Instalar uma custom ROM no Android sem usar cabos?

35 Comentários

Quem tem equipamentos com Android não está restrito apenas ao sistema que vem de origem no mesmo. Como sabemos, são várias as equipas independentes que se dedicam à personalização do sistema móvel da Google e os resultados são em muitos casos fantásticos… os dispositivos ganham uma nova vida.

Mas para instalar uma ROM personalizada no nosso Android é necessário ligar o mesmo ao PC por USB. Sabia que brevemente vai ser possível fazer o mesmo mas usando uma rede Wifi?

nexus-6-bootloader1


Para quem pretende instalar uma ROM personalizada no seu equipamento Android os passos são quase sempre os mesmos. Primeiro procurar a ROM para o nosso equipamento, depois ligar o mesmo via USB ao PC e usar a ferramenta fastboot. Mas, de acordo com informações do site Android Police, vai ser possível realizar esta processo recorrendo a uma ligação Wireless.

Isto quer dizer que para instalar uma nova ROM, root patches, fazer backup do equipamento, entre outras acções, o utilizador deixa de necessitar de ligar o equipamento via USB ao PC.

Como funcionará?

Basicamente o utilizador irá ter de reiniciar o smartphone e depois ligar-se a uma rede Wi-Fi durante o bootloader. Depois de ligado basta executar a ferramenta fastboot no PC para que esta comunique com o dispositivo móvel.

nexus2cee_6FGWQpc3Q0C4gITNv720XLf3CLg4V_thumb1

Actualmente não há equipamentos que se consigam ligar a uma rede Wifi em pleno bootloader. Mas, de acordo com a imagem apresentada acima, disponibilizada pelo site Android Police, referente a um Moto G, pode ver-se já uma opção, disponível num bootloader personalizado, que nos permite ligar a uma rede Wifi.

Via r3pwn

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    E se a ligação wifi for a baixo por algum motivo? Acho que continuo a preferir via cabo

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      O cabo não vai abaixo haha

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        Mas pode ser cortado :O

        1. Avatar de Danilo_RSC
          Danilo_RSC

          Ahahah you made my day xD

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Nao percebi quando tinha o meu galaxy s2 instalava roms sem precisar do pc simplesmente sacava directamente pelo telemóvel

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Via OTA, as oficiais

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Ou as de Cyanogenmod, mas a primeira tinha de ser por cabo 🙂

        1. Avatar de Claudio Vasconcelos
          Claudio Vasconcelos

          Errado. Se tiveres instalado TWRP podes sacas a rom e as gapps e tá tambem dá. Muito mais facil. Caso corra mal tens sempre os backups

      2. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Nao, eu tive um Acer Liquid e havia uma ferramenta da própria ROM/Recovery que verificava se havia updates da recovery + ROM, sacava, fazia reboot automático e instalava a ROM mais actual. Isso sim terias que já ter uma Custom Recovery, Root e uma custom ROM antes via “cabo”. Mas a partir daí usava-se a App para tudo.

        Como só num telemóvel antigo com Cortex A8 + 512 MB RAM é que tenho uma Custom ROM e nos últimos anos nao toco nisso, já nem sei do interesse disso. Como a partir do momento em que quase todas as Apps funcionam a partir do Android 4.2 ou 4.4 deixei de me chatear.

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      E como é que “preparaste” o telemóvel para receber as custom roms?

    3. Avatar de claudete
      claudete

      Oy amigo, kria saber se seu celular era rooteado out fazias simplesmente?

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Off: Que telemovel recomendam ate 120€? vou usar mais para redes sociais e com uma camara decente

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Galaxy S7 EDGE

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Não, o galaxy s7 normal, sempre está mais próximo do budget.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Xiaomi Redmi 2, na powerplanet está a 109 euros o modelo mais barato. A camera é muito boa

    3. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Joao: Moto G 2014 ou se puxares o orcamento Moto G 2015. Vais muuuito bem servido.

