Google está finalmente a trazer para o Android as melhores funcionalidades do iOS?

11 Comentários

Apesar de não ser declarada, existe uma corrida discreta entre a Google e a Apple para lançar as melhores novidades nos seus sistemas operativos móveis. Cada uma tem vantagens em algumas áreas, mas agora é o Android que se aproxima do iOS com novidades interessantes.

Apresentadas na CES deste ano e já analisadas, há algumas novidades a chegar ao sistema da Google e que são já bem conhecidas do iOS. Com este movimento a Google dá um passo importante para melhorar o Android.

Google Android iOS Apple funcionalidades

Google dá um passo para se aproximar da Apple

A cada nova versão do Android ou do iOS é normal a comparação das novidades e do que foi trazido como melhoria. Muitas vezes estas acabam por se cruzar e fica claro como estes sistemas se aproximam. É isso que está agora a acontecer, com as novidades que a Google apresentou.

Não são todas as melhorias apresentadas, mas no lote de novidades fica claro que a Google está a procurar reduzir a distância em algumas áreas do Android. Assim, temos grandes alterações no campo do áudio e nos dispositivos usados para reproduzir o som.

Google Android iOS Apple funcionalidades

Chega ao Android o que já temos no iOS

Em primeiro lugar, e como já podemos usar no iOS, em breve o Android irá alternar o áudio para o dispositivo principal. Isto, na prática, significa que caso esteja a ver um vídeo num tablet e receber um telefonema, os headphones bluetooth são encaminhados para o smartphone para atender a chamada.

Outra inovação que a Google apresentou foi a sua versão do Spatial audio. Este dará ao utilizador, e nos headphones que o suportarem, uma noção de espaço, levando o utilizador para o centro da ação. Esta é também uma funcionalidade que a Apple tem e que está a espalhar pelos seus dispositivos.

Google Android iOS Apple funcionalidades

Novidades para uns, funcionalidades normais para outros

Por fim, e no lote de funcionalidades que se aproximam do que a Apple já oferece, temos o Fast Pair e o Nearby Share. Apesar de distintas, facilitam a utilização e a ligação de todo o ecossistema Android, quer no emparelhamento de dispositivos como na partilha de ficheiros. Mais uma vez vemos algo que a Apple tem no iOS e no macOS há algum tempo e já bem maduro.

Como pode ser visto, a lista de novidades que da Google traz para o Android, muitas estão já acessíveis para os utilizadores do iOS e do macOS. Há também dentro do ecossistema Android algumas ofertas de fabricantes que garantem estas funcionalidades, mas a verdade é que são dedicadas a um lote de equipamentos e não massificadas como se esperava.

A Google aproveitou a CES 2022 para apresentar muitas novidades para o Android 12

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Reis
    Reis

    Finalmente se aproximam do ios mas ainda falta

  2. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Que mariquice sem necessidade nenhuma na minha opinião.

  3. Avatar de Manso
    Manso

    O iOS é que vive no passado…. Quase todas as novidades no iOS são coisas banais no Android há anos.

    1. Avatar de David
      David

      Seria mais inteligente da tua como do escritos tb dizer que ambas as plataformas se aproximam para facilitar o utilizador!

      O que me irrita é os cookies e receber mails devido aos cookies e o abuso da venda dos nossos dados! Isso sim irrita imenso!

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Também não vejo nada que justifique um artigo assim, por exemplo no meu Samsung quando estou a ouvir musica e toca o tlf, atendo com os Buds, não estou a ver qual a novidade, a não ser que esteja a interpretar mal.
    Comprei ontem uma Apple Tv, e sim é bastante fácil comunicar com ela Via Iphone ou Aipad, a nível de qualidade de imagem é boa mas não é melhor que a NVidia Shield que também tenho, a nível de aplicações Android como estou mais habituado parece melhor mas ainda estou a ambientar-me a Apple TV, Netflix a aplicação é diferente e mais uma vez como ainda estou a adaptar-me a Apple tv, gosto mais da aplicação para Android, por já estar familiarizado.
    Quais as melhores aplicações de entretinimento para Apple TV?
    Obrigado

  5. Avatar de Sapo
    Sapo

    Não falaram do mais importante (a meu ver) que é a integração das mensagens de forma nativa pelo menos para já no chromebook.

  6. Avatar de Mario Neto
    Mario Neto

    WT*? Finalmente?… O Android dá 5 a 0 ao iOS em termos de funcionalidades, personalização… Claro, que há uma ou outra que o Android não tem. Mas são imensas as que o iOS não tem. Este “finalmente” é um exagero…

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Nao exageres, o ios esta anos a frente do android. Alias o android 12 foi basicamente copy paste das funcionalidades do ios 14 e 15 e ainda bem!

  7. Avatar de David
    David

    A ambos desejo uma vida eterna, sem stress e a ansiedade do meu é melhor que o teu… ambos são bons ambos copiaram, cada um à sua maneira, e é tudo!
    Irritante é não puder no iOS baixar o som da voz do GPS apenas, ou quando queremos a chamada apenas, e a música continuar ao mesmo nível por exemplo… mas pequenos detalhes que vira um dia…
    Sou utilizador de ambos e gosto de ambos para diferentes coisas! Verdade uso mais o iOS que o Android mas pq aí decidi…
    Agora o resto, mais do mesmo, e nenhum é melhor que o outro… funciona igual apenas de forma diferente… o resto é balelas !

    Entenderam? E nunca devia comparar iOS vs Android como Windows vs Mac OS vs Linux etc… sistemas diferentes propósitos diferentes…

    1. Avatar de R
      R

      Exactamente. Um mundo só com Apple ou só com Google? Não, obrigado. A concorrência é sempre importante para o consumidor.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @David, parabéns pelo seu comentário, é isso mesmo, eu também utilizo os dois sistemas, mas no meu caso, é ao contrário Android para tlf pessoal, Iphone para trabalho, e ambos “os dois” 🙂 têm vantagens e desvantagens, na minha opinião para as coisas do dia a dia Apple é mais fácil de usar, eu já dei inúmeros tlf Android a minha mãe e ela não consegue habituar-se atrapalha-se toda, dei um Iphone 4S e ela entende-se as mil maravilhas com ele, consegue fazer e receber telefonemas e consegue enviar e receber SMS.
      É só para isso que ela utiliza o telefone