Instant Tethering – A nova função do Android “roubada” ao iOS

71 Comentários

O sistema operativo móvel da Google tem evoluído significativamente nos últimos anos. Com o lançamento do Android 7.0, que ainda não está presente em 1% dos dispositivos, a Google inovou em algumas funcionalidades e o trabalho continua em novas versões com o objectivo de melhorar o sistema.

Agora a Google lançou uma nova funcionalidade baptizada com o nome Instant Tethering, que permite a ligação entre dispositivos Android… algo ao estilo do que existe para iOS.


O Android não precisa de aplicações de terceiros para transformar um equipamento num autêntico hotspot. No entanto criar um hotspot no Android significa que o utilizador tem de o configurar, definindo alguns parametros e activar manualmente. E se o processo fosse todo automático e inteligente como acontece no iOS? É aqui que entra a nova funcão do Android, o Instant Tethering.

O Instant Tethering é uma nova funcionalidade do Android que permite que qualquer dispositivo, com conta Google, partilhe a sua ligação com outros equipamentos. Esta funcionalidade está disponível com o Google Play Services 10.2, que está a ser já distribuído em alguns Nexus e smartphones Pixel.

Por enquanto esta parece ser uma funcionalidade exclusiva para ligar dispositivos Android. Esta novidade é muito semelhante ao que já existe no mundo Apple onde, por exemplo, um iPhone pode funcionar como router da ligação à Internet, via bluetooth, sem que seja necessário activar o hotspot. Tudo acontece de uma forma transparente para o utilizador final, desde que o bluetooth esteja activo.

Via: Android Police

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Max
    Max

    Não entendo por que “roubada”? Já existe um recurso semelhante há anos chmada WIFI Direct que uso e que não tem nos iPhones. Na verdade passar arquivos nos iPhones é um parto. Sempre enviei qualquer arquivo com facilidade em todos os meus Androids. Para alguém com iPhone me passar um mp3 por bluetooth por exemplo não dá. Tem que tentar por outra forma.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Não sejas mentiroso, o wifi direct não é isso.

      E poucos PC e android têm wifi direct, e raramente funciona entre marcas, no iOS temos o AirDrop.

      1. Avatar de João Machado
        João Machado

        E o instante tethering pode ser usado com marcas diferentes?

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Quem tem iPhone também te poderá dizer que passa arquivos entre iPhones com facilidade por WiFi.
      Mas nem uma nem outra situação tem a ver com configuração automática de hotspot a partir do aparelho que se quer ligar à internet.

  2. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    um iPhone pode funcionar como router da ligação à Internet, via WiFi, bluetooth e ligação por cabo a um computador.

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Um Android também, um blackberry igual

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        o meu comentário põe isso em causa? O meu comentário é por causa do que é dito no último parágrafo.

        1. Avatar de Freitas
          Freitas

          Não foste específico.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Se tivesses lido o artigo com alguma atenção terias entendido. De qualquer das formas o meu comentário continuaria a não pôr em causa nada sobre os outros sistemas.

          2. Avatar de Freitas
            Freitas

            Sim, como disse não foste específico, e eu só completei o teu comentário, ou existe algum mal nisso.

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Freitas, não, não completaste o meu comentário, o que fizeste foi desviar o assunto do comentário por tua falta de atenção ao que é escrito no artigo.

          4. Avatar de Freitas
            Freitas

            Falta de atenção, deixa ver encaixa perfeitamente no teu comentário, não tenho culpa que não te saibas explicar. Como também parece que és pago para saíres comentar tudo por aí abaixo.

          5. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Freitas, eu é que certamente não tenho culpa que leias o artigo na diagonal para entender o contexto. Será que nunca reparaste como o contexto dá significado às frases que dizes?

          6. Avatar de Freitas
            Freitas

            Deves ver mal tu e ainda ficas ofendido

          7. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Freitas, se achas que argumentar é sinónimo de ficar ofendido, nem quero imaginar como te sentes.

  3. Avatar de André Rocha
    André Rocha

    Eu não entendo qual é o grande problema de ambas as empresas roubarem ideias do seus SO’s.
    Para o melhorar, o que é bom claramente irá ser copiado…. Num mercado competitivo é natural que isto aconteça

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é problema nenhum…é óptimo para os utilizadores finais.

    2. Avatar de winetree
      winetree

      Não há problema nenhum, só que quando é ao contrário parece que cai o Carmo e a Trindade…

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Pelo teu comentário, cumpriu o objectivo.

  5. Avatar de Delta
    Delta

    Ao iOS?
    Por aquilo que vejo, é algo que já o meu Galaxy S 1 tinha e muitos outros têm.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      O que o teu galaxy tinha era partilha ligada manualmente.

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Se foi roubado, como fazer a ligação agora no Início IOS ?

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Ah! Ah! Ah!
      Acho que foi devolvido entretanto…
      Peso na consciência dos larápios?! Talvez, ou então complexo da culpa!
      Assim, todos ficam contentes e o utilizador pode comentar. Eh! Eh! Eh!

