Google não quer mais do que 2 notches nos smartphones Android

35 Comentários

Com a chegada do iPhone X, a utilização do notch nos smartphones tornou-se uma realidade e algo que quase todos os fabricantes querem usar. Na verdade, este pequeno entalhe permite ganhar área útil no ecrã, algo que há muito se procurava.

Baseado nesta realidade, a Google resolveu criar regras para o Android P lidar como notch, definindo algo que pode parecer estranho. As regras ditam que estes dispositivos não podem ter mais de 2 notches no ecrã.

Google Android notches smartphones

Numa publicação recente, a Google detalhou o que define como sendo as regras a serem aplicadas pelas fabricantes no que toca à utilização de recortes nos ecrãs dos seus dispositivos.

As regras para os notches no Android

A mais básica ideia nestas regras é a proibição de utilização de mais de 2 notches num ecrã, ficando definido que apenas pode ser usado um em cada extremo do ecrã, um em cima, como já vemos nos dias de hoje, e outro em baixo, algo que ainda não surgiu como uma ideia a ser usada.

Google Android notches smartphones

Estas regras definem também que estes notches só podem mesmo ser usados nessas posições, não sendo permitida a colocação destes elementos nos lados do ecrã, tanto na esquerda como na direita.

A utilização prática destas regras

Claro que a definição destas regras não existe apenas para estabelecer limites. Vão ser usadas para definir a forma como os programadores vão poder usar os ecrãs, garantindo a possibilidade destes elementos em locais pré-determinados.

Google Android notches smartphones

O maior problema da Google está no Android

O maior problema está na natureza open-source do Android. Isto significa que mesmo com estas regras, nada impede os fabricantes de criarem os seus equipamentos com mais de 2 notches e em locais não esperados e ainda assim instalarem o Android nos seus equipamentos.

Este é um problema que ainda não existe, mas que com o evoluir da tecnologia pode vir a surgir nos equipamentos criados pelos fabricantes. Com estas regras a Google estabelece um limite importante e dá aos     criadores de apps uma plataforma com bases bem definidas.

O Android P vai ter suporte para ecrãs com “notch”

|Fonte

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mik
    mik

    se não fosse a treta dos updates da samsung mantinha na marca. mas infelizmente tenho que ir para a oneplus. o que vale é que da para disfarçar o notch. o oneplus só é ruim não ter uma boa câmera, notch, e o áudio não ser como o s9

    1. Avatar de ze
      ze

      Podias ir para o Xiaomi Mi8 ou Mi mix 2s! 😉

      1. Avatar de David
        David

        Os updates do Mi8 são como os do OnePlus?

        1. Avatar de ze
          ze

          Não tenho razão de queixa nos modelos de topo da Xiaomi.
          Tenho o Mi5 comprei com android 6, passou para 7 e agora recebeu o 8, MIUI idem, sempre actualizado pela marca. O Mi8 já compras com 2 anos garantia em Portugal por 355€…

          1. Avatar de Dc
            Dc

            355?? Em Portugal?
            Onde?

          2. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            chinadroid

    2. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
      Pedro Alexandre Costa Arantes

      Todos os topo de gama da Samsung tem as mesmas atualizações que os One plus…
      Cheira mais a comentário de quem não tem dinheiro nem para um nem para outro… Mas cada um è livre de dizer o que quer

      1. Avatar de EacHTimE
        EacHTimE

        OnePlus 3/3T que saiu com Android 6 vai chegar ao Android 9. A Samsung garante esta longevidade nos seus telemóveis?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        OnePlus 3/3T vai receber o Android P, o Samsung Galaxy S7 muito provavelmente nao.
        Ambos sairam no mesmo ano e com a mesma versao de Android

    3. Avatar de David
      David

      Samsung em updates é… enfim… esperar que se decidam lançar updates… só não entendo o pq de tanta demora? eu suponho que não seja assim tão difícil, mas requer uma equipa constantemente a tratar disso, mas com uma equipa a tratar da sua Skin para o Android que so adicionam cenas e mais cenas e mais cenas em que a maioria nem as usa nem lhes dá qualquer uso… podiam pelo menos deixar que fossem os utilizadores a tomar a iniciativa de instalar o que eles querem instalar…… deixar apenas a Play Store e a Galaxy apps era suficiente…simples e prático…

    4. Avatar de Mota
      Mota

      Não fosse a treta da Apple e nem saberiamos o que eram notchs.
      Modinhas de treta.

