LineageOS conta já com mais de 500 mil instalações ativas

46 Comentários

Quando a equipa responsável pelo desenvolvimento da ROM CyanogenMod anunciou o seu fim, muitos acreditaram que dificilmente voltaria a existir uma solução alternativa com a qualidade que esta ROM tinha.

Estas dúvidas depressa se dissiparam com a chegada do LineageOS. A continuação do trabalho feito no CyanogenMod estava garantida e, hoje, já são mais de 500 mil as instalações ativas desta nova ROM.

LineageOS

Sendo o LineageOS uma nova ROM no mundo Android, não havia a certeza de que conseguiria ocupar um lugar de destaque. Precisava ganhar a confiança dos utilizadores e, principalmente, garantir que era desenvolvida de forma constante e para cada vez mais equipamentos.

O número de 500 mil instalações prova que conseguiu manter o espirito e a aceitação que a CyanogenMod tinha, sendo o herdeiro natural. A sua base foi a ROM da Cyanogen, mas hoje tem já uma identidade e uma comunidade própria.

A página de estatísticas do LineageOS revela que existe já um total de mais de 538 mil instalações ativas. Este número foi obtido no momento em que este artigo foi escrito, e cresce de forma constante, com cada vez mais utilizadores a optarem por instalar esta ROM.

LineageOS

A lista dos dispositivos onde esta ROM é mais usada é encabeçada pelo OnePlus One (bacon) com mais de 41.000 instalações. A lista segue depois com o Redmi Note 3 (kenzo), o OnePlus 3/3T (oneplus3) e a versão internacional do Samsung Galaxy S3 (i9300). Portugal ocupa a 22ª posição na lista dos países onde o LineageOS foi já instalado.

Parte do sucesso desta ROM está mesmo na forma como se assumiu como a sucessora da ROM da Cyanogen. A maioria dos antigos utilizadores acabaram por transitar para o LineageOS, de forma a garantirem atualizações constantes.

Ao todo, o LineageOS está já disponível para mais de 40 equipamentos, número que frequentemente é aumentado. Também as novas versões surgem com frequência, mostrando o trabalho realizado e o empenho da comunidade que a sustenta.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    E para quando ROMs estaveis? Só tenho visto nightlies.. Gostava de atualizar o meu 1+1

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Mesmo as weeklies (nightlies) estão estáveis no Oneplus One. Instalei poucos dias depois de ter surgido. Comecei com a experimental directamente por cima da CM e depois do primeiro boot flashei uma weekly e respectivas GApps.

      Já fiz duas actualizações e zero razão de queixa. Nenhum bug encontrado nem nenhum problema a assinalar.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Concordo.

        Passei da CM para a Lineages e o oneplus one está estável e operacional. Apenas noto uma diminuição na bateria.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          +1 mas no meu caso a autonomia melhorou e não foi coisa pouca.

      2. Avatar de Pedro Fernandes
        Pedro Fernandes

        Obrigado pelo esclarecimento, sendo assim sou capaz de instalar antes da estável.

    2. Avatar de Bruno Graça
      Bruno Graça

      Exatamente o que estava a pensar perguntar. Também gostava de atualizar o meu, mas só saem nightlies.

      1. Avatar de Marcos Torres
        Marcos Torres

        Versão stable e lançada quando a equipe que trabalha tem plena certeza da estabilidade de uma ROM. E o LineageOS surgiu agora, demora uma versão stable. As nihts nao deixam nada a desejar, pode instalar com plena confiança. Meu Moto G 3 jan conta com o LineageOS 14 7.1.1

    3. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Aqui no 1+1 já rola ao tempo a TugaPower com base na LineageOS.

    4. Avatar de PMS
      PMS

      Estou exatamente na mesma situação… Gostava que chegasse uma rom estável para actualizar o meu opo 🙂

  2. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    nome estranho

  3. Avatar de chaotixx
    chaotixx

    Já alguém experimentou esta rom no LG Gpad 8,3 v500? Estará estável?

      1. Avatar de Luis Braz
  4. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    Eu uso no meu OnePlus X e até agora sem qualquer problema

  5. Avatar de eachtime
    eachtime

    Queria eu por também no meu ZenPad 8 Z380KNL mas não há 🙁

    1. Avatar de d
      d

      Dá essa sugestão para eles, conecta com o site.

  6. Avatar de korrigan
    korrigan

    Alguém poderia, por favor, indicar algum tutorial sobre como proceder à instalação da ROM num Samsung Galaxy S3 i9300 para um completo noob?

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Primeiro irás precisar de desbloquear o bootloader
      https://www.howtogeek.com/239798/how-to-unlock-your-android-phones-bootloader-the-official-way/

      Depois será necessário flashar uma recovery (o que permite fazer as instalações) diferente
      https://www.howtogeek.com/240047/how-to-flash-twrp-recovery-on-your-android-phone/

      Depois já será possível flashar outras roms e fazer mais umas coisas
      https://www.xda-developers.com/how-to-install-custom-rom-android/

      Em todo o caso, recomendam-se sempre backups completos. Nesses 3 links deverás encontrar toda a informação e recomendação necessária.