  7. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Mas eu já tenho isso à tantos anos.. Qual é a diferença?
    Eu sempre partilhei para o portátil quando nao tinha wifi

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É diferente do que estás a pensar. Neste caso o equipamento “emparelha” com o PC via bluetooth e com recuso à conta Google

  8. Avatar de vitor
    vitor

    ganha quem tiver mais cliks no seu artigo. Nd melhor q usar a palavra “roubar” no Android e enaltecer o IOS

  9. Avatar de upk
    upk

    até neste artigo foi preciso colocar

    O sistema operativo móvel da Google tem evoluído significativamente nos últimos anos. Com o lançamento do Android 7.0, que ainda não está presente em 1% dos dispositivos, a Google inovou em algumas funcionalidades e o trabalho continua em novas versões com o objectivo de melhorar o sistema.

  10. Avatar de Cs_Plan
    Cs_Plan

    Meu deus, que escândalo! “Roubaram” uma funcionalidade ao iOS, que escândalo.
    Já agora, dava jeito noticiar as “inspirações” do iOS em funcionalidades o Android e do WP/WM inclusive. Dá realmente jeito mostrar o panorama global, até porque a Apple ultimamente tem “inovado” pouco, tem-se sim “inspirado” muito.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exemplos? Queremos fazer um artigo sobre isso…

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        também sabes perfeitamente que o pplware já falou dessas coisas. Todos os anos aparece um ou dois artigos desses quando sai uma nova versão do iOS.

      2. Avatar de Dokratos
        Dokratos

        A touchbar nos mac pro por exemplo. Algo que a Microsoft já avisa apresentado antes. ex: https://mspoweruser.com/as-usual-microsoft-did-the-touch-bar-first-but-actually-thought-better-of-it-video/

        1. Avatar de winetree
          winetree

          Um protótipo?? A sério, chamas copiar a isso? A um conceito demonstrado num protótipo. Nem estamos a falar da mesma coisa, estamos a falar de um teclado virtual vs a touchbar e de um conceito que nem é da MS. De tantas coisas que a Apple já copiou, foste escolher essa… 😀 😀 😀

          1. Avatar de Dokratos
            Dokratos

            Vê o segundo vídeo.

      3. Avatar de Dokratos
        Dokratos

        Correcção, Mac Pro.

        1. Avatar de Dokratos
          Dokratos

          Macbook Pro (está dificil acertar).

  11. Avatar de Danny
    Danny

    Deixa ver se percebi ele ativa a partilha de Internet automaticamente quando detecta um dispositivo autorizado. Pode ser útil, mas prefiro o modo manual, ativar que não custa nada e só clicar no botão. Se estiver errado alguém que me corrija. obrigado

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      No caso do iPhone a partilha é activada quando o outro dispositivo inicia a ligação ao hotspot, e desliga automaticamente quando esse outro a desliga. É o que se chama simplificação e comodidade

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Quando eu ligo o hotspot do meu o outro aparelho já liga automaticamente, vai dar quase ao mesmo.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Mas não é o aparelho hotspot que a pessoa está a pegar/usar nestas situações em que quer internet, pois não? Comodidade!

          1. Avatar de Danny
            Danny

            Eu sei, mas se estou sempre com o telemóvel, basta ativar, não preciso dessa função, certo ou errado? Porque para mim vai ser mais uma falha a ser explorada da pelos hackers, se é que me fiz entender. Se tiver o bluetooth desligado vou ter de pegar no telemóvel e lá se vai a comodidade.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Danny, se estás a usar outro aparelho não estás sempre com o telemóvel na mão, podendo até nem estar ao teu lado! Se a intenção é comodidade e rapidez a pessoa não anda a preocupar-se em desligar e ligar tudo, sendo que há mais funcionalidades que perde.
            Não confias na segurança do Android?

          3. Avatar de Danny
            Danny

            Nem em mim confio. Ou até anda visto que queres poupar bateria. Se eu deixar o telemóvel na sala e estiver no quarto posso te dizer que não vai ativar já que o bluetooth não é alcançável e lá se vai mais uma vez a comodidade, já reparaste nos contras que tem. Mas força anda dar mais desculpas.

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            com esse nível de confiança para quê sequer ligar à internet?
            No iPhone funciona a quase 10 metros. O bluetooth é para o contacto inicial, a partilha de internet será por WiFi.

          5. Avatar de Danny
            Danny

            Anda cá a ver se passa a parede de pedra que tenho ao meio da casa, nem sente o sinal. mal Wi-Fi agora imagina o resto. fanático que bem admite desvantagens

          6. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Danny, estou a ver que achas que a única forma de não teres o teu telemóvel à mão é ter uma parede de pedra pelo meio. Boa sorte

  12. Avatar de Pirata
    Pirata

    Fosgase isto não existe há anos? Ou eu não percebi o que é que faz.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Inicialmente pensei o mesmo…mas é diferente da funcionalidade que estás a pensar.

