Google proibe downloads e atualizações de apps pagas na Play Store do Android na Rússia

17 Comentários

A invasão da Ucrânia pela Rússia levou a uma reação única das grandes empresas tecnológicas, como a Google ou a Apple, a nível global. A grande totalidade aplicou sanções no país e impediu que os seus produtos ou serviços deixassem de estar disponíveis.

De todas, a Google tem sido uma das mais ativas, com muitas medidas que foram sendo tomadas. Agora, a criadora do Android tomou mais uma ação importante. Proibiu os downloads e atualizações de apps pagas na Play Store na Rússia.

Google Rússia Ucrânia Android apps

Uma nova medida da Google para o Android

No que toca ao Android, a Google tem estado a aplicar diversas medidas muito restritivas na Rússia. Quer limitar a utilização do seu sistema operativo e até dos smartphones que correm esta opção que a gigante das pesquisas desenvolve.

Agora aplicou mais uma medida, desta vez focada nas apps pagas. Estas deixam de poder ser descarregadas e até atualizadas diretamente da Play Store. Esta limitação está apenas aplicada ao território da Rússia e a todos os utilizadores do Android.

Google Rússia Ucrânia Android apps

Fim de novas apps pagas na Rússia

Curiosamente, esta limitação não parece estar a ser aplicada apenas aos utilizadores. A Google resolveu alargar ainda mais a sua execução e também os programadores que tenham apps pagas na Play Store estão impedidos de enviar as suas atualizações para a Play Store e para o Android.

Todas as apps gratuitas estão fora desta medida e podem continuar a ser instaladas e atualizadas. Não se sabe se num futuro próximo esta medida agora aplicada será alarga também a estas apps e assim criar uma medida com muito mais impacto nas medidas de protesto contra a invasão da Ucrânia.

Google Rússia Ucrânia Android apps

Protesto contra a invasão da Ucrânia

A Google não revelou a razão para ter tomado esta nova medida, mas é óbvia a sua vontade. Quer limitar a geração de receita para os programadores na Rússia e assim causar impacto no que toca à utilização destas apps do Android.

Depois de várias medidas já tomadas na Rússia, a Google quer continuar a pressionar e criar problemas para limitar a invasão da Ucrânia. Estas são as medidas que consegue impor e assim faz a sua parte neste processo.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Cuidado com a discriminação em função da nacionalidade, pois em muitos países isso é crime, e dos graves… Não conheço a legislação russa ou estadunidense, mas isto seria de impossível prática em relação a portugueses, devido à nossa própria legislação. Entre outras normas, atente-se neste disposição do nosso Código Penal:
    «Artigo 240.º
    Discriminação e incitamento ao ódio e à violência
    1 – Quem:
    a) Fundar ou constituir organização ou desenvolver atividades de propaganda organizada que incitem à discriminação, ao ódio ou à violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, ascendência, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica, ou que a encorajem; ou
    b) Participar na organização ou nas actividades referidas na alínea anterior ou lhes prestar assistência, incluindo o seu financiamento;
    é punido com pena de prisão de um a oito anos.».
    Muito grave, portanto. E há outro ponto aqui que é preciso esclarecer: se isto se aplicasse a portugueses, não só seria crime punível com prisão de 1 a 8 anos como os tribunais portugueses seriam competentes para os julgar, e punir em conformidade; isto pela facto de as suas vítimas serem portuguesas… E seriam também competentes para exigir a extradição dos responsáveis, embora isto dependendo do país onde fosse encontrados e dos tratados internacionais celebrados…
    Agora imagine-se que a própria Rússia tem legislação equivalente à portuguesa, ou que a Google, entretanto, resolve extender esta pretensa discriminação a russos residentes, por exemplo, em Portugal…
    Não se brinca com coisas sérias…

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Se a Russia tivesse tal lei (e a aplicasse), começaria pelo próprio Putin! Ora lê bem…

