A Google trouxe uma surpresa e lançou o Android Nougat 7.1.2

36 Comentários

Foi há apenas 3 meses que a Google lançou a primeira versão de testes da última versão do Android Nougat. Esta nova versão está já lançada e a correr nos equipamentos oficiais da Google.

Mas a Google não perdeu tempo e tem agora uma novidade. O Android Nougat vai ter uma nova versão, a 7.1.2, e que está em testes públicos numa primeira versão beta.

Android Nougat 7.1.2

Foi há poucas horas que a Google anunciou a chegada do Android Nougat 7.1.2 no seu blog. Esta nova versão está já disponível numa primeira versão beta, que pode ser usada para testar todas as novidades.

Para já a Google terá o Android Nougat 7.1.2 disponível apenas para a sua linha de equipamentos, como o Pixel e o Pixel XL, Nexus 5X, Nexus Player e dispositivos Pixel C. O Nexus 6P fica para já de fora, mas a Google tem uma versão para este equipamento prestes a ser também lançada.

As novidades do Android Nougat 7.1.2

Ao apresentar esta nova versão, a Google não revelou muito sobre as novidades que vai trazer. A informação disponível indica que o Android 7.1.2 será focado na melhoria das funcionalidades existentes e na correcção de bugs e falhas que têm sido apontados ao longo do tempo. Claro que a Google fala também na chegada de melhorias, mas não as detalhou para já.

Android Nougat 7.1.2

Como testar o Android Nougat 7.1.2

Esta nova versão do Android 7.1.2 foi lançada no programa de testes do Android. Para a poder testar terá de ter acesso a um dos equipamentos suportados e estar inscrito no programa de testes da Google.

Caso queira avançar e ajudar a Google a criar esta nova versão do Android, testando-o e reportando falhas, só precisa de seguir as instruções que já apresentámos.

Vão ainda surgir várias versões de testes, até que a Google tenha esta versão do Android pronta dentro de alguns meses, lançando-a de seguida para todos. O Pplware vai nos próximos dias explorar o Android 7.1.2 e dará a conhecer tudo o que de novo existe nesta versão.

Via Android Developers Blog

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo André pompermayer
    Rodrigo André pompermayer

    Depois da atualização do Motorola G4 com a versão 7 do Android que está cheia de bugs, travamentos e encerramentos de app, inclusive do pacote Google, espero que resolva todos esses problemas pois está complicado trabalhar com o smartphone.

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Tenho um LG G5 com o Android 7, e até agora não tenho nada a apontar a nível de estabilidade ou bugs… Não será o teu problema devido a uma adaptação e implementação mal executada por parte da motorola?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Para mim o lg g5 com 7.0 ficou brutal. Em termos de tudo ate de autonomia de bateria.

    2. Avatar de CesarAra
      CesarAra

      No meu g4plus está travando e a bateria não está a mesma coisa pois essa versão tá consumindo bem mais energia nao entendo uns dizer que economiza?

    3. Avatar de Eder Leal
      Eder Leal

      Meu Moto G4 está ótimo, antes tinha uns bugs estranhos que travava ou ficava digitando números sozinho na tela de senha…Depois da atualização pro 7 tá show demais

  2. Avatar de Vágner Silvério
    Vágner Silvério

    Aguardando as novidades do Android 7.1.2 pelo site .

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    Lá para 2023 chega aos consumidores.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Estamos num site tech. Onde supostamente todos devia ter um conhecimento geral do mercado, com tanto apoio no XDA so anda desactualizado quem quer. Nao precisas de fazer o mesmo comentario cada vez que sai uma nova versao dd android. Ja percebemos a tua mensagem. Todos os sistemas tem as suas coisas mas. Android sao a falta actualizaçoes por parte das OEMs, windows phone sem apps e iOS super fechado.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Não posso senão perco a garantia do aparelho, pois não tenho forma de o bloquear outra vez sem ser indetectável. Como utilizador Android tengo direito a queixar-me. O XDA não é a solução para todos os males. O problema é a forma como a Google permite que os OEM se comportem, demorando milénios a fazer nada ao SO.
        Só com queixas é que se mudam coisas,ou não tenho esse direito?

