Google deverá abraçar o notch no Pixel 3 e o Android P já mostra isso

45 Comentários

Apesar de muito controverso, o iPhone X veio definir um novo rumo no que toca ao design dos smartphones. A presença do notch acabou por ser tornar um padrão na indústria e muitas são as marcas que agora o seguem.

A Google, com a sua linha Pixel, não quer perder a sua posição no mercado e tudo aponta para que possa também estrear este elemento no Pixel 3, o próximo smartphone que apresentar.

notch Pixel 3 Google Android P

Desde que a Google mostrou ao mundo o Android P, e o colocou para testes, que muito se tem descoberto neste novo sistema operativo móvel. A mais recente está focada nas notificações e na forma como aparecem no todo do ecrã.

Segundo está a ser relatado, o Android P está a limitar a apresentação de notificações, remetendo o alerta para três pontos. Isto pode ser encarado como a forma mais simples de reservar espaço para a presença do notch no Android e, em especial, para o futuro Pixel 3.

Atualmente esta zona no topo do ecrã é totalmente ocupada com ícones de notificações, não deixando qualquer espaço reservado. A mudança é por demais óbvia e mostra o futuro do smartphone da Google.

notch Pixel 3 Google Android P

Claro que muitos podem argumentar que esta nova forma de apresentar notificações e a reserva de espaço no topo do ecrã pode ser a forma da Google preparar o Android para muitos smartphones de fabricantes que já hoje têm presente o notch.

Até agora, no Android Oreo, estas notificações não são apresentadas desta forma, tratando os fabricantes de alterar o sistema operativo para que esta área seja reservada.

Não é uma indicação clara e precisa do futuro do Pixel 3, mas mostra que a Google está a dar uma atenção especial a este novo elemento e que, provavelmente o incorporará no seu smartphone, à imagem do que o resto dos fabricantes tem feito.

Leia também

A tendência dos Notch… será falta de criatividade?

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    É a vida, Apple inventa, os outros copiam…

    E antes que venham com a historinha do outro telemóvel, vamos ver se virá com uma “barrinha” como tem o iPhone X (por causa do FaceID principalmente), ou com uma “rodinha” como o outro…

    1. Avatar de pia
      pia

      Quem inventou isso foi a Motorola, há muito, mais muito tempo.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Lol, tá bem…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Tu ao menos leste o que escrevi?

    2. Avatar de jonas
      jonas

      se percebesses alguma coisa da historia da apple sabias que a apple normalmente nao “inventa” nada…ve oportunides….melhora-as e vende-as como “fabulosas ou magicas” com uma maquina de marketing fabulosa. no caso do notch foi mesmo falhanço da apple em conseguir o sensor por baixo do ecra a tempo dos 10 ano..muito por culpa do sensor de pressao que usa…logo tiveram que ir para o plano “B” ou “C” que é o magico notch….nunca na vida o Steve deixava essa aberracao estetica ir para a frente…apple ja nao é o que era…nem nunca mais vai ser…falta de pessoas visionarias…agora limitam-se a comprar empresas que sao criativas e tem ideias “frescas”.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        +1 “jonas”

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Ignorância absoluta…

    3. Avatar de bom senso
      bom senso

      Helder meu fanático, é precisamente o inverso, os outros inventam e a Apple limita-se a copiar…

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Pois é, antes ninguém tinha notch, agora quase todos têm notch… deve ser do essential, até copiaram a forma redonda…

    4. Avatar de Matheus
      Matheus

      A Apple inventa, e as outras marcas aprimoram a idéia… (copiam)

      1. Avatar de Helder
        Helder

        É, poe um notch sem ser OLED, com queixo, e sem utilidade…

        1. Avatar de jonas
          jonas

          o que o notch tem a ver com OLED? ja dizia o outro..”ignorancia absoluta”
          o queixo é necessario para sair mais barato o aparelho nada mais que isso…entre pagar 500 euros ou 1300 por causa dum queixo….a escolha nao é dificil….

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      O problema é que foi o inverso. Outros inventaram, a Apple copiou.

    6. Avatar de LR
      LR

      Sabes que se te mantiveres calado, não demostras a ignorância, não sabes?…

    7. Avatar de Vítor M.

      Claro que a Apple segue um caminho, em grande parte traçado por si, mas também em parte obrigada pelo mercado. Assim fazem os restantes. A Apple nalgumas coisas criou a tendência, forçou o mercado e noutras vai atrás daquilo que as pessoas procuram.

      Mas não tinha fé que o mercado, praticamente em coro, aderisse à forma como a Apple tratou de aproveitar os cantos do ecrã no ponto superior do ecrã. O que seu origem ao notch mas que permitiu uma ilusão de ecrã total, com aproveitamento de área para mostrar a bateria e a rede (entre outras coisas).

      Mas poderia era aproveitar para copiar a organização das notificações… isso sim era de valor.

