Já conhece o novo serviço da Cyanogen e Nexbit?

30 Comentários

Os utilizadores que possuam um Nexus 5, Nexus 7 2012, Nexus 7 2013 e OnePlus One  podem já experimentar.

Hoje em dia é muito comum um utilizador ter um smartphone e um tablet, ou então ter mais do que um smartphone ou tablet (nem que seja de um familiar). Foi a pensar na multiplicidade de dispositivos de um utilizador que a Cyanogen e a Nextbit lançaram um serviço bastante inovador que permite sincronizar tarefas entre dispositivos Android.

Vamos conhecer o serviço Baton.

cyanogenmod-synchronisation-appareils


O Baton é um serviço fantástico desenvolvido pela Nextbit (uma startup nascida em São Francisco, fundada por Tom Moss e Mike Chan) em parceria com Cyanogen que permite ao utilizador mudar de dispositivo mas manter os processos/aplicações/jogo em execução.

Para tal, basta ter os equipamentos sincronizados e em seguida escolher qual o equipamento (Pass) de destino para receber o processo em execução do dispositivo de origem. Toda a informação é mantida na cloud.

Nexbit_00

Para perceber como tudo funciona, vejam o seguinte vídeo

Num período onde as estatísticas indicam que em 2018 os utilizadores poderão ter até 9 equipamentos, nada melhor que ter todos os equipamentos sincronizados ao nível dos processos.

Este serviço ainda não está disponível publicamente mas os utilizadores que tenham um Nexus 5, Nexus 7 2012, Nexus 7 2013 e OnePlus One pode solicitar a versão beta aqui.

Qual a vossa opinião sobre este serviço inovador?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomé Mendes

    Bastante interessante. Imaginem estarem em casa a trabalhar num software qualquer, guardam (sincronizam), chegam à empresa e continuam como se nunca tivessem trocado de dispositivo.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    Faz metade do trabalho feito pela Handoff no iOS 8 – com o Handoff não é necessário andar a escolher um aparelho para enviar

  3. Avatar de Hugo Batista
    Hugo Batista

    Acho piada ao nome do serviço derivar dos jogos Pokemon, sempre curioso.

    De resto acho um serviço interessante e que pode vir a ser muito proveitoso em diversos cenários.

    PS: 9 dispositivos por utilizaodor em 2018? Um por divisão da casa? xD

    1. Avatar de R
      R

      pois… eu tb nao tenho assim uma visao tao futurista das coisas.. mas neste momento dou por mim as vezes a fazer instalacoes no pc, a ver falar com colegas no telemovel, a jogar no tablet e com a tv tuga no rasperryPi XD e ja la vao 4 dispositivos
      mais um para o pessoal que tem uma consola e tal…

      1. Avatar de Mota
        Mota

        deve ser 3 dispositivos, e 6 parados a um canto haha

        PC,TABLET e Smartphone.. chega.

        Falo por mim claro, mas 9 dispositivos err..

  4. Avatar de winetree
    winetree

    O anúncio desta notícia no Facebook: “Esta funcionalidade não existe (a este nível) no iOS da Apple!! Conheça esta fantástica inovação da Cyanogen e Nexbit” e fiquei à espera de algo espectacular, depois chego aqui e leio isto e fico a pensar se o anuncio no FB é só para gerar hits na página do pplware…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é nada winetree…Diz lá a verdade…o IOS tem isto? O que está errado?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A funcionalidade prática é idêntica ao Handoff e a outros serviços associados com o iCloud. A forma como chegam a essa funcionalidade é que é diferente!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          é idêntica sim..mas o Handoff é bem mais light

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            mais light!? lol
            O Handoff não necessita de estar a seleccionar dispositivos e está integrado com o iCloud, o que significa que em muitas das situações, mesmo que não se faça uso do link do Handoff, o documento é na mesma actualizado e acessível no outro dispositivo.
            A única vantagem desta solução do Nexbit é não obrigar as aplicações a serem actualizadas, mas isso levanta algumas dúvidas quanto a segurança, já que supostamente o estado da aplicação deveria estar protegido e não ser modificável.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            E o Handoff é tão light que até funciona com outro sistema operativo, o Yosemite. Deve ser das calorias

          3. Avatar de Pirata
            Pirata

            O handouf não faz um décimo desta aplicação. É brutal.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Pirata
            E o que é que faz que o Handoff (e os outros serviços do iOS) não faz?
            E o Nexbit permite transferir a tarefa para um computador?

          5. Avatar de Vítor M.

            Ia perguntar o mesmo…

      2. Avatar de Winetree
        Winetree

        Não digo isso, até porque ainda não conheço bem este serviço, mas não sei se funcionará com todas as aplicações e é uma aplicação 3rd party. Se calhar pode ser desenvolvida para outras plataformas (MS, IOS, BB)… Não é nativa ao sistema operativo…
        Depois é realmente diferente do Handoff, mas não é necessáriamente tudo melhor (chamadas com todos os dispositivos, incluindo o computador?).

  5. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    OFFTOPIC. Quando é que vamos ver uma versão do pplware no play quiosque? Uso bastante está App da Google para ver as novidades dos vários sites de notícias, como the verge, Android Police e por aí fora.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Dont feed the troll

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Existe uma aplicação web chamada feedly que permite isso tudo, e também tem aplicação móvel.

      Cumps

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        EU sei, mas para ver feed vejo pelo play quiosque, ao que parece existe mesmo canais. e não, não são simples feeds, as de testar.

  6. Avatar de DSpinola
    DSpinola

    “Num período onde as estatísticas indicam que em 2018 os utilizadores poderão ter até 9 equipamentos(…)”

    Ter até 9 equipamentos? Em simultâneo? Creio que a tendência é unificar e reduzir o numero de equipamentos, não o contrário…

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Concordo, prefiro 1 dispositivo com mais funcionalidades que vários a fazerem só com algumas.
      Actualmente tenho 1 Smartphone e 1 tablet/Laptop e penso que faz mais sentido.

      Doutra forma tinha que andar com 1 tablet para brincar ou fazer coisas + “soft” e quando fosse para trabalhar la tinha que andar com o portátil atrás também. Assim passo de tablet para portatil simplesmente adicionando ou removendo o teclado.

    1. Avatar de Alexandre Badalo
      Alexandre Badalo

      Pois talvez deva fazer mal meter um o video do youtube aqui

  7. Avatar de Kendimen

    Sabia que:
    – O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. O nome vem do francês bâton (bastão) embora não seja chamado assim em francês!!! 😛

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Pedro pode responder ao que apontei ali em cima? Obrigado

  8. Avatar de Kendimen

    E porquê chamar Baton a este serviço? Terá a ver com os lábios ou com os bastões?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Eu acho que a razão do nome vem do Handoff. “Hand off” é a designação que se dá para a transmissão do testemunho (“baton” em inglês) em estafetas no atletismo. Por isso “Baton” tenta invocar a mesmo ideia do Handoff, embora seja um pouco mais rebuscado

  9. Avatar de Roman Walls
    Roman Walls

    Pessoal, por acaso alguém tem convite para aquisição do Oneplus One disponível?
    Obrigado.