HTC: Primeiro smartphone a 64 bits já em Setembro

41 Comentários

Depois da Apple, agora é a vez do segmento Android começar a adoptar CPU’s com suporte para 64 bits (mais concretamente a arquitectura ARMv8). O anuncio foi feito pela própria HTC na rede social chinesa Weibo, onde a  HTC refere apenas que o equipamento um CPU de 8 núcleos e suporte para 64 bits.

htc_5

Vantagem de ser a 64 bits?

Vamos considerar que vai a uma biblioteca e solicita todos os livros sobre bicicletas. O responsável pela biblioteca tem 32 assistentes disponíveis, que se encarregam de ir buscar um desses livros…no total o responsável pela biblioteca irá receber no máximo 32 livros.

Agora imagine que há um novo pedido para livros sobre o Pplware e que o responsável pela biblioteca tem  na mesma 32 assistentes disponíveis. No total a biblioteca tem 65 livros o que implica 3 “viagens“ (consideremos o termo “ciclos” dos assistentes.

Agora imagine que o responsável pela biblioteca tem 64 assistentes disponíveis. Neste caso, sendo feito um pedido para livros sobre o Pplware, apenas serão necessárias 2 ciclos para trazer os 65 livros.

Resumo: Isto quer dizer que, com mais assistentes, a velocidade de entrega dos livros a quem solicita é ligeiramente mais rápido. Fazendo umas contas rápidas, se tivéssemos 256 livros e 32 assistentes, então seriam necessários 8 ciclos. No caso de termos 64 assistentes, apenas seriam necessário 4 ciclos.

No caso dos sistemas computacionais, o funcionamento é idêntico. Um smartphone a 32 bits apenas consegue obter 32 bits de dados por cada ciclo…já com 64 bits o sistema consegue num máximo 64 bits de dados, o que reduz o número de operações de transferência de dados entre disco/RAM. De referir que se um  sistema de 64 bits necessitar de ir obter informação menor ou igual a 32 bits…então não haverá diferenças significativas em usar um sistema a 32 ou 64 bits.

Além do espaço de endereçamento, há  outras questões importantíssimas como a precisão, inerente ao tamanho dos registos (inteiros e de vírgula flutuante), e endereços/caminhos de dados (não necessariamente na RAM, mas na ALU).

Apesar de não haver indicações sobre o SoC, os rumores indicam que o mesmo virá já com o novo Snapdragon 615 (A Qualcomm escreveu inclusive na rede social que o primeiro smartphone com o SoC Snapdragon 615 está a chegar).

Relativamente a este novo SoC da Qualcomm, este vem com 8 núcleos Cortex-A53 e traz como GPU a Adreno 405. De acordo com o site GSM Arena, o equipamento será o HTC Desire 820.

Será que os smartphones a 32 bits vão passar de moda?

via GizmoChina

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FXX
    FXX

    – Será que os smartphones a 32 bits vão passar de moda?
    – Smartphones a 32 bits não é uma moda, porque não haviam de 64…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Os telemóveis já passaram…porque vieram os smartphones 😉

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Um smartphone não é um telemóvel!?

        Eu sei que há smartphones que têm autonomias duvidosas e que volta e meia obrigam o pessoal a estar agarrado à parede, e que por isso não não são assim tão móveis, mas mesmo assim são telemóveis.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Telemóveis inteligentes que não se destinam ‘apenas’ a fazer chamadas e enviar mensagens.
          Um smartphone é muito mais que um telemóvel. Telemóvel é apenas uma parte 🙂

          1. Avatar de ricardo
            ricardo

            ok, e qual é a parte inteligente? receber o mail?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Ricardo, queres ver que a uma altura destes temos de explicar a diferença entre um telefone e um smartphone? 🙂

          3. Avatar de Marisa Pinto

            lol… que resposta mais à anos 80.. credo!

