Facebook pode espiar utilizadores dos smartphones Samsung sem estes saberem

37 Comentários

Os últimos meses não têm sido simples para o Facebook. Depois do escândalo da Cabridge Analytica e de outras empresas que obtinham dados dos utilizadores de formas pouco transparentes, a empresa não tem conseguido recuperar a confiança dos utilizadores.

Um novo problema parece ter agora sido detetado, nos smartphones da Samsung. Aparentemente as apps da maior rede social não estão a ser filtradas nas permissões de acesso e a empresa pode, se quiser, espiar os utilizadores sem que estes percebam.



Com o Android Oreo a Samsung adicionou algumas medidas de segurança que permitem aos utilizadores controlar de forma mais fina que permissões as apps têm e que recursos estão a usar.

Na prática, isto leva a que seja mostrada uma notificação sempre que uma app use a câmara ou o microfone. Assim, e para além de terem acesso a essa informação, podem também bloqueá-la e impedir utilizações abusivas.

O problema agora descoberto mostra que no caso de alguns smartphones Samsung as apps da Samsung escapam a este controlo e não é possível bloquear o acesso. Desta forma, se a câmara, o microfone ou outro elemento estiver a ser usado, os utilizadores não são notificados.

Do que foi possível apurar, este problema tem uma explicação simples e uma resolução mais complicada. Uma vez que as apps do Facebook são instaladas com o próprio Android, o sistema operativo entende que são nativas e de confiança, permitindo que escapem a este controlo.

Não se sabe ainda se esta é uma situação provocada pela Samsung, com algum problema na sua versão do Android Oreo, ou se é algo que as apps do Facebook provocaram com a sua pré-instalação.

O que é certo é que esta é mais uma falha de segurança associada ao Facebook e às suas apps, que permite que sejam recolhidas informações dos utilizadores sem que estes consintam e que tenham conhecimento.

Os problemas de privacidade do Facebook no Android

Facebook rouba secretamente informações de utilizadores Android

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    É um não problema para mim. Não tenho FB (nem as outras “redes sociais”), além de não ter SAMSUNG / TM com ANDROID. Além disso, quer o wi-fi quer o 4G andam sempre desligados, salvo quando necessito pesquisar algo. Aí, sim, ligo, e logo após a consulta ou navegação, desligo as redes ao exterior.

    1. Avatar de mariojorge
      mariojorge

      Então tens um Nokia 3310 certo?

      1. Avatar de GM
        GM

        Não, um L950XL. Porquê, quere comprar? Ou também és dos milhões que anda com os dados móveis e wi-fi sempre ligados para estar sempre conectado?? Eu conecto-me quando quero e/ou necessito, não ando com a parafernália sempre ligada.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Tu correspondes a uma pequena parte da população com smartphone. A maioria tem 4G sele ligado, mais até por causa do Whatsapp.

          1. Avatar de GM
            GM

            Por as pessoas andarem sempre com o 4G/wi-fi sempre ligados é que são espiadas. Portanto, estas notícias acabam por ser umas não notícias. FB, Whatsapp, etc, etc. Estão preocupadas com a privacidade, mas estão sempre na boca do lobo, e ainda fazem força para lá estar.

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Irrelevante estar desligado, as apps começam a sincronizar dados após a ligação à rede, pode não estar sempre ligado mas quando liga envia os dados na mesma.

          3. Avatar de GM
            GM

            @Marco. Sim, certo. Mas só se tiver essas apps. Como não as tenho instaladas, não enviam. Como disse no 1º comentário, não disponho de redes sociais, e as aplicações que vinham instaladas nativamente, desinstalei-as.

          4. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            GM, isso já são “manias de perseguição” tuas. É como dizer que não consomes álcool ou vais a casinos porque senão acontecem bebedeiras, dicas sem dinheiro.

            Se sabes cumprir coisas básicas como ter bom senso a publicar coisas e não usares apps de empresas que claramente abusam (Facebook e algumas mais) está tudo em equilíbrio. Agora se psicologicamente andas a set perseguido, isso é outro tema…

          5. Avatar de GM
            GM

            Belmiro, ’tá descansado que, nem ando a ser perseguido, nem tenho a mania da perseguição. Só não aderi, nem adiro, às “redes sociais”. Portanto, a questão central do artigo, é um não assunto.

    2. Avatar de Silva
      Silva

      Ok. Além de não ter isso e tendo ainda isso desligado contribui para uma maior duração da bateria. Bravo. Faz bem. Aqueles fanaticos das redes sociais que postam toda a vida deles. Esses é que estão bem expostos a tudo. Tamanha é a ignorância deles. Mas o tempo o dirá.

      1. Avatar de macid
        macid

        a perceguicao ao android continua samsung sempre na linha da frente ja e demais fazer propaganda aos telemoveis dos EUA isto e uma mentira sem igual

      2. Avatar de 2cents
        2cents

        Silva, se não quer ser espiado, utilize telemóveis que suportem apenas redes 2G/3G e longe de sistemas operativos Android/windows/ios. Se acha que por publicar mais ou menos numa rede social influencia os dados recolhidos, com o devido respeito, ignorante é você. A utilização DESINFORMADA das redes sociais e aqueles seguintes que o cidadão comum faz é que são o verdadeiro perigo. Just my 2 cents. Bem haja!

