Google Assistant poderá vir a ter uma nova funcionalidade chamada Memória no Android

8 Comentários

Os assistentes virtuais são, sem dúvida, um plus dos smatphones, hoje em dia. Afinal, estão capacitados com várias funcionalidades que têm como objetivo auxiliar os seus utilizadores, facilitando-lhes a vida. Aparentemente, a Google está a desenvolver uma funcionalidade chamada Memória, para o Android.

Embora não seja certo, há já informação do que pode vir a ser este novo recurso.

assistente Google Android ecrã bloqueio

Google: Memória reunirá tudo o que o utilizador quiser num só lugar

Esta novidade está ainda na esfera da especulação e, portanto, a Google pode vir a lança-la com alterações ou nem sequer chegar torna-la pública. No entanto, vamos perceber como eventualmente funcionará.

A Google descreve a funcionalidade “Memória” como uma “forma fácil e rápida de guardar e encontrar tudo num só lugar”. Ora, uma vez disponível, permitirá que o utilizador guarde qualquer conteúdo do ecrã na Memória, incluindo links, por exemplo, coisas do mundo real, como notas manuscritas e objetos.

Posteriormente, a partir de uma pesquisa inteligente, o utilizador poderá encontrar qualquer Memória que tenha guardado.

Uma funcionalidade muito completa

O objetivo é que o utilizador consiga armazenar tudo o que quiser utilizando o comando verbal do Google Assistant ou a partir de um atalho no ecrã principal. Além disso, a Memória será inteligente na preservação do contexto.

Através da memória, o utilizador poderá guardar artigos, livros, contactos, eventos, voos, hotéis, imagens, filmes, música, notas, fotografias, localizações de lugares, listas de reprodução, receitas, produtos, lembretes, restaurantes, capturas de ecrã, programas de televisão ou outros, vídeos e websites.

Depois, tudo será visível num feed de Memória que estará organizado em cartões com “Memórias antigas” e as de “Hoje”.

Mais, dependendo do conteúdo, o Google Assistant ainda mostrará ações e informações relevantes em determinadas alturas, como a informação de um voo, por exemplo.

No separador das “Memórias” haverá uma barra de pesquisa acompanhada por tópicos que o utilizador pode alterar conforme quiser organizar os seus conteúdos. Claramente, qualquer Memória pode ser partilhada ou apagada em qualquer altura.

Embora esteja ainda na esfera da especulação, poderá vir a ser um interessante e útil recurso.

 

Leia também:

Dica: Como ativar e usar o Assistente Google no ecrã de bloqueio do Android

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kolas Tarik
    Kolas Tarik

    e como será de esperar, a julgar pelo Oi, lá vem o google em pt/br.

  2. Avatar de A.M.
    A.M.

    Ora cá está a Google novamente a aliciar!! A troco de uma nova funcionalidade (que vamos adorar!!) está a recolher ainda mais informação sobre nós!!! Um dia a Google vai conseguir adivinhar até os nossos pensamentos!!!

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Mais uma coisa para a Google descontinuar daqui a 2 anos…

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    As funcionalidades do Assistente são boas mas, não sei como nem porquê, não me responde ao comando “ok google”. Funcionou um dia e depois…. pufff

    1. Avatar de A.M.
      A.M.

      Comigo também não respondia, até que alguém me deu uma dica num fórum, e “fez-se mágica”.
      Tive que colocar em “Idiomas” Inglês (UK) como primeira opção e a seguir “Português (Portugal)”. Só depois deixou activar o “voice match” e “libertou” a possibilidade de treinar novo modelo de voz, o que fiz de seguida. Agora já funciona, inclusivé com o teclado bloqueado, que era o que mais importante para mim, e que antes não funcionava. Um pequeno senão: às vezes mistura as respostas em português ou inglês, e no comando “lista de compras” às vezes passa-se!!

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Obrigado pela dica. Vou testar,

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Funcionou na perfeição. Muito obrigado pela partilha da dica

        1. Avatar de A.M.
          A.M.

          de nada!! Ainda bem que funcionou! Também fiquei contente com a partilha, conforme disse, a agora é “passe a palavra” a quem precisa. Temos de ser uns para os outros!! Abraço.