Já é possível experimentar o novo Android N

116 Comentários

Como é do conhecimento geral, a Google está já a desenvolver a próxima versão do Android e são já algumas as novidades conhecidas.

Surpreendentemente, a equipa responsável pelo sistema disponibilizou hoje o programa Developer Preview que permite aos utilizadores que possuam um Nexus experimentar já o sistema e, obviamente, as novas funcionalidades.

AndroidN_00


Normalmente as novas versões do Android são anunciadas no Google I/O que este ano vai realizar-se de 18 a 20 de Maio. Mas, com o Android Beta Program, os utilizadores podem experimentar algumas das novas funcionalidades do novo sistema operativo móvel da Google.

Multi-Janela

Tal como o nome indica, com o Android N vai ser possível possível ter mais do que uma janela aberta, tal como já acontece com o iOS. O utilizador pode facilmente arrastar a linha divisória, e assim definir o espaço para cada app.

AndroidN_01

Resposta directa a notificações

Outra das notificadas são as respostas directas às notificações. Desta forma o utilizador não necessita de abrir a app, podendo responder directamente da área de notificações.

AndroidN_02

Notificações Agrupadas

Ao nível da organização das notificações há também novidades pois estas passam a estar agrupadas por aplicação.

AndroidN_03

Eficiência

Esta nova versão do Android irá também melhorar significativamente o consumo de bateria assim como o consumo de RAM graças ao projecto Svelte que estreou no Android 4.4. Com o Android N, o Doze++ (a versão do Doze para Marshmallow), entrará em modo de economia assim que o ecrã se desligue.

Java 8

O Android N deixa de lado o Java Apache e passará a usar o OpenJDK da Oracle.

Esta versão está disponível para o Nexus 6P,Nexus 5X, Nexus Player, Nexus 6, Pixels C e Nexus 9. A versão final deverá chegar no final do Verão e ainda não há informações sobre a que corresponderá o “N”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    No Multi-Window, também existe o modo “freeform” que permite que as apps estejam em janelas livres e redimensionaveis.
    http://developer.android.com/preview/features/multi-window.html

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Segundo esse site, o Android M ainda não chegou a 2% dos utilizadores… vão agora lançar outra versão?

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Não, vão esperar que chegue a todas as pessoas do planeta, só depois vão ponderar avançar com uma nova versão.

          1. Avatar de André Barbosa
            André Barbosa

            Renato, de facto, parece uma má decisão mas a verdade é que a percentagem só é assim tão baixa porque a Google devia ser mais severa e impor restrições sobre que marcas podem ou não usar Android nos dispositivos, impor regras sobre atualizações de softwares. Toda a gente tem liberdade de fazer o que quer e depois temos a samsung que tem 30 modelos diferentes de Android e depois claro que nao da para manter tudo atualizado. Se todos os fabricantes fossem como a motorola a percentagem de 2% seriam os que não têm 6.0

          2. Avatar de Renato
            Renato

            A Google não quer isso, a Google quer é mais utilizadores e para isso, quer telemoveis mais baratos.

            Para isso, as OEM, fazem o expectável: desligam o suporte (isso fica “caro” em ordenados), e lançam telemóveis novos com Android N para fazer parecer o teu telemóvel actual mais velho do que é.

            São todas, inclusive a Google empresas com fins lucrativos, não há almoços grátis.

          3. Avatar de Renato
            Renato

            Os: a motorola já deixou cair por terra essa história das atualizações.

  2. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Gostei dos atalhos das notificações, parecem bem mais práticos que os actuais.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Eu não gosto, prefiro a versão atual, espero que dê para definir como queremos.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Sim deve dar para manter a existente, fica aqui um video que mostra melhor. https://www.youtube.com/watch?v=LpPKz3uRZyc

  3. Avatar de Off-topic
    Off-topic

    O responder ma área de notificações já não é nova. O S6 já tem essa funcionalidade

    1. Avatar de joao
      joao

      off-topic, lá porque a samsung tem não quer dizer que o android nativo tenha….cada versao de fabricante, cada um tem o que quiser por..por isso é fica fica lento com o tempo..com tanta tralha mal feita por cima do SO.
      O meu blackberry também já o tem há 2 anos e daí? O android (PURO) não tem e vai ter agora…ponto.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        O iOS também tem isso há séculos. Sms e iMessage e algumas IM que participem.

