iPhone Keyboard – O teclado do iPhone no Android

52 Comentários

Por norma, os utilizadores gostam de ter o seu smartphone de acordo com os seus gostos. Mudam os temas, mudam os tons, adicionam/removem atalhos, adicionam widgets, etc. O Android, para além de ser um grande sistema operativo, permite aos utilizadores um nível de personalização bastante elevado através das mais variadas aplicações.

Depois de termos apresentado o Launcher do iPhone/iPad para Android (ver aqui), vamos conhecer o iPhone Keyboard Emulator que nos permite ter o teclado do iPhone/iPad no Android.

iphonek_00

Depois de ter adquirido um iPad, notei de imediato que o teclado disponibilizado nativamente no iOS permitia um produtividade superior a outros que já tinha testado no Androi (como é o caso do Swype, Swiftkey entre outros).

Depois de algumas pesquisas, encontrei o iPhone Keyboard Emulator que permite integrar um teclado idêntico ao do iOS no Android.

iphone_01

Como usar o iPhone Keyboard Emulator como teclado no Android?

Depois de instalarem o iPhone Keyboard Emulator (fazer download no final do artigo) ir a Definições—>Idioma e teclado, depois activar a opção Teclado do iPhone

iphone_02

Depois basta carrega, durante 2 segundo, numa zona de introdução de texto, escolher Método de entrada e em seguida escolher iPhone Keyboard

iphone_03

E está feito! Nas definições do teclado Definições >Idioma e teclado > iPhone Keyboard podemos definir as opções:

  • Vibrar ao premir as teclas
  • Som ao premir as teclas
  • Mostrar sugestões
  • Conclusão automática
  • Integração com contactos
  • Letras maiúsculas automáticas

Depois de mais de uma semana a usar o iPhone Keyboard, considero-o simples mas  muito mais produtivo. O iPhone Keyboard não disponibiliza tantas opções e IA como por exemplo o Swype, Swiftkey mas cumpre na perfeição a sua tarefa. Experimentem e digam-nos o que acharam.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android
Download: iPhone Keyboard

qr_iphone

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    revê o último parágrafo.

    Porque o achas mais produtivo, relativamente ao swiftkey?

    Antes que chovam criticas, com o argumento: se querem igual ao iphone, comprem o Iphone. Lembrem-se que são vocês mesmos que dizem que o Android é bestial porque permite customizar a vosso gosto.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Daí o Android ser fantástico.. até o teclado do iphone podemos ter. E sim, há quem prefira o teclado do iphone, isso significa que o iphone é melhor? Eu pelo menos sou um adepta da Gestalt (o todo é o conjunto das suas partes) e se o teclado de um é mais partes que o iphone tem que gostariamos de ter, porque não implementar? Como tu mesmo referes “Permite customizar a vosso gosto” -> exactamente 🙂

      Cumprimentos 😉

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        estás a concordar comigo, ou a discordar?

        Já agora, no gestalt não é exatamente o contrário. O todo é maior que a soma das suas partes?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Estou a discordar quando dizes que “se querem um iphone comprem um iphone”, quando na realidade um iphone não é apenas um teclado, mas sim mais que isso, e o que queremos, no android, é apenas uma parte dele que por acaso achamos mais funcional: o teclado.

          Na gestalt o que se passa é o seguinte: Teres um Pc em peças é diferente que teres um Pc montado; o que fazes com um e com outro é diferente, e decerto que um pc montado te é mais útil. E o mesmo de passa com esta questão aqui em causa, O que fazes com um teclado sem iphone? Os utilizadores do Android não querem o iphone, pois temos o Android, mas podemos substituir uma funcionalidade para o tornar melhor.

          1. Avatar de Tiago Dias

            Mas Gestalt é de facto o que o Sérgio disse, certo?

            Não se pode ter conhecimento do “todo” por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma das suas partes.

            Só por curiosidade 🙂

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Sim, é o que ele disse e o que eu acabei de explicar.

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            Eu estou a refutar isso mesmo. Eu concordo contigo. Desculpa se não fui explicito

    2. Avatar de Tiago Dias

      Não sei se é de mim, ou do teclado, ou do que é, mas não há nenhum teclado de smartphone ou tablet em que consiga uma escrita tão rápida e produtiva como no teclado do iPhone e iPad. A verdade é que à primeira vista até parece (e é mesmo) mais simples, com menos opções, mas no final não há nenhum a que me adapte tão bem.. A fluidez que consigo na escrita, principalmente no iPad, é fenomenal.

