Huawei não tem data definida para lançar o rival ao Android da Google

6 Comentários

No decurso dos últimos dias assistimos a relatos dúbios em torno da Huawei e do seu sistema operativo próprio, o rival ao Android da Google. No entanto, os rumores que têm circulado são falsos, cumprindo agora clarificar o tema. Não será em junho que ficaremos a conhecer o Ark OS para smartphones.

O sistema operativo da Huawei também é conhecido, internamente, por HongMeng.

Huawei Google Android smartphones Ark OS


Antes de tudo, só em caso de extrema necessidade, e sem outra via de curso, deverá a Huawei aplicar o Ark OS aos seus smartphones. É uma solução in extremis, mas está a ser desenvolvida pela empresa como plano B face ao bloqueio nos Estados Unidos da América. Convém, portanto, não tirar conclusões precipitadas.

O substituto da Huawei para o Android da Google

Ao propósito, temos a peça avançada pela Techradar, entretanto, atualizada e desmentindo o que havia avançado no início de terça-feira (28). Com efeito, o seu primeiro relato sugeria uma apresentação e disponibilização do Ark OS já em junho. Agora, a publicação deu a saber que tal não sucederá.

O sistema operativo alternativo ao Android da Google está a ser desenvolvido pela Huawei. Esse ponto está confirmado pela própria tecnológica chinesa e será compatível com as aplicações Android. Além disso, mantém-se a previsão de chegada e possível implementação nos smartphones durante o outono.

Já de acordo com a fonte supracitada, o motivo da confusão prendeu-se com algum erro interno na comunicação. Em seguida temos um excerto da notícia avançada:

Recebemos confirmação da Huawei que houve alguma confusão internamente. A data de lançamento do sistema operativo que substituirá o Android, com o nome de código HongMeng, não será lançado em junho.

O plano B da Huawei para os smartphones chama-se Ark OS

Está neste momento a ser desenvolvido para os seus smartphones e possui o nome de código HongMeng. No entanto, será conhecido pelos utilizadores como Ark OS assim que chegar realmente. Aliás, caso tudo corra pelo melhor e a marca possa reatar relações comerciais com a Google nem o ficaremos a conhecer.

Até ao momento o clima é de guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a Huawei. Infelizmente, no meio destas duas potências encontra-se a 2.ª maior fabricante mundial de smartphones Android e quiçá, esta terá que optar por uma alternativa ao sistema da Google.

Huawei já sem ARM, Wi-Fi Alliance, Qualcomm, SD Association… que futuro para esta marca?

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    pode ser desta que compre um grande huawei sem a parasita google, para substituir o meu ip7.
    Infelizmente tenho de continuar tb com o huawei da empresa e este ligado à parasita Google.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Se esta situação for avante, o que duvido bastante, já tu vais rezar para teu odiado Android. Ou pensas que um SO nasce e se desenvolve assim do nada?

  2. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    quando a google faz um android, as marcas fazem optimização diferente e põe sua máscara
    se a huawei se comprometer a fazer um S.O. baseado no linux, não tem mais nenhumas desculpas em deixar o seu próprio sistema com bugs, drains e afins e levar uma eternidade a fazer updates para vários tlms, como muitas marcas sofrem disso.. desculpas nenhumas.

    a ver vamos

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Rivalidade só se for na China, porque no resto do mundo não vai dar em nada.

  4. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    E em que processador ?

    Abc

  5. Avatar de V.T.
    V.T.

    Acho que as pessoas não estão bem a ver o “bico de obra” que seria o facto da Huawei fazer o seu próprio SO. Desde a resolução de bugs que sem duvida apareceriam, desde a adesão a esse mesmo SO por parte dos desenvolvedores de aplicações, enfim, na minha opinião, é muitissimo mais complicado fazer um SO, do que um smarphone.
    Se os chineses cumprirem com as regras comerciais, como cumprem as firmas europeias e norte-americanas, tenho a certeza que não haverá problemas para a Huawei e afins. Ou seja, a fase do copiar os outros e venderem os seus produtos mais baratos e não passarem cartão a ninguém, parece-me que tem os dias contado.