lgCamera – A câmara do Android com esteróides

44 Comentários

É imprescindível no meu dia-a-dia o uso de uma câmara fotográfica. Uso-a não só em trabalho mas também para capturar aqueles elementos únicos entre família. Neste aspecto, a câmara do meu iPhone 4 tem sido uma companheira fiel. Existem smartphones Android com câmaras de óptima qualidade. Mas na minha óptica, um dos pontos ainda a evoluir no Android é no software nativo de captura de imagem / vídeo.

É talvez a componente do Android que é mais modificada por fabricantes como a HTC, LG ou Samsung. Felizmente existem boas opções como a que lhe apresentamos hoje para tirar o máximo partido da sua câmara no Android.


A lgCamera é um pequeno aplicativo que se propõe ser um substituto à altura da aplicação da câmara do Android. Aliás o conjunto de funcionalidades que tráz em conjunto com os escassos recursos que ocupa, faz com que seja aquela aplicação que recomendo a quem não está satisfeito com a aplicação de Android que vem no seu smartphone.

Para começar, destaca-se a elegância da interface, possuindo do lado direito botões ao tamanho do dedo para manuseamento fácil da câmara. O botão no centro dos mesmos e que ocupa mais espaço é o de captura de imagem / vídeo. Quanto aos restantes botões, permitem-lhe mudar entre o formato de captura de imagem ou vídeo, mudar entre modo de flash ou mesmo desactivá-lo e aceder à galeria de fotos.

Do lado esquerdo possui uma barra vertical para ajustar o nível de zoom digital a ajustar. Mas se pensa que este aplicativo se fica pela parte cosmética, não poderia estar mais enganado. Basta pressionar a tecla menu do Android para ter acesso ao verdadeiro poder do lgCamera.

Algumas das principais funcionalidades genéricas que poderá encontrar no menu lateral de configurações são:

  • Ajuste de balanceamento de brancos (auto, incadescet, flurescent, daylight, cloudy-daylight)
  • Altere efeitos de imagem (Mono, negative, solarize, sepia, posterize, whiteboard, blackboard aqua)
  • Escolha ente vários modos de cena (landscape, theatre, beach, snow, fireworks, party, etc…)
  • Ajuste o tipo de exposição
  • Modo anti-trepidação
  • Ligar/desligar som ao capturar
  • Foco automático pelo acelerómetro
  • Ajuste de contraste de saturação:

Este software numa das unidades de testes que possuo, neste caso em particular usei o Acer Liquid Metal, permitiu-me ainda suprimir um dos pontos menos positivos da câmara, a ausência de detalhe nas fotografias tiradas. As fotografias com o lgCamera ficam de facto mais vivas e com textura mais realista, como pode comprovar pelas fotografias abaixo. A imagem do lado esquerdo foi tirada pela câmara padrão do Android, a do lado direito com o lgCamera.

Por último, onde consegui que a câmara fosse levada ao limite, foi mesmo na gravação de vídeo, já que fiquei surpreendido pelo leque de funcionalidades especificas que esta aplicação nos apresenta:

Configuração vídeo:

  • Opção para mudar resolução de vídeo (até 1920 x 1088 no caso de ser suportado)
  • Ajustar codificação de vídeo (Padrão, H.263. H.264, MPEG4)
  • Bitrate de vídeo (até 20 Mbits para smartphones que suportem)
  • Taxa de frames de vídeos (até 60 fps).

Configuração áudio:

  • Configuração de origem de áudio (Padrão, Microfone ou câmara)
  • Codificação de áudio (Padrão, AMR_NB, AMR_WB ou AAC)
  • Taxa de amostragem (até 48000 )
  • Bitrate de áudio (até 320000)
  • Suporte para estéreo.

No meio do leque vasto de funcionalidades consegui obter uma qualidade fantástica na captura de vídeo com as definições apresentadas abaixo. Como será de esperar estes valores estarão dependentes da qualidade da lente e do sensor interno de cada smartphone e servem aqui de base apenas.

  • Resolução de vídeo: 1280×720
  • Codificação de vídeo: H.264
  • Formato do ficheiro de vídeo: MPEG4
  • Bitrate do vídeo: 6Mbit
  • Taxa de frames do vídeo: 30

O lgCamera é apresentado em duas versões. A versão gratuita, tem exactamente as mesmas funcionalidades da versão pro. A única diferença é que recebe de ocasionalmente quando chama a aplicação, um aviso para adquirir a versão pro para suportar o autor da aplicação. De qualquer forma não é um aviso intrusivo ao ponto de aparecer quando está a tirar uma fotografia ou filmar um clip de vídeo.