        Mas é claro, o Android PURO não era capaz de fazer isso sem deixar de suportar o Nexus 5!

        1. Avatar de Celso Rodrigues
          Celso Rodrigues

          Só porque não saíu a preview para o Nexus 5 não quer dizer que não vá sair a versão final.

      2. Avatar de otuga
        otuga

        a lg tb já tem isso á k tempos

      3. Avatar de otuga
        otuga

        a lg tb já tem isso á k tempos

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Estamos a falar de uma redefinição do sistema de notificações do android nativo, não de skins e frameworks alteradas pelas OEMs

    3. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, a Google foi agora “roubar” ideias aos fabricantes.

      1. Avatar de André Alves
        André Alves

        Não é roubar, mas sim buscar funcionalidades interessantes.

      2. Avatar de Celso Rodrigues
        Celso Rodrigues

        Se formos pelo caminho de quem roubou o quê a quem nunca saímos daqui.

    4. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Windows Phone também tem, quando ao android kitkat cyanogenmod que tinha antes tinha algo entermédio

  4. Avatar de Renato
    Renato

    Tiveram de esperar pelo iOS 9 já estar no 9.3 para ver como é que se faz um multitasking em tablets…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Curioso, tenho o iPad Air 2 e até hoje ainda não precisei do multitasking. Multitasking num tablet não justifica, quanto mais num telemóvel, já num pc…a coisa é mesmo precisa.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Eu uso todos os dias. Não sei do que falas

        1. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          Uso Android desde a versão 1.6, estou na 6.0.1 e sinto mesmo muito a falta de split screen no telemovel todas as semanas.

          1. Avatar de apache
            apache

            Se tivesses um tablet decente, sentias.

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Lá porque nunca sentiste necessidade, não quer dizer que não haja pessoas que precisem e consigam fazer várias coisas ao mesmo tempo.

      3. Avatar de joao
        joao

        O Android é para tablets e smartphones logo faz todo o sentido.
        Quanto à tua falta de uso do multitasking…é o que é. Uns usam outros não…

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Ps: aplicações a correr permanentemente em background também se vai embora, como sempre foi no iOS

      https://twitter.com/jerkob/status/707660201671970816

    3. Avatar de ruca
      ruca

      lel que desinformação. O windows faz multitask à uns largos anos, desde o windows 8.1 em qualquer tablet com windows. No android também já se viu multitask (não embutido no puro android) à uns anos. E vem-me este caramelo que tiveram a espera do iOS para multitask…se tivessem à espera do iOS tavamos muito mais atrasados.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Ridiuclo! Também existiam gerais cydia que davam para fazer multitasking, vem este caramelo provar o quê?

        1. Avatar de ruca
          ruca

          se existia no cydia o teu argumento que ficaram à espera do iOS 9 é inválido.

          falando apenas de versões oficiais, o windows tem multitask implementado nos tablets à uma carga de anos, o iOS apenas no ano passado e o android está a implementar agora.

          o teu comentário inicial só demonstra a ignorância que tens neste assunto.

      2. Avatar de André Alves
        André Alves

        Por essa lógica já existe multitasking em tablets windows desde 2002 que foi quando foi criado o primeiro tablet e vinha com windows xp.

        1. Avatar de ruca
          ruca

          se for apple já é multitask se for windows xp á não é multitask? lol sim os primeiros tablets faziam multitask, windows sempre foi pioneiro nisso. o iOS implementa multitask em 2015 e é uma revolução…por favor menos ignorancia.

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Oh Renato tu deves ser comediante.. és?

      Eu vi a empresa que tu defendes a “copiar” esta mesma função do um tablet.. epah como é que se chama.. err…. SURFACE.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Sim, o Windows copiou as janelas do Macintosh, é muito mais!

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          FYI, estamos a falar de mulri-window em tablets, apenas. Obrigado pela tua participação, anyway.

          1. Avatar de apache
            apache

            Se se fala de tablets, não podes falar de PC’s, como o Surface!

            O iPad corre um SO de tablet. O Surface, não.

