Greenify para Android agora já não precisa de root

44 Comentários

A app para Android que ajuda a poupar bateria

Quem acompanha o Pplware, em especial a área de Android, certamente já conhece a app Greenify que é provavelmente uma das aplicações mais úteis para qualquer Android.

Esta aplicação permite identificar e colocar em hibernação as aplicações “gulosas”, que não estamos a usar no momento. Desta forma impedimos que as mesmas consumam bateria, recursos de rede, RAM, etc, ficando em stand by até necessitarmos das mesmas.

Greenify_00

A comunidade Android, pela sua origem open source, é alimentada diariamente com centenas ou milhares de novas aplicações consumidas pelos mais ávidos de novidades. O resultado desta dinâmica, é termos os nossos smartphones e tablets repletos de apps para tudo e mais alguma coisa.

Apesar de isto não constituir em si um problema, a verdade é que, com um elevado número de aplicações, vem um consumo exagerado de bateria e de recursos dos nossos equipamentos.

A app Greenify tem como principal tarefa identificar as apps que estão a consumir muita memória (especialmente as que estão em background) e bateria e em seguida o utilizador pode hiberná-las.

Greenify_01

Veja aqui como tudo funciona

Uma das novidades desta nova versão é que funciona sem privilégios root, ao contrário das versões anteriores. Podem consultar o anuncio oficial aqui

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 3.1+
Download: Greenify
Homepage: Greenify

qrcode

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Camacho
    Hugo Camacho

    Agora funciona sem root como se tivesse root? Ou ainda tenho que terminar todas as apps uma a uma manualmente?

  2. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Fiquei surpreendido pela notícia!! Hà muito tempo que desejava essa funcionalidade. Mas agora depois de ver o site “XDA Developers” fico na dúvida. Não sou lá muito bem a inglês, mas traduzido do google tradutor, será mais ou menos isto: “Non-root working mode is now supported in 2.0+, but still in early stage. It currently lacks auto-hibernation due to privilege restriction. Use “Hibernate All” shortcut (widget) for convenience. On Android 4.1+, an accessibility service can be activated to automate the manual hibernation procedure.” A funcionalidade para que não tem root, parece ainda não ser completa! Certo??

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Não quer dizer que não esteja funcional, mas tem algumas falhas.

    2. Avatar de André Barbosa
      André Barbosa

      Tambem eu desejava essa funcionalidade e infelizmente ainda está bastante incompleta… Depois de bloquear o ecra, passado sensivelmente 2 minutos a aplicaçao liga o ecra, desbloqueia o telefone e encerra os processos pendentes… Não é uma boa solução nem lá perto. Impede-me de usar qualquer tipo de ecrã de segurança.

      1. Avatar de Hélder Ferreira

        Curiosamente, a mim sempre fez hibernação automática com Padrão ou Pin.

        1. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          No meu caso nao tenho root

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Depois queixam-se que nabo recebem notificações, p. ex.

    O android não necessita disto

    1. Avatar de André Barbosa
      André Barbosa

      Necessita conforme os gostos do utilizador. Por exemplo, eu nao tenho a app do facebook porque é ridiculamente gulosa em RAM e bateria, nao tenho interesse em receber notificaçoes mas sim consultar a app de vez em quando. Isto deveria ser uma função nativa do Android.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Existe uma função nativa no Android para inibir as notificações…

        Mas não te garante de a App deixe de correr em background…

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Com MIUI já vem nativamente essa função p/ ex.

        2. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          Uso essa função em algumas, inclusive Real Racing. Acredito que o Android L abra mais possibilidades no que toca a gestão de recursos de forma autonoma.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      A partir do momento em que o Android não obriga as apps (estilo iOS) a ter apenas um serviço residual na RAM, e a partir do momento em que qualquer app que queira se inicia no autorun do Android, esta (e outras) são necessarias.

      No meu Note 3 é-me igual ao litro, mas um Huawei X5 e S3 toda a RAM conta, e as bestas do Whatsapp, Facebook, Viber, ES File Manager (entre outras…) iniciam-se no boot/ligação internet e entompem a RAM com centenas de MB! Só os programinhas mencionados levam mais de 150-200MB ram (nota: todas as funções “auto”, push, deteçao XPTO, etc desligadas) e fazem o telemovel lento. No X5 com Android 4.4.4 o desinstalar essas apps colocam o telemovel super fluido e rapido a ler novas apps. Instalo as referidas e a bateria/velocidade levam um abate sério (em uso do tlm SEM aceder a essas apps)! Se o Android fosse tão bonito, não deveria (estilo iOS) haver praticamente nenhum impacto na fluidez ou bateria…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Errado!

        O iOS as app’s não têm um serviço residual na RAM, simplesmente não têm nada na RAM!

        No iOS, o Facebook só comunica com o iDevice quando está a App a correr

        Fora isso, o Facebook comunica com a Apple, a Apple comunica com o iDevice, o iDevice recebe a notificação, e mostra a notificação (mensagem/número que fica no badge da app) (caso não tenha cancelado isso), que pode ser aberta pela App, se carregar nela.

        Por isso, pode ter uma App, pode ter milhares de App’s, a única ligação, o único serviço que existe e que corre, é com a Apple.

        No Android, existe isso, mas requer que sejam utilizado o GCM (Google Cloud Messaging) disponível através dos Google Play Services.

        Que muitas app’s não querem usar.

  4. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Depois queixam-se que não recebem notificações, p. ex.

    O android não necessita disto

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Não receber notificações? Ao que te referes concretamente?
      Certamente não vais hibernar a aplicação de mensagens ou do despertador.

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Contudo, existem umas opções que permitem manter as Push Notifications mesmo com Apps hibernadas 😉

        Em algumas Apps que tenho hibernadas funciona.