          4. Avatar de Matias
            Matias

            O smartphone deveria recuperar um nome antifo que é PDA.
            É um PDA que também pode fazer chamadas

        2. Avatar de winetree
          winetree

          Há muitos assim, só que depois ficam a preto e branco e desligam todas as ligações e já parece que é bom…

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Estou na dúvida onde li isto mas alguém de uma empresa tipo google ou Apple ou Samsung, etc
            Disse algo com que eu concordo
            Um smartphone = computador compacto com apps entre outras para servir de telemovel.
            Um telemovel = um telefone portatil.
            O termo smartphone é argumentavelmente dúbio e oriundo da tentativa de transmitir um telemovel melhor porque é inteligente (leia-se para pessoas).
            Marketing, um pouco como o termo cloud hoje em dia.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Sr. Pedro Pinto, no meu ponto de vista os telemóveis antigos morreram e deram lugar aos novos “smartphones”, ou seja no momento um telemóvel é o mesmo que smartphone, visto que os smartphones acabaram. Não se esqueçam que a língua portuguesa é a nossa língua e faz parte da nossa identidade, com isto quero dizer que a continuar com esta mania nerd de dar nomes em inglês aos novos dispositivos, visto que atualmente tudo é smart qualquer coisa, não teremos nomes na nossa língua para chamar à maior parte dos objetos electrónicos. Portanto é bem melhor chamar telemóvel a um telemóvel inteligente que smartphone.

        1. Avatar de Matias
          Matias

          Muito bem.
          Concordo.
          Estas nerdices obrigada a que nos relatórios sejam só palavras em itálico.
          Smartphone… porquê? É inteligente? Faz coisas sozinho? Ou faz outras coisas para além de telefonar?
          Portanto não é um smartphone é um Assistente digital que também faz chamadas e que pr azar faz com que as pessoas sejam escravas da corrente elétrica ao contrário da agenda em papel ou dos telemóveis. Para muita coisa são pouco smarts e são retrocessos tecnológicos.
          Estas tretas do marketing… cada vez funcionam menos.

  2. Avatar de Joselito
    Joselito

    Gostaria de apresentar uma critica construtiva:
    Esta explicação épica dos 64bits com livros e bibliotecários é bastante fantasista. Não poderia ter escolhido algo mais jornalístico e técnico, visto ser um artigo destinado à um publico alvo específico?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá
      Na verdade os nosso artigos são destinados ao público no geral, não temos posts para públicos específicos, pois também temos como objectivo alargar o conhecimento/interesse das pessoas que não se interessam tanto ou não estão ligadas à tecnologia 🙂

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Ok compreendo em parte.

        Estava a procura de algo mais jornalistico, pois a própria matéria assim o indicia. Acredito que queiram ser o mais abrangente possivel, mas um leigo ou comum leitor se interessar num artigo cujo título aborda a arquitectura de 64 bits é uma escolha pouca acertada. Talvez um título mais pedagógico ficaria mais condizente com a narrativa empregue na matéria. Que tal: “Fique a saber as vantagens do primeiro HTC a 64bits”.

        Continuação de um bom trabalho

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Obrigada pela opinião, contudo, creio que grande parte das pessoas irá perceber estes títulos, até mesmo a camada mais jovem 🙂

          Cumps 🙂

        2. Avatar de Pedro Pinto

          @Joselito

          Não é as vantagens do primeiro HTC a 64bits…é a vantagem de ter um CPU a 64 bits. Mas sinceramente não sei porque criticas…alem do texto para os utilizadores com menos conhecimentos nesta área…também tens a explicação técnica

          “No caso dos sistemas computacionais, o funcionamento é idêntico. Um smartphone a 32 bits apenas consegue obter 32 bits de dados por cada ciclo…já com 64 bits o sistema consegue num máximo 64 bits de dados, o que reduz o número de operações de transferência de dados entre disco/RAM. De referir que se um sistema de 64 bits necessitar de ir obter informação menor ou igual a 32 bits…então não haverá diferenças significativas em usar um sistema a 32 ou 64 bits.
          Além do espaço de endereçamento, há outras questões importantíssimas como a precisão, inerente ao tamanho dos registos (inteiros e de vírgula flutuante), e endereços/caminhos de dados (não necessariamente na RAM, mas na ALU).”