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            O Surface é um híbrido e o Split View das apps Metro (apps desenhadas para touch, aka tablet) é o multi-window aqui tão falado. Antes do iOS e do Android, o Split View veio com o mal-afamado Windows RT…

        2. Avatar de LG
          LG

          O sistema de janelas veio da Xerox muito antes de chegar ao Macintosh… se queres apontar dedos aprende história… Vocês iSheeps acham se originais mas a Apple nunca inventou nada…

          1. Avatar de apache
            apache

            Lá vêm eles com a mesma treta, os iHaters.

            Vai ver como era o sistema da Xerox na altura, e como saiu o Lisa em 83!

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            Aí vem as desculpas dos fanáticos que desconhecem a história da tecnologia e ainda ficam contentes com a sua ignorância.

        3. Avatar de Vlad
          Vlad

          Quando o conceito de janelas foi introduzido quando o Steve Jobs nem sequer tinha 10 anos, quanto mais o Mac OS existir. O primeiro SO a utilizar um sistema de janelas veio da Xerox numa altura em que a Apple ainda nem sequer existia.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    E eu ainda preso no Android 4.4.2

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Qual é o nome e modelo do dispositivo?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        É o LG L65, coitado…

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          CM12.1 suporta o teu dispositivo.

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Vê este video: https://www.youtube.com/watch?v=67PHsP9W7hc
          Uma vez que a tua OEM a não suporta o teu dispositivo, sempre tens roms com suporta de comunidades como Cyanogenmod.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Está quase a acabar a garantia, é ja em Novembro. Depois disso vai ser uma festa

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Hmm…imitação barata do iOS.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Humm… imitação barata do Windows 8/8.1/RT…

    2. Avatar de jj
      jj

      Que por sua vez é uma imitação barata do Windows.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        O iOS é uma imitação barata do Windows? LMAO!

        Foi a Apple que copiou o multitouch, a AppStore, é toda a experiência mobile da Microsoft, não foi?

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          FYI, estamos a falar do multi-window em tablets, apenas. Obrigado pela tua participação, anyway.

        2. Avatar de Mark
          Mark

          Desde quando a AppStore é invenção da Apple? Antes disso já muitas empresas tinham esse conceito (e nome).

          1. Avatar de apache
            apache

            Oh sim!

          2. Avatar de Mark
            Mark

            @Apache
            Vai lá aprender alguma coisa sobre o tema da coisa pode ser fiques surpreendido.

            Por qualquer razão qualquer empresa pode utilizar a criar uma AppStore e utilizar o nome e a Apple não pode protestar.

        3. Avatar de Vlad
          Vlad

          A Apple não inventou o seu multitouch, adquiriu-o com a compra da Fingerworks. Quanto ao multi-touch, o conceito existe antes da própria Apple existir e o primeiro sistema multi-touch foi apresentado apenas um ano depois da Apple ter sido fundada.

          A AppStore apareceu uns anos tarde de mais para ter sido a primeira loja de conteúdos digitais.

          1. Avatar de apache
            apache

            Claro… funcionava bem? Pois!

          2. Avatar de Mark
            Mark

            Bastava ter sido 15 anos mais cedo e a Apple tinha inventado e podendo até podia ter registar o nome AppStore.

            Até a Ovi Store da falecida Nokia foi apresentada antes um ano da Apple AppStore.

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            @apache
            Nenhuma, mas mesmo nenhuma tecnologia funciona bem à primeira. São precisos anos, muitas vezes décadas, até uma tecnologia atingir a quase perfeição. A Apple sabe disso e por alguma razão esta muitas vezes não desenvolve as tecnologias que usa, mas sim as compra quando estas estão numa fase de amadurecimento, como foi a Fingerworks, Authentec,…

    3. Avatar de tuga
      tuga

      hmmm… comentário parvo!

    4. Avatar de Rui
      Rui

      humm… podes ter a certeza que é mais barata que o IOS

  7. Avatar de StoneAge
    StoneAge

    No entanto alguns só querem o google 6.0 em aparelhos como samsung tab A 🙁

    1. Avatar de Berrio
      Berrio

      e eu na samsung pro8.4 só queria o pirolito

  8. Avatar de jj
    jj

    Pela lista de smartphones que suportam essa beta… Adeus nexus 5, é este ano que deixas de ter suporte.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Quando saiu o lollipop o nexus 4 também não teve direito a preview, e mais tarde teve direito à atualização.

