Android vai dar controlo das permissões nas Apps aos utilizadores

24 Comentários

Algo que muitos utilizadores do Android gostariam de ter é um controlo apertado sobre as informações que as diferentes aplicações acedem. Infelizmente esta opção ainda não existe e tudo se limita a verem o que as aplicações vão aceder.

Mas tudo pode estar prestes a mudar muito em breve. Rumores dão como certa a ideia da Google em dar aos utilizadores do Android a possibilidade de controlarem os recursos e permissões que as aplicações vão ter neste sistema operativo.

android_permissoes_1

A possibilidade de controlar as permissões de cada aplicação não existe no Android. Por agora os utilizadores apenas são informados dos recursos e informações a que as aplicações vão poder aceder, tendo apenas a opção de não instalar a aplicação caso não concordem.

Outros sistemas, como o iOS, dão aos utilizadores a capacidade de definir em detalhe quais as permissões que as aplicações têm e também a possibilidade de as alterarem a qualquer momento.

Esta capacidade era pedida há já muito tempo pelos utilizadores do Android e parece que a Google finalmente considera esta possibilidade para a próxima versão do Android.

A informação foi apresentada pela Bloomberg e foi recolhida junto de várias fontes ligadas a este processo. Para já apenas existe esta indicação, sem qualquer confirmação da Google.

android_permissoes_2

Este será um passo importante para a Google e para os seus utilizadores, que vão ver finalmente o acesso e o controlo a todas as informações a que as aplicações acedem, filtrando e limitando o que cada uma agora vê e consulta.

Provavelmente esta será uma das novidades que a Google apresentará na conferência I/O, que decorre no final deste mês, e que constará já da nova versão do Android, o M.

Este é mais um elemento de novidade que se espera que o Android M venha a trazer e do qual ainda pouco se sabe.

A Google precisa de recuperar a confiança dos utilizadores e assim voltar a ganhar o mercado que tem perdido ao longo do tempo, como se verifica na Europa, onde tem estado a perder para a concorrência, em especial para o iPhone.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    O warestuga fechou? Sait off? Tanto o warestuga. TV como o warestuga. Ws.
    Medo mto medo

    1. Avatar de José Fonseca
      José Fonseca

      ainda agora abri o site, não fechou…

    2. Avatar de Boocs
      Boocs

      O warez está aberto e bem aberto.

      Será que não foste um dos que ficou sem password??? Lê este artigo https://pplware.sitedev.pt/informacao/alerta-6500-passwords-reveladas-do-site-wareztuga-tv/

  2. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    hummm será? Em apps que não requeiram ligação à net tipo jogos é só desativar uma permissão e adeus publicidade. Será que a google vai por ai?

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Foi o que pensei logo, desativa-se a ligação à Internet por parte dos jogos e adeus publicidade

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Acho que não se está a falar em publicidade..

  3. Avatar de Valter
    Valter

    Acho que vi algo similar sendo demonstrado se não me engano no Update 2 do Windows Phone.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      verdade, lumia 640 instalado de origem

  4. Avatar de Zaark
    Zaark

    Podem dizer muita coisa do Windows RT, mas até ele permite esse controlo individual para cada app desde a sua primeira versão no Surface.

  5. Avatar de sniper
    sniper

    No caso windows 10, as opções ainda vão mais longe. Ter atualmente no android algum controlo sobre o

  6. Avatar de sniper
    sniper

    Alguma privacidade so com root.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      hahahahahahaha
      😉

  7. Avatar de RC
    RC

    O meu huawei G6 já permite fazer isso “de fábrica”.

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      huawei representa o porque de detestar android, lags, 0 suporte, bugs…mas pronto ainda bem que n somos todos iguais.

  8. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    o android acabou, com muita pena minha mas o W10 e o IOS sao os sistemas mais avancados.

    1. Avatar de LP
      LP

      Keep dreaming…

  9. Avatar de micael
    micael

    olha e as aplicaçoes que somos obrigados a ter e que nos ocupa 10% da memoria interna….não lhes interessa!!!

  10. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Espero que seja mesmo para avançar. Será fantástico!
    Sou utilizador de Android, e não penso em vir a utilizar outro sistema operativo que não Android!

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Mas alguém te perguntou alguma coisa?

  11. Avatar de rand
    rand

    Já vem tarde mas mais vale tarde do que nunca.

  12. Avatar de Ivo Curado
    Ivo Curado

    O meu one plus já faz isso de raiz, escolho o que quero que as aplicações “vejam”, e é facílimo!

    1. Avatar de Kuev
      Kuev

      Podes explicar como?

    2. Avatar de Fox
      Fox

      Quase todo o que sao custom roms fazem isso, cyanogen ftw!!

  13. Avatar de jAr
    jAr

    A MIUI (Android da Xiaomi) já tem isso 😀