Kirin OS – Será esta a alternativa da Huawei ao sistema Android?

24 Comentários

Embora não seja algo recente, ultimamente têm-se intensificado os rumores sobre um possível sistema operativo da Huawei que servirá de alternativa ao Android.

Segundo uma imagem partilhada recentemente, este sistema operativo poderá já ser real, intitulado Kirin OS, e poderá acompanhar o Honor Play.

huawei


A Huawei é, atualmente, uma das marcas de smartphones com maior crescimento no mercado, muito devido à forte aposta nas várias gamas.

Para impulsionar o seu crescimento e reduzir a dependência de terceiros, a gigante chinesa tem apostado em desenvolver cada vez mais componentes, de forma a ter tudo o que necessita dentro de portas para os seus equipamentos. Esta estratégia permite também que a marca não seja tão afetada por decisões políticas, como aconteceu recentemente com a ZTE.

Além dos componentes que já desenvolve, com destaque para os processadores Kirin que têm registado uma grande evolução, há alguns anos que se fala do objetivo da Huawei em desenvolver um sistema operativo próprio. Com as relações comerciais com os Estados Unidos a não estarem nos melhores dias, o que coloca em risco alguns negócios, como é o caso do licenciamento das Google Apps por parte da Google, têm-se intensificado os rumores sobre uma possível alternativa ao Android.

Com a chegada eminente do novo Honor Play, tudo indica que irá também chegar a apresentação do novo sistema operativo, com o nome Kirin OS.

Kirin OS – Huawei já tem uma alternativa ao Android?

Embora mantenha o compromisso de trabalhar com a Google para que os seus smartphones tragam Android de origem, a Huawei tem-se precavido para possíveis problemas no futuro com o licenciamento das Google Apps. Ao que tudo indica, nos últimos anos tem desenvolvido um novo sistema operativo móvel que poderá já estar pronto a ser lançado.

Segundo uma imagem partilhada do novo Honor Play, que será apresentado no dia 6 de junho, este poderá ser o primeiro smartphone a trazer este novo sistema operativo. A Huawei tem anunciado para este smartphone uma experiência inovadora, com possibilidade de jogar em 4D e uma velocidade arrebatadora, o que poderá estar relacionado com o novo sistema operativo.

kirin os - huawei alternativa android

Na imagem podemos ver um smartphone equipado com um desconhecido Kirin OS 1.0 e uma menção onde se destaca a base em Linux. A nível de aspeto, pela página de definições que podemos observar, não parece ser muito diferente do sistema Android, podendo ter sido utilizada uma versão AOSP do Android (Open Source).

Embora tudo pareça indicar que o novo sistema operativo está próximo, existe sempre a possibilidade desta imagem não ser real e ser apenas uma alteração da versão Android que os dispositivos Huawei utilizam atualmente. Para esclarecer a existência ou não desta versão, falta agora aguardar por dia 6, onde tudo será revelado durante a apresentação do Honor Play.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Miguel
    Eduardo Miguel

    versao chinesa do android, para nos controlar ?

    1. Avatar de Professor Chibanga
      Professor Chibanga

      de á uns anos para cá é preferivel ser controlado pelos chineses do que pelos amaricanes

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      E a “versão” Americana do Android não te controla já hoje?! Sinceramente…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Podes usar uma ROM OS

        1. Avatar de CJ
          CJ

          Uma ROM OS, muito bom!

  2. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o Windows 10 mobile manda beijos a Huawei

    1. Avatar de Professor Chibanga
      Professor Chibanga

      lol, isso ainda existe? é tão bom que ninguem quer saber, e aqueles que compraram dizem que é bom só para parecer que nao foram enganados com um psedo sistema operativo

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Há uns meses atrás você estava a defender o linux com unhas e dentes, agora está a fazer o mesmo com o Windows. Você bate bem da cabeça?
      PS: Nomes próprios se iniciam escritos em maiúsculo.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se já era suspeito comprar telefones chineses, imagine-se o que é comprar também com SO chinês!
    Irra……..

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mas não adianta você ter medo, afinal, boa parte das peças do seu celular tem origem chinesa ou asiática.

    2. Avatar de Professor Chibanga
      Professor Chibanga

      que inteligencia, então e os americanos? ninguem se preocupa que está a ser espiado…. o problema é que os amaricanes podem fazer todas as ilegalidades desde que seja para proteger a america

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Ora então usa lá essa inteligência e pensa novamente no que eu escrevi e no que tu escreveste…..

    3. Avatar de pia
      pia

      Enquanto recusa-se a ser espionado pelos chineses, tem os americanos vigiando tudo que fazes. CIA, FBI…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Comprar o olho do dito com a feira de Borba …………..