      Quanto a este emulador, não testei, mas se ficar semelhante à experiência de utilização do teclado no iPhone deve ser bom!

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Desculpa mas até hoje já fiz muitas brincadeiras com amigos e não há nenhum com iphone que consiga sequer fazer o dobro do tempo que eu no swift key :S é sempre mais do dobro.. só diz isso quem não testou vários outros teclados ou, se testou, não testou tempo suficiente para perceber como realmente funciona e o deixar adaptar.

        1. Avatar de Tiago Dias

          Pronto.. como em tudo depende do gosto.. e do hábito.. 🙂

          A correcção automática, que muitas vezes proporciona grandes gargalhadas, aprende com o tempo e torna-se fundamental. Já me aconteceu falhar quase todas as letras de uma palavra e ele acertar no que eu queria escrever 😛 Claro que também já me ri bastante das parvoíces que o autocorrect escreveu 😀

        2. Avatar de Rui Dias
          Rui Dias

          Agora, só para meter nojo, vou dizer que eu, com o Swype, consigo escrever até 3 vezes mais rápido do que com o Swiftkey.
          Na realidade, o melhor que o Android tem é a possibilidade de alterarmos as partes até que o todo seja maior que a soma das mesmas…

  2. Avatar de Zé

    “Depois de ter adquirido um iPad, notei de imediato que o teclado disponibilizado nativamente no iOS permitia um produtividade superior a outros que já tinha testado no Android”

    A sério? Sempre achei que os teclados do Android bastantes mais funcionais que o do iOS. O SwiftKey que uso agora acho que nem se pode comparar com o teclado do iOS que já usei. Mesmo o Swype que tanbem já usei (depois de apanhado o jeito) acho mais productivo. Já para para não falar de outros teclados com teclas personalizaveis. Ah e agora há o Sine Keyboard que é um conceito muito interessante (este ainda não experimentei).

    1. Avatar de Tiago Dias

      Eu partilho da mesma opinião do Pedro.. Não se trata das funções que o teclado tem, ou da personalização do teclado.. trata-se simplesmente da fluidez que se consegue. Claro que isto deverá variar de pessoa para pessoa, e o hábito também conta, mas não há nenhum teclado que me permita uma fluidez tão grande como o do iOS. Então num iPad é excelente mesmo!

      1. Avatar de NoName
        NoName

        Esse Siine sim vale a pena.

      2. Avatar de eu mesmo

        estão mesmo a comparar escrever num iPad com escrever num ecra de 4″??!

        1. Avatar de Marco Freitas
        2. Avatar de João franco
          João franco

          Comparando o iPhone e o andróide ambos de 4 polegadas a fluidez de escrita do iPhone é superior. Nao me refiro se tem mais funções ou nao.

          1. Avatar de Hugo Cura

            iPhone de 4 polegadas?

  3. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Vou experimentar!

    Acho que isto é que valoriza o Android.

    Creio que nem se coloca a questão do ser melhor ou pior!

    O ser melhor está no simples facto de se poder personalizar quase sem limites! É a sua mais valia! Certamente nalguns casos será menos eficiente que outros que se dedicam exclusivamente a um único software e suas aplicações!

    Haverá sempre de tudo e ainda bem!

    Mas, é certamente por isto, pela sua personalização e milhares de aplicações que o Android já alcançou a preferência de milhões!

    Já agora, é curioso que se fale nas guerras e nas referências constantes à Apple e ao iPhone. Certamente porque a qualidade é muita e é tido como referência, de tal modo que aqui o próprio pessoal do Pplware a ele se refere volta e meia.

    Creio que não há mal nenhum nisso. O mal está apenas no radicalismo!

    Aliás a troca construtiva de informação entre os vários SO e aplicações só pode beneficiar todos!

    Em tudo na vida é preciso saber aceitar a diferença!

    Obrigado pelas boas dicas Pedro Pinto!

    Bem hajam!