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Está-se a falar de ligação automática do hotspot, não da funcionalidade de hotspot

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Isso não interessa. Não sei porque criticam e qual o problema de roubarem as funcionalidades uns dos outros. Essas guerrinhas são entre eles. No final quem fica a ganhar somos todos nós. Aqui aplica-se o mesmo conceito: “entre homem e mulher não se mete a colher.”. Critica-se porque o nosso telemóvel não tem esta funcionalidade e o do meu amigo tem, mas quando temos essa funcionalidade criticam que foi copiada. Parecem velhotas a criticar o fim de uma telenovela.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Falamos pois…como diz o Manuel Serrão…Digam-me uma…digam-me uma 🙂 (Depois faço artigo)

      1. Avatar de Poet
        Poet

        Tens aqui várias Pedro Pinto…

        – Botão único para limpar notificações (já existia no android)
        – “Raise to wake” (já exista no android)
        – Reconhecimento facial das fotos (já existia no Google Photos)
        – Transcrição de mensagens de voz (já existe no android)
        – Ecrã de bloqueio com expansão notificações e pré-visualização das notificações (já existia no android)
        – Integração dos mapa em aplicativos terceiros (já existia no android)

        Tens aqui mais: http://bgr.com/2016/06/14/ios-10-vs-android-stolen-features/

      2. Avatar de Sombrero
        Sombrero

        O “raise to wake”? Já tinha isso no Moto X há anos… Faz lá o artigo!

      3. Avatar de Logic404!
        Logic404!

        De certeza que queres só uma? É fácil arranjar mais de 20.

  14. Avatar de Pedro Pinto

    ó ó ó…sempre a mesma conversa…

    1. Avatar de Honest Commenter
      Honest Commenter

      BURNNN xD

  15. Avatar de Pedro Pinto

    O Android Police é a fonte…tem informações da própria Google

  16. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas, Pedro parece-me que estás só a ver para um lado, tem aqui umas 15 funções que o IOs 8 adotou E que o Android ja tInha há “Séculos”, tens de amitir de uma vez que a Apple tem andado de marcha-atrás 🙂
    1. Dados de consumo da bateria por aplicativo
    2. Widgets (no iOS 8 na Central de Notificações)
    3. Comunicação mais fluída entre os aplicativos
    4. Visualização ao vivo do “ditado” na tela
    5. Sugestão de texto ao digitar (QuickType)
    6. Notificações interativas
    7. Cloudkit para desenvolvedores, maiores possibilidades para que aplicativos possam interagir na nuvem
    8. Possibilidade de administrar os arquivos do iCloud (iCloud Drive)
    9. Continuar o que estava fazendo em qualquer outro dispositivo (Continuity)
    10. Instalação de teclados de terceiros (ex: Swype)
    11. Amostra grátis de aplicativos “TestFlight” (usuários podem testar betas)
    12. Todas as fotos em todos os dispositivos
    13. Vídeos dos aplicativos na loja (App Store)
    14. Chamar a assistente com uma palavra-chave “Hey, Siri”
    15. Reconhecimento de músicas (Siri + Shazam)

    MAS CHEGA OU QUERES MAIS ???
    ):):) ABRAÇO, BOM TRABALHO.

    1. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      És capaz de descrever qual era a funcionalidade do Android que era equivalente ao Continuity

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        15 não chega ????? queres mais arranja-se Guiomar, a APPLE é como as outras, acredita, se precisar de alguma ideia de outra empresa eles copiam…

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          por acaso contestei os números ou as outras? O que queria era saber qual era a funcionalidade do Android que era equivalente ao Continuity

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Obviamente não fazes ideia o que é o Continuity, se não, não terias ido buscar um artigo escrito em “cima do joelho”.

    2. Avatar de winetree
      winetree

      Continuity??? A sério? E a 3 é linda…. Gostava que especificasses quais as funcionalidades do Android que existiam para o 3, 8, 9, 15 só assim de repente…

  17. Avatar de zeca
    zeca

    wm já faz isso há canos!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Certo, pelos vistos a APPLE anda atrasada também em relação ao wm…:) Abraço

    2. Avatar de winetree
      winetree

      Acho que não percebeste a funcionalidade… o WM não fazia isto!

  18. Avatar de Pedro Correia
    Pedro Correia

    Os meus antigos BlackBerry 7 e BlackBerry 10 já faziam isso.
    E o meu actual Blackberry Android (DTEK50) também faz.
    Por exemplo, tenho o GPS TomTom Go que quando o ligo no carro vai buscar net via Bluetooth automaticamente ao móvel, sem eu tocar no móvel.
    No meu PC faz o mesmo, via Bluetooth.

    Mas se calhar aqui neste caso existe alguma funcionalidade de registar o dispositivo (PC, outro smartphone, etc) no telemóvel com net apenas com a conta do Google, ou seja, deve haver um automatismo que quando o móvel “router” está registado na conta google “xxx@gmail.com” permite dar acesso à net aos dispositivos próximos (via bluetooth ou WiFi) que tenham a mesma conta google.
    Será isto, ou ainda mesmo assim está-me a escapar algo?

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    o android já faz isto desde a versao 2…
    so mudaram o nome loool