Launcher para Android que imita o iOS tem já mais de 50 milhões de downloads

62 Comentários

Os utilizadores do sistema operativo Android gostam daquilo que a Apple faz. Pelo menos é o que diz o contador de downloads de um launcher para o sistema operativo móvel da Google. É interessante perceber que esta “capa” que imita o design do iPhone já foi descarregado mais de 50 milhões de vezes.

A mais recente versão que podemos ver na Google Play está atualizada para o iOS 16.

Imagem Launcher para Android que imita o iOS


Utilizadores Android gostam do iOS

Conforme podemos ver na descrição do software, a aplicação não é nova na loja Google Play e, começou com o iOS 13 e ao longo dos anos, os responsáveis atualizam a versão para coincidir com o que a Apple lança.

O “lançador” que imita o iOS, denominado “Launcher iOS 16”, recria o ecrã inicial iOS, dock, menus Force Touch nas aplicações, “modo jiggle”, biblioteca de aplicações, widgets em estilo iOS, e muito mais.

O software também substitui ícones de aplicações Android por ícones iOS, tais como Mensagens, Notas, Câmara, e até a Play Store tem o ícone da App Store da Apple.

Launcher imita muitas ações iOS

Na natureza do próprio Android, o launcher fornece aos utilizadores funcionalidades de personalização que nem sequer são oferecidas aos utilizadores do iPhone, tais como a possibilidade de personalizar a categorização das aplicações na app Biblioteca, ajustar animações no ecrã inicial, renomear facilmente as aplicações, e muito mais.

Para quem não está familiarizado com launchers Android, estes são programas que correm no ecrã inicial do dispositivo com o seu próprio design, características de personalização, e opções diferentes daquelas oferecidas pelo fabricante original do dispositivo.

De facto, se dermos uma volta pela Google Play Store, podemos ver que existem dezenas deste tipo de software para recriar nos smartphones Android o aspeto, o look&feel iOS da Apple.

Todos eles têm milhões de downloads. Não parece haver dúvidas que anda muito Android por aí com o toque… Apple!

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    o poder do android 🙂 só vejo isto como uma grande vantagem

    1. Avatar de Zion
      Zion

      Ou será um desejo :-)…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Desejo de que? De usar um launcher horrível?

        1. Avatar de Zion
          Zion

          Tão horrível que já tem 50k de downloads 🙂

          1. Avatar de Mus
            Mus

            O McDonald’s também tem muitos clientes…

          2. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Nada a ver.
            Eu constantemente experimento launchers, e tem vários com 50M downloads.

            Microsoft Launcher sendo um deles, Nova Launcher tbm(para mim o Nova Launcher foi o melhor que já usei, apesar de não usar agora).

            E os com mais downloads, são o HiOS e o XOS, ambos com 100M downloads.
            No entanto eu ainda prefiro o Nova Launcher, ou até mesmo o Niagara e Lawnchair com apenas 1M download.
            Smart Launcher 6 tbm está lá em cima, e só tem 10M.
            Portanto dificilmente a quantidade de downloads, significa automaticamente ser o melhor.(claro que gosto é gosto, mas não significa que gostar faz dele o melhor)

  2. Avatar de BonFire
    BonFire

    É só anúncios e pedidos de permissões que os launchers não costumam pedir

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      não sei qual sacaste mas de certeza que nao foi este

      1. Avatar de BonFire
        BonFire

        Foi este sim…

  3. Avatar de calm
    calm

    A descarga do launcher não prediz a sua utilização prediz apenas a natural curiosidade.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Ou sim, coisa horrível de usar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas não o desinstalaste 😉

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Eu nem instalei e nem pretendo instalar 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            Logo vi, não sabes o que dizes, porque para estares a dizer que é isto ou aquilo… falas sem saber 😉 assim se apanha uma aldrabice 😀

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Curiosidade ou não cada um gosta do que gosta eu pessoalmente gosto de mudar de launcher todos os meses inclusive ja usei este e ate gostei mas so vejo isto como uma vantagem, existem algum launher para ios para imitar o android ? pois

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Mas alguém no seu perfeito juízo que use iOS quer software para imitar o Android?

