Fortnite – Google obriga OnePlus a quebrar acordo com Epic Games

12 Comentários

A OnePlus tinha com a Epic Games um acordo que colocava nos smartphones uma forma de instalar os jogos diretamente da Epic Games, sem passar pela Play Store. É de recordar também que a OnePlus foi a primeira marca a ter Fortnite a 90fps nos seus smartphones.

No entanto, depois do jogo ter sido banido da App Store e da Play Store, por violação das regras das lojas, Epic Games acusa a Google de obrigar a OnePlus a quebrar o contrato.


Fortnite vs lojas de aplicações

Ontem surgiu a notícia de que a Apple e a Google haviam retirado das suas lojas de aplicações o popular jogo Fortnite. Esta ação foi o culminar de uma luta que se iniciou desde que a aplicação chegou às lojas. Em resumo, a Epic Games oferecia descontos a quem comprasse extras diretamente da sua loja, ao invés de usar as lojas de aplicações. Esta ação, vai contra as regras das lojas Play Store e App Store.

Através desta forma indireta de pagamento a Epic Games conseguia contornar as taxas de 30% que a Apple e a Google cobram por cada compra.

Logo depois deste bloqueio, a Epic Games aprontou-se a processar as duas empresas pela remoção da app. Segundo a Epic Games, a Google e a Apple estão a usar a sua posição dominante para prejudicar o trabalho dos seus concorrentes inovadores, dos seus clientes e a própria experiência dos utilizadores.

OnePlus obrigada a quebrar acordo com Epic Games

No documento onde é formalizada a queixa contra a Google. A Epic Games acaba assim por acusar a Google de obrigar a OnePlus a quebrar um acordo que tinha com a empresa. Além de algumas exclusividades oferecidas pela Epic Games, os smartphones da marca vinham com software pré-instalado que dava acesso à instalação deste e doutros jogos sem passar pela Play Store.

Além da OnePlus, a LG parece ter sido também obrigada a fazê-lo.

Nesta acusação, a Epic Games relata que tinha um acordo com a OnePlus que tinha como base oferecer este serviço de instalação nos smartphones da OnePlus em todo o mundo. No entanto, a OnePlus foi obrigada a limitar esta funcionalidade à Índia, por indicação da Google.

A Epic Games refere que a OnePlus alegou preocupações da Google por potenciais instalações “silenciosas” que a app da Epic Games pudesse fazer nos smartphones, o que não iria acontecer se as instalações passassem pela Play Store.

OnePlus informou à Epic que a Google estava “particularmente preocupada que a aplicação da Epic Games pudesse instalar e atualizar vários jogos, com uma instalação silenciosa ignorando a Google Play Store.

Com a LG, as negociações passavam por os smartphones da marca virem com a app da Epic Games pré-instalada, no entanto, uma vez mais, a LG referiu ter com a Google um acordo que impedia a instalação de apps se ser pela Play Store, durante este ano.

O site The Verge contactou a Google para perceber em que consistia este acordo, no entanto, a empresa recusou-se a comentar.

O consumidor é que perde…

Agora, a Epic Games tem em mãos uma luta contra as duas gigantes da tecnologia. De certa forma, dominam o mercado e parece que o conseguem controlar. Segundo a Epic, estão a prejudicar as empresas que tentam oferecer mais opções aos consumidores e os próprios consumidores.

Os utilizadores de iOS estão assim impedidos de ter acesso ao jogo. Os utilizadores Android podem contornar essa questão, no entanto, quem usava a Play Store para ter acesso à app, não terá mais essa possibilidade.

Leia ainda:

Apple e Google retiram Fortnite das lojas de apps após Epic Games ter compras fora destas

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SuperSilva
    SuperSilva

    “Livre mercado”? O Android é grátis né?

    1. Avatar de Carlos Faria
      Carlos Faria

      e até é. tens a F-Droid, aptitude, etc.

      tens o código fonte.
      Tens roms alternativas.
      tens android sem google.

      Tenta lá usar uma store alternativa no iOS…

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Nunca ouviu falar de jailbreak?

  2. Avatar de Pedro Amílcar
    Pedro Amílcar

    Instala a App da Aptoide (marketplace). Podes instalar o fortnite

  3. Avatar de TS
    TS

    Epic games é de louvar, ja conseguiram trazer cross play as consolas, e agr estao a lutar contra monopolio da apple, os 30% sao ridiculos, devia ser 10%

    1. Avatar de José Alfredo
      José Alfredo

      Cuidado para não louvar demais, pq eles estão fazendo apenas por interesse próprio, pois quando é na loja deles (Epic Games Store) realizam as mesmas táticas.

      1. Avatar de EmaGon
        EmaGon

        Não sou grande fã dos jogos deles mas que tácticas utilizam? 12% vs 30%?

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Não leste tudo pois não ?

      Abc

    3. Avatar de O Verdadeiro
      O Verdadeiro

      Quando a cegueira é tanta… Juro que não sei onde leste Apple nesta notícia.
      E quem és tu para dizer “devia ser 10%”? Viraste o rabo para a janela e decidiste esse número? A minha renda também deviam ser 10€ mas são bem mais…

      1. Avatar de EmaGon
        EmaGon

        O homem não pode ter opinião?

        O porquê da epic games só pedir 12% na sua loja. Afinal ele não está muito longe do que os outros pensam.

        https://bit.ly/3kLoBqT

      2. Avatar de matreco
        matreco

        A palavra “Apple” aparece “só” 3 vezes nesta notícia, a primeira das quais logo no segundo parágrafo, acompanhada de 2 “App Store”. Cegueira, dizias tu?

  4. Avatar de Davi
    Davi

    A seguir é o dinheiro livre de impostos que a Epic paga aos miudos, nos campeonatos e nos codigos de criador.