File Expert – Será este o melhor gestor de ficheiros para Android?

33 Comentários

Quando adquiri o meu primeiro smartphone, uma das primeiras aplicações que instalei foi o Astro (ver aqui), um gestor de ficheiros bastante completo para Android. Durante alguns meses este foi o meu gestor de ficheiros preferido e sempre cumpriu na perfeição a sua tarefa (apenas um reparo, a publicidade às vezes incomodava). Recentemente um colega enviou-me um e-mail para eu testar o ES File Explorer, e dessa análise decidi escrever um artigo (ver aqui). Resultado desse artigo, alguns dos nossos utilizadores pediram para experimentar o File Expert. Vamos conhecer as características deste gestor de ficheiros.

file_000

O File Expert é caracterizado por ser um poderoso e muito completo gestor de ficheiros. Segundo informações no próprio site do projecto, são mais de 6 milhões os utilizadores que já experimentaram este gestor.

Principais características do File Expert
  • Potente gestor de ficheiros
    • Suporte para a maioria das operações básicas para gestão do sistema de ficheiros: pesquisar, cortar, copiar, colar, remover, criar e renomear ficheiros e directórios;
    • Suporte para leitura de “grandes” ficheiros .txt, thumbnails e compactação/descompactação de ficheiros (zip/unzip);
    • Image Viewer

file_00

  • Cliente SMB
    • Possibilidade de aceder a pastas partilhadas no Desktop
  • Cliente FTP

file_01

  • Partilha de ficheiros  via Bluetooth OBEX FTP
  • Wifi Sharing
    • Disponibilização de um Servidor Web e FTP (Gestão via Web com uma interface bastante ao estilo do Windows)

file_02

  • Gestor de Aplicações
    • Possibilidade de instalar, desinstalar e fazer backup de aplicações
  • Suporte para Temas

Além das características referidas, o File Expert destaca-se dos outros gestores de ficheiros pela não inclusão de publicidade.

Veja uma pequena demonstração do File Expert


Depois de termos apresentado o Astro e o ES File Explorer e agora o File Expert, a pergunta é inevitável:

Para si, qual o melhor gestor de ficheiros para Android?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 1.5 +
Homepage: File Expert [1,7 MB]

qr_fe

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António
    António

    Será que dá para desinstalar aplicações da Optimus num LG P500 desbloqueado?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É uma questão de experimentares 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Para o teu caso deve ser mais um root uninstaller, mas precisas de ter root no telemóvel.

    2. Avatar de Francisco Franco

      Off-topic desgraçado tendo em conta o assunto em questão mas pronto.

      Metes root no telémovel e desinstalas o que quiseres usando uma app do género do Root Uninstaller.

      Cumps.

    3. Avatar de Kombo
      Kombo

      Gingerbreak faz milagres =)

  2. Avatar de Alan Souza

    Eu já usei todos esses mas por agora o meu preferido é o eFile, pois ele se paresse muito com gestor de ficheiros do windows, ele é muito bom, eu gostaria de ver uma análise dele aqui tabem pois vale a pena.
    https://market.android.com/details?id=com.domobile.efile&feature=search_result

  3. Avatar de Diego
    Diego

    Faltou a função do Samba Share.

  4. Avatar de Miguel Ribeiro

    Muito bom, não conhecia.
    E para quem tem Tablets, File Manager HD está muito bom.

  5. Avatar de Marco Monteiro

    Uso e abuso! recomenda-se =)

  6. Avatar de Th STK
    Th STK

    Assim não vale, mudo do Astro para o ES explorer e agora aparece este 🙂
    Dá para fazer root explore?

    1. Avatar de Wolverine
      Wolverine

      Dá sim.

      Com este file explorer, desinstalei 3 aplicações: o ES File Explorer, o Root Explorer e o WebSharing Lite.

      Muito bom mesmo!

  7. Avatar de Valente
    Valente

    Eu uso vários conforme a função. Prefiro o Root Explorer que me mostra os atributos de pastas e ficheiros (o que para mim é importante) e permite o “Mount R/W” para, acedendo à root, actuar lá conforme o que é preciso. Mas:

    “apenas um reparo, a publicidade às vezes incomodava”?

    com root e com o Adfree acaba-se com a pub incomodativa.

    Saudações

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas «root» nem toda a gente tem

      1. Avatar de Valente
        Valente

        De acordo.
        E neste File Expert já tinha estado a ver as funções de Network mas não sabia para que era o SMB p.ex. Agora já sei e com este guia já me liguei ao meu portátil e acedi a uma partição partilhada. E vou continuar a explorar… passar umas fotos do phone para o pc p.ex…

    2. Avatar de afrsa
      afrsa

      Já agora… tenho o addfree mas ainda não consegui pôr aquilo a funcionar! Não queres dar umas dicas? 🙂

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Sabes, como disse o Pedro Pinto, “root” nem toda a gente tem e para o Adfree é preciso ter acesso à root do phone. No Pplware há vários artigos que dizem como se faz isso. Assim num simples comentário…!!!