      É normal que não lançem preview para todos os modelos.

  9. Avatar de jj
    jj

    Pela lista de smartphones que suportam essa beta… Adeus nexus 5, é este ano que deixas de ter suporte.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Não vês que as adições são muito poderosas, e o hardware do n5 não chega!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        O hardware não chega??? então se faz uma melhor gestão de ram das duas uma, ou o próprio sistema operativa precisa de praticamente toda a ram ou então chega perfeitamente..

        E se não for pela maneira oficial, a cyanogen faz, eu estou a contar que saia para o N4 também

      2. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Lol… 🙂 Infelizmente é o que qualquer marca (fabricantes de hardware ou software) nos tenta “vender”…
        Por aqui, ainda vive um Galaxy S2 a rolar Android 6.0.1. Estável e fluido como nunca… 🙂

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Quando anunciaram o Android M para mim o primeiro pensamento foi Marshmalow. Agora com o N automaticamente vejo como Nougat.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Nutella!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        pensei no mesmo.. nutella

    2. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Parece que vão fazer uma votação .

  11. Avatar de Shrark
    Shrark

    Nexus 5, por favor não o deixem de fora?

    1. Avatar de apache
      apache

      Compra um novo! Foi por isso que foi barato.

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Pelo que li no reddit existe builds não publicas para o nexus 5, é uma questao de esperar uns dias para saber se é verdade.
      http://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/3324/2829/original.jpg

  12. Avatar de apache
    apache

    É a festa do Android!

    Todas as “features” são copiadas do iOS, algumas relativamente recentes (como o multiwindow), outras de várias versões atrás (como o limitar de dados móveis por aplicação ou a resposta a SMS nas notificações), nada, mas mesmo nada de inovador no mercado…

    Para os programadores, também não há nada de novo (ficam as API level como estão), que ainda não chegaram a 2% dos utilizadores! Ou seja, só para inglês ver, porque ninguém vai fazer aplicações que funcionem só em 2% da “população”.

    No meio desta “festa” toda, removem o suporte ao Nexus 5, um telemóvel que saiu há pouco mais que 2 anos, e ainda tem Specs idênticas ao Nexus 5X (Snapdragon quad-core e 2GB de RAM).

    E ainda dizem que a Apple copia, e que a Google inova, ou que o iPhone é limitado, e não sei que mais!

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Eu as vezes gostava de perceber o que vai na cabeça destes tipos, vocês sentem prazer ou algum tipo de conquista em tentar mostrar ao mundo que a vossa opção foi a mais acertada? É isso que te realiza como pessoa?

      1. Avatar de apache
        apache

        Os fanboys do Android não vêm meter nojo quando sai um novo iOS a dizer que o Android já tinha isto ou aquilo (hacks manhosos que não funcionam direito, usa-se uma vez, desliga-se para sempre).

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Não respondeste a nenhuma das minhas perguntas.

          1. Avatar de apache
            apache

            Até parece que tenho de o fazer…

          2. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @apache: Claro que não queres responder, já sabes a resposta. ai ai xD

          3. Avatar de apache
            apache

            A resposta é não às duas.

            Contente?

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Ambos os fanboys de Apple e de Android vêm meter nojo em todas as notícias de OSes móveis, inclusive WP/W10M. Ainda estou para perceber o que ganham com todo este forrobó que fazem diariamente.

          1. Avatar de Mr.T
            Mr.T

            É a velha questão de tentarem ver quem tem a p**** maior… Dessa forma não se sentem tão mal, quando acham que deram dinheiro a mais por um equipamento que dali a poucos meses fica “desatualizado”.

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não sei porque é cópia do iOS o multiwindow… Além disso já tive um LG G3 que saiu há 2 anos e já trazia… Limitar dados móveis já existe há muito, o que houve foi uma melhoria.

      1. Avatar de apache
        apache

        Já trazia, não é… funcionava bem aonde? Meia dúzia de apps, e com glitches de interface inutilizáveis…

        1. Avatar de Zé

          O note 2 de 2012 já trazia multi windows e funcionava tudo perfeitamente. Quem copiou o que?