  4. Avatar de Filipe Caetano

    Prefiro o Swiftkey.
    O Swiftkey é melhor na previsão de palavras,e também disponibiliza mais caracteres logo diretamente.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      admito que o Swiftkey poderia ser mais fluido. Este é o seu principal problema, mas que é super-prático é

    2. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      comprei o swiftkey e sou um utilizador contente com o produto,

      noto alguma lentidão a mais (muito pouca) relativamente a outros teclados do mercado.

      mas a forma como prevê palavras é absolutamente incrível.

      não o trocava por nada

      1. Avatar de Culto Oculto
        Culto Oculto

        +1 É o melhor, de longe, que já experimentei.

  5. Avatar de Blizard

    Eu não troco o keyboard nativo do android 2.3 por nada.
    São gostos e felizmente o android permite-nos ter gostos diferentes.

    Alerto só para as permissões que esta app tem que me parecem ‘desnecessárias’:

    READ CONTACT DATA
    Allows an application to read all of the contact (address) data stored on your device. Malicious applications can use this to send your data to other people.
    WRITE BROWSER’S HISTORY AND BOOKMARKS
    Allows an application to modify the Browser’s history or bookmarks stored on your device. Malicious applications can use this to erase or modify your Browser’s data.
    READ BROWSER’S HISTORY AND BOOKMARKS
    Allows the application to read all the URLs that the Browser has visited, and all of the Browser’s bookmarks.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      achas isto desnecessário: READ CONTACT DATA?

      É sempre um problema quando queremos escrever o nome de uma pessoa que é fora do habitual. Eu tenho muitos nome que tive de adicionar manualmente ao dicionario

      Nos outros items, idem

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        já agora, considero o teclado nativo dos vários Android um aborto. Mas, de certeza que também há coisas que eu gosto que acharás horrivel. Como bem dizes, são gostos. Nesse aspeto tenho de dar mérito ao Android.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Pessoalmente também dispenso o teclado nativo do Android. Para mim um bom teclado tem de permitir associar um símbolo a cada letra (colocado em género de expoente e acessível com um clique longo ou deslize por cima da tecla correspondente) e um layout de 12 teclas. Esse são os meus requisitos… e há muitos teclados que os cumprem!

  6. Avatar de José
    José

    Realmente peca por ser pobre nas previsões das palavras, ai o swiftkeyx ganha…..

  7. Avatar de Hugo Cura

    Gostos são gostos… mas se há coisa que, na minha opinião, o iOS tem de muito mau é o teclado. Só o pormenor de ter de carregar em “?123” para escrever tudo o que não seja letras dá-me “certa e determinada” relutância. É simples e bonito, sim Sr., mas pouco funcional.

    1. Avatar de José
      José

      Sim, devia de ter o . e a , nos laterais do espaço (space).

    2. Avatar de Tiago Dias

      Olha que não sinto dificuldade nisso Hugo.. é bastante rápido chegar a qualquer pontuação. Mas claro, já me habituei a isso, e talvez por isso seja o que mais gostei até hoje. 🙂

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, hábitos, mas de certeza que não é mais rápido que ter os símbolos principais logo visíveis e acessíveis, aí não há milagres.
        E que tal este que parece de um iPhone “kitado”?: screenshots =1=, =2= e =3=.

        Depois passo o dedo por cima dele, na horizontal, e tenho acesso a este e depois este layout. Depois há um conjunto de gestos configuráveis, feitos sobre o teclado. Até posso usar os botões Vol+/- para alterar a posição do cursor no texto, enquanto escrevo. Ah, e é claro que há outros layouts, coloquei o do iPhone para comparar 🙂

        1. Avatar de José
          José

          Se der, diz que teclado é esse, e já agora link para ……….

  8. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Se souberem que existe isto para Symbian fico-vos eternamente grato.
    Cumprimentos.

