Google vai reduzir a duração da bateria de alguns Pixel para evitar o sobreaquecimento

9 Comentários

Por forma a evitar os casos de sobreaquecimento, a Google informou que irá reduzir a duração da bateria de alguns Pixel 6a, numa estratégia que não é nova para a empresa.



Depois de o Android Authority ter relatado dois casos em que a bateria do Pixel 6a sobreaqueceu a ponto de o dispositivo pegar fogo, o website identificou alguns detalhes na versão beta mais recente do Android 16 sobre a redução da capacidade da bateria e a velocidade de carregamento do Pixel 6a.

Entretanto, numa declaração, a Google confirmou que “um subconjunto de telemóveis Pixel 6a exigirá uma atualização de software obrigatória para reduzir o risco de sobreaquecimento potencial da bateria”.

Mais do que isso, informou que “a atualização ativará funcionalidades de gestão da bateria que reduzirão a capacidade e o desempenho de carregamento após a bateria atingir 400 ciclos de carregamento”.

Google Pixel 6a a derreter devido ao sobreaquecimento da bateria
Google Pixel 6a a derreter. Crédito: Arielle/ Android Authority

Os utilizadores afetados serão contactados pela Google, no próximo mês, conforme citado, “com todas as informações necessárias para resolver o problema”.

 

Bateria dos Pixel já tiveram problemas antes

Aparentemente, esta não é a primeira vez que a Google enfrenta um problema com este componente dos seus smartphones. Em janeiro, a empresa lançou uma atualização que reduziu a vida útil da bateria do Pixel 4a para aumentar a estabilidade do modelo de telemóvel de 2020.

Mais tarde, em abril, a imprensa relatou que a gigante tecnológica estava a lançar um programa de reparações, após alguns casos de “inchaço” deste componente do Pixel 7a.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    É só rir estes “droids” um passo à frente e dois para trás, é assim a vidinha LOLOLOLOL

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Problemas com a bateria do 8 e do 9, há ?

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … não sei, sobreaquecimento é problema??? pois…

      2. Avatar de Álvaro
        Álvaro

        Eu acredito que sim, pelo menos no meu pixel 8 “pediu-me” para ativar esta opção, visto que já passei os 400 ciclos… Como é óbvio ativei para testar mas logo de seguida desativei, pois deixa o telemóvel super lento.
        Enfim, não entendo estas politicas por parte das marcas. Dada a experiência com a Pixel, acredito que nunca mais irei optar um Pixel.

    2. Avatar de filos
      filos

      É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que és um idiota do que falar e acabar com a dúvida” (M.Switzer)

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    400 ciclos, ano e meio talvez, depois baixa a capacidade…. pouça, “que turn down”

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como utilizador de telemóveis Google pixel, começo a ficar desiludido com a marca, no próximo telemóvel irei para outra marca. “Mataram” o meu 4a que estava super funcional. Parece que estão a usar a estratégia noutros modelos. Parece-me uma estratégia para obrigar as pessoas a comprar outros modelos mais recentes.

  4. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    A pessoa compra o telemóvel com uma capacidade e depois vem a marca capar por causa de um defeito da bateria ou defeito na concepção só smartphone em si.
    Falta de câmera de vapor e outros materiais para arrefecimento que criam custos para as marcas, que deixam os utilizadores pendurados depois como aqui descrito.
    Isto é mais uma da Google.
    Se existe um defeito a marca devia trocá-lo, o consumidor não devia ser prejudicado assim.

    Ainda pensei em optar nesta compra por um pixel, mas está é mais um prego bem enterrado na minha opinião.
    Não comprar os pixel, ainda estão longe de terminais com a qualidade da Apple e eu não sou fã deles, prefiro muito mais o android.

  5. Avatar de Zé

    Só falta agora devolverem parte do dinheiro a quem comprou para compensar a menor “prestação”. Não acho isto admissível em qualquer telefone, muito menos um com o preço que este tem. Não é propriamente um modelo barato. Estive quase a comprar um 6A usado no ano passado (principalmente pelo tamanho ser “pequeno”). Mas não me convenceu totalmente. Ainda bem que não fui por aí.
    Isto claramente é defeito da bateria (ou sistema de gestão de energia) e a marca devia chegar-se à frente e não lixar os clientes. O grande mal é que a maioria não se vai aperceber por aí além, mas é muito desleal da parte da google.