Caso esta mensagem lhe apareça, basta carregar no botão voltar do seu Android para a ocultar e continuar a utilizar o lgCamera. Caso decida adquirir esta aplicação, dadas as funcionalidades que estão presentes neste pequeno canivete suíço verá que o preço é meramente simbólico. Pode portanto utilizar sem restrições a versão free para ver se funciona bem com o seu smartphone Android e caso se farte de ver o aviso, adquira a versão pro.

Esta versão, o LgCamera 6.1, poderá ser instalada nas versões do Android 1.5 ou superiores.

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duker80
    Duker80

    Bom artigo

    Já andava à procura de algo assim.

  2. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Muito bom saber desta aplicação …

  3. Avatar de roliveira
    roliveira

    Por acaso esta aplicação é um must have. Tive agora a testar a tirar fotos e comparar a diferença entre a versão stock e a da lgcamera da mesma foto e nota-se bem a diferença.

    Outro aspecto que não foi dado muito enfoque no artigo mas que notei também foi a velocidade de focar e tirar fotografias é muito maior que a aplicação de câmara normal do android.

    Excelente dica 😀

  4. Avatar de elcuco
    elcuco

    Por acaso este aplicativo também regista a coordenada GPS do local onde a fotografia é tirada? Sei que na versão nativa do android essa opção existe pois faço bastante uso dela. No entanto, concordo com o artigo quando diz que é bastante limitada… Portanto, a opção de geolocalização existe ou não no lgCamera?
    Cumprimentos,
    Pedro

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim existe elcuco.

      Menu> Configuração da Camara> Salvar dados do GPS no EXIF

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    tenho de experimentar.
    Não sei se é apenas nos screenshots ou se também fica assim nos equipamentos. Mas os dois primeiros icons parecem dois bonecos com os olhos arregalados e boca aberta. O de baixo parece ainda com um penteado punk e uma pera. Demorei alguns segundos a perceber o que aquilo era lol
    Como o Victor tem um iphone4 e fala bem desta app para fotografia é porque deve realmente valer a pena

    1. Avatar de Vítor M.

      Tenho o iPhone 4 e 😉 o iPhone 4 S que, diga-se, com o novo conjunto de lentes, consegue um resultado bem melhor que o iPhone 4. Mas esta aplicação é excelente e para Android resulta muito bem.

  6. Avatar de Duker80
    Duker80

    Já agora, como partilho a foto por email diretamente do programa?

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Duker80, assim que tires a foto só tens a opção de gravar a foto ou descartar (se não seleccionares nenhuma delas ele grava por omissão). Mas se carregares no icon do lado direito com o desenho de uma flor, podes ir à galeria seleccionar a foto que tiraste e depois tecla do menu > partilha. 😉

      1. Avatar de Duker80
        Duker80

        Obrigado pela dica!

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Eu uso o Camera360 Ultimate, vou testar este e ver as diferenças.

    1. Avatar de Rui de Lima
      Rui de Lima

      Depois da a tua opinião R!cardo de qual o melhor! abraço

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Da-me erro ao abrir a aplicação :\

      2. Avatar de roliveira
        roliveira

        Nada como testares. Como me parece óbvio, e devido à multiplicidade de câmaras existentes, pode funcionar em algumas smartphones e em outras não.

        Até às vezes devido a modificações de ROMS, se pode notar diferenças.

  8. Avatar de Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira

    No meu não aparece a barra de zoom digital, já procurei nas opções e também não encontrei, alguém com o mesmo “problema”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não aparece? Estranho, não tive em nenhuma instalação esse problema.

      1. Avatar de João
        João

        Na minha tb não. Até que bloqueou. e não conseguia fechar o aplicativo, bloqueou a câmara nativa até que fui obrigado a desinstalar Depois da desinstalação continuava a dizer que outra aplicação estava aberta reiniciei o tlm. e ficou boa ( A cam nativa ) Não quero

  9. Avatar de José Silva
    José Silva

    Viva.
    No meu Boston com a qualidade máxima 5MP, fica a moer e não tira a foto
    Se passar para 3.1MP já tira e com bastante qualidade

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      às vezes pode ser uma limitação do driver da tua camera que vem incluído no kernel que acompanha a tua ROM. Podes experimentar colocar uma rom mais recente e ver se o problema ainda se verifica?

      1. Avatar de José Silva
        José Silva

        Pois não tinha pensado nisso.
        Atualmente tenho instalada a versão 2.1 oficial, uma vez que tive uns problema com o telemovel e ainda não fiz o update para uma room mais recente.
        Obrigado.

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Oficial não creio que exista ainda para 2.2. Mas já existem por aí roms comunitárias que funcionam muito bem. Por exemplo já encontras roms do Cyanogen 7 (com a versão 2.3 do android) para o boston é questão de procurares no amigo Google.