          Estás a delirar, deve ser da vaga de calor.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Essa é boa, sendo que isso nem é possível, como queres que alguém imite o que quer que seja se o iOS nem sequer te dá essa possibilidade? Há com cada comentário… calado…

          2. Avatar de Vítor M.

            Tu próprio quiseste um dia tentar… até disseste que tinhas um iPhone X. Pelo menos tens imaginação.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tal e qual os suburbanos que põem tampões para imitar jantes de liga leve.
    Lá vão eles de Clio a sonhar que vão de Bugatti, fazendo-se anunciar por um subwoofer do Intermarché.
    Dizem que não presta, mas à primeira oportunidade é vê-los a fingir que têm um iPhone.
    Coitados.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Fizeste o mesmo no teu Clio e foste feliz para sempre?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      a questão é memso essa é que quem tem um iphone pensa que tem um bugatti quando nao passa de um produto banal que toda a gente pode ter se quiser o que não é verdade para um bugatti

      1. Avatar de Vítor M.

        Comparar um iPhone a um Bugatti é a tua apreciação, a tua noção. Mas de facto um iPhone e todo o seu ecossistema vale muito mais, em termos de valor de mercado, que a marca Bugatti é mesmo mais que o seu grupo 🙂

        Agora, quem tem um iPhone tem o melhor produto do mercado em termos de ecossistema. Isso não há qualquer dúvida.

        Basta ver que, além do melhor que a Apple faz, tem o melhor que a Google faz, o melhor da Microsoft, da Adobe e de outras grandes empresas.

        Agora, nem todos precisam/querem um iPhone. Mas é isso que faz a magia da Apple. Consegue ter milhões como clientes, como utilizadores, como programadores, como admiradores e como hatters 😀 isso vale muito a uma marca.

        Agora, o Android é um excelente sistema operativo mas que padece de um problema crescente de falta de identidade própria, já que cada marca transforma-o e desvirtua-o. Além da enorme fragmentação normal quando se vendem 80% de equipamentos abaixo dia 350 euros. Sem margem para as empresas apostarem em continuidade (como a Samsung tenta fazer, por exemplo).

        A Xiaomi, marca trazida para Portugal pela mão do Pplware, está a apostar em melhores equipamentos mas o preço já não é da uva mijona. E é bom lembrar que a Xiaomi fez nome como sendo a Apple Asiática 😉

        Fora isso, cada um deve escolher o que gosta, o que pode comprar e o que lhe interessa comprar. É estúpido quem não pode ou quer criticar outros de o fazerem.

        1. Avatar de Vito
          Vito

          Aqui a uns anos o Bugatti vale mais que qualquer iPhone.

          1. Avatar de Vítor M.

            Já vale hoje. Tens visto os preços? 😀

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Eu quero é ver para quando sai um livro apenas com respostas assim, fogo!
          Abraços haha.

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Xiaomi? Bem antes disso a Oneplus já dava show. Por outro lado o tal ecossistema da Apple é bom para quem sabe pouco. Ao longo dos anos e versões só melhorou incorporando funções e aspetos do android. Telefone para o status.

          1. Avatar de Vítor M.

            Diz isso quem não conhece o ecossistema Apple. Porque nenhuma outra marca consegui trilhar o seu próprio caminho. Dependem da Google e a Google ganha dinheiro com o ecossistema Apple. Portanto, o que dizes é apenas por total desconhecimento da realidade.

          2. Avatar de Zion
            Zion

            “Telefone para o status”, esse tipo de comentários só mostra que o iPhone te incomoda, e quando referes que o ecossistema é para quem sabe pouco só mostra que não tens noção o que significa ecossistema,.

  5. Avatar de pub.naofalha
    pub.naofalha

    Daqui a uns meses vamos ter um artigo “Se tem esta app instalada, desinstale porque tem vírus!”