    5. Avatar de Diogo
      Diogo

      Os updates da google não acrescentaram nada ao meu s8+. TUDO o que a google “acrescenta” ao android já eu tinha ou praticamente tudo. Por isso não vejo o porquê de tanto alarido. Quanto aos security patches recebo todos os meses. Tenho neste momento o de Julho, e nos próximos dias vou receber o de Agosto provavelmente.

      1. Avatar de mik
        mik

        quando os outros tiverem o android p, no teu samsung tens que esperar imenso tempo.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Mas o Android P não me vai trazer nada de novo, visto que tudo o que traz já tenho ou praticamente tudo. Foi igual com o Oreo… Não me fez a mínima diferença.

          1. Avatar de mik
            mik

            mas no fundo pode ter corrigido imensos bugs que na versão anterior tinha

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Acho que devias era ir para a escola em vês de ir para a oneplus, pelo menos aprendias a escrever.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        em vês?

      2. Avatar de LR
        LR

        Boa, e tu ias com ele, para fazer companhia nas aulas de português…

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        em vês? Ele deveria ver o quê?

        E que tal veres primeiro os teus erros?

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho que 1 notch já é muito, quanto mais 3.

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      +1000!!!!

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Ninguém quer notch no ecrã e todos querem o Jack 3,5mm.
    O primeiro é só horrível, o segundo imprescindível.

    1. Avatar de Stalin
      Stalin

      Imprescindível? Explica aí.

    2. Avatar de Justiceiro
      Justiceiro

      @Carlos Silva: Concordo com o Jack, é tão estúpido e ridículo a pseudo-retirada do mercado. Esse é o cancro da tecnologia, esquecem-se do analógico, dos botões, dos cabos, dos ficheiros (áudio ou vídeo) sem compressão, etc, fazem porcarias a que chamam de telemóvel e metem-lhe 5″ ou mais, quando isso é um phablet, enfim…
      Quanto ao notch, o artigo para não variar foi mal redigido, quando falha categoricamente logo ao não esclarecer o que é o notch e a sua funcionalidade antes de avançar para a notícia…

      1. Avatar de pesg
        pesg

        o jack 3.5mm tanto pode passar audio analogico como digital como optico. O que eles querem é controlar que headphones se liga a um telefone mas isso vai rapidamente ter o mesmo fim dos carregadores com ficha proprietária.

  4. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Meu belo mate 10 pro, nada de notch

  5. Avatar de Aana Sousa
    Aana Sousa

    Alguém me explica o que é o notch?!
    Antecipadamente grata.

    1. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      É a monocelha que está em cima que rouba espaço util de ecrã

    2. Avatar de ivan
      ivan

      Notch é uma espécie de borda ou uma marca que os fabricantes colocam nos telemóveis na parte superior com fim de colocar lá o altifalante câmara sensores etc…de modo a obter uma proporção de ecrã maior

  6. Avatar de Rui
    Rui

    aquela “barra”, de Forma Geral no lado de cima do ecrã como no novo IPhone

  7. Avatar de Carlos1
    Carlos1

    Bom dia , o notch , já tem os dias contados e desta vez vai ser a Apple a ter de seguir de novo a tendência de verdadeiros ecrãs sem bordas ou quase, esta foi uma moda passageira, mas que a grande maioria não gosta, eu incluído.

    Depois só quero acrescentar que o facto do Android ser open source só lhe traz benefícios, o facto de cada marca poder desenvolver a sua UI é muito importante , não temos de ser todos carneirinhos como quem usa a Apple, eu vejo como um ponto positivo, o que me chateia nas fabricantes de equipamentos Android são as que não querem saber dos updates, mas essas vão ter os dias contados , os utilizadores vão-se encarregar de as excluir aos poucos e dar prioridade as que fazem as actualizações a tempo e horas , isto hoje já começa a ser uma realidade, só não vêm quem não quer .

    1. Avatar de Dusty
      Dusty

      Exato. Assim que a samsung fizer um visor sem bordas a apple lança logo o primeiro tlm sem bordas.

  8. Avatar de ze
    ze

    Mi mix 2s sem notch mas com queixo, Iphone X sem queixo mas com notch, acho que o caminho a seguir será o Oppo find X.
    Talvez o novo Samsung S10 ou Xiaomi MIX 3 traga novidades!

  9. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Com isto tudo, ninguém se lembra de lhes chamar “recorte” em português, em vez da palavra notch.

    1. Avatar de Moneldr
      Moneldr

      Notch passou a ser mais que o termo “recorte”, ao falar de notch sabe-se exatamente do que se está a falar, ao usar o termo recorte não seria tão claro.