  2. Avatar de LG
    LG

    O facto do Android P ter suporte a um notch e aqui se demonstrar um exemplo desse uso não impõem que o Pixel 3 venha a ter… é provavel mas não é certo

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Tens razão, não é porque o software o permite, é porque a Apple assim o fez…

      1. Avatar de Tx2
        Tx2

        A pplware devia começar filtrar os comentários construtivos dos comentários inúteis

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Uiii, “eu não gostei do que li, alguém que censure isto…”

          1. Avatar de bom senso
            bom senso

            ele estava a referir-se a aos teus comentários…

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    O Android P permite alterar a disposição dos ícones porque quase todas as marcas adotaram o notch. Daí a prever que o Pixel 3 vai ter notch parece-me no mínimo percepitado.
    Vamos ver se a Google irá seguir o caminho mais simples de ter um notch ou se arranjam uma solução tecnicamente mais difícil de o evitar. Infelizmente quase todas as marcas copiam o iPhone, tanto as boas soluções como as más…

  4. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    oh deus. porquê.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Qual é o mal? Ha telemóveis com e sem notch, portanto continua a haver material para todos. A unica coisa que dá pena é que tanto um telemovel de media gama como de alta gama começa a ter notch ou seja começa a ser ”tudo igual” visto de frente e nem se diferencia o que é premium de midcost, e em alguns casos como Asus e iPhone , vendo de frente praticamente nao se distingue qual é qual… Isto é bom para quem comprou o Asus porque podem pensar que é um iPhone X, e mau para quem tem um iPhone X porque afinal pode parecer um Asus ou muitos outros e portanto deixou de ter aquele look incofundivel, e aqui quem perdeu com o notch foi a Apple, que antes tinha um telemovel cuja ”frente” era inconfundivel, com as bezel grandes, o touchID redondo onde praticamente nenhuma outra marca tinha nem parecido. Agora sem logos a frente, sem elementos distintos, o que não falta ai são iPhones X e pela 1a vez é dificil perceber a distancia média ou mesmo perto se frontalmente estamos a ver um produto cujo cliente pagou 1000 eur, ou 400eur

      1. Avatar de pedro
        pedro

        E porque é que alguém que tem Asus quer que pareça iphone? Esse alguém terá distúrbios de outra ordem, ou então é algum daqueles “millenians” básicos esce

        1. Avatar de pedro
          pedro

          …básicos netslaves.

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      +1.. Porquê?!

  5. Avatar de Danilo
    Danilo

    Odeio esse dentão da mônica, troço asqueroso, é tão bom ver empresas de alto nível falar mal do notch e dizer que é mais uma modinha como foi aquele estilo band-aid do S5. Motivo de vergonha atualmente.

    1. Avatar de Payn
      Payn

      “dentão da mônica”

      É raro alguém conseguir fazer-me rir (no bom sentido) com um comentário. Comentário do ano e nunca mais vou conseguir olhar prós notch da mesma maneira LOL

      Ass.: alguém que detesta a m###a do notch e leu mais quadradinhos do Cebolinha e companhia quando era puto do que o que provavelmente seria saudável.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Todos os dias vejo os dentões da Monica num jardim por onde passo. Hoje fartei-me de rir ao vê-lo novamente.

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Para quem não gosta de Frida Kahlo, tem o Xiaomi Mi mix2s
    = )

  7. Avatar de jonas
    jonas

    o Android P vai ter suporte para o Notch, nao por causa do Pixel 3, mas sim para facilitar a vida aos fabricantes que adoptaram o notch a actualizarem as suas versoes do Android mais facilmente. Menos uma desculpa para se atrasarem nos updates…suporte nativo é sempre melhor e mais rapido.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Sim, porque a Google está muito preocupada com os fabricantes…

      1. Avatar de Jona
        Jona

        Esta preocupada com as actualizacoes que dao mau nome ao Android e ke nao tem culpa nenhuma. Se nao se preocupassem com isso, nao existia o project treble ke so lhes deu trabalho a criar..é claro que a ti passa.te tudo ao lado

      2. Avatar de pedro
        pedro

        Claro que está. A cuscoid precisa dos fabricantes como de pao para a boca, mais do q eles precisam de atualizar SO em equipamentos. Se te oferecerem um grande software para usares para te parasitarem, mas nao reres equipamento on o correr…

  8. Avatar de jonas
    jonas

    o Pixel 3, vai ter ou nao ter notch dependendo de quem o fizer. Se for a Htc, nao vai ter. Se for outra qualquer é provavel. Fico feliz que o façam que assim nao fico tentado a comprar um…aguento por 2019 pelos processadors de 7nm que o meu htc 11 chega-me e sobra ate la.

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      E se for a própria Google? 😉

  9. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Noth R us

  10. Avatar de Pedro Bandeira
    Pedro Bandeira

    O notch se popularizou por causa do Essential Phone. Apple-fã é risível.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Esse modelo tão popular, que vende aos milhões, o Essential Phone…

  11. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Deal Breakers:

    – Não ter audio jack;
    – Ter notch;
    – Não ter suporte para cartão micro sd;

    Eu simplesmente não compro/recuso-me comprar se não tiverem/tiverem estas características, ponto final.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      diz-me la ainda vives em 2010? precisas do jack para meteres os teus phones fabulosos de 5 euros?
      o cartao de memoria num telemovel hoje em dia serve para que mesmo? 256Gb nao te chega num smartphone ne? o meu tem cartao de memoria e nunca o meti…alias nem ligo o aparelho ao pc….tudo por cloud…100Gb da google drive de borla ao comprar o aparelho por enquanto tem chegado….

  12. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Acho que a chave desta teoria não está presente neste texto e por isso é que há tanta gente ainda a não acreditar.
    No Android P não foi implementada a opção para mostrar mais do que 4 ícones, tendo em conta a falta de necessidade por parte da Google para fazer essa implementação é evidente que irá trazer notch.

  13. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Como descrever bem as “inovações” da Apple.

    “You always copy the popular kid. You never copy the first kid.”