    1. Avatar de BonFire
      BonFire

      Pois…com a quantidade de anúncios in-app e pedidos de permissões à brava, mais a necessidade de instalar apps adicionais para ter Control center etc…tal como instalei, já o desinstalei.

  6. Avatar de aj
    aj

    A imitação é a maior forma de elogio, mas nada bate o verdadeiro.

    1. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      Gostava de assumir que quem quer o verdadeiro quero a aparelho por causa do OS e do eco-sistema, não só por causa da experiência do “launcher”.

      Ainda assim, teres aparentemente tanta pessoa que está tão interessada no UI é certamente curioso.

  7. Avatar de JCS
    JCS

    É realmente brutal a grande capacidade do android na sua facilidade de personalização ter o número de launchers que se quiser, pode-se ter de manhã o launcher do iphone assim como de tarde se pode pôr o launcher Nova um dos meus preferidos, launcher esse que por si só já permite várias configurações de visualização.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Sim e depois dizes que o telefone está lento, que precisas do ultimo modelo, e depois vens ao PPLWARE ver o artigo “Há mais malware no Android! É melhor remover já estas apps do seu smartphone”…

      1. Avatar de JCS
        JCS

        Só se for contigo tenho um galaxy s7 a funcionar ás mil maravilhas sem problemas nenhuns super fluido. Basta teres um bom adware e um bom anti-virus e pouco mais e o resto é conversa. Mas Launchers há para todos os gostos e feitios desde lauchers da samsung a launchers da xiaomi, isto pelos vistos só é novidade para vocês da Apple que descobriram os launchers do android agora ?!!!

  8. Avatar de Fim do mundo
    Fim do mundo

    Disto só depreendo que este laucher foi descarregado por 50 milhões de utilizadores que migraram do IOS para o Android e viram isto forma de facilitar a transição…

    1. Avatar de Vítor M.

      E arrependeram-se. Pode ser. Isso é capaz de justificar as crescentes vendas dos iPhones, se calhar desvendaste um paradigma.

  9. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Na minha opinião são 50 milhões de gostos horríveis lol. Não consigo perceber quem acha o iOS bonito, talvez funcional mas bonito… X)

    1. Avatar de Vítor M.

      60 milhões, +10 milhões de Android já estão mais bonitos 😀 desde há umas horas.

      1. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        Hahaha verdade, gostos não se discutem. Toda a gente sabe que passam então a ser 60 milhões com mau gosto :p.

        Estas apps de imitação ainda continuam a existir? Pensava que já tinham passado de moda há uns anos, isto não infringe nenhuma patente XPTO?

        Imitem é o ecossistema e deixem lá o design. Queremos é coisas úteis.
        Samsung já tem ecossistema mas nem sei se anda longe ou perto, só sei que funciona bem. Parece-me que têm feito um bom trabalho.

        Apple não se quer juntar ao RCS, bem que se podia juntar (não é bem imitação, é juntar a um stardard)

        Câmera no Android lenta a abrir (aqui bem que podiam tentar imitar o iOS, Jesus, todas as câmeras que tive eram lentas a abrir, mas também só tenho smartphones tipo A52s). O Java não deve ajudar muito lol.

        Samsung lança tablets muito bons (s7 plus é brutal) mas depois as capas de teclado deixam a desejar, a mais cara nem.se quer se encontra a venda. Copiar a capa da Apple era lindo.

        A Apple podia copiar o DeX, o que fizeram parece-me ainda fraco comparativamente. Parece que a Samsung vai trazer algumas funcionalidades do dex para o One UI 5 em telefone normal.

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        O Android nunca foi feio

        1. Avatar de Vítor M.
  10. Avatar de Manelito Pereira
    Manelito Pereira

    OS fanboys já estão loucos.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É p seguinte.
    Há muito que telefones Android ‘s baratos são impegidos a turistas incautos. Então na America do Sul é o Deus me livre.
    Talvez isso explique em parte o nr.
    de descargas dessa app na PlayStore.
    Quem nao a vai descarregar sei eu quem é eheh

  12. Avatar de Vítor M.

    Não consegues. A tua objeção de consciência não te permite 😀

  13. Avatar de JoedoBidé
    JoedoBidé

    Bem pode fazer companhia ao Miui13 , ambos horríveis.

