E se a Google começar a cobrar pela utilização do Android?

48 Comentários

Como o sistema operativo mais usado no mercado, o Android está sujeito ao escrutínio e à avaliação constante dos reguladores dos países onde está presente. A prova disso é a multa aplicada esta semana e que vem exigir uma mudança imediata no Android e no seu modelo de negócio.

Após esta decisão, e para mostrar a posição da Google, o seu CEO, Sundar Pichai, veio a público mostrar as vantagens do Android e até revelar que o próprio modelo de negócio deste sistema operativo pode ter de mudar. Ainda não existem certezas, mas a Google pode ter de cobrar pela utilização do Android.

Google Comissão Europeia Android multa Sundar Pichai

Numa extensa publicação que fez no blog da Google, Sundar Pichai teceu duras críticas à comissão europeia e aos argumentos apresentados para a decisão de aplicar a multa de 4,34 mil milhões de euros.

É também explicado que o modelo de negócio do Android é feito de forma a abrir o sistema operativo às marcas e que, para ser rentável, é importante que os serviços da Google sejam instalados. Deu ainda números importantes sobre a instalação de apps no Android, o que mostra que existem apps alternativas.

A Google revelou que um utilizador típico de um telefone Android irá instalar cerca de 50 aplicações. No ano passado, mais de 94 mil milhões de aplicações foram descarregadas globalmente na Play Store, onde se incluem browses como o Opera Mini e Firefox. Estes foram descarregados mais de 100 milhões de vezes e o UC Browser foi descarregado mais de 500 milhões de vezes.

Google Comissão Europeia Android multa Sundar Pichai

Ora estes números mostram que o Chrome não está a ser imposto e que os utilizadores estão a instalar alternativas, abandonando o browser da Google e tendo opção de escolha.

Outro ponto importante está na não obrigação da utilização do Android com os serviços da Google. Sundar Pichai dá como exemplo a Amazon que usa o AOSP para os seus equipamentos Fire tablets e Fire TV sticks.

Claro que é preferível estar dentro do ecossistema Android com os serviços da Google, uma vez que isso garante a existência de regras de compatibilidade, o que a longo prazo é a certeza de da não existência de fragmentação, o que é positivo para os utilizadores, programadores e para os fabricantes de telemóveis.

Google Comissão Europeia Android multa Sundar Pichai

Um dos pontos mais importantes da missiva de Sundar Pichai está mesmo focado no modelo de negócio da Google para o Android. Até agora estava equilibrado e era rentável para ambas as partes, mas isso pode mudar no futuro.

Até ao momento, o modelo de negócio do Android significou que não tivemos que cobrar qualquer valor aos fabricantes pela nossa tecnologia nem depender de um modelo de distribuição controlado rigidamente

Isto não é uma declaração direta de que a Google pode em breve começar a cobrar pela utilização do Android, mas mostra que este modelo pode mudar em breve.

A Google irá apelar da decisão, mas caso perca, tem mesmo de repensar o Android e a forma gratuita como o disponibiliza para os fabricantes. Resta só saber a quem irá ser cobrado o valor adicional, se ao fabricante se ao utilizador.

A decisão da Comissão Europeia e a multa da Google

Google sancionada com multa recorde de 4,3 mil milhões de euros

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Segão
    Hugo Segão

    Até pode cobrar aos produtores, mas depois isso vai-se refletir na fatura final….

  2. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Quanto pagas por Android? zero
    Quanto pagas por Chrome? zero
    Quanto pagas por email/gmail? zero
    Quanto pagas para maps/earth? zero
    Quanto pagas para cloud/sheets/etc..? zero

    O modelo de negócio da google é a venda de publicidade e utilizacão dos teus dados. Quantas vezes não vos aconteceu pesquisarem alguma coisa e depois comecarem a ver publicidade sobre isso em tudo o que é canto? Lembro de há umas semanas atrás ter pesquisados umas colunas da JBL e nos dias seguintes era só publicidade a esse tipo de colunas.

    Em vez de pagares com €, pagas com a tua informacão toda, o que acaba por lhes compensar mais.

    1. Avatar de ug
      ug

      “Quantas vezes não vos aconteceu pesquisarem alguma coisa e depois comecarem a ver publicidade sobre isso em tudo o que é canto? Lembro de há umas semanas atrás ter pesquisados umas colunas da JBL e nos dias seguintes era só publicidade a esse tipo de colunas.” antes de falares treta vê premiero como desativar isso. prefiro no android que seja assim do que aparecer publicidade de treta.

      os tugas só sabem criticar.