    4. Avatar de Picante
      Picante

      iphone 6s ou 6, 5s..ate o 3gs tem mais fluidez e camera que qq topo do mercado android

      1. Avatar de rudua
        rudua

        @picante
        3gs?
        Estás a brincar certo?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para usar cabos.. Só mesmo flashando a factory imagem.
    Custom.. É só sacar no tlm ir à recovery e esta feito.

    1. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Pois… não percebo a necessidade deste post.

      1. Avatar de simon
        simon

        A necessidade do post é esclarecer que é possivel usar o fastboot por wifi. Tambem meto custom roms no meu 1+ (saco/reboot/flash), mas nao usas o fastboot, sim a custom recovery. Compreendo o que dizes mas acho que sao coisas diferentes

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Miguel, consegues duma ROM original meter uma Custom ROM só sacando no telemóvel? Só se for “chinês”…

      99.9% dos telemóveis necessita que 1) facas root 2) instales uma custom Recovery 3) instales uma custom ROM primeiro antes de ser assim “tao fácil”.

      1. Avatar de ABILIO ALMEIDA
        ABILIO ALMEIDA

        TAS EMGANADO

      2. Avatar de ABILIO ALMEIDA
        ABILIO ALMEIDA

        fazes root au telm. estalas recovery fazes download do rom com o telm. e é so estalar os roms que quizeres fasso isso com um wiko faive que nao e chines ate a rom da samsung galax. 4s eu meti no telm.

        1. Avatar de J.V.
          J.V.

          Podias era ter instalado um corrector ortográfico…

          1. Avatar de ABILIO ALMEIDA
            ABILIO ALMEIDA

            não istou em Portugal e também nunca gostei da escola mas axo que entendesse o que estava escrito mal o bem e quando falas mais que uma língua e complicado escrever bem

        2. Avatar de k
          k

          E é exactamente por isso que precisas de um corrector ortográfico. Se escrevesses perfeito não precisavas. 🙂

          Só para acrescentar que a esse processo todo, e antes disso tudo, muitas vezes ainda tens que desbloquear o bootloader.

          Mas não vejo vantagem em ter rede a este momento como anunciado. Só a primeira vez que se altera o telemovel é que é necessário estar ligado por cabo e dependendo dos casos, às vezes nem é preciso.

          Desbloquear o bootloader pode ser feito com um terminal emulator, por ex, no caso do 1+1.

          Embora não seja comum, há telemóveis que dispensam cabo para explorar uma maneira de instalar root.

          O twrp (custom recovery) até tem uma maneira de ser instalado via playstore.

          Daqui para a frente, é o procedimento normal que dispensa cabos para fazer o que quer que seja.

          Mesmo que tenha que ligar um cabo, isto são 5 minutos uma única vez para nunca mais. Não vejo problema nenhuma.

  5. Avatar de Serralha
    Serralha

    Eu instalo pela recovery, pelo menos a maior parte delas.

  6. Avatar de André Alves
    André Alves

    Sempre instalei custom roms sem cabo, instalo pela Recovery.

  7. Avatar de vitor
    vitor

    e se o tablet nao ligar? por exemplo um tablet da meo, que nao liga e quando se faz o reset de fabrica (botao power + botao volume mais) apenas aparece o logo da meo e nao sai dali.. o tablet é da ZTE, mas como faço faço o reset de fabrica ou instalo a rom?

  8. Avatar de Dave
    Dave

    Uma Pergunta? será que funciona para o meu velhinho HTC desire S…versao android 2.3.5

  9. Avatar de manoel candido barbosa
    manoel candido barbosa

    Android

  10. Avatar de manoel candido barbosa
    manoel candido barbosa

    Quero Android sim coisas seu email YouTube, Facebook…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bom dia, o meu é um elephone p6000pro e eu nao consigo entrar no bootloader/ recovery apareceme o simbolo do androido a dizer sem comandos, alguem me sabe dizer o que fazer?

    Cumps.

  12. Avatar de jospaca
    jospaca

    Como faço para Rotear meu Vodafone Smart Prime 6? Alguém pode ajudar-me, por favor?