Google Duo vai substituir o Hangouts no Android

12 Comentários

A chegada de todas as novidades da Google, recentemente apresentadas, vai trazer mudanças grandes ao ecossistema Android.

A primeira poderá estar a chegar muito em breve e passa pela mudança do cliente de mensagens do Android, que deixa de ser o Hangouts e passa a ser o Duo.

Duo Android

Foi na última I/O que a Google mostrou ao mundo as suas duas novas aplicações dedicadas à comunicação entre os utilizadores. O Duo é dedicado à video-chamada e o Allo às mensagens de texto, com alguma inteligência artificial à mistura.

De acordo com um email agora enviado pela Google a todos os seus parceiros, foi revelado que a partir de Dezembro o Duo passa a ser a aplicação que fará parte dos produtos instalados com o Android e que o Hangouts passará a ser facultativo.

Today, we are announcing that Google Duo will replace Hangouts within the suite of core GMS apps, and Hangouts will become GMS Optional for telephony products. This change will take effect on December 1, 2016

Não sendo aplicações com propósitos similares, uma vez que o Duo se dedica ao vídeo e o Hangouts ao vídeo e às mensagens, não é perceptível a intenção desta mudança por parte da Google. Seria mais lógica a troca pela aplicação Allo, mas pode revelar uma mudança da Google para um foco na comunicação por vídeo.

Duo Hangouts

O futuro do Hangouts e do Duo

Ao conseguir este lugar de destaque no Android, o Duo irá crescer e mostrar-se aos utilizadores como a ferramenta a ser usada para comunicação, combatendo assim a sua concorrência.

Quanto ao Hangouts, a Google irá tentar reciclá-lo e torná-lo numa ferramenta empresarial, uma vez que concentra num único ponto as duas formas de comunicação mais usadas e tem potencial para ser utilizado como uma forma de trabalho cooperativo.

O Duo tem ganho cada vez mais utilizadores, tendo já superado a marca dos 10 milhões de instalações na Play Store, e com esta promoção a aplicação principal no Android conseguirá assim ainda maior visibilidade e utilização.

via Android Police

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Farrael
    Farrael

    O título leva a entender que o Hangouts seria descontinuado e substituído pelo Duo.

    Mas acho que a Google devia ter somente um Hangouts melhorado que tem as funcionalidades do Duo e o Allo. Assim torna-se confuso para o utilizador e o sistema fragmentado…

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      E vir de raiz com qualquer Android como APP de SMS defeito, de forma a uniformizar todo o sistema de messagens.

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        Boa ideia! +1

      2. Avatar de some guy on the net
        some guy on the net

        nao!

      3. Avatar de Hélder Correia
        Hélder Correia

        Naaaaaa…. Sms são sms e chats sao chats, e separadinhos é que estão bem.

    2. Avatar de T
      T

      Leva? Onde? Só diz que vai ser substituído “no Android”. Português claro e correto.

      1. Avatar de Pedro Simões

        “Quanto ao Hangouts, a Google irá tentar reciclá-lo e torná-lo numa ferramenta empresarial”

        Está tudo no artigo. Não se podem limitar a ler o título

  2. Avatar de BMJ
    BMJ

    Realmente peca pela diversidade, não testei o allo, mas o duo é muito bom, o melhor que já usei. Não faz sentido o hangout hoje em dia. O hangout serve para combater o viber, WhatsApp, signal, line… Aqui a Google já perdeu.

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Nunca me dei com o hangouts. Acho-o confuso e tem as opções todas dispersas.

    Agora este duo? É ótimo. É super simples de fazer uma chamada de video, e convenhamos.. o Android já precisava de um concorrente, ou solução, ao Facetime.

  4. Avatar de Telmo Guerreiro
    Telmo Guerreiro

    Então este ano vai ser o Duo… OK.. Sinceramente cansei-me da google e a estratégia de cata-vento. Se olharmos para os últimos 4 anos nao se ve uma estratégia continua de aposta e na adopção de uma plataforma ou serviço.
    No android ja tiveram 2 ou 3 apps de sms diferentes. Primeiro era google talk, depois passou a hangouts, que não tinha suporte para sms, depois passou a ter, depois deixou de ter e veio a app messenger, depois o hangouts ja dava para enviar sms outra vez e agora vai passar para o mundo “empresarial”. O eufemismo da google para projectos que morrem. Tipo a quinta para onde os animais das criadas vao para não lhes dizerem que os bichos morreram…. O google glass também esta no mundo empresarial, e o projecto Ara…

    Isto para nao falar no que estão a fazer aos entusiastas da google (ja fui um) com os nexus que, pasmem-se, não vao ter android 7.1 ate dezembro (pelomenos).
    Como querem que eu confie nestes tipos e aposte na plataforma? Bem sei que a google ou umbrella esta ai para ficar, mas fazem mudanças todos os anos e quem usa ou depende dos serviços… que se lixe (com F).
    E pena, a meu ver, estes tipos com outra liderança poderiam fazer coisas super interessantes. E vai fazer, so que vao mata-las um ou dois anos depois. E depois vem o CEO dizer: Ahh, não! Aprendemos imenso com este projecto….

    1. Avatar de Telmo Guerreiro
      Telmo Guerreiro

      Os animais das crianças ***

  5. Avatar de Tulipa
    Tulipa

    É por estas e por outras que o root é tão importante, já desinstalei esta inutilidade do Hangouts há mais de um ano…