          1. Avatar de Joselito
            Joselito

            Reparem que não estou a por em causa o conteúdo matéria. Apenas o facto da explicação não ter um teor jornalístico e mais técnico. Fez-me lembrar os problemas matemáticos da 4a classe.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            tecnicamente essa tb não é a melhor explicação já que o processador de 32bits pode receber mais do que 32bits por ciclo. Um núcleo de processador pode realizar mais do que uma operação por ciclo – quase todos o fazem actualmente.
            Uma unidade lógica do processador é que só pode processar 32bits por ciclo – embora se for SIMD até pode processar 64bits ou mais.

          3. Avatar de Ricardo S.
            Ricardo S.

            O problema dos computadores é que gera iliteracia. É preciso explicar o significado de analogia e de épico.

            Obrigado pela explicação PPlware. Simples e objectivo, tal como deve ser explicado.

            Cumprimentos.

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Não percebo a tua crítica. A explicação pode ter uma narrativa quase épica, mas não deixa de ser pedagógica. Já tinha ouvido em tempos uma analogia ao numero de camiões necessários para transportar um monte areia. Gostei da originalidade da explicação do artigo.

  3. Avatar de Roberto
    Roberto

    O iPhone 5s não e já um smartphone de 64bits?

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Porque dizem ser este o primeiro?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Está no post. É o primeiro passado quase um ano do primeiro. É o primeiro do pelotão. O primeiro da Samsung ainda não se vê.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          pois… essa da Samsung é que dá vontade de rir dos seus executivos, a vir logo a correr dizer que estavam perto de lançar um a 64bits, mas passado quase 1 ano nada para ver – nunca pensei que demorasse tanto tempo.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Aquilo diz que e o primeiro smartphone da HTC a ter 64bits.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      O 5S é o primeiro, e pelos vistos, o iPhone 6 vai ser o segundo.

      A medalha de bronze ainda está disponivel!

      1. Avatar de Diogo Pereira
        Diogo Pereira

        +1
        Essa foi potente!

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        E se saírem dois modelos de iPhone ao mesmo tempo, ainda fica com a prata e o bronze

  4. Avatar de João
    João

    O iphone e pioneiro, os outros vão atrás…sempre foi e sempre será assim…iphone 6 será nova revolução para os lagdroid copiarem. 64bits e com lag será para rir

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Dont feed the troll

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Lá vamos nós…com mais um com a bandeira da Apple no Quarto e a dos EUA na sala. Pioneira foi em tempos Qtek (HTC) entre outras. O Ipodias é um design e um preço na tentativa de exclusividade mas, como provam os gráficos tem os dias contados. Daí as guerras conhecidas. Mas antes acaba o Blackberry.

    3. Avatar de Hugo Oliveira
      Hugo Oliveira

      A lag está na tua cabeça!

  5. Avatar de zombie
    zombie

    no universo pc, ha tempos, que se dizia …ah e tal…para se tirar real partido dos processadores 64b, e justificar a sua opçao, sera necessario ou pelo menos mto conveniente, ter mais de 4g de ram ; caso contarrio, eh inocuo ! ja ha um ano, aquando do lançamento do iphone, se travaram batalhas, de quais as reais vantagens e ja aparecia esta analogia dos livros e afins e afinal, parecia ou parece, que ha sp algumas vantagens, para alem da ram. ou o universo ARM,funciona de forma diferente dos pcs x86.

    1. Avatar de ze.ccjs
      ze.ccjs

      Boa quetão pois sempre ouvi o mesmo. Alguém explica? Obg.

    2. Avatar de ze.ccjs
      ze.ccjs

      Boa questão pois sempre ouvi o mesmo. Alguém explica? Obg.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Nos PC’s, o 64 bit são extensões ao 32 bit, no ARM, os 64 bit’s é uma ISA (instruction set architecture) diferente.

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não há já alguns asus zenfone 6 com os seus processadores intel a 64 bits?

    Ou por não ser um samsunga ou um aga te ce com um qualcom já não contam?

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    E previsões para Android de 64 bits já há?

    Não há dúvida que é curtido. Hardware vai haver, mas software não 🙂

  8. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Boas,

    Gostaria de saber onde posso encontrar o HTV Desire 820 a venda. Já procurei nos diversos sites e ainda não o encontrei.

    Está disponível em Portugal?

    cumpz