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          A Google deu a liberdade de escolha. Tu escolheste uma OEM tiveste em conta as actualizaçoes e praticas da mesma? Eu quando comprei um oneplus sabia que posso trocar de rom a vontade que nao vou perder garantia. Se nao queres andar a trocar entao vai nexus. Não é a dizer que o android tem problemas com actualizaçoes que vais resolver o quer que seja. Agora se reclamares com as OEM’s isso é outra coisa.

    2. Avatar de EC
      EC

      Eu sou consumidor e já posso sacar esta versão – e nem tenho telefones Nexus ou Pixel. Utilizo ROMs customizadas em quase todos meus equipamentos. O que não faltam são alternativas aos sistemas originais e até com relativa facilidade de serem aplicados. Porém são procedimentos complicados para o comum utilizador, para além das questões de garantias e fiabilidade.

      Com a tecnologia que hoje temos no presente (2017) um smartphone já tem uma maturidade tecnológica equiparável aos computadores e são perfeitamente capazes de durar no mínimo 5 anos antes de virarem pisa-papeis. A grande questão é a obsolescência programada por parte dos fabricantes de equipamentos e das operadoras móveis, cujo o objetivo é vender novos produtos. Qual é a razão de mandarem todos anos novos modelos que fazem mais do mesmo? É preciso inovar! Mas inovar custa e muito! Então, com o decréscimo das inovações de hardware (dado a tal maturidade da tecnologia), é no software é que eles conseguem manipular a obsolescência e o sistema operativo é alvo mais fácil de se controlar.
      Este eterno problema das atualizações do Android só termina quando depender do lado da Google, semelhante ao que acontece atualmente com outros sistemas como o Windows ou Linux. Porém existe um aparente lobby entre a Google, fabricantes e operadoras para que isso não aconteça em que todos têm o “rabo preso” – Se a Google avançar com as atualizações do Android sem dependerem do fabricante/operadora, corre série risco deles virarem-se para alternativas ao Android de forma a não perderem o domínio sobre o sistema dos equipamentos e por consequência não perderem o poder na obsolescência programada. E se isso acontecer o Android ficará obsoleto…

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Ficara obsoleto porque? Que outro sistema poderia fazer concorrência ou substituir o android? O android já esta bem implantado no mercado, tem um loja de Apps enorme e muitos utilizadores acostumados ao sistema, não vejo como ficaria obsoleto se a google tomasse essa posição, simplesmente devem estar a ser bem pagos pelos fabricantes para não mudarem de rumo.
        E com isto o lixo tecnológico aumenta a ritmos alarmantes.

      2. Avatar de smurff
        smurff

        os fabricantes virarem-se para alternativa ao android, era o fim deles, a google tornava-se uma segunda Apple, e passava só a haver equipamentos ios e android dos gigantes o resto alternativo ia de vela, basta ver a Microsoft que veio tarde e poucos se interessam em desenvolver para a dita, só para as outras duas, quanto mais os fabricantes pensarem em So’s alternativos…

      3. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Concordo mais ou menos como que dizes… Na parte final parece-me claro que o problema da Google é em querer também vender os seus próprios equipamentos – nexus e Pixel (a la apple com os iphones). Daí a Google não ter muito interesse em forçar as actualizações de equipamentos de outras marcas e deixa-los para os fabricantes e operadoras. Quanto aos fabricantes e operadoras virarem-se para outros SO’s, não me parece que va acontecer… Eles vão atrás do que o mercado quer, e neste ponto a google a a apple tem o dominio, sendo que com a apple os fabricantes nada ganham, sobrando apenas o ecossistema da Google, o Android.
        De resto, acho que tens razão em tudo, obsolescência programada, maturidade do hardware, etc…

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          So vendem android porque os fabricantes dedicam dinheiro a sua publucidade. Se os fabricantes começam a fasear outros SO, em pouco tempo podem mudar o panorama totalmente, haja vontade. Isso é o facto que faz con que a Google seja tão permissiva, senão a Samsung já tinha mandado a Google as favas, como já ameaçou várias vezes.