          Boa sorte 😉

  10. Avatar de serva
    serva

    UPS , grande diferença , e ainda só tirei em casa , mas dá para perceber que em relação a outras fotos que tenho também de interiores a diferença , no recorte , na cromancia , uma bomba esta aplicação , não a conhecia de todo , já tinha experimentado outras , mas os resultados eram muito semelhantes a aplicação nativa do Android e para não ter mais lixo no tablet que já tem 38 Gb de tralha , acabei por desinstalar , mas esta é para ficar , muito obrigado pela dica .

    PS – vou experimentar também no Galaxy 2 , ainda só experimentei no tablet .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim nota-se, era um handicap que notava neste smartphone. Mas esta aplicação vem colmatar um pouco essa falha.

      No Galaxy S II ainda não testei pois andei a “inventar” 😉 e está no “estaleiro” 😀

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Vitor se testasses gostava que deixasses aqui a tua opinião 😉 obg

        1. Avatar de roliveira
          roliveira

          Podes ver a experiência que o utilizador Serva teve com o SG2 em baixo. Parece que funciona bem.

          Podes testar sem problemas 😉

  11. Avatar de diogo
    diogo

    Não esquecer que “android camera ON steroids” não quer dizer “camara do android SOBRE esteroides” WTF?!?!?!?! …
    Mas sim “camara do android COM esteroides” 🙂

    1. Avatar de hammer
  12. Avatar de Freitas

    Deixou muito a desejar no meu Droid 3.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois, pode não funcionar em todo o hardware… no Liquid Metal caiu que nem ginja.

  13. Avatar de A. Cruz
    A. Cruz

    Bom post. Já instalei no Sapo A5 e assim por alto, funciona lindamente. Há claras diferenças. Vale a pena.

  14. Avatar de serva
    serva

    Bom dia ,

    Só para confirmar o valor da aplicação no galaxy 2 , também se notam muito as diferenças , pensava que com este smartphone as diferenças não seriam muitas , mas os resultados ainda foram melhores que no tablet de 7” da Samsung , grande aplicação , extremamente útil para quem quer tirar umas fotos com o telemóvel que se possam aproveitar , nem que depois tenham que levar uns ajustes com o Gimp .

    Cumprimentos

    Serva

  15. Avatar de serva
    serva

    Esta aplicação vou comprar , porque me chateia estar sempre com a notificação se quero comprar , tenho que dar um passo atrás sempre que inicio a aplicação e isso é um entrave para a usar diariamente ou quando necessitar dela rapidamente .

    Cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de unknown
    unknown

    Vou experimentar, gostei da análise 🙂

  17. Avatar de Eduardo Leal Jr

    Excelente aplicativo!
    Logo que comecei a ler já peguei o meu Android e fui instalar, acompanhei a leitura e fui procurando no programa, te proporciona outra experiência com cameras de Celulares, muito bom!

  18. Avatar de Rui S.
    Rui S.

    Excelente programa! Excelente post!
    Obrigado Vítor 😉

    De facto a app que vem originalmente com o S.O. Android não é grande coisa, e este vem complementá-lo.

  19. Avatar de Artur V
    Artur V

    Muito bom!! Ajuda e muito…

  20. Avatar de Rex
    Rex

    Infelizmente não funciona no meu X5 🙁

    Camera 360 é engraçado pelos efeitos, mas não parece melhorar a qualidade das fotos em si.
    Convém ter a versão paga para ter acesso a todos eles…
    Tem um problema: não usa o acelerómetro para rodar as fotos.

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      talvez resolvas isso com um update não oficial à rom 😉

  21. Avatar de João Pratas
    João Pratas

    Muito boa camera sem dúvida mas quando testei o vídeo e brinquei com as resoluções fez force close e agora não consigo aceder a qualquer aplicação que utilize os recursos da camera quer seja para fotografia quer seja vídeo… -.- UNINSTALL

  22. Avatar de Augusto S.
    Augusto S.

    Bom dia Vitor M.
    No meio do leque vasto de funcionalidades poderias me informar como posso obter uma melhor qualidade na captura de imagens, ou seja, quais as definições que você sugere (a exemplo das definições de vídeo)?
    Desde já agradeço
    Att.

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva Augusto. Mas estás a referir-te a esta app em concreto?

      1. Avatar de Augusto S.
        Augusto S.

        Isso mesmo Vitor.
        Acima você mencionou as definições corretas para vídeo, certo? Gostaria de configurar adequadamente também para fotos para assim fazer fotos melhores. Podes me ajudar neste sentido?