Huawei afirma que o Harmony OS não é um substituto do Android

10 Comentários

Após tensos meses em que o futuro da Huawei no mercado dos smartphones parecia em cheque, a tecnológica chinesa foi obrigada a considerar um plano B. A sua alternativa ao sistema operativo Android da Google, apelidada pela própria de HongMeng, ou Harmony OS na Europa.

Felizmente, as tensões amenizaram e agora a empresa define o propósito do Harmony OS.

Harmony OS Android Google Huawei


Era a dúvida que teimava em não se calar. Afinal, qual será o futuro dos smartphones da Huawei? Será que continuarão a utilizar o Android da Google, ou serão obrigados a seguir o plano B? Agora, temos finalmente a resposta definitiva de que carecíamos, com a escolha a recair na continuidade.

Harmony OS ou Android? Que futuro para a Huawei?

Ainda que inicialmente fosse apontado como o substituto ad hoc para o Android, agora temos uma nova luz. De acordo com Catherine Chen, vice-presidente sénior da Huawei, o HongMeng ou Harmony OS como é conhecido na Europa, não foi concebido para substituir a plataforma da Google.

Em declarações à imprensa internacional, a fabricante de smartphones mostra-se agora mais segura da posição de ambos os sistema. Ao propósito, recordamos a cobertura recente, onde se apontava o Harmony OS para a próxima Smart TV da Honor, não num smartphone propriamente dito.

 

 

As declarações da executiva de topo foram feitas no âmbito de uma discussão dos resultados da Huawei. Veja-se, aliás, que estes foram claramente positivos, ainda que a Europa tenha apresentado uma notória retração, ainda que esta tenha sido colmatada pelo aumento da procura na China.

A manutenção do sistema Android da Google

Assim que Donald Trump voltou a dar luz verde à Huawei, o clima de tensão prévia amainou. No entanto, foram necessárias algumas semanas até que os trâmites legais de administrativos surtissem efeito, permitindo a retoma das relações comerciais entre a Huawei e a Google, entre outras.

Agora sim, clarifica-se a postura prévia de Liang Hua, outro dos executivos da Huawei. De acordo com esta fonte, a empresa ainda não havia decidido se apostaria no Harmony OS, ou esperaria pelo Android da Google. Mantendo então todas as hipóteses em aberto, vemos agora a opção pela manutenção.

 

 

Ainda de acordo com Hua, o sistema foi concebido como uma solução de baixa latência para dispositivos IoT. Aliás, nas palavras do próprio “foi criado para utilização industrial“.

Na prática, operou-se uma inversão da postura da Huawei. Ao passo que durante o bloqueio comercial imposto pelos EUA, a empresa o aclamou como substituto do Android, agora vemos uma realidade distinta. Algo que também ajudará a manter a relação de confiança já estabelecida com o consumidor.

Não é algo que a Huawei queira. Estamos felizes por pertencer à família Android, mas o HongMeng está a ser testado, sobretudo na China, afirmou previamente Richard Yu.

Em suma, agora que os EUA levantaram as restrições comerciais, o status quo anterior a maio volta a ser reposto. Ainda assim, torna-se claro que talvez a tecnológica chinesa não estivesse assim tão pronta para seguir o seu próprio rumo.

Gostaria de ver o Harmony OS a chegar aos smartphones Huawei?

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Huumm, isto cá para mim cheira-me a arranjinho.
    Google..Oh Huawei, epá, esqueçam lá isso do Harmony, que só nos vem trazer chatices.
    Huawei.. ok, ficamos no Android mas se esta palhaçada volta a acontecer, já sabem, byebye e um queijo…

    1. Avatar de bTN
      bTN

      Ou então:
      Oh Google, não nos querem dar permissão para usar-mos o Android, não há problema, já temos um SO que é melhor do que o vosso e tal…e no fim, afinal estavamos só a fazer bluff…

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        Bluff? Acredita mesmo nisso?
        Eles já andam a desenvolver uma alternativa ao Android faz uns anos valentes.
        Agora se é melhor ou não, isso não sei.
        Eles sabem que isto pode voltar a acontecer no futuro.
        Por isso, cada um pensa o que quer.
        Eu acredito que a Huawei seja uma empresa que não se deixa apanhar com as calças na mão, mas nunca se sabe…

        1. Avatar de Mateus Pinto
          Mateus Pinto

          +1

          A Huawei andava já a criar uma alternativa mas ainda para daqui a uns anos. Esta brincadeira do presidente só veio mostrar que vale mesmo a pena a Huawei e China dedicarem recursos a este SO e se calhar no futuro será um concorrente ao Android.

          Resultado da brincadeira: a Huawei vai continuar a usar o Android e a China vai investir fortemente para dominar o mercado ocupado pelo Android. A longo prazo vai ser um tiro no pé para os estates…

  2. Avatar de Maria
    Maria

    Não é um “substituto”, é um Fork – mesma porcaria mas com um cheiro diferente.

  3. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    So quem é mesmo burro é que acredita nos chineses.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Há 10 anos ninguém acreditaria que marcas como a Huawei, Xiaomi e afins conseguiriam ter terminais do nível dum S10 ou iPhone. Pois a Huawei foi a primeira a lançar um smartphone brutal com zoom ótico 5x..

    2. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
      Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

      Isso quer dizer o quê, concretamente?
      Já reparou que as marcas chinesas sde telefones são de excelente qualidade?
      Metem iPhone e Samsung a um canto.
      Agora é assim, acreditar eu não acredito em ninguém. Nem em mim tenho confiança. Lol…
      Basta beber 2 ou 3 cervejas e já fico a cantar sozinho…

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Leio ca cada palerma a fazer comentários, conseguem ser mais burros que os burros, com a inteligência dessa tugolandia toda se vê o como a tugolandia é rica, pois mais de metade da tugolandia ja emigrou para fora do país, é so engenheiros a moda da tugolandia, a tugolandia é um país de 3º mundo, eles bem gostariam de chegar aos calcanhares da brasucada, mas ainda estão mais longe do que a distancia que os separa.

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Tem tudo a ver sim Sr. não tire o chapéu de alumínio que não é preciso….