Afinal parece ser simples instalar as apps da Google no Huawei Mate 30 [Vídeo]

22 Comentários

Ao apresentar o seu novo smartphone, a Huawei teve de mostrar a forma como vai lidar com o bloqueio da Google. Para isso criou o seu próprio ecossistema, com tudo o que é preciso.

É natural que os utilizadores queiram ter a Google presente e tudo o que traz consigo. A Huawei não o pode instalar, mas há já uma forma (aparentemente) simples de o conseguir. Recorre apenas a uma app e a alguma paciência.

Mate 30 Huawei Google serviços apps

Apesar de parecer uma situação simples, o bloqueio imposto pelos EUA à Huawei tem um impacto maior do que o esperado. Era sabido que a Google estava impedida de fornecer os seus serviços e apps à empresa chinesa. Isto obrigou a que fosse reforçado o investimento no seu ecossistema.

A Huawei não pode instalar apps da Google

A ideia é dar liberdade aos programadores para trazerem as suas apps para o HMS (Huawei Mobile Services) e para a AppGallery. Assim, vão reforçar a sua oferta no mundo Android. Claro que este cenário só por si é suficiente para o Mate 30 ser autónomo e não depender da Google.

Também desde que o Mate 30 foi apresentado que muitos procuram a forma de instalar as apps e serviços da Google. Várias abordagens foram seguidas, sem que tivessem o sucesso esperado. Uma nova surgiu agora, que promete tornar simples o trazer do ecossistema Google para o novo smartphone da Huawei.

O site 9to5Google testou a app disponibilizada no site lzplay.net e obteve sucesso a instalar os serviços da Google e depois as apps. Este método tem sido usado com sucesso em smartphones Huawei na China.

A forma do Mate 30 ter os serviços que precisa

Depois de aceder ao site com o browser do Mate 30 e de descarregar a app é necessário autorizar a instalação do APK. Este vai de seguida instalar a Google Play Store e os serviços associados.

Com este passo feito resta apenas aceder à loja do Android e instalar as apps da Google que pretenderem. Os utilizadores não são obrigados a instalar todas as apps, escolhendo apenas a que necessitam usar.

Mate 30 Huawei Google serviços apps

Existiram alguns problemas na autenticação na Play Store e assim como em algumas das apps, mas ficaram resolvidos com o reiniciar do Mate 30. Este procedimento é recomendado sempre que for instalada uma nova app.

Todas as apps ficam disponíveis aos utilizadores

A Huawei refere desde o primeiro momento que não pode, por questões legais, instalar serviços da Google. Embora isso não impeça os utilizadores de procurarem alternativas para esta situação. No limite podem também ficar no ecossistema da Huawei.

Há ainda um longo caminho até o Mate 30 chegar ao mercado. A Huawei não avança datas precisas, mas aponta novembro como a altura provável para o lançamento. Até lá, certamente, muito pode acontecer, desde o levantamento do embargo ou uma solução inteligente da Huawei.

Huawei Mate 30 Pro virá com bootloader desbloqueado para instalar as apps da Google

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eu
    eu

    A meu ver isto é uma vantagem e não uma desvantagem, pois o sistema vem livre de bloatware (exceto o bloatware da própria Huawei).
    Isto só e apenas o que quero e posso desinstalar sem root.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Nem mais, último android que usei foi o OPO e a primeira coisa que fiz foi flashar uma ROM o mais limpa possível. Estes vindo com o bootloader desbloqueado ainda mais simples se torna. Este deveria ser o caminho a adoptador por todas as marcas a meu ver. Quanto mais limpo vier de fábrica, melhor. Quem é que hoje em dia não sabe procurar/instalar as apps que necessita? lol

  2. Avatar de Fixo
    Fixo

    “O site 9to5Google testou a app disponibilizada no site lzplay.net e obteve sucesso a instalar os serviços da Google e depois as apps”
    O que não vai são sites a anunciar “Instale os serviços Google a partir daqui” com malware.
    O apk pode-se instalar sem o bootloader desbloqueado mas se vier desbloqueado (o CEO da Huawei disse que sim e um porta-voz disse que não) – vai ser uma festa.

    1. Avatar de Fixo
      Fixo

      … O que não vai faltar são sites …

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aquela app tem mesmo um jeito manhoso, não me admirava nada que além dos serviços da Google metesse mais uns pózinhos de pirlimpimpim

  4. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mas estavam à espera que os utilizadores não pudessem mesmo instalar o que quisessem?!?
    A Huawei faz o papel dela, não metem os serviços. Os clientes metem, problemas deles.

    E pronto, vendem na mesma o tlms e ninguém quer saber.

  5. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais um sucesso de vendas da Huawei lá vai a Apple para o fundo com o seus Iphones ios 13 com partilha de dados confidencias.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Facto. Apple trabalha muito com a NSA, é das marcas com mais espionagem.

      Quando acusaram a Huawei de espionagem do qual acredito porque é algo natural no ser Humano, não me afecta porque prefiro ter chineses a espionarem do que os Americanos que são bem conhecidos pela falta de liberdade que temos nas redes sociais e nas operadoras de telecomunicações.

