FaceApp: o fenómeno das redes sociais está a recolher os seus dados

36 Comentários

Já é um autêntico fenómeno das redes sociais em Portugal, Brasil e um pouco por todo o mundo. A aplicação FaceApp conta com vários filtros curiosos, entre eles um que simula o envelhecimento natural do ser humano. No entanto, a app para Android e iOS pode estar a recolher os nossos dados.

Até onde estará disposto a ir para alinhar nas modas e tendências nas redes sociais?



Ainda que a app já exista há vários anos, agora alcançou novos índices de popularidade. Seja na Google Play Store, para Android, ou na App Store, para iOS, já está no topo das tabelas. Contudo, esta mesma aplicação está a construir uma base de dados dos utilizadores quando estes usam a app.

Já conhece a aplicação FaceApp?

Entre vários outros efeitos, a FaceApp é atualmente procurada para simular a nossa aparência quando chegarmos à 3.ª idade. Entretanto, pode-se dizer que a mesma viralizou nas redes sociais após algumas celebridades lhe terem dado destaque. O fenómeno faz-se sentir tanto em Portugal como no Brasil.

Além disso, pode simular a nossa aparência com um corte de cabelo distinto, ou com outra cor de olhos. Aliás, pode até  mostrar-nos como seria o nosso look se o nosso género fosse outro. Ora, tudo isto é possível graças à utilização dos mais variados filtros de realidade artificial e aumentada.

No entanto, surgem agora relatos de especialistas que alertam para os perigos da mesma. Isto é, para o potencial de recolha e agregação de vários dados pessoais em troca da sua utilização gratuita. Ao propósito, salientamos que a aplicação pode ser descarregada gratuitamente para Android e iOS.

A app do momento já é um fenómeno nas redes sociais!

Algo que está presente nos termos e condições da app que pode consultar através desta ligação. Aí vemos que a app pode recolher várias informações, enviadas automaticamente. Atentando nos termos do serviço encontramos o seguinte trecho:

Ao utilizar o nosso serviço, os nossos servidores vão registar automaticamente certas informações. Aqui temos o seu pedido da Web, endereço IP, tipo de navegador, páginas de referência & saída, bem como o URL, o número de cliques e a forma como interage com os links no serviço. Acompanhamos também os nomes de domínio, páginas de entrada, além das páginas visualizadas e outras informações. Também podemos reunir informação similar através de emails enviados para os utilizadores que assim nos ajudam a monitorizar quais os emails que são abertos, além dos links em que o utilizador escolhe clicar. Informações presentes na sua política de privacidade, na ligação supracitada.

Em síntese, a recolha de informações faz parte do modus operandi da aplicação. É, para todos os efeitos, um dos seus meios de sustento, sendo esta realidade pública. Assim, este fenómeno das redes sociais acaba por obter o seu retorno em troca da sua utilização gratuita.

Já utilizou a FaceApp no seu Android ou iOS?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bra
    Bra

    lol, isto é o standard

  2. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    felizmente nao sou tao facilemtente aliciado em fads nem modas

  3. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Ao menos está lá o aviso usa quem quer.

  4. Avatar de Markito
    Markito

    Sabiam que a câmera dos celulares nunca é desligada? Sabiam que todos os app’s tem acesso a câmera mesmo sem permissão? Por isso devem tapar com uma fita preta a lente e só tirarem quando forem utilizar.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      é altura de mudar então para dispositivos com câmera “pop-up”!! Fica logo o problema resolvido!!!

      1. Avatar de Markito
        Markito

        Exato. Deveria ser assim desde o início.

      2. Avatar de ze
        ze

        Promo Amazon.es
        Mi 9T – 300€ 🙂

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      A minha tem sempre a capa a tapar ambas…

    3. Avatar de t3l3s
      t3l3s

      Procura no Ebay ou no Aliexpress por “Cover Lens Privacy Sticker” é uma pequena peça de plástico que colas perto da camera e que desliza para abrir e fechar mantendo assim a câmera sempre fechada quando não estás a usar. Muito útil particularmente para a câmera do Laptop.

      1. Avatar de Markito
        Markito

        Sim, é uma ótima opção.

    4. Avatar de Woot!
      Woot!

      Quanto ao iOS não sei, mas no Android só das acesso à câmera se quiseres.

      1. Avatar de Markito
        Markito

        Essa permissão é facilmente contornada por qualquer aplicativo.

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Elabora. Estás a falar das permissões da Google Play Services fazendo com que uma APP aceda à câmera sem pedir acesso à camera por exemplo?

