Google não quer apps de mineração de criptomoedas na Play Store do Android

13 Comentários

O fenómeno das criptomoedas tem estado presente em quase todas as áreas ligadas à tecnologia. De uma forma mais ou menos direta, todas têm visto chegar este novo dinheiro virtual.

Claro que também nos smartphones surgiram apps dedicadas à mineração destas moedas virtuais, mas a Google quer colocar um travão neste novo mercado e passou a proibir as apps criadas para minerar criptomoedas.

Android Google Play Store mineração criptomoedas

Como é normal e feito de forma periódica, a Google ajustou recentemente as regras disponibilizadas para a publicação e manutenção de apps na Play Store, a sua loja de apps para o Android.

Das muitas novidades apresentadas e alterações feitas nessas regras, destaca-se a criação de uma nova área dedicada às criptomoedas. Nela é possível agora ler que a Google proíbe de forma determinante a presença na Play Store de apps dedicadas à mineração de criptomoedas.

É possível a criação e publicação de apps dedicadas ao armazenamento de moedas virtuais, as chamadas carteiras virtuais, ou outras que façam a gestão de mineradores, mas apenas e só isso.

Android Google Play Store mineração criptomoedas

Esta não é, em boa verdade, uma novidade no reino da Google. Recentemente a empresa já tinha feito uma limpeza na loja de extensões do Chrome e removido todas as que se dedicavam à mineração de criptomoedas.

As novas regras vão mais longe noutras áreas, procurando agora dar maior qualidade às aplicações presentes e fazendo desaparecer as que são repetidas ou que tentem enganar os utilizadores, através da clonagem das mais conhecidas.

Com as alterações agora feitas, a Google procura ganhar espaço e limpar a sua loja de app, removendo todas as apps maliciosas e que estavam a usar os smartphones Android para proveito dos programadores.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danny
    Danny

    Google tá certa nesse quesito, essa modinha crypto tem que acabar.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Porque não acabar com a internet? enfim..

    2. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Não é uma moda.

    3. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      É um mercado financeiro.

  2. Avatar de stealth
    stealth

    nao sou contra a mineracao de criptomoeda num telemovel, acho estupido, mas cada um e livre de fazer o que quiser desde que o faca com plena consciencia de que o esta a fazer

  3. Avatar de Tec. Basico
    Tec. Basico

    Num telemóvel, faz pouco sentido, mas a maioria dessas apps fazem tudo, menos mineração.
    E como dar a chave da casa a alguém para ver o que fazemos :)))

  4. Avatar de MM
    MM

    A questão é que a grande maioria senão todas essas apps ou extensões etc só servem para proveito dos desenvolvedores e não do utilizador, dão umas migajas ao utilizador só para não parecer mal.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      A google também te da as migalhas e retira-te toda a informação que pode do telemovel. Parasita impöe limites a outro parasita.

      1. Avatar de MM
        MM

        Se for para levar a cena para esses termos, com empresas Google Facebook Apple Microsoft etc é uma relação de simbiose.

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Para veres a diferença, a apple vende-te um sistema completo e lucra com isso, a MS é uma software house, lucra com a venda de software e cloud principalmente e a google é a parasita dos dados pessoais lucrando da publicidade dirigida e para isso é mesmo o android o parasita. Basta ver os seus resultados publicada e de onde vem a maior parte do lucro. Um parasita com um P bem grande.

          1. Avatar de pedro
            pedro

            Ah, o trashbook esse ainda é pior que a google. Mas aí usa quem quer. No mercado atual, para se ter um smartphone, ou se usa apple ou leva-se com um Parasita de dados e tramoias para a concorrência. A google que pague a multa e näo inche, como a MS.

          2. Avatar de MM
            MM

            Ainda deves acreditar no pai natal se achas que a Apple não é a mesma coisa… Facepalm

          3. Avatar de Balmer
            Balmer

            “Para veres a diferença, a apple vende-te um sistema completo e lucra com isso…”

            Assim como com os teus dados, esqueceste-te de incluir.

            “MS é uma software house, lucra com a venda de software e cloud principalmente…

            Mas também com a utilização dos teus dados, esqueceste-te de incluir.

            “google é a parasita dos dados pessoais lucrando da publicidade dirigida e para isso é mesmo o android o parasita.”

            Estranho, este parasita em nada me incomoda … Bom, talvez no YouTube… e aos contrario dos outros não me está a pedir um saco de dinheiro por um produto, portanto ainda que possa estar a lucrar com os meus dados, só me parece bem.

            A diferença não é muita, e acredito que nem sejas cego para saber que as coisas estão a acontecer, mas o fanboismo/hatismo é tanto, que para tentar denegrir a imagem de outros até finges que o problema não está lá.
            Se por outro lado depois do que foi revelado acreditares que só a Google é que é culpada disso, suponho que não há cura.

            De resto, pessoa com cabeça assume que se o que usas não está debaixo do teu controle completo, é melhor assumir que toda a informação que circula na plataforma já está na mão de outros há muito. Logo, melhor só darmos o que sabemos que não interessa.