      2. Avatar de El Lentinho
        El Lentinho

        Eu não, mas quem não percebe minimamente sim.

        Já tive conhecidos que se queixavam que o hangouts não prestava porque não recebiam notificações.

        Quando fui ver, o hangouts estava a ser encerrado com aplicações deste estilo.

        E segundo já vi (não domino informática), o android gasta mais bateria a abrir as aplicações encerradas do que a mantê-las em background.

  5. Avatar de piri_vm

    Uma das melhores aplicações para Android. A mim não dá grande diferença está notícia, mas compreendo como será bem recebida.
    Greenify + xposed é só vantagens.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O problema é que não funciona de forma automatizada se tivermos PIN ou padrão de segurança.

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    Não funciona com art…

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Não funciona nem nunca irá funcionar (pelo menos ainda não se conhece uma forma de meter a funcionar sobre o ART).

    2. Avatar de Sérgio Trindade
      Sérgio Trindade

      eu tenho o greenify há meses com o art mode, e funciona,tenho o moto g,4.4.4,
      e a hibernaçao automatica funciona

      1. Avatar de Hélder Ferreira

        Tens a certeza que está a funcionar?
        Se usas o Xposed Framework duvido muito que esteja em ART.

        1. Avatar de Sérgio Trindade
          Sérgio Trindade

          nao tenho nada disso,stock rom,com a versao 4.4.4,se quiserem até faço um video para verem que nao estou a mentir,
          penso estarmos a falar do mesmo assunto,a hibernaçao automatica,tenho um atalho em que clico e ele faz isso automaticamente

        2. Avatar de André Luís De Assis
          André Luís De Assis

          Esta função já não requer mais o xposed. Contudo, algumas que o requerem, como o acordar aplicações por ligações e mensagens, realmente não funcionam.

  8. Avatar de Kardo
    Kardo

    Não consigo desinstalar a app.
    Aparece isto:
    “Esta aplicação é um administrador de aparelhos e deve ser desactivada antes da instalação”
    Que faço?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Primeiro terás de remover o Greenify da lista de administradores do equipamento. Opções > Segurança > Administradores do dispositivo.

      Após remover o visto, é só desinstalar.

      1. Avatar de Kardo
        Kardo

        Muito obrigado pela ajuda 🙂

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    A hibernação automática depois do ecrã se bloquear também sempre me funcionou (com root)!

    E na versão paga tem uma opção que faz com que se receba notificações na mesma quando a app está hibernada, mas não funciona em todas, é uma questão de experimentar.

  10. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    …conclusão? Funciona o não de forma automatizada sem root? Era essa a minha questão? Ou é apenas um widget que se clica sempre que se abriram aplicações que optamos por “hibernar” no programa, porque depois de usadas não hibernam novamente de forma automática?

  11. Avatar de Telmo
    Telmo

    Não consigo activar a auto-hibernação sem root, retorna mensagem que tenho “key-guard” activada. Como desativo?

  12. Avatar de Raul
    Raul

    Uso esta aplicação há muito tempo, Greenify + Greenify (Donation Package), tenho o Xposed Installer (Framework)e instalado o módulo do Greenify (Recursos Experimentais)e funciona tudo na perfeição.

    O Greenify só funciona a 100% se o smartphone tiver root. Tenho muitas apps hibernadas, inclusive a app das mensagens, Exdialer, etc… e continuo a receber mensagens, chamadas, e todas as notificações do FB, WhatsApp, Viber… Estas aplicações são “acordadas” pelo módulo Recursos Experimentais no exposed framework, e depois automaticamente voltam a “adormecer”. Esta aplicação é um must.Poupa a bateria e memória RAM.

    1. Avatar de Vitor Afonso
    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Oi Raul, podes dizer-me quais são os vistos que tens activos nos recursos experimentais? Infelizmente não consigo receber notificações do facebook nem do yahoo mail após a hibernação destas aplicações

      1. Avatar de Raul
        Raul

        Olá Guilherme,

        Nos recursos experimentais tenho tudo assinalado com exceção do “Tempo Coalescente” porque é para o OS kitKat 4.4 e o OS do meu Smartphone é o Jelly Bean 4.3.

        Funciona tudo na perfeição, tenho o facebook, outlook e gmail hibernados e continuo a receber as notificações destas aplicações. Eu estou a usar o Launcher “Nova Launcher Prime e o Plugin TeslaUnread.

        Abraço

  13. Avatar de Fábio

    Tem alguma diferença entre usar esse app ou parar os aplicativos manualmente em configurações de aplicativos/aplicativos rodando?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu experimentei esta app num Huawei X5 Android 4.1.2 com root, direitos administrativos, e diz me em quase todas as apps que não as consegue hibernar… e não lhe vejo/entendo muitas opções (diga se que a maioria necessita a versão paga e Xposed …)

  14. Avatar de Edroid
    Edroid

    Se eu quiser tirar uma aplicação da lista das que vão hibernar como faço?

  15. Avatar de Realista
    Realista

    No Windows Phone 8.1 isto já vem de origem…

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      e alguem te perguntou alguma coisa?? podias ter feito um favor ao ppl e manteres te calado,em vez de fazeres comentarios que nada tras de interesante.

  16. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Podem me ajudar? como é que desinstalo esta aplicação do meu Androide?

  17. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    Para desinstalar penso que 1º tens de ir a “configurações” “administrador de dispositivos”, e retirar o acesso do Greenify. Penso que também que deve fazer o mesmo em “acessibilidade” e retirar também o acesso. Cumpts.

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não consigo activar a auto-hibernação sem root, retorna mensagem que tenho “key-guard” activada. Como desativo