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Eu não quis alvitrar uma appl. porque todas têm vantagens e inconvenientes.
          Mas já que o Pedro Pinto falou no z4root eu quero alertar para o seguinte:
          Se fazemos download do link num pc com antivírus o z4root é considerado um Trojan. O Panda avisa, desinfecta-o e danifica-o. O MacAfee não avisa mas faz o mesmo. Eu colocava-o no tablet e cheguei a deixá-lo rolar 2 horas e nada fazia.
          Não há que ter receio, um Trojan é um invasor e o z4root é mesmo isso um invasor que vai onde “não deve” no phone, não tem mal nenhum.
          Deve-se baixar no Android, no browser do dispositivo, ele vai ficar na pasta download do sdcard e dalí instala-se facilmente.
          (Nunca se deve desactivar o antivírus para uma coisa destas, para mim um antivírus é sagrado).

        2. Avatar de afrsa
          afrsa

          Boas! Root já tenho… não consigo é que o addfree filtre a publicidade! Já dei permissões à app e estão atualizados os filtros! 😉

  8. Avatar de Ricardo Fonseca
    Ricardo Fonseca

    Boa tarde.

    Acho o Astro muito bom mas vou experimentar este pois parece-me bastante agradável mas duvido que este não dê para organizar as pastas da Galeria de fotos/videos. Alguém sabe se há maneira de o fazer? Obrigado

  9. Avatar de Serva
    Serva

    O Android a bombar , como é que pode parar esta locomotiva , por muito que alguns queiram .

    Boa aplicação já instalei e estou a experimentar .

    Thanks pela dica .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de Valente
    Valente

    Naquele primeiro ecrã da esquerda, os botões lá indicados são ->Selecionar->Copy->Paste->Cortar, por ordem? E a cruz dentro duma roda será anular/remover?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Afinal não precisei destes botões. Como não conseguia ver o video fui procurando e descobri como passar fotos para o pc só com o Web Server. Depois de ter o IP, o user e password foi só entrar no URL com ele, validar e apareceu logo no pc uma “Web Pc Suite” com todo conteúdo do sdcard. Lá estava a pasta DCIM com a Camera e as fotos. Com botão direito do rato em cima da foto vi a opção download, click’ei e escolhi na janela seguinte o local do pc onde colocar as fotos (qualquer local, mesmo não partilhado). E fui passando assim uma a uma. Não consegui ver como se selecionam várias ao mesmo tempo. Se alguém descobrir agradeço info.
      Só depois consegui ver o video e vi a opção do FTP Server. Pareceu-me um pouco complicado, mas para grande quantidade de informação como no exemplo do video tem que ser mesmo esta a solução.

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Errata , deve-se ler ”como é que se pode parar esta locomotiva”

    As minhas desculpas

    Serva

  12. Avatar de Frigo
    Frigo

    Para mim nada bate o total commander http://www.ghisler.com/android.htm

    versão 1.0 RC1 saiu dia 19

  13. Avatar de Xis
  14. Avatar de rui mesquita
    rui mesquita

    Só se for pela partilha de ficheiros, eu uso o root explorer, e gosto!

  15. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    eu tenho o root explore, dá para aceder ao telemóvel por wifi?

  16. Avatar de Serva
    Serva

    Eu também tenho o Root Explorer

    Cumps

    Serva

    1. Avatar de Joao Cardoso
      Joao Cardoso

      e tem Wifi Sharing?

  17. Avatar de Beowulf
    Beowulf

    Para mim é o melhor, só peca por alguns icones nao serem obvios e nao terem hover text. De resto é muito completo, mais do que o dual explorer ou outros identicos.

  18. Avatar de Afonso
    Afonso

    não acho que seja assim tão bom quanto isso. quer dizer, podia o ser, mas peca por uma única coisa ao qual quem gosta de usar whatsap, memenseger, facebook, e todas as aplicações sociais seja de pura páginas seja pura troca de mensagens gostam de partilhar uma foto, uma música ou áudio próprio, gostam de partilhar aplicações com amigos e o FileExpert gestor de ficheiros não permite. enquanto ao resto perfeito, mas… é como uma mulher/homem (não venham por aí as femenistas), linda, ppernas, cabelo, boca, olhos, peito, bumbum, mas quando se não, tem mau álito.