      4. Avatar de Kekes
        Kekes

        Eu não porque estou em período de garantia. Mas vês como sabes! É disso que me queixo. Benefício de empresas contra o dos consumidores. Fico contente por alguém compartir a mesma opinião que eu. A Google é demasiado cobarde para fazer algo útil para nós consumidores. Um abraço, comentário 100% de acordo com a minha visão.

    3. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Chega rápido a quem tem telemóveis Google, igual à Apple que lança para os seus equipamentos.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Não vejo no que foi dito que invalide o que o kekes disse, os consumidores, as massas quase ninguém terá update a não ser que compre um telemovel novo

  4. Avatar de romeu
    romeu

    ainda nem a versão android 7.1.1 experimentei , e a Google já está a lançar a versão 7.1.2, vai lá vai, a sorte é que a comunidade vai acompanhado, ao contrário dos Fabricantes, que levam séculos a lançar algum Update e quando lançam, quando querem é vender as novas gerações e deixam de dar suporte aos já no mercado e vem com a desculpa que já não suportam novas versões, enfim valha-nos a comunidade para ir actualizado os nossos android’s…

    1. Avatar de MShaitan
      MShaitan

      Com a oneplus não me posso queixar..

  5. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Não gosto dessas surpresas…

  6. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Será assim tão complicado lançarem um Android que funcione tal e qual um sistema operativo deve funcionar? Que se possa instalar em qualquer telemóvel e posteriormente instalar drivers e coisas do género e que tenha garantido updates ao longo de algum tempo? Tal como um Windows ou um Ubuntu?

    1. Avatar de Cyberon
      Cyberon

      Foi uma falha da Google quando lançou o Android, como não sabia se ia “pegar” permitiu aos fabricantes fazerem alterações, enfim. Já não cometeram esse erro nos Android One / TV e Auto, aí sim temos updates rápidos e para todos.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        A Google não pode impedir os fabricantes.
        Android é Open source (quando é Q aprendemos isso?). Até tu podes fazer o Q te apetecer com este So.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não. O futuro é esse. Se está próximo parece me que não.

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      É porque assim os fabricantes deixam de ver interessante o SO, e isso a Google não quer. Que se lixe o consumidor.

    4. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “Que se possa instalar em qualquer telemóvel e posteriormente instalar drivers e coisas do género e que tenha garantido updates ao longo de algum tempo? Tal como um Windows ou um Ubuntu?”
      Isso é que era! Concordo contigo.

  7. Avatar de Ivens Joris
    Ivens Joris

    Uso a RR 7.1.1 n moto G2 e está extremamente fluida, até mais que muitos aparelhos com hardware melhor,certeza que só irei trocar quando realmente vier uma atualização grande .

  8. Avatar de ROBERT CARVALHO
    ROBERT CARVALHO

    Isso mesmo

  9. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    no pc ninguém não se importam de ter a versão do windows anterior instalado. já no android todos se queixam. não me importo de ter a versão 6 ainda no meu android. desde que funcione lindamente. é o que importa

    1. Avatar de ta chateado?
      ta chateado?

      e não venham dizer que não deve ter o 7. sim vai ter o 7. espero o tempo que for necessário. não como muitos ficam aí chorando

  10. Avatar de jorge
    jorge

    boring
    Quando for para samsung enviem tu toque

  11. Avatar de Walter Damasceno
    Walter Damasceno

    Tá acontecendo a mesma coisa do Android 4.0/ 4.1.2 / 4.2/ 4.3. Se o Google fizesse uma versão otimizada, completa desde o começo, não haveria essa fragmentação. Já agora temos 3 versões do Android Nougat, e as fabricantes de versão customizada vão demorar séculos pra mandar atualizações pra versões futuras

  12. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    tantos queixinhas por causa da fragmentação, toda a vez que uma versão do android sai, falam sempre do mesmo assunto. dass que chatos

  13. Avatar de Jhenyson
    Jhenyson

    O meu Moto Z Play ainda nem atualizou pro novo Android Nougat…. Vou ter que esperar até março pra essa porcaria atualizar?

  14. Avatar de Izabelita
    Izabelita

    O meu tá normal, a bateria dura uma eternidade! Nada a reclamar do novo Android!