    2. Avatar de Vasco Lemos
      Vasco Lemos

      Basta escrever “HOW TO INSTALL LINEAGE SAMSUNG S3” segue este vídeo que é recente https://www.youtube.com/watch?v=MgYXJq1sln4

    3. Avatar de Andy
      Andy

      Pergunta ao Trump, pois ele tem ainda usa um

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Estiveste bem 🙂

    4. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      Olha, eu aconselho-te a recorreres as servicos da romrepair we nao estiveres a vontade. Foi o que eu fiz com I meu MI4. Paguei Mas veio a 100%. Na Woltem Sempre nem lhe mexeram…

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho usado e apesar de dizerem que atualizações são semanais nem sempre tem acontecido.Tem poucos bugs. O mais problemático é perder ligação com a NET tanto com dados como Wi-Fi.De resto, muito satisfeito

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      Verdade. Estou usando no meu Redmi 2 pro, e perde conexão com o Wi-Fi toda hora, e as vezes reinicia. E o app padrão de câmera não dá pra ligar o flash. Fora isso, tudo funcionando. =)

  8. Avatar de PGomes
    PGomes

    Eu já estou a usar no meu Xiaomi Mi3 e recomendo.
    Muito bom.

  9. Avatar de paulo olim
    paulo olim

    Uma pergunta. Se instalar o lineageOS devo ter problemas em usar aplicacoes bancarias tal como o barclays? Porque tive por tudo original de novo, quando mudei de banco. O mesmo deteta que temos root e que a rom nao e oficial. Mas como e uma rom oficial nao devo ter problemas depois nao?

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      No mei 1+1, a TugaPower vem o Magisk e penso que dá para esconder o root das aplicações que queres.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    TCL, Anyone?!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se desse para colocar Windows 10 Mobile no TCL 6055k agradecia. 🙂

  11. Avatar de Jorge Miguel Tavares Seco
    Jorge Miguel Tavares Seco

    Existem actualizações via OTA?

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      Sim. Instalei aqui no meu Redmi 2 pro. E na semana seguinte apareceu uma atualização na minha tela. Baixei e botei pra instalar. Tudo na boa. Funcionando atualização OTA na boa =)

  12. Avatar de Carlos Esteves
    Carlos Esteves

    Instalei no meu LG G3S (jagnm) e confirmo que a Nightly de 13/02 está estável. A única questão que tenho é com o bluetooth durante as chamadas que não funciona (multimédia funciona bem).

  13. Avatar de Altair
    Altair

    Estou utilizando o Lineageos 14.1 no zenfone 2, no geral está muito bom, mais estou tendo problemas com o áudio no whatsapp que tem um ruído muito ruim, muito chiado, algém mais está passando por isso?

  14. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    Infelizmente o meu S3 fica um bocadinho lento se tiver o Android N + Facebook + Messenger e coisas do género. Sei que o Facebook é que pesa demasiado, mas como o uso imenso e não gosto da versão Lite, tive de voltar para o CM11, enquanto não tiver um telemóvel novo não vou longe com as novas versões do Android, embora elas funcionem a 100%.

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Instalei no meu Moto x Style e voltei à stock . Aparentemente parecem muito estáveis e com alguns recursos muito apetecíveis, mas depois de usar a fundo e são muitos inferiores às originais. No meu caso os drivers de som é para esquecer, qualidade de som péssima e com bastantes bugs. Notei principalmente em alta voz, nos tons de toque, etc. Som com falta de fluidez e altos e baixos entre outros. Quem sabe lá mais pra frente estabilize.

  16. Avatar de Marco Antonio Sousa
    Marco Antonio Sousa

    Tenho Samsung Galaxy J5 M (2015) teriam previsão de quando estaria disponibilizada?

  17. Avatar de Fábio Faria
    Fábio Faria

    A ultima versão para o Kenzo está ótima, nunca vi versão tão estável… Nessa nova versão funciona a camera corretamente, já não falha como nas outras versões…

  18. Avatar de Danny
    Danny

    Já a uso desde o inicio no meu S5, top mesmo.

  19. Avatar de rony kleber
    rony kleber

    Pessoal, instalei esta room 14.1 no samsung j5, quase tudo funciona, estavel, só o bluetooth nao funciona, ele conecta mais nao passa nenhum audio, alguel sabe como resolver

  20. Avatar de wanderson
    wanderson

    O meu tbm esta c o msm problema, só o bluetooth nao funciona, ele conecta mais nao passa nenhum audio, alguel sabe como resolver

  21. Avatar de wanderson
    wanderson

    O meu tbm esta c o msm problema, só o bluetooth nao funciona, ele conecta mais nao passa nenhum audio, alguel sabe como resolver