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Não não é…
      Se você não pode pagar pois o seu banco não tem acesso à rede de pagamentos e os seus 74000 milhões de euros, não podem ser usados para nada, fora do ambiente do seu banco, não vai ver empresas a irem lá “oferecer” tudo o que os outros pagam.
      O mesmo se o governo do país obrigar uma loja a pagar 743k e serem obrigados a dar todo o código fonte e relatórios sobre o que vão adicionar nos dias seguintes, sendo obrigados a fazer alterações, como a retirada de publicidade estrangeira e ocuparem com publicidade a empresas desse país, sem receberem nada, está a ver a discriminação…
      Ver a coisa pelo prisma da discriminação é não perceber nada do que copiou para aqui… deve ser habitual ir a um restaurante, levanta o telemóvel e tem 80 pratos e 40 garrafas na mesa, para uma festa e não pagam 1 cêntimo porque exigem o vosso direito a não ser discriminados por alguma coisa das 4000k de opções disponíveis.

  2. Avatar de JS
    JS

    Ainda bem que a Rússia já tinha alguma alternativas a isto, o povo russo não tem culpa

    1. Avatar de LA
      LA

      Tem culpa quando são zombies e quando apoiam o Hitleriano, do Putin.

      1. Avatar de dyor
        dyor

        calculo que seja grande fan da SIC, CNN e CMTV

        1. Avatar de LA
          LA

          O que aconselha que eu veja? Propaganda Russa?

        2. Avatar de DTC
          DTC

          Ah boa, um especialista em comunicação social. Ele conhece a mais pura e verdadeira, mas não partilha com ninguém porque é um dom especial que não está ao alcance dos outros.
          É uma pena, assim continuamos todos a ser enganados.

  3. Avatar de tomazturbano
    tomazturbano

    Isso sim que é fascismo

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Acho muito bem! Afinal não são os russos que tem aquela mania anti-ocidente? Então deixem de usar produtos e serviços oriundos do ocidente e contentem-se com a porcaria feita no vosso próprio país, que deve ser armas porque de resto pouca coisa deve saber fazer. Invadir um país pacífico e soberano que nunca atacou ninguém e matar por desporto é um crime hediondo. Putin conseguiu o seu objetivo, uma Rússia miserável e isolada a longo prazo. Slava Ukraini

      1. Avatar de RUY ACQUAVIVA
        RUY ACQUAVIVA

        Agora vai! Acho que com essa atitude os russos vão entregar o seu país para ser insosso pelos grupos nazistas que dominam o governo ucraniano.
        Afinal de contas um aplicativo do Google vale muito mais do que a soberania e a segurança do seu país.
        Parabéns Google, novo governo mundial.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se não disponibilizam na loja obtém se pela pirataria.
    Fica mais barato e tudo…

    Costumo frequentar um fórum russo e aquilo é incrível, tem lá tudo e mais um par de botas.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    E outra coisa, isto de andar a discriminar nacionais de um país em virtude das acções dos seus governos, tem muito que se lhe diga.
    Abre se uma caixa de Pandora que no futuro pode virar se contra quem a abriu.

    Sou levado a concluir que os árabes, em virtude das boas acções que os EUA por lá têm feito, devam matar todos os americanos, civis ou não, que puderem, devido aos actos governamentais?

    É isso que esta gente pensa?
    Não há-de este pobre país estar transformado num pedinte profissional… É que nem merece passar disso.

    Ah espera, se mete americanos assim já não vale.
    Só vale se forem Russos….

    E é isto a geração mais bem preparada de sempre… Preparada para serem acéfalos, isso é certo.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de abaptista
      abaptista

      “Sou levado a concluir…”
      Concluiu mal porque as apps da google não matam ninguém.
      Mas não faz mal, você está na linha de raciocínio do Putin.
      Já agora vou-lhe contar a história do individuo que entrou na auto-estrada e quando viu os outros carros a vir em sentido contrário disse: “palermas andam todos ao contrário…”
      (já agora dou-lhe também a conclusão, porque não me prece que você chegue lá – ele é que estava em sentido contrário, os outros estavam no caminho certo…)

  7. Avatar de We
    We

    Foi graças a este tipo de medidas que surgiu o HarmonyOS, agora vamos ver o PutinOS.