      1. Avatar de DrFrankenDerpen
        DrFrankenDerpen

        Se quiser ver publicidade, ligo a televisão e chega bem.

        Elucida-me aí como desativar isso sff…. Walk the talk 😛

      2. Avatar de Koso
        Koso

        eu prefiro ver pub e não pagar nada. não me atrapalha nada. A que aparece em janela para fechar, essa já não gosto muito, mas pagar é bem pior

    2. Avatar de Joao Vasconcelos
      Joao Vasconcelos

      Agora imagina pagares com a informação e ainda teres que pagar €..

    3. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Falta-lhe aí outro pormenor:
      Quem compra um equipamento Apple paga 160 euros/150 dólares pelo software e updates gratuitos. Também tem instalados só coisas da maça, nalguns casos que são lixo (Safari) e que são usados por 96% dos clientes. Ao mesmo tempo, nas condições do Itunes, o cliente está a fornecer autorização para a recolha de 160000 milhões de parâmetros do seu equipamento que podem ser vendidos a qualquer cliente que queira publicitar…
      Acaba por ser a mesma coisa mas, já pagaram à partida. No caso do Android só há a publicidade e venda de dados. No caso da Apple há pagamento e a mesma venda de publicidade e de dados. A diferença é mesmo nos 320 milhões de equipamentos que a Apple tem activos e os 18800 milhões que tem o Android… É só nisto que há diferença.
      Já agora, 99% da publicidade que vê no facebook, é obtida da mesma forma que diz. Espreite a pasta de cookies, apague-a e volte a logar-se no facebook. Veja os 720 que lá aparecem imediatamente e que tem mais de 3000 milhões de parâmetros que começam a recolher dados.

      1. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        safari ‘e lixo?! tou a ver que tens vastos anos de experiencia a usar safari em produtos Apple.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      É certo que o business core da Google é esse, a publicidade/venda de info, mas não é a unica fonte de receita. Tu podes não pagar nada mas há a opção de o fazer. Muitas empresas têm esses serviços contratados à google e oviamente pagam pelo serviço.

    5. Avatar de Bruno Almeida
      Bruno Almeida

      Basicamente, se não és cliente, és produto.

      1. Avatar de DrFrankenDerpen
        DrFrankenDerpen

        +1000

    6. Avatar de Hugo
      Hugo

      A verdade é que levamos com publicidade em tudo. Filmes, séries, anúncions, futebol, telejornal. Nuns mais que outros, mas volta e meia lá está ela disfarçada, portanto esta questão da publicidade, para mim é um “não-problema” de virgens ofendidas.

  3. Avatar de Dominico
    Dominico

    E pensar que a Microsoft era o diabo há uns anos…. agora são uns meninos à beira destes 🙂

  4. Avatar de Pto
    Pto

    Quando a UE multou a Microsoft por causa do Windows trazer o Internet Explorer como browser por default a Google aplaudiu a decisão alegando que finalmente se abria espaço aos browsers da concorrência, principalmente ao seu Chrome, o que era do interesse e mais benéfico para os utilizadores.

    Mas agora que estão a receber o mesmo tratamento da parte da UE já não os vejo com tanta preocupação com esses mesmos utilizadores.

    Tanta hipocrisia.

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Bem diferente….
      A Google permite tu instalares ou repores qualquer aplicação deles pré instalada e sem teres que as abrir para obter outras (claro que menos a loja de aplicações naturalmente).
      Tu no Windows, mesmo assim não consegues apagar o Edge, e tens de o usar num cenário normal, para ir buscar browsers da concorrência. (Sim existem outras formas)

      Aqui a duvida é: Os utilizadores escolhem Android e sabem com o que contar. Tu lembra-te que uma marca tem de fazer um manual de instruções das funcionalidades. Se um telemóvel diz que tem navegação, browser, camera etc, isso tem de vir descrito no manual de instruções como se usar. Ora se não tiver um browser instalado, uma aplicação de mapas, ou de camera, como é que se pode vender um telemovel alegando que faz essas 3 coisas? E como se faz um manual de utilizador para essas 3 funcionalidades sem aplicações?