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Nem tenho facebook no telemóvel no entanto ando quase sempre com os dados ligados.
        Se sou fanático do que quer que seja? Não, é mais pelo whatsapp, pois hoje em dia, principalmente quem está fora, usa mais esta app que o serviço de sms.
        Se sou espiado? Duvido. Nem a app de fotografia tem acesso à camera sem eu dar permissão cada vez que a quero usar.
        Ainda assim, admitindo que tudo isto possa falhar e sou efectivamente espiado, não me levarão mais que a localização, listas de contactos etc.

  2. Avatar de BTN
    BTN

    “a empresa não tem conseguido recuperar a confiança dos utilizadores.” eles nem se dão ao trabalho, só se preocupam em expiarem os seus utilizadores…uma coisa é certa, o FB está condenado…

    1. Avatar de hommer
      hommer

      bem podes esperar sentado até ao dia que o Facebook acabe, não é por estes escândalos todos que o pessoal deixou de continuar a usar o Facebook e restantes redes sociais…

      1. Avatar de GM
        GM

        Portanto, não faz nenhum sentido, quer as notícias quer os escândalos e ainda menos as indignações!

      2. Avatar de BTN
        BTN

        Hi5, MySpace e muitos outros desapareceram, FB não será diferente!!

        1. Avatar de hommer
          hommer

          comprar o facebook com hi5 e mayspace e outros da mesma era, tem tudo haver, tomara que tivessem a dimensão que o face tem nos dias de hoje…

    2. Avatar de Silva
      Silva

      Tem completamente razão.

  3. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    para mim o facebook e tudo na vida e acho essa atitude do facebook pessima ainda bem que eu nao uso samsung

    1. Avatar de Silva
      Silva

      O face está em muitas marcas. Não se iluda. Não pense que é só nos Samsung. Se não houver bom senso no que se coloca no face assim como os dados tanto faz ser Samsung como outros.

  4. Avatar de polo
    polo

    Enquanto houver pessoal a dar informação em vez de vender.

  5. Avatar de hommer
    hommer

    isto da espionagem e redes sociais já começa a chatear, eu nem me ralo já com estas noticias, espiem o que quiserem não tenho nada a esconder…

    1. Avatar de BTN
      BTN

      Então tira lá as trancas das portas de casa, do carro e vais ver onde vais parar!!

      1. Avatar de hommer
        hommer

        a lado nenhum, tal como a tua bela mente que é só areia e nenhum miolo para pensar, ahahah….

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Ah sim? Pode dar-me a password do seu e-mail? Já que não tem nada a esconder… é só para sacar umas infos e vender a alguém… que até lhe pode querer mal.

      Perceba uma coisa. Você pode não ter nada a esconder, mas quem tem informação sobre si, tem poder sobre si.

  6. Avatar de Come Jardado
    Come Jardado

    O que acho engraçado é que este tipo de coisas vem a acontecer há anos e só há pouco tempo é que as pessoas começaram a ver realmente o que se passa. De qualquer das formas pouco importa o que se faça como utilizador, o android das grandes empresas têm backdoors e exploits prontos (para governos) que os hacker exploram e usam. Quem se preocupa mesmo com segurança não pode andar com telemóvel

  7. Avatar de João Serra
    João Serra

    Eu fui um dos afetados. O meu samsung alertou me para dos processos a decorrer… tirei screenshot e publiquei no mural do facebook

  8. Avatar de Mário Faria
    Mário Faria

    Se vissem o programa cyberwar vice, no canal odisseia, ficariam a saber que existe outra forma de “recolha” de informação. E outro alvo sem ser um “Zé ninguém”.

  9. Avatar de Heldr
    Heldr

    Mais um dia, mais um problema grave da Samsung a serem ignorado largamente.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Eu até dizia não te preocupes com isso e vai beber uma fresquinha. Mas depois lembrei-me que não podes, pois tens o frigorífico cheio com o MacBook.

      1. Avatar de GM
        GM

        O tal do CORE i9 que aquece para burro, para quem não tiver visto o artigo…..

        1. Avatar de marco chapita
          marco chapita

          e que custa o preço de uma moto LOL.

    2. Avatar de macid
      macid

      voce so faz propaganda aos EUA com seus telemoveis rasca eldr

  10. Avatar de A.
    A.

    a duvido que a app do facebook tenha uma grande diferença na forma como esta feita no código fonte é só uma compilação diferente!

    Compilação para iphone o api e/ ou SDK (vai um artigo api / sdk quais existem e as diferenças ?) do iphone/ apple
    compilação para android/google etc ao menos este sdk e/ou api andem disponíveis na net por aí!

    logo a questão para mim é a pratica reiterada do sr mark zuckberg e o facto de começar a ter conseguido que esta viesse nativamente em muitos smartphone seja de que marca for no caso da google duvido que seja só com a samsung e sei que não é, pois recentemente desinstalei uma app FB nativa e ando em cima dele pois o android não deixou desinstalar totalmente e não não era samsung sei bem o que é ! vejam com olhos de ver são todos iguais!

    são todos iguais! (tlm chineses com android , samsung ; iphone etc) a não ser que comprem um nokia 3310 pois os novos nokia com android aposto que vêm com a app FB nativamente, é só verem o que lá está com olhos de ver…

    como alguém já disse aqui quando não se paga o produto (FB), então podes ter a certeza que és o produto, neste caso tudo o que lá esta um dia vai virar-se contra ti! é uma questão de tempo e azar!

  11. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    voces sao tao tao engraçados que quase que da para acreditar nesta noticia,so que é mentira,porque ha muito tempo que podemos ir as definicoes da propria app e desligar o acesso a camera e ao microphone,e ai ela nao espia ninguem… gostam muito de inventar voces…