      Tudo que os nossos “meninos” fanáticos da Apple usam eles são controlados sem saberem ainda mais do que qualquer outra agência de serviços secretos!

      Anyways o iOS13 está a dar problemas até nos novos modelos, no meu 7 Plus tive que fazer reset para o iOS11.

  6. Avatar de Flavio sousa note 10 ❤
    Flavio sousa note 10 ❤

    Ahahaha e so mentiras o mate 30 em da para por as apps da Google a mim nao me interessa mas a HUAWEI acabou game over R.I.P ate sempre agora o s11 e a xiaomi vao ter 108mp de câmaras ui a Huawei ja nao tem as melhores câmaras nunca teve eu ja tive a merda do p20 pro que e uma merda que em val nada por isso vai po c HUAWEI

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Incrivel como é que alguns comentários levam lapis azul e outros não…

    2. Avatar de Hlam
      Hlam

      Andas muito nervoso jovem. Calma. A Huawei deve-te alguma coisa?

    3. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Agora tenta lá escrever em português, para se entender.

    4. Avatar de jorge
      jorge

      Não dizes coisas com coisa. Nunca teve a melhor camera? Ninguém bate a camera da Huawei desde 2017. Aliás, eu tive todos os flagships e não são os mpx que fazem a camera algo, alias isso dos 108MPx nada vai fazer ou acrescentar qualidade!

      Ou nas duas uma, tens ódio ou revolta por algo que aconteceu com um Huawei ou então é frustração desta marca inovar e estar a nível TOP3 mundialmente.

      Tem das melhoras baterias, fluidez e cameras do mercado. Ponto. Deal with it.
      Lá que digas que tens preferências, força nisso, todas as marcas precisam de vender e não há telemóvel perfeito.

      Eu fico feliz que dê para contornar isso da Google Play Store, até porque a Xiaomi e outros tinham o mesmo problema porque vinham sem o Google Store na época deles e ninguém se queixava, pegava se na App e instalava-se, easy as that!

      Tanta coisa que não consegues estruturar nada nessa revolta.
      Consulta na psiquiatria fazia te bem!

    5. Avatar de Vice
      Vice

      Ó Flávio, tens descendência americana? Tens acções da Apple? Acreditas no tio Trump (da mesma forma que muitas crianças acreditam no pai natal)?? Homem… acorda pá… São todos a mesma coisa. Compra e usa o que precisas e não ligues nem a marcas nem às lutas dos cães grandes… isto é tudo política e interesses económicos. Usa o que puderes e o que te der jeito e não te irrites com tanta facilidade que ainda te dá um AVC.

  7. Avatar de Fulano
    Fulano

    Uma (das muitas mais) vantagens do Android sobre o horrível iOS… liberdade de utilização.

  8. Avatar de jorge
    jorge

    Ainda bem então… acaba por o mesmo que eram com os Meizu!

  9. Avatar de Riasa
    Riasa

    Afinal….muito gostam estes do afinal….inventam-se histórias e depois afinal….

  10. Avatar de Kratos
    Kratos

    Afinal afinal afinal esquecime do afinal. Masss afinal…. Huawei e uma boa marca que concorre no mercado. Não me venham dizer que não vale nada. Primeiro informem se. Sempre com a mania que iPhone é melhor só por ser iPhone. Não digo que seja mau mas vocês aí alguns só vêem iPhone ou outra marca a frente o resto é merda. Uso um Huawei p8 e não me queixo. Fotos com boas qualidades e sistema liso. Agora em relação a isso, não admira que a beira disso dê instalar os serviços Google venham uns malwares suaves kkk. Cada um sabe o que faz. Cada um sabe onde gasta o seu dinheiro. A escolha é escolhida.

  11. Avatar de sakura
    sakura

    “”O sistema de segurança isolado que alcançou a certificação de segurança CC EAL 5+5 separa a informação de identificação biométrica e as informações financeiras dos SO públicos que servem em todas as aplicações.””
    A Huawei não pode desbloquear o boot(,CC EAL 5+5) + (imei isolation) mais diria que vai usar um microKernel para “isolar” “dos SO públicos” a duvida vem dos benchmark’s valores anormalmente baixos mmm.

    eu não vendia era a estes FAKE video https://www.youtube.com/watch?v=9fa9lVwHHqg

    agora a China….. A huawei sem S.da Google….Rip, mas
    a NsaGoogleTrunp history |grep xrand

    https://consumer.huawei.com/pt/phones/mate30-pro/
    https://en.wikipedia.org/wiki/Evaluation_Assurance_Level

    1. Avatar de Vice
      Vice

      Desculpa, não percebi patavina!!!!

  12. Avatar de Paulo M.O.M. Torres
    Paulo M.O.M. Torres

    “Quando acusaram a Huawei de espionagem do qual acredito porque é algo natural no ser Humano, não me afecta porque prefiro ter chineses a espionarem do que os Americanos que são bem conhecidos pela falta de liberdade que temos nas redes sociais e nas operadoras de telecomunicações.”

    WTF???