Lenovo vai passar a usar Android puro nos seus smartphones

12 Comentários

Desde que o Android foi lançado e adotado pela maioria dos fabricantes de smartphones que tende a ser alterado e diversas aplicações são instaladas, muitas delas desnecessariamente.

Várias marcas procuram agora lançar modelos com o Android puro, sem bloatware e sem qualquer personalização, para dar aos utilizadores uma experiência mais próxima do que seria esperado. De todas as marcas que traçaram este caminho, a Lenovo é a mais recente, tendo esta ideia uma aplicação global.

Lenovo

Será já no lançamento do Lenovo K8 Note que a marca vai começar a abandonar a sua personalização e passar assim a usar uma versão mais próxima da original do Android.

Isto terá uma vantagem óbvia para os utilizadores dos smartphones da Lenovo, que assim deixam de ter os seus equipamentos com todas as aplicações e sem sequer a interface que a marca criou, a Vibe Pure UI.

Esta ideia foi apresentada por Anuj Sharma, o responsável máximo do marketing da Lenovo a nível mundial, e terá efeito imediato para os próximos modelos a serem lançado, quer agora quer no futuro.

Lenovo K8

Apesar da Lenovo remover todas as aplicações e a sua interface, há algumas aplicações que se vão manter. Falamos da parte referente à Dolby Atmos e à plataforma TheaterMax VR da Lenovo.

Para além da óbvia vantagem para os utilizadores, também vai existir uma melhoria para a Lenovo. Será muito mais simples para a marca tratar das atualizações para as futuras versões do Android, que deixam de depender da interface e da sua melhoria.

A decisão da Lenovo parece ser a mais óbvia e a que mais interessa aos utilizadores, que assim conseguem ter acesso a uma versão de Android mais próxima da original e que dá a melhor experiência de utilização.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boa escolha. Pelo visto, aprenderam com a Motorola.

  2. Avatar de celso
    celso

    Se for como nos portateis deles, vai manter-se os aditivos que lá metem sem ninguem saber. Spyware é com eles.
    http://thehackernews.com/2015/09/lenovo-laptop-virus.html?m=1

  3. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Estão a ficar espertos…!

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Espero que seja mesmo assim!

  5. Avatar de R
    R

    Gostei!
    Mas então irão passar a ter só um SIM? Porque android puro não tem suporte para dual SIM (julgo eu) e deverá ser a razão de muitos fabricantes terem de alterar certas apps. Por mim, seria excelente, mas há muitos consumidores que preferem dual SIM

    1. Avatar de Bruno S.
      Bruno S.

      Eu utilizo um equipamento bq (E5) dual sim, e a bq desde sempre adoptou o Android na sua versão mais genuina. Há vários fabricantes de equipamentos Dual SIM, que utilizam o Android sem customização (ou quase), como é o caso recente da NOKIA.

    2. Avatar de André Pinela
      André Pinela

      Errado, o Android, desde o api 22, versão 5.1 Lollipop, que suporta mais que um cartão sim.

      Fonte oficial:
      https://developer.android.com/about/versions/android-5.1.html

      1. Avatar de R
        R

        O Android enquanto OS suportar é uma coisa; as apps (Phone e messenger, por ex:) é que não me parece; e tudo isso faz parte da experiência “android puro”

        1. Avatar de André Pinela - unlegacy-android.org
          André Pinela – unlegacy-android.org

          O Dailer do AOSP (https://android.googlesource.com/platform/packages/apps/Dialer/+/lollipop-mr1-release/) também sai com suporte para multi-sim no api 22, a aplicação Mms (que era o messenger AOSP da altura) é que não tinha suporte na altura, ainda que a Google tenha lançado a alternativa via Google Apps c/ suporte multi-sim;
          No api 23, 6.0 MM, a aplicação Mms é descontinuada no AOSP e é introduzida uma nova chamada de Messaging (https://android.googlesource.com/platform/packages/apps/Messaging/+/marshmallow-release/), esta sim, já com suporte para multi-sim.

          Portanto para resumo, o suporte nativo multi-sim out-of-the-box no AOSP é introduzido no lollipop, ainda que nas aplicações disponibilizadas pelo AOSP não seja possível ser utilizado na sua plenitude devido à aplicação Mms não o suportar.
          A partir do marshmallow o android nativamente suporta multi-sim out-of-the-box e inclusive a aplicação Mms é descontinuada em detrimento da introduzida “Messaging” já com look material.
          Relativamente a aplicações terceiras, cabe a quem as desenvolve utilizar os mecanismos do api 22 para interagir com os múltiplos cartões.

  6. Avatar de Guilherme Gomes
    Guilherme Gomes

    Poderia deixar como opcional na loja da Google play, eu acho bastante linda a sua interface.

  7. Avatar de Jairo
    Jairo

    Excelente atitude , parabéns Lenovo

  8. Avatar de Henrique
    Henrique

    Olá, tem como saber quais as outras marcas que também oferecem o Android puro?