LineageOS – O substituto do projecto CyanogenMod

16 Comentários

Uma das notícias que marcou este fim de semana natalício foi, sem dúvida, o anúncio do fim da Cyanogen Inc que leva por arrasto o projecto CyanogenMod.

É verdade que a empresa referiu que o código fonte continuará disponível para quem quiser desenvolver a sua própria ROM, mas o CyanogenMod tem já um substituto que se chama LineageOS.

cyanogen-2


A empresa Cyanogen Inc (cyngn), responsável pelo Cygn OS, anunciou que irá encerrar todos os seus serviços e desenvolvimento de ROMs para Android (tanto as versões nightlies como as estáveis), já a partir do dia 31 de Dezembro.

Sem perder muito tempo, um grupo de programadores que fazem parte do projecto CyanogenMod, criaram e já anunciaram um fork do CyanogenMod, ao qual deram o nome de LineageOS (Lineage OS Android Distribution).

OS

O código fonte deste projecto já está disponível no Github e a página oficial está disponível em lineageos.org. O projecto está também no Twitter, Facebook e Google+.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Reis
    Eduardo Reis

    É com imensa pena que vejo terminar mais um excelente projecto.
    Comprei o OnePlus One (ainda o tenho) por vir com a Rom Cyanogen, disso não haja qualquer dúvida.
    Agora, o projecto “dava vida” a milhares de smartphones antigos, modelos ultrapassados ou obsoletos mas que, com a “flashada” habitual, o aparelho ganhava nova alma, e funcionava muito bem (ex: o meu Samsung Galaxy S2 funciona muito bem e consigo potenciar o que o smartphone possui).
    Aguardo com expectativa este novo projecto, o Lineages…

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Tal como eu. Vinha de um Galaxy S2, que mantive vivo sempre na companhia da Cyanogen, e vivo continua. Agora mantenho o meu OPO com a ROM original mais recente, não me meti em nightly’s. O cyanogen OS é perfeito, foi sem duvida o motivo de ter entrado na família Oneplus. O COS já estava condenado há muito, portanto tranquilo. Esperando agora o OP4, pois a Oneplus tem feito um bom trabalho com o OxygenOS.

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Espero que o LineageOS esteja à altura do excelente CyanogenMod e que venha a superá-lo ao andar do tempo.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Como superar se sao os mesmos gajos menos alguns, maximo que poderiam fazer era pelo menos estar a altura, agora superar….

      1. Avatar de Proxy
        Proxy

        Deves saber muito deste tema 🙂

      2. Avatar de Ismavolk
        Ismavolk

        Estando os funcionários trabalhando para uma empresa, poderiam sim serem limitados, e agora livres, podem com facilidade superar o cyanogenMod.

      3. Avatar de Fábio
        Fábio

        É claro que é possível superar, o facto de serem “os mesmos gajos menos alguns” não implica que só podem fazer um trabalho menos bom ou à altura.

  3. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Existe um jogo com o nome Lineage.. Será que vai manter o nome a rom?!..

  4. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Lamento mesmo.
    Tinha decidido que iria instalar o Cyanogenmod no meu Mi4. Hélas!
    Agora vou ter de me ficar pelo Marshmallow + Miui8.
    Que maçada…!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Experimenta Nitrogen OS, já tem uma versão estavel com android 7.1 explica tudo no topico deles no xda

  5. Avatar de arlindo feio
    arlindo feio

    android puro, o resto é conversa!

  6. Avatar de henrique
    henrique

    ainda brm q uso nexus kkkk.

  7. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Creio que as roms cyanogenmod não acabaram, mas sim o cianogenOS, que era usado no oneplus, etc. Até porque as roms cyanogenmod são mantidas pelos usuários

  8. Avatar de Trindade
    Trindade

    É uma pena mesmo, e nessa brincadeira vai pro saco também projetos muito bons como o Resurrection Remix.

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Parece-me pouco para aqueles que iam “roubar o Android das mãos da Google”…
    A coisa bonita da cianogen era a sua independência, parcerias com a Microsoft não me pareceram uma ideia boa….