          1. Avatar de Markito
            Markito

            Exato. Conseguem acender com permissões dadas as outras app’s, meio que vão de carona, e claro que são técnicas hacker, mas o facebook, uber, google por exemplo sempre fez isso, recolha de dados sem permissão utilizando meios de programação para burlar o sistema. Mas de modo geral o usuário já permite total acesso no ato da instalação, as vezes sem perceber ou a permissão é mascarada.

          2. Avatar de Markito
            Markito

            Novo ataque permite que aplicativos Android ouçam o seu alto-falante sem permissão: https://minutodaseguranca.blog.br/novo-ataque-permite-que-aplicativos-android-oucam-o-seu-alto-falante-sem-permissao/

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Sabias tu que podemos usar Android puro, aka AOSP? Sem nada do Google. E agora, qual teu argumento num mundo sem Google?

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Poder podes. Mas onde vais buscar as apps?

          2. Avatar de Markito
            Markito

            Não estamos falando nada contra a Google e nem contra Android, mas sim do perigo da lente da câmera fotografica em smartphones ficar sem proteção pelo motivo de ser facilmente acessada por app’s.

  5. Avatar de Cortano
    Cortano

    “Já utilizou a FaceApp no seu Android ou iOS?”
    Não e nem vou usar, e nem tem a ver com a recolha de dados.
    Estas modas que se criam com estas apps são estúpidas e estupidificantes.

    Ainda mais ridículo é as pessoas nem sequer imaginarem que isto recolhe dados! Uma app destas não ia recolher dados?! Ia desperdiçar milhões de dados?! LOL

    De qualquer maneira, a malta mete as fotos no FB (a encher os murais dos outros), portanto, não me parecem muito preocupados com a confidencialidade.

    1. Avatar de Ace
      Ace

      Mas eu nao entendi só de usar a app ela já recolhe dados? Só por usar uns 20 minutos?

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        O tempo de uso não importa. Cada vez que a usaste, que a abriste e tiraste uma foto, ou usaste uma da tua galeria, ela recolheu dados.

  6. Avatar de MarcoM
    MarcoM

    Ou seja, nada de diferente do que todas as grandes que conhecemos fazes.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ou seja, comentário desnecessário e de quem já está sem empatia para com o assunto mas mesmo assim faz questão de comentar.

  7. Avatar de Santos
    Santos

    Isto fazem elas todas,nada demais.O pessoal que fica escandalizado com isto é porque vive no mundo da lua

    1. Avatar de barf
      barf

      Claramente. A diferença aqui poderá estar em que esta diz que o faz e as outras não dizem.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tu deves esquecer-te que a esmagadora maioria das pessoas NÃO sabe patavina de informática.

      É por isso que estas notícias são importantes, para que quem se curza com elas ficar a perceber um pouco mais de como as coisas são.

      Ou queres ver que agora só informação que tu não sabes é que é bom. Isso é que é um Ego grande.

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Só funciona online 🙂 modo de voo, nahh

  9. Avatar de Um leitor tuga
    Um leitor tuga

    Boa… Vou então deixar de usar as redes sociais e os serviços da Google e da Amazon.
    É que, para quem não sabe, estas empresas fazem o mesmo…

  10. Avatar de Gigbola
    Gigbola

    Já a tive instalada a algum tempo atrás, testei e desinstalei. Nada de especial, as simulações parecem-me até estar viciadas e ciradas para determinados “looks” Holliwodistas.

  11. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Polémicas à parte…. o Nuno Markl está realmente muito envelhecido!!! Esperemos que não seja nada de grave!!

  12. Avatar de Luisa
    Luisa

    Esse aplicativo existe desde 2017… Fala sério…

  13. Avatar de A.Martins
    A.Martins

    polémicas à parte….o Nuno Markl envelheceu muito nos últimos tempos!!! Esperemos que não seja nada de grave!!!

  14. Avatar de Regis
    Regis

    A FaceApp agradece a publicidade que lhe é feita com este tipo de notícias!!!!!
    Santa ingenuidade !!!

  15. Avatar de Amsterdam
    Amsterdam

    Aqui com os comentários tbém recolhe dados…
    Estamos minados e controlados pelo sistema que governos estaduais nos controlam a todos como rebanho de ovelhas…
    A APP do envelhecimento é muito perigosa porque foi desenvolvida pelos russos a competir no controle de altíssima qualidade de reais impressão digital facial…

  16. Avatar de Joao Pequeno
    Joao Pequeno

    Fucking simps

  17. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    “Esta quinta-feira, a empresa explicou que a maioria das imagens são apagadas dos servidores ao fim de 48 horas e que em momento algum partilharam os conteúdos ou dados pessoais dos utilizadores com terceiros.
    Apesar do esclarecimento, nos Estados Unidos há um senador em Nova Iorque que considera “preocupante” a forma como os dados são tratados e pediu ao FBI para investigar.”

    estes americanos são ridículos..