      Acharias normal comprares um Android vanilla? Ligavas e não tinhas nada… Nem cliente de e-mail, nem browser, nem aplicação de mapas, cloud etc. Tinhas a Play Store, e depois um manual de instruções para tu proprio teres de andar a procurar sem saberes qual o melhor ou recomendado para cada tipo de aplicação. Isto para jovens é perfeitamente normal mas e para pessoas mais leigas ou que não são tão experientes com tecnologia?

      É muito giro falar mas quando se compra um produto quer-se as funcionalidades todas lá. Não se quer um questionario a perguntar entre 20 browsers qual quer, entre 20 apps de camera qual quer, etc. Um sistema operativo sem aplicações/funcionalidades base, é o que na verdade? Nada.

      Pensem nisso, como seria comprar um telemóvel seja de 100 euros ou 1000 euros em que o ligavam e nao podiam fazer nada porque não tinha nenhuma funcionalidade ou aplicação senão chamadas (pois até apps de mensagens há concorrência)

      Quando o fascismo domina as lideranças da UE dá nisto.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Da mesma forma que vendes um PC para productividade e tens de comprar o Software à parte.

        Eu tenho Android One e não consigo desinstalar nada, dá para tirar as actualizações mas continua lá, além que sempre que actualiza pergunta o quré queres pôr por defeito.

        A Google apoiou a EU quando começou com estas acções. Agora que são contra ela, já não acha piada. Ridículo.

        Além que já recebem contrapartidas para deixarem pôr Android por parte dos OEM.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Mas então é exactamente o mesmo que um Windows…Não há diferença absolutamente nenhuma. Se compras um PC que diz que tem browser, tem de trazer um browser. Da mesma forma que não dá para desinstalar o edge, também não dá para desisntalar o chrome no android.

        1. Avatar de Ralk2
          Ralk2

          Não é a mesma coisa. A microsoft lucra vendendo o windows, office e os outros. O google lucra com a informação que recolhe. Se deixar de faze-lo, ele vai a falência é isso o que ele esta alegando. A microsoft continuaria ganhando dinheiro mesmo que o internet explorer não viesse instalado.

      3. Avatar de Cortano
        Cortano

        Primeiro dizes que é diferente, depois descreves como funciona no Android que, curiosamente, é mais ou menos o mesmo modo de funcionamento do Windows!

        Afinal… afinal… é igual 😉

      4. Avatar de Eu mesmo
        Eu mesmo

        Visão demasiado redutora. Isso aplica-se à câmara, não se aplica ao browser (que é usado para coleccionar dados e vender publicidade)

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Agora é que disseste toda a verdade.

      1. Avatar de Carlos1
        Carlos1

        A Google já tinha resolvido este problema se desse na configuração do smarphone a opção de escolher outros navegadores, eu acho muito bem que a UE aplique esta multa, na verdade estes Srs. dos USA pensam que somos uma colónia da América do Norte.

        Tenho defendido inúmeras vezes que a Europa se deveria preocupar em criar sistemas operativos alternativos aos que existem oriundos dos States ( Aple, Microsoft , Android , ChromeOS) , como é que queremos ter uma ambição nesta nova configuração do Mundo se não formos autónomos nesta área.

        Lembro que o Android é Linux com algumas modificações e que até o tornam menos fluido , do que é que estamos há espera .

  5. Avatar de ug
    ug

    que muitos parem de fazer sempre next e começam a ler os termos e condições. assim já não falam besteiras

  6. Avatar de Maria Vieira a atriz
    Maria Vieira a atriz

    RIP Google

  7. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    e multar o iOS e apple por nem sequer deixar mudar o browser default?
    e multar o iOS e apple por nem sequer deixar usar outro motor web sem ser webkit?
    e multar o iOS e apple por nem sequer deixar instalar forks de iOS?

    1. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      e falares sobre a google que ‘e o que ‘e falado no texto? Deves ter algum fetiche pelo apple

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      E que tal saberes as razoes todas da multa ?

      Abc

      Ps: Nao foi o browser ….

    3. Avatar de Rui Girão
      Rui Girão

      não há razoes para isso, não podes obrigar um empresa no seu hardware, com o seu software a autorizar intervenção externa, a apple não autoriza mais ninguem a usar o seu software, a google ja foi diferente, licencia o software mas exige obrigações que não permite haver concurencia aos seus serviços!!

      1. Avatar de Carlos Rodrigues
        Carlos Rodrigues

        De que serviços estás a falar? Eu tenho um xiaomi com Android e não vem nenhuma app da Google.