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Mexam-se mas é com o Android P e mais IA no Mate 10 Pro…

  5. Avatar de pia
    pia

    Não demora muito o iOS vai pra laptops e computadores! Apple já está planejando isto! Riram de mim ao confundir macOS com Android, mas nunca duvidem do poder da Apple. Não demora muito e o erro que cometi torna-se realidade.

    1. Avatar de Sofia Vasques
      Sofia Vasques

      A apple já tem o seu proprio SO para pcs e ja tem IOS nos tablets deles!

      1. Avatar de pia
        pia

        Estás por fora queridinha, há planos da Apple de migrar o iOS pra surfaces!

  6. Avatar de Informado
    Informado

    Se quiseres ter um android livre das garras do Google eu sugiro que baixes a rom LineageOS for MicroG.
    Basicamente uma ROM que funciona sem nada do Google. E há uma versão alternativa ao Google Services para utilizar apps que o demandam como necessário, assim não ficas obrigado a ter que ter o Google Play Services instalado.
    Ótimo pra quem quer deixar o celular mais rápido e procura por privacidade máxima.

  7. Avatar de Spoky
    Spoky

    A Huawei vai ir pelo caminho da Nokia, basta isso não der certo e introduzirem esse sistema em todos os telemóveis e vão ver “logo o decrescímo” de quota no mercado seja nas vendas como na obtenção de lucros.

    Depois acontece como a Nokia, aquilo foi o que foi. A tragédia que foi, conseguiram voltar. O problema é que nem todos conseguem voltar a competir no mercado com concorrentes de peso, ainda por cima agora com Chineses a marca a sua presença no mercado como é o caso da Xiaomi, Meizu e por ai fora.

    A Huawei tem de começar a introduzir esse sistema aos poucos e poucos e ir vendo e observando os resultados. Mas poderia apostar que será um tiro no pé, a menos que seja possível instalar apps da Google Play Store por ai fora.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom dia, eu penso que as pessoas têm memoria muito curta, nesta guerra de espiar ninguém está inocente e muito menos os Norte Americanos , deste o ”ECHELON” que espiava a Europa mas até mais nos projectos empresariais até as revelações Eduard Snowden sobre o que a NSA faz, aonde é que existe alguma dúvida que os Norte Americanos espiam e não é de hoje como escrevi o Echelon é já da década de 70 , enfim é claro que os Chineses também espiam, mas voçês sabem de que marca são os routers da Vodafone ?… são da Huawei, sim são dessa marca Chinesa que muitos de vocês dizem querer fugir , acerca das ROMs customizadas, privacidade máxima , só podem estar a brincar , o que é que tem de especial essas benditas ROMs é por não terem GAPPS da Google, enfim a memória é curta , mas os conhecimentos também não são muitos, o problema está no primeiro momento em que estás ligado há rede, finito, estás a criar a tua pegada digital e com todos os algoritmos que hoje existem ninguém escapa seja com que sistema for Linux , MacOs ou Windows , Android, IOS , BaDa etc , etc .

  9. Avatar de Josinto
    Josinto

    Vai ter o mesmo fim do sistema operativo BADA da Samsung. Tenho um Samsung Wave nesta situação.

  10. Avatar de henrique
    henrique

    Se nao houver porgramadores suficientes…..Mas pr outro lado a China tem a grande maioria das vendas de smartphones, se conseguir capitalizar programadores para desenvolver aplicacoes e tambem criar alianças com mais fabricantes chineses …….E a unica hipotese que vejo para ter alguma saida este sistema.

  11. Avatar de Claudio
    Claudio

    As pessoas ainda nao perceberam que os chineses conseguem fazer tudo, já foram dadas provas disso umas delas é ter vencido a Apple daí a birra do Trump com a desculpa que os chineses roubam dados e são perigosos, como se a google e a apple nao o fizessem de uma forma bem descarada.
    Não admiro nada que a Huawei nao faça um sistema operativo que vá superar uma google, é uma questao de tempo, lá porque ninguem conseguiu anteriormente nao quer dizer que seja impossivel, os Estados unidenses acham se que sao os donos de tudo e a tecnologia só eles é que podem ter……Os Chineses sao mais que os dos EUA e sao bem mais inteligentes, pois passar á frente de uma Apple nao é facil e conseguiram……Nao desvalorizem os chineses podem vir a surpreender-vos muito mais. O Trump faça as coisas sem pensar, a divida americana está na alçada dos chineses, é só os chineses puxarem o tapete.