          1. Avatar de apache
            apache

            Deixa de fazer serviço à Samsung! Toda a gente sabe que funciona mal em quase tudo!

      2. Avatar de LG
        LG

        +1

        Mas não te esqueças, foi copiado da Apple na mesma não sei como mas os iFans bem o sabem! Até o sistema de teletransportação do Star Trek foi compiado da Apple (eventualmente)

    3. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      O meu Samsung Galaxy S4 já tinha multi window (https://community.vodafone.com.au/legacyfs/online/uploads/multi-window.png) e no mesmo tlm consigo responder a mensagens sem ter que abrir a app, embora seja através da ROM CyanogenMod (que já tem esta função desde o CM10), isto em 2012, sendo que saiu no ios 8 em 2014, portanto como é que são features copiadas do ios?!?!

      1. Avatar de apache
        apache

        Samsung não é Android.

        Nem CynaogenMod.

        Também existem tweaks para cydia que faziam isso desde os tempos do iPad 2!

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Cydia não é uma distribuição, é um utilitário que modifica o sistema tal como o xposed framework no android.

        2. Avatar de Carlos Pereira
          Carlos Pereira

          Pelos vistos não percebeste o comentário. O que eu quis dizer é que as funcionalidades não foram inventadas pela apple, já existiam antes

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Multi-Window copiada do ios? Não percebi. Samsung já tem essa função desde o primeiro galaxy note.

  13. Avatar de André
    André

    Não querendo ser fanboy, todas essas “novidades” já existem no iOS (algumas já desde o iOS 8)…

  14. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    Pelo menos o multitasking que traz um LG G3, é realmente multitasking, porque podemos ver vídeos no youtube e ao mesmo tempo estar a escrever um email que o vídeo não para. Já no IOS… experimenta lá a ver se consegues!!! E antes que digam que sou um Android Fan, aviso que tenho 2 Macbooks Pro, um Ipad e um LG G3 que vou trocar por um G5!!!

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Queixa-te a google por não aplicar a api que permite isso! Usa o safari e ve-la se não consegues!!!!!

      Eu consigo no meu ipad air!!!

      1. Avatar de apache
        apache

        +1

        Deve ter tanto material Apple como eu tenho de pesca.

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          A Google ainda agora actualizou o Google doc ou o drive para optimizar para o iPad pro e imagine-se não o compatibilizou com o iOS 9. Ou seja salvo erro não funciona o multi-janela! O que é caricato! Mas para que? Para haver umas “aves raras” a dizer que não é possível fazer isto é aquilo no ios!
          E retiro o que disse no Safari a Google Tb não o permite o que é mais uma vez caricato, dos sites que frequento o YouTube é o único não permite. Deve ser pela mesma razão que falei anteriormente!

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Queixa-te a google por não aplicar a api que permite isso! Usa o safari e ve-la se não consegues!!!!!

      Eu consigo no meu ipad air!!!

    3. Avatar de apache
      apache

      Que estupidez.

      Sim, dá, se pagares a licença YouTube Red à Google!

  15. Avatar de Medina carreira
    Medina carreira

    O Android e quase tão pessimo como o windows 10 móbile está sempre para sair mas nunca saí

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      @Medina Carreira
      Para o meu já saiu. não sei do que falas

  16. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    olha! O android está a querer ficar parecido com o iOS….

  17. Avatar de eu
    eu

    “Tal como o nome indica, com o Android N vai ser possível possível ter mais do que uma janela aberta, tal como já acontece com o iOS.” Tal como já se faz com a UI da Samsung, Só vêm IOS à frente LOL, PALAS!!!!!

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      É mesmo, têm as palas e não vêem a realidade. Já no S4 havia multi window. Sempre que aparecem novas features no ios, foram inventadas pela apple, mesmo já havendo iguais anteriormente

    2. Avatar de ...wtf...
      …wtf…

      Give this men a cake (eu)… Finalmente um comentário com tudo no sitio.

  18. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    N de Nougat??

    1. Avatar de Carlos Pereira
      Carlos Pereira

      Há quem diga que é de Nutella

  19. Avatar de Jose Correia
    Jose Correia

    E eu sem receber o Android 6 no meu OnePlus One. 🙁 Alguém tem uma previsão?

  20. Avatar de ALS
    ALS

    o N e apenas o de Nexus