  8. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Respondendo à pergunta que faz o titulo do artigo…
    É-me indiferente, e vou continuar a escolher o smartphone da mesma forma, seguindo os pontos abaixo:
    1. Potencial de desempenho do equipamento (quanto mais potente possivel, melhor – processamento, grafismo, espaço interno, expansibilidade de espaço, memoria, otimização do SO, etc etc…);
    2. Potencialidade de expansibilidade e interligação com outros equipamentos ou plataformas (cartao de memoria, jack 3.5, radioFM, tipo e forma de carregamento, etc etc);
    3. Preço;
    4. Design e Suporte da marca.
    Tudo o resto é-me indiferente… Seja Samsung (que ja tive e abandonei por ter deixado de cumprir os pontos 2 e 3 acima mencionados), seja Apple (que ainda não tive por não preencher os requisitos 1, 2 e 3), seja Alcatel, Sony Ericsoon, Asus, LG (que tenho atualmente e que estou extremamente satisfeito), ou outra qualquer, vou sempre escolher de acordo com os pontos pela ordem acima e usando como criterio de desempate os pontos seguintes.

  9. Avatar de hommer
    hommer

    se tiver de pagar por o SO Android, não vejo o problema disso já o fazemos á anos para outros não vejo onde estaria o problema nisso…

    é claro que a fonte de rendimento é publicidade dai ser tudo gratuito, a receita tem de vir de algum lado…

  10. Avatar de Marco
    Marco

    Primeiro, qual a base que sustente e justifique a coima de 4 mil milhões? A Google invadiu algum país que não saibamos? Causou destruíção em alguma sociedade? Não! Claro que não. A coima multimilionária servirá provávelmente para alimentar a banca europeia que ainda tem os bolsos furados. Não há qualquer fundamento para uma coima dessa ordem de valores. Outro pormenor interessante é que verifico que afinal a crise em Portugal já passou já findou, e que já há até quem não se importe de pagar pelo S.O. da Google mesmo sem saber os valores que eventualmente serão cobrados posteriormente na venda dos equipamentos. Fico muito contente quando mais uma vez verifico que o portugues não se importa em pagar, em dar largas á sua carteira em que está sempre disposto a pagar tudo que se lhe apresente. Mesmo por aquilo que já se utiliza sem ter que pagar por isso mas se lhe fôr apresentada uma conta para este pagar ele pagará com alegria pelo mesmo que antes utilizava mas sem qualquer custo. Boa a cada ano que passa o portugues esta cada vez mais inteligente e rico. Com tanta vontade de pagar tudo e por tudo só quero imaginar onde se situará os valores dos salários no final do mês e se estes chegarão até ao meio do mesmo mês. Eu não defendo a Google e muito menos uma EU que já o foi. Apenas mostram as suas pretenções de que apenas se baseiam em tirar dinheiro facil de forma camuflada baseada em pseudo leis de proteção da concorrência para a causa consequência no fonal deste processo a Google iniciar a taxação do seo S.O. aos fabricantes e estes como claro está, fazerem se cobrar ao cliente final. Moral da história, smartphones mais caros ou bem mais caros e aí talvez nas contas da UE comecemos a optar por Iphones pelo diferencial de valores entre Andrpid e Iphone. Acho que devemos estar mais atentos às pseudo leis pseudo decisões da UE aos seus job for the boys sobretudo aos Lobbies.

  11. Avatar de Francisco M.
    Francisco M.

    Quando tiverem de pagar 100+€ a mais pelos equipamentos android já sabem a quem agradecer.

  12. Avatar de Alan
    Alan

    Cobrar pelo Android? Não seja por isso, pode mandar o meu sem play store ou google services.

  13. Avatar de A.
    A.

    Oh pessoal o facto de ter de pagar a google até é um beneficio pois assim pode ser que eu consiga desinstalar o chrome, maps, google play services que esta escondido e olhem bem para este, e o que faz ; youtube etc

    Efectivamente é verdade há que haver alternativas e há chama-se lineage OS e antigamente tinha outro nome duvido que não conheçam por aqui a questão é a forte restrição que a google coloca, para podermos ter tal liberdade a começar do facto de o instalar adeus garantia, por parte da samsung, huawei, etc… o expliquem me porque nem o youtube e outras app não podem desinstalar, do sistema unicamente podem usar alternativas por exemplo ao google maps, mas desinstalar este não!

    e é verdade a google apoio o que foí a tentativa que falhou parcialmente quando a comissão europeia teve esta guerra com a MSFT$ e o seu Internet explorer, pelo menos no win é só o iE que há alguma dificuldade em desinstalar embora seja possível e há alternativa muito aqui posta quem não gosta do win linux! e o pplware felizmente não para de nos dar dicas sobre o linux e suas diferentes distribuições…

    Gostva de ver a mesma facilidade com que contornamos o windows neste mercado como num pc afinal não sejamos idiotas os smartphone não são mais que um pc pequeno e bem disfarçado seja apple ou google…

  14. Avatar de Heldr
    Heldr

    Pagar por um SO que não vale um tostão furado?

