Estudo afirma que o Google Maps é o sistema de mapas preferido dos utilizadores

31 Comentários

Para quem viaja por zonas desconhecidas ou procura um lugar específico, é importante que exista um serviço de mapas atualizado e fiável.

Segundo um pequeno estudo realizado, o Google Maps é a plataforma que os utilizadores mais utilizam.

google maps

Nos últimos tempos temos observado grandes alterações nos sistemas de mapas. A Google continua a evolução sustentada do seu Google Maps e a Apple anunciou mudanças profundas no seu Apple Maps de forma a acompanhar a qualidade do seu principal concorrente.

Embora existam vários serviços de mapas no mercado, a verdade é que são poucos os que têm real expressão nas taxas de utilização.

Google Maps

Segundo um inquérito elaborado pelo The Manifest, o Google Maps é o sistema de mapas preferido dos utilizadores, tendo amealhado 67% dos votos. A este seguiu-se o Waze (também da Google), com 12%, aparecendo de seguida o Apple Maps, a fechar o pódio, com 11%.

Quando questionados sobre os fatores mais relevantes para a escolha da aplicação, os utilizadores apontaram a clareza das indicações como o ponto mais importante, tendo considerado de seguida as funcionalidades extra que o serviço disponibiliza e a interface intuitiva.

Quanto ao modo de utilização do serviço, 36% dos utilizadores afirmam que utilizam a aplicação de navegação para ver o percurso antes da viagem, 34% refere que utiliza durante o percurso, enquanto 30% utiliza antes e durante o percurso.

Apple maps

Do total de inquiridos, 14% ainda afirmaram que nunca usaram outro sistema de mapas, para além daquele que utilizavam no dia-a-dia.

Com uma amostra de 511 utilizadores, estes são estudos com uma grande margem de erro, mas que permitem ter uma visão geral do mercado. O Google Maps  é hoje o serviço mais forte e maduro, oferecendo ao utilizador vários tipos de funcionalidades e serviços.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dc
    Dc

    Como GPS no carro geralmente uso o HERE WeGo mas quando quero saber por exemplo onde fica o restaurante X ou a localização Y vou ao Google Maps

  2. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    Sim, o Google Maps tambem é o meu favorito.

    Mas a Google Maps poderia crescer muito mais, se agregasse de uma vez por todas, a Waze ao Google Maps. Não faz sentido haver dois serviços idênticos/iguais da mesma empresa.

    Acho a Waze muito útil e com funcionalidades diferentes do Google Maps, mas poderia ser 2 em 1, visto que a Google já comprou a Waze em 2013. Já houve mais que tempo.

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Não podem fazê-lo infelizmente porque fez parte do acordo de aquisição

  3. Avatar de Luis
    Luis

    era… só mesmo para pesquisar locais, direções Waze e Here

  4. Avatar de pedro
    pedro

    Só para pesquisa rápida de algum local e feita no PC. Para navegação here maps.

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Considerar o Google maps um serviço com mais clareza é de quem conduz pouco. Onde o Google dá 15 a 0 é nos POIs, pois na maioria das vezes colocamos o sítio onde queremos ir e não a morada completa. Agora durante a condução, please…

  6. Avatar de grifo74
    grifo74

    É tudo muito bonito até nos mandar por um caminho de terra batida……….sem depois conseguir inverter a marcha a pensar que era só um pequeno trajeto……e ter de faze cerca de 300m de marcha atrás.
    Alguém sabe como evitar caminhos de terra no Google maps, na play store já reportei a situação mas até agora sem nenhuma resposta. A 2 anos atrás existia essa opção mas foi tirada.

    1. Avatar de Filipe F
      Filipe F

      Pior que fazer 300m de marcha atras foi teres percorrido os mesmos. Precisas de 300m para perceber que nao deves ir por la?
      Nenhum gps substitui a atencao do cliente. Se um gps te mandar para um sentido proibido e la entrares a culpa é tua. Os gps dao sugestoes nao dao ordens.
      Mas assim sendo reporta no google maps esse caminho como impróprio para circulação. A opcao existe pelo menos no desktop e sempre existiu. Com o contributo de todos os mapas sejam de quem for melhoram.
      Nao sendo esse o caso quantas veses uma cidade nao muda sentidos proibidos ou constroi rotundas onde eram avenidas e os mapas demoram meses a atualizar? Ha que contribuir nesses casos. Nao nos pagam para isso mas tambem nao pagas para teres todo o teu pais fotografado ou com mapa de estradas com limites com faixas cruzamentos e POIs

  7. Avatar de GM
    GM

    Para utilização no pc, nomeadamente para ver o percurso mais curto e/ou menos demorado, GOOGLE MAPS no pc. No TM HERE / MICROSOFT MAPS.

  8. Avatar de Je
    Je

    Here sempre. A voz (feminina, claro) do Maps e’ seca e stressada, etc.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      podes alterar a voz caso nao saibas….pelo menos no meu smartphone consigo isso

  9. Avatar de grifo74
    grifo74

    É tudo muito bonito até nos mandar por um caminho de terra batida……….sem depois conseguir inverter a marcha a pensar que era só um pequeno trajeto……e ter de faze cerca de 300m de marcha atrás.
    Alguém sabe como evitar caminhos de terra no Google maps, na play store já reportei a situação mas até agora sem nenhuma resposta. A 2 anos atrás existia essa opção mas foi tirada.