  14. Avatar de samuel
    samuel

    como eu sou o mais velho da turma posso comentar que … 50k é sério tanta gente de mal gosto assim? se ainda fosse o estilo do bom e velho skew eu até baixaria para ver mas esse IOS que imita o android e muito porcamente só porque um da apple é caro demais pelo pouco que faz … eu ainda prefiro o android (e sim, já tive alguns IOS e confesso que são como inicio de namoro … depois que as coisas compliam.

  15. Avatar de samuel
    samuel

    “Mus 20 de Agosto de 2022 às 22:37
    O McDonald’s também tem muitos clientes…”, kkkk, muito boa resposta meu amigo Mus. Só porque tem milhões não significa que seja bom ou inovador ou até útil ….

  16. Avatar de Zion
    Zion

    Se o McDonald’s têm muitos clientes deve haver uma razão, ou o Sr chico esperto acha que são todos idiotas? Vá lá perguntar ao teu amigo se ele não come no McDonald’s.

  17. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    vamos la ver uma coisa… vocês dão a noticia dando a entender que se trata de uma tendência ou um desejo de parecer ter aquilo que não se tem porque não é acessível a todos.. “como o pessoal não consegue ter um iphone porque é caro, instalam um laucher a imitar…”
    nada podia estar mais errado, não no pensamento mas na utilidade da noticia… seria um serviço realmente útil da vossa parte se ao invés de informar o numero de downloads efetuados de um determinado software, informarem o numero de equipamentos que o usam com frequência.. aí sim poderiam “sugerir” que um determinado numero de utilizadores android gostam da imagem do iphone

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem pensa isso és tu. É da tua responsabilidade.

      No artigo apenas diz que 50 milhões (que são atualmente 60 milhões) dão a entender que é um laucher apreciado.

  18. Avatar de PTO
    PTO

    50 milhões de frustrados por não terem um iPhone.
    LMAO

  19. Avatar de V.T.
    V.T.

    A beleza do Android, mesmo para quem tem falta de gosto… cá está, o aparelho é teu, não do fabricante.
    Já agora, alguém aqui consegue mudar o Launcher do iTretas? Sempre a tentarem bajular o iOS e depois sai o tiro pela culatra! Enfim… mais do mesmo!

    1. Avatar de Vítor M.

      Nunca é teu, é sempre do fabricante (que gere o que lhe apetece no firmware) e do dono do sistema operativo. Estás depois condicionado a ter um dispositivo desatualizado (Android é disso um exemplo) e sem as melhores ferramentas por lentidão na máquina (80 a 85%% dos dispositivos Android, são os que custam abaixo dos 350 euros). 😉 Isso é disso que te queixas. Só que não queres dar parte de fraco.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Mas consegues ou não Vitor? LOL

        1. Avatar de Vítor M.

          Só consigo no teu iPhone X 😀

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Nada disso, no meu S10 consigo… no meu X como sempre nada de nada… Que atraso de vida!

    2. Avatar de Reis
      Reis

      VT, quantos equipamentos Android continuam a ter atualizações de segurança ao fim de 7 anos ? Sempre a tentar bajular os Android e depois entram os tiros pela culatra …

  20. Avatar de Reis
    Reis

    “Eu tenho um Android mas secretamente o que queria mesmo era um iPhone “ – muito bom !!! Se agarrarem nos utilizadores de iOS e perguntarem quantos queriam ter um aspecto Android não esperem muitas respostas positivas … Agora podem arranjar milhões de argumentos, mas esqueçam : quem gosta de iOS e já passou por Android dificilmente tem saudades daqueles launchers que comem recursos, adicionam bugs ao sistema e que muitas das vezes oferecem milhões de funcionalidades das quais no fundo usamos aquelas que deviam vir logo no sistema…