    É já a seguir!

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Ó homem,não diga disparates !! Que tristeza de comentário !! 😐

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      @Heldr: o mesmo se pode dizer do ios… que em termos de segurança e privacidade é uma questão de fé na arquitectura tipo «queijo suiço». O androind tem 86% de quota de mercado e enquanto for código aberto vai ter a preferência dos utilizadores, pagando ou não.

  15. Avatar de censo
    censo

    Devem pensar que não pagam já pelo sistema quando hoje compram um telefone… Falsa questão.

    1. Avatar de Francisco M.
      Francisco M.

      O sistema é disponibilizado grátis aos fabricantes. Pagas as customizações feitas por estes e o hardware.

  16. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Eu acho que está tudo louco. Então uma empresa cria um sistema operativo para smartphones; pagas com os teus dados, é um facto, mas não te é exigida contrapartida financeira, nem ao intermediário (marca de smartphone) nem ao consumidor final; pré-instala as suas aplicações para ir buscar dados para obter lucro; disponibiliza a plataforma para criação de app’s alternativas; e agora vai pagar uma multa bilionária porque tem os seus serviços pré-instalados? Então mas a Google é uma empresa privada cujo objetivo é gerador lucro ou é uma ONG ou uma instituição de caridade?
    Podemos sempre voltar ao início em que cada marca disponibiliza o seu próprio SO e não interage com qq outro (caso da Apple). O que eu gostava de ter o Symbian de volta e não interagir com Samsung ou Huawei ou qq outro …
    Tudo louco

  17. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Que raio de GIF é aquele? Espero que não seja oficial porque é só ridículo. Esse “simples tutorial” não desinstala a aplicação. A mesma fica lá a consumir recursos, e convenientemente a recolher alguns dados!
    Enfim, isso é atirar areia para os olhos das pesssoas.

  18. Avatar de A.
    A.

    Uma coisa é certa se efectivamente não queremos, que a google continue com esta prática eu por exemplo não quero, e espero que haja muitos por aqui as elevadas multas da CE, e que sejam todas as semanas!
    são a única forma de fazer pressão para que algo mude para melhor e no site da CE que no startpage.com ou duck descobrem facilmente devem como cidadão da UE, fazer pressão para que a multa tenha um resultado prático, se não vai tudo dar a mesma a google consegue reduzir no recurso judicial que vai por uma redução da multa, paga uma pequena multa e continua tudo na mesma… não foi assim que a msft e depois de um falhado acordo com a CE que nada mudou com o IE ? e agora fazem pior com o win 10 porque sentem que ganharam e dobraram a CE ??

    Efectivamente como consumidores e tendo possibilidade de concorrência esta é uma boa noticia…

    Será que a linage vai disponibilizar o SO a mais versões no seu site oficial ?

  19. Avatar de jorge
    jorge

    Ia a falência com a falta de segurança que o android tem………. cobrar?

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Cliquei bait dos bravos

  21. Avatar de CLAUDIO MARCELO SILVA
    CLAUDIO MARCELO SILVA

    Cabe uma ENORME ressalva nesse título.

    A culpa da cobrança NÃO É exatamente da Google, mas da própria União Européia, que nunca perde a chance de fazer o possível para prejudicar empresas de fora do continente.

    É claro que a empresa anexa e privilegia seus serviços ao oferecer o sistema de graça.

    A UE esquece que no caso do ecossistema do iPhone/iPad por exemplo, a Loja de aplicativos da Apple é a ÚNICA opção autorizada e ninguém reclama. Os aplicativos do sistema NÃO podem ser retirados e ninguém reclama.

    A Google foi processada por pretender ser a opção oficial dentro de uma liberdade que ela mesma criou.

    Se os europeus assim preferem, que cada um deles pague o preço.