  10. Avatar de N'uno
    N’uno

    Maps desde sempre.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Meo drive é o melhor gps para Portugal e totalmente em offline!

    1. Avatar de Tiago C
      Tiago C

      Melhor em quê? Com mapas totalmente desactualizados.

      No Google Maps tens também essa opção de teres os mapas offline.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Experimenta o Meo drive! Já experimentei os outros aqui citados e alguns bem me enganaram, mas este mesmo por caminhos complicados nunca me desiludiu!

  12. Avatar de Zé

    Quanto mais cedo perceberem que o objectivo da Google com o Maps não é navegação, mas sim um hub de pesquisa de locais, mais cedo mudam de aplicação e são felizes.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Porquê mudar depois perceberem isso? Obvio que eles têm te ganhar algo com a disponibilização da app não? Ou tu trabalahs gratis?

  13. Avatar de Joao
    Joao

    uma coisa é sistema de mapas outra é sistema de navegacao. acho que aqui ha povo confuso nas suas opcoes.
    entre sistemas de mapas, o google é o melhor de longe…embora o da apple esteja a ser revisto de raiz vamos ver como vai ficar.
    agora como sistema de navegacao o da google é fraquinho. waze é o que uso.

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Já não é o primeiro comentário que refere que o sistema da google é fraquinho na navegação. Podem adiantar porquê? Eu uso o maps há anos e nunca me deixou ficar mal, apesar de muito raramente não considerar uma ou outra alteração no traçado. Não tenho razões de queixa, antes pelo contrário. O Waze para mim é uma confusão… Já agora, quando digo uso refiro-me a dezenas de novos destinos mensalmente.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        que queres que te diga? se curtes o google maps para navegacao da-lhe duro.
        eu quando vou a um novo destino gosto de saber as velocidades maximas a toda a hora para nao apanhar multas e cumprir a lei, saber onde estao carros nas bermas para ter mais cuidado ao passar por la, saber dos radares “caça as multas”, que nao me preocupa muito que normalmente sigo as regras mas posso estar distraido e ultrapassar o limite e pimba ja foste…
        um problema que tenho com o google maps e é so com ele…é que como tenho placa de metal atras do smartphone para quando chego ao carro é so colocar no tablier que tenho la uma peça magnetica, o google maps baralha-se todo as vezes (bastantes) e ao andar em vez de mostrar a estrada a nossa frente normalmente…mostra o mapa “torto” de lado…ou seja dificild e seguir o percurso. desligo o google maps, ligo o waze, problema resolvido…com o mesmo aparelho mesmo carro mesma altura…

        1. Avatar de Tiago C
          Tiago C

          Explicação sem muito sentido para mim.

          » “gosto de saber as velocidades maximas a toda a hora para nao apanhar multas e cumprir a lei”
          »»» Tens sinais na estrada, certo? Que te dizem a velocidade máxima.

          » “tenho placa de metal … … o google maps baralha-se todo as vezes”
          »»» Não me acredito que a aplicação vá detetar iman e atrofiar a localização, até porque já usei isso, e nunca deu problemas! Que tal limpares a cache?

          » “mostra o mapa “torto” de lado…ou seja dificild e seguir o percurso”
          »»» Ou seja, não terás o Norte e Sul ativo, algo que irá dificultar o tal percurso?

        2. Avatar de N'uno
          N’uno

          Partilho a opinião do Tiago C. Para além disso, no maps tenho já a principal informação do waze, como congestionamentos e acidentes, por ex. A informação da indicação de radares e carros “suspeitos” não passa, contudo, e não creio que seja assim tão relevante. É informação fidedigna? Tenho tempo para estar a olhar para o telemóvel para interpretar tanta informação a ponto de esta me ser útil?
          A interface simples e consistente do maps é um dos pontos fortes. Numa vista rápida consigo perceber se tenho que me posicionar noutra faixa, quanto falta para a saída e muiitos outros pormenores.

  14. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Por aqui usa-se waze. O facto de existir partilha de acontecimentos na estrada entre utilizadores da plataforma é um grande plus. No entanto certas funcionalidades poderiam ser melhoradas assim como o mapa.

  15. Avatar de Silva
    Silva

    Google maps, desde sempre.

  16. Avatar de Alex
    Alex

    Não liguem, só vim assistir à luta de fanboys.

  17. Avatar de Baresi
    Baresi

    Mapas e sistemas de navegação perfeitos não á, eu tenho o Maps e o Meo Drive e entre ambos o Maps sem dúvida alguma, se é o melhor? Não sei, mas em relação aos que testei até hoje o mais completo sem dúvida e é o que uso.
    Embora depois de ler tantos users a dar bom feed do Here vou experimentar…

  18. Avatar de Fak
    Fak

    Para mim Google maps não serve… Usei várias vezes tudo para me levar a enganar-me no caminho… Quantas e quantas vezes ia eu na autoestrada, apareciam biforcacoes de 4 ou 5 direções e tinha de andar à porrada com o Google maps para saber em qual entrar porque esta treta nem amplia o mapa quando é para mudar de direção…

    O waze em ambiente de condução está muito melhor, melhor ainda o sygic, até dá para ver a estrada em tempo real no sygic (através da camera)…

  19. Avatar de Malamen
    Malamen

    Aqui Google Maps para verificar trajetos e encontrar locais. Para navegação Sygic sempre.

  20. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Optimo, seria o GM ter o que tem o Waze, sem “fritar” o smartphone e a lidar bem com o Android Auto