  9. Avatar de eu mesmo

    gostos são gostos, mas não consegui sequer mudar para PT, não gostei. Achei inclusivé o teclado do Android 4 muito superior, e nem sequer uso esse…

    o facto de ter que andar a clicar numa tecla para aceder ao layout numerico e de simbolos é só por si pouco practico quando se tem teclas sem dupla função no 1º layout

    Swiftkey x e swype são a meu ver muito superiores

  10. Avatar de K
    K

    Este projecto não é novo, já experimentei a uns meses atrás. Não fiquei fan. Habituei-me ao swype e, sem querer desvalorizar nada, mas para quem está habituado ao swype, tudo o resto parece… lento e trabalhoso. Tudo que for o que o pessoal chama de screen pecking tenho tendencia a rejeitar. Mais, com o swype nem sequer tenho que olhar para o ecra enquanto estou a escrever o que torna a coisa ainda mais rápida. Não sou fan do swiftkey precisamente por ter que olhar para a previsão dele e não escrever o que não quero.

    Neste contexto, também não achei o iphone emulator brilhante. Não tinha a fluidez do original (pode ter melhorado entretanto) que é a única coisa que realmente ainda o safa. Sem isso é mais um teclado banal sem nada que o destaque e ainda por cima nem a lingua PT tem. Até o nativo do android é melhor que este emulador.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Concordo com a tua opinião.

      Até que gostei do swiftkey, mas a verdade é que com o swype escrevo muito mais fluído que qualquer outro teclado. Uma pessoa depois de estar habituada, sempre que experimenta outros, parece que trocou o seu Ferrari por um Mercedes.

      Experimentei também o Siine keyboard e até me pareceu ter potencial. Quando o mesmo tiver a nossa língua, vou experimentar para ver a sua eficácia.

      Um que já aguardado há uns anos (2-4 anos) e que até já foi falado no Pplware, é o Blind Type. Segundo sei, até parece que a google o comprou, a verdade é que aquilo não passou de um vídeo bastante cativante de um belo teclado, mas o certo é que nem deve chegar ao mercado.

      Portanto, fico-me mesmo pelo swype, até à data é o que me permite escrever mais rápido, às vezes demasiado rápido pois falho muitas palavras. Também é certo que é diferente estar a caminhar com pressa e escrever do que estar sentadinho relaxado a escrever. Isso e por vezes quando se tem os dedos mais ásperos torna-se difícil “patinar” com o dedo no ecrã do telemóvel. 😀
      Mas fora esses pontos negativos, o swype ganha a todos os que experimentei aos pontos.

  11. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Nada como testar e concluir para cada um o que é melhor, eu por exemplo, tenho sérias dificuldades em comparar qualquer teclado que seja ao Swype, é que até a conduzir consigo mandar SMS, contudo, muitas das vezes lá vai um erro 😉

    Cumprimentos

    1. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      so espero que nunca te corra mal

  12. Avatar de Rui Morais
    Rui Morais

    Como se alteram as definições para idioma português?

  13. Avatar de Rui Morais
    Rui Morais

    E já agora como se poe sinais de pontuação (? !)??

    1. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      na tecla 123

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    o melhor que experimentei foi o teclado do ics.

  15. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Depois de experimentar volto ao nativo do android. A única coisa que gostei foi das letras bem grandes que, ainda não verifiquei se no android também dá para configurar (vou ver de seguida). De resto tenha a mesma ideia já aqui expressa pelo Hugo Cura!

    São gostos!

    Bem hajam!

  16. Avatar de Soton
    Soton

    Nativo do android. Vou desinstalar o iPhone Keyboard.

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não querendo entrar nas guerras dos costume, penso que seria vantajoso, isso sim, uma aplicação para ser possível ter o teclado da HTC em todos os androids porque esse na minha opinião é que é o melhor teclado existente nos telemóveis dado que tem os símbolos embutidos das teclas principais.

  18. Avatar de E
    E

    depois do siri e do iris pensei que só se iria usar as teclas “virtuais” para jogar … ou pouco mais … 😉 Vá Critiquem que é uma provocação … lol ! ;)eheheh!!!!!

  19. Avatar de Bruno Carvalho
    Bruno Carvalho

    já experimentaram o GO Keyboard tem tudo o k os outros e tem skins que ate chateiam. Já agora com o iris nao atino mas com o voice kk coisa, carrego no botao falo para o telemovel e ele la escreve tudo em 20 palavras da 1 erro, mas nem acho assim tao mal.

    Abraço

  20. Avatar de SergioA
    SergioA

    Eu uso o touchPal que é gratuito e safo-me bem. mas vou testar alguns dos que aqui referiram e que também sejam gratuitos