

    Mais uma vez obrigado a todos pelos comentários! É bom vermos uma ideia ter sucesso e sobre tudo ser útil aos outros.

    Miguel Marques

    1. Avatar de Diana
      Diana

      No meu ZTE V9 também não é compatível. Tem a versão 2.2… Consegues disponibilizar a App para testar?
      Em que tutoriais te baseaste para fazer a aplicação?

      1. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Aqui fica o link:

        http://dl.dropbox.com/u/10300338/m.faturas.apk

        Comecei por ler o guia da Google, fazendo alguns dos tutoriais propostos e claro muita pesquisa 🙂

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Muito obrigado pelo link, funciona perfeitamente no s2 com ics.

  21. Avatar de PGR
    PGR

    Um programa óptimo e em pt.
    Pena n funcionar no Nexus (ICS)

  22. Avatar de André Neves
    André Neves

    Não funciona no galaxy nexus nem no transformer prime

  23. Avatar de Jose
    Jose

    APK para ICS please…

  24. Avatar de K
    K

    Original e uma forma de integrar tudo no mesmo sitio. Mas eu já faço algo do género no telemóvel mas de outra forma.

    Basicamente tiro uma foto à factura (forma menos trabalhosa de recolher a informação toda da factura sem perder dados) e anoto no calendário (sicronizado com o google) a data de pagamento com aviso para me lembrar no dia.

    Done 🙂

  25. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só para dizer que instalei no meu Nexus S (com ICS) fazendo download do apk para o telemóvel e está a correr sem problemas.
    Uma critica construtiva, poderia ser disponibilizada a opção para acrescentar empresas ou editar as existentes, tirando isso, muito bom, simples e muito útil! Parabéns!

  26. Avatar de PGR
    PGR

    Através da .apk disponibilizada na dropbox, instalei no Nexus (ICS) e está a funcionar na perfeição.

    Obrigado M. Marques.

  27. Avatar de Gelásio
    Gelásio

    O tempo que se perde a colocar todos esses dados…. paga-se a factura no nosso home banking!

    A aplicação seria realmente útil se integrasse com todas as “empresas” a quem devemos dinheiro e além disso nos deixasse colocar “à mão” como actualmente.

    Também seria interessante podermos escolher o logotipo.

  28. Avatar de rui sanches

    e para symbian? não há nada?

  29. Avatar de Almeno Rocha

    APK no Asus Prime (tf201) funciona bem… Pode colocar compatibilidade no market… 🙂

    1. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Obrigado! Vou tentar ainda hoje fazer isso!

  30. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Bom dia, podia sugerir que existisse a opção de acrescentar empresas e logos, bem como uma opção de transferência bancária.

  31. Avatar de joaoesteves
    joaoesteves

    Obrigado pela informação Miguel Marques só hoje é que vi essa opção de editar ou marcar como paga a factura 🙁
    Marco Martins.. eu tenho o sapo A5 Tejo Sunshine e funciona não sei se será por ser essa a versão.
    Mais uma vez parabéns pela aplicação
    Um abraço

  32. Avatar de Mac
    Mac

    Pela descrição parece interessante, porventura melhor que muitas que por aí andam. Infelizmente não é compatível com todos os aparelhos android (Ideos X5 – 2.3.5)

  33. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Parabéns pela aplicação. Tem muito potêncial.

  34. Avatar de Jtlopes
    Jtlopes

    E para iOS não ha

  35. Avatar de Ricardo Menezes
    Ricardo Menezes

    Boas! esta aplicação foi descontinuada, apesar de os utilizadores paguerem a versão pro. Neste momento a app já nem dá o alarme das facturas a pagar. Gostaria de saber se vocês conhecem mais alguma app do género. Para quem tem jeito, abriu um espacinho no mercado para uma app deste genero 😉

    Obrigado

  36. Avatar de Ricardo Menezes
    Ricardo Menezes

    Boas! esta aplicação foi descontinuada, apesar de os utilizadores pagarem a versão pro. Neste momento a app já nem dá o alarme das facturas a pagar. Gostaria de saber se vocês conhecem mais alguma app do género. Para quem tem jeito, abriu um espacinho no mercado para uma app deste genero

    Obrigado

    1. Avatar de Ricardo Menezes
      Ricardo Menezes

      Boa tarde,

      Não obtive nenhuma resposta a este comentário @pplware! não têm nenhuma dica?

  37. Avatar de João Silva
    João Silva

    Olá Ricardo,
    Tens uma alternativa disponível que é o CareDuct.
    Está disponível para iOS e Android.

    1. Avatar de Ricardo Menezes
      Ricardo Menezes

      Muito obrigado João!

      Um abraço

  38. Avatar de Hermano Lima
    Hermano Lima

    Olá gostaria de saber quando vão lançar o novo M.Faturas para o andoid.

    Este, descontinuado, para mim foi o melhor até agora lançado.

    tenho um samsung GALAXY A30S

    CUMPRIMENTOS

  39. Avatar de Hermano LIma
    Hermano LIma

    Como posso adquirir o mfaturas para o android?? Já dei a minha apreciação. Foi o melhor até agora para mim.
    Aguardo vossa resposta.

    Modelo do Android GALAXY A30S

  40. Avatar de Hermano LIma
    Hermano LIma

    No seguimento do documentário anterior, conhece alguma APP com as mesma características do mfatuars.

    O